O problema de cache em dispositivos de armazenamento USB é algo bastante comum e que pode ser frustrante para os usuários. Quando copiamos arquivos grandes para um pendrive ou HD plugado na USB, a cópia é feita rapidamente, mas ao tentarmos remover com segurança o dispositivo, é preciso esperar por um longo período.

Isso ocorre porque a cópia dos arquivos não diferencia a cópia em cache da cópia real para o outro dispositivo. O tamanho da cache varia conforme a quantidade de memória RAM livre, o que é bom para acelerar o sistema, mas pode ser inconveniente para dispositivos USB.

Ao longo dos anos, houve muitos relatos de usuários de várias distribuições Linux que não gostam desse comportamento. No entanto, reduzir a configuração de “dirty pages” para diminuir a cache pode também reduzir a velocidade do sistema como um todo, inclusive do armazenamento interno.

O BigLinux está inovando mais uma vez ao oferecer a solução usb-dirty-pages-udev, que detecta automaticamente dispositivos de armazenamento plugados na USB e estabelece a cache especificamente para eles em 16 MB, enquanto o restante do sistema continua com o sistema de cache padrão. Isso resolve o problema de espera prolongada para remover com segurança os dispositivos USB, sem afetar o desempenho geral do sistema.

Se o BigLinux for instalado em um dispositivo USB, esse dispositivo não terá a redução de cache para 16 MB, mantendo o bom desempenho do sistema.