Na prática.

O ponto principal do projeto é ser um centro de desenvolvimento de aplicativos para Linux, focado na criação de facilidades para o usuário, tornando recursos complexos acessíveis em modo gráfico e de forma simplificada. Para disponibilizar de forma pronta e otimizada todos esses recursos, também é mantida a distribuição BigLinux.

De forma complementar, o projeto também disponibiliza informações que ajudam os interessados a adquirir mais conhecimentos sobre informática, com foco no desenvolvimento e utilização de aplicativos livres.

Objetivos.

O projeto BigLinux tem como objetivo trazer desenvolvimento tecnológico, inclusão digital, divulgação do Software Livre, incentivo ao uso de padrões livres e compartilhamento do conhecimento.

Desenvolvimento tecnológico.

Os usuários possuem um canal de comunicação que é o fórum, dessa forma são relatadas dificuldades e sugestões que se tornam novos projetos do BigLinux, alimentando o desenvolvimento de novas soluções desenvolvidas com Software Livre. Também são disponibilizadas informações para que os próprios usuários criem soluções e enviem para a inclusão no projeto BigLinux.

Inclusão digital.

Por se tratar de Software Livre e gratuito, permite que pessoas de qualquer classe social com acesso à um computador, possam utilizar e modificar qualquer aplicativo desenvolvido pelo projeto BigLinux. Isso permite uma parcela maior da população ter acesso à informática e a informação sem necessitar pagar por licenças de uso ou infringir a lei utilizando software pirata. A distribuição BigLinux ainda se destaca por sempre passar por otimizações que tornam o sistema funcional em equipamentos mais baratos ou obsoletos.

Divulgação do Software Livre, incentivo ao uso de padrões livres e compartilhamento do conhecimento.

Principalmente com o uso do fórum, os usuários, moderadores e desenvolvedores trocam informações e conhecimento livremente, incentivando um número cada vez maior de pessoas à atingir seus objetivos no uso do computador. Elaboram formas de divulgar e incentivar o uso de padrões abertos e softwares livres. No site também são disponibilizadas informações que contribuem para todos esses pontos.