Bugs a serem corrigidos no Big Linux 5 RC 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 12 Jul 2011, 21:01

Eu resolvi a questão das telas pretas instalando o driver proprietário da placa de vídeo...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 13 Jul 2011, 18:11

Olá gente, como acho que já deu pra notarem fico um bom tempo conectado ao fórum e ao meu BL RC2, mas vou descobrindo as coisas conforme as ações que tenho que fazer no Big.

E hoje emprestei um dvd de um amigo e fui ripar ele para ficar no pc, foi quando abri o K9 copy e apareceu a caixa informando que ele precisaria ser fechado por um imprevisto, mais ou menos isso é que no momento não estou no BL.

Mas taí o relato, não sei se é bug ou não.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

LordDan
Big Moderador!

Re: Bugs a serem corrigidos no Big Linux 5 RC 2

Mensagem por LordDan » 16 Jul 2011, 18:18

Para não perder o foco: listagem de alguns bugs desta versão RC2 que eu encontrei:

- > Em Sistema > Gerenciar usuários > Configuração avançada> editar usuários utilizando usuário administrador, após digitar a senha, a janela "configurações de usuários" abre mas não funciona, só ficando em processamento. (esse problema ocorria no RC1 também)

-> Internet > Navegador Chromium , o terceiro item cita Kdesktop Lite e Ldesktop; porém, nesta versão RC2 o Ldesktop foi excluído, não foi?

- > A questão do Compiz não tratar múltiplas áreas de trabalho

-> Já em Design > Tela de Login (KDM) , a opção "alterar fundo de tela do tema do BigLinux" não mostra a imagem atual, aparecendo apenas uma interrogação... isso é normal?

-> Ao inserir um CD de audio, o notificador sugere como única opção tocá-lo no Amarok... a decepção disso está no fato do Amarok não tocar CDs de audio :? Teria como deixar o sistema associando a inserção de CD de audio com o Totem ou o Smplayer? (o Audacious também roda, só que por meio de plugin, o que atrapalha nessa associação)

- > Aplicativos> Gráficos > Mais aplicativos > "Mistura da exposição" - retorna mensagem de erro: Unable to find align_imagem_stack executable

- > Programa nativos do Gnome (como Totem, Gimp etc) não exibem a Ajuda > Sumário de seus programas - ( o que é estranho, pois o yelp está instalado ) :shock:
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Creto
MESTRE BIG

Re:

Mensagem por Creto » 18 Jul 2011, 09:45

Paulinho1971 escreveu:Olá gente, como acho que já deu pra notarem fico um bom tempo conectado ao fórum e ao meu BL RC2, mas vou descobrindo as coisas conforme as ações que tenho que fazer no Big.

E hoje emprestei um dvd de um amigo e fui ripar ele para ficar no pc, foi quando abri o K9 copy e apareceu a caixa informando que ele precisaria ser fechado por um imprevisto, mais ou menos isso é que no momento não estou no BL.

Mas taí o relato, não sei se é bug ou não.

T+
O problema do k9copy foi contornado da seguinte forma:

Menu Lançador de aplicativos-> botão direito do mouse-> Editar aplicativos-> Multimídia-> Video DVD Backup (k9copy)->Guia avançado-> Marcar usar como um usuário diferente-> Nome do usuário: root

Comigo funcionou depois de seguir a dica ->daqui item 13
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

jeffersondamian
Usuário BIG

Mensagem por jeffersondamian » 20 Jul 2011, 07:31

Olha euestou aqui relatanto o mesmo bug presente na versão anterior.
Na verdade fiz uns teste até com o Ubuntu e descobri que esse bug veio de herança do ubuntu.

Meu Pc é desktop modesto a placa de video onboard com chip via.
nessa nova versão ainda tem tres opções de escolha, no meu só funcionou com a opção "desempenho"
O problema:
Toda vez que tento rodar um video ele reseta a sessão já iniciada e recomeça parecendo que está sendo ligado agora.

Nos testes que fiz descobri que deve ter algo haver com a placa de video pois instalei dentro do Windows com o Virtualbox,
claro que ficou muiiiito lento mas assim ele funciona sem esse bug.
Se alguém tiver uma diga que possa resolver esse bug agradeço.

luizjardim
Contribuidor BIG

Re:

Mensagem por luizjardim » 21 Jul 2011, 05:27

Isto o BIGBRUNO me informou como corrigir:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 598#p74598
Aqui deu certo, espero que consiga.

jeffersondamian escreveu:Olha euestou aqui relatanto o mesmo bug presente na versão anterior.
Na verdade fiz uns teste até com o Ubuntu e descobri que esse bug veio de herança do ubuntu.

Meu Pc é desktop modesto a placa de video onboard com chip via.
nessa nova versão ainda tem tres opções de escolha, no meu só funcionou com a opção "desempenho"
O problema:
Toda vez que tento rodar um video ele reseta a sessão já iniciada e recomeça parecendo que está sendo ligado agora.

Nos testes que fiz descobri que deve ter algo haver com a placa de video pois instalei dentro do Windows com o Virtualbox,
claro que ficou muiiiito lento mas assim ele funciona sem esse bug.
Se alguém tiver uma diga que possa resolver esse bug agradeço.

jeffersondamian
Usuário BIG

Mensagem por jeffersondamian » 28 Jul 2011, 07:43

luizjardim,

que bom que resolveu para o seu caso, mas infelizmente para mim não, acho que tenho de trocar de PC para poder continuar atualizando, ou então ficar com as versões anteriores.
Eu testei o problema de reiniciar a sessão rodando pelo CD, não funcionou, tentei testar instalando, a situação piorou, agora não deixa entrar na sessão nem rodando pelo CD e nem pelo instalado. Vai até a tela de login mas independente do tipo de desktop escolhido faz como se fosse abrir a sessão e volta a tela de login.

Creto
MESTRE BIG

Re:

Mensagem por Creto » 28 Jul 2011, 07:49

jeffersondamian escreveu:luizjardim,

que bom que resolveu para o seu caso, mas infelizmente para mim não, acho que tenho de trocar de PC para poder continuar atualizando, ou então ficar com as versões anteriores.
Eu testei o problema de reiniciar a sessão rodando pelo CD, não funcionou, tentei testar instalando, a situação piorou, agora não deixa entrar na sessão nem rodando pelo CD e nem pelo instalado. Vai até a tela de login mas independente do tipo de desktop escolhido faz como se fosse abrir a sessão e volta a tela de login.
Qual a configuração do seu PC?
(Autor desconhecido)

Imagem

jeffersondamian
Usuário BIG

Mensagem por jeffersondamian » 28 Jul 2011, 08:08

O problema acontece en dois PC que tem a mesma placa Mãe mudando apenas processador e memória e tamanho de HD

Placa mãe: P7V800Pro-M V3.0

em um é:
processador: P4 3.0GHz
Memória: 1GB
HD: 160GB e está particionado para Dual boot

no outro
processador: Celeron 430 2,66GHz
Memória: 2GB
HD:
1 HD 80 para o sistema operacional dividido ao meio para Dual Boot
1 HD 500GB para Armazenamento e facilitar Backup quando formato

Em ambos há um bug na placa mãe que na versão 10.10 do Ubuntu e no Big 5 Beta 2 parou de acontecer
que é toda vez que eu iniciava o PC pelo Linux e mandava reiniciar para acessar Windowns
a placa de rede simplesmente desaparecia, precisava desligar o PC da energia logo após
o primeiro bip aguardar uns segundos, geralmente esperava os discos pararem, e só então religar.
Isso fazia a placa de rede voltar. mas isso como disse na última versão em que consegui usar já não
aconecia mais. porém agora começou outro problema.

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 28 Jul 2011, 08:13

Com outra versão do big não acontece?

Você tentou verificar o seu pente de memória dar uma limpada nele, passar pasta térmica no processador?
(Autor desconhecido)

Imagem

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 29 Jul 2011, 11:08

Live com upgrade feita ontem não carrega interface gráfica nesta máquina:
[email protected] ~ $ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS/GME, 943/940GML Express Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 3 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GBM (ICH7-M) LPC Interface Bridge (rev 02)
00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 82801GBM/GHM (ICH7 Family) SATA AHCI Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation N10/ICH 7 Family SMBus Controller (rev 02)
02:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG [Golan] Network Connection (rev 02)
03:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetLink BCM5787M Gigabit Ethernet PCI Express (rev 02)
0a:01.0 CardBus bridge: ENE Technology Inc CB1410 Cardbus Controller (rev 01)
0a:02.0 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Memory Stick Card Reader Controller
0a:02.1 SD Host controller: ENE Technology Inc ENE PCI SmartMedia / xD Card Reader Controller
0a:02.2 FLASH memory: ENE Technology Inc Memory Stick Card Reader Controller
0a:02.3 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Secure Digital / MMC Card Reader Controller
0a:09.0 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments TSB43AB23 IEEE-1394a-2000 Controller (PHY/Link)

jeffersondamian
Usuário BIG

Mensagem por jeffersondamian » 29 Jul 2011, 15:58

Paulinho1971,
sim meu micro está tudo Ok
Memórias limpas cooler resfriando Ok.

o único problema é com a nova versão, e por sinal no Ubuntu acontece isso também. E já testei com vários players de video, alguns vidios até começam a rodar mas se mecher o mouse reseta.

Esse erro veio de presente como o Ubuntu 11.04 que por sinal está na base do Big.
terei de esperar e torcer por uma nova versão sem o erro ou trocar de micro.
Já até estou conformado com isso.

Creto
MESTRE BIG

Re:

Mensagem por Creto » 29 Jul 2011, 17:33

jeffersondamian escreveu:Paulinho1971,
sim meu micro está tudo Ok
Memórias limpas cooler resfriando Ok.

o único problema é com a nova versão, e por sinal no Ubuntu acontece isso também. E já testei com vários players de video, alguns vidios até começam a rodar mas se mecher o mouse reseta.

Esse erro veio de presente como o Ubuntu 11.04 que por sinal está na base do Big.
terei de esperar e torcer por uma nova versão sem o erro ou trocar de micro.
Já até estou conformado com isso.
Sinto não poder te ajudar mais, também sou iniciante, mas quem sabe um dos gurus lhe dê uma dica sobre o que está acontecendo.

Na minha total ignorância sobre esse fato, parece que ja sobre algumas incompatibilidades com algumas placas gráficas, mas também tem isso que você mencionou ainda tem alguns bugs do "natty" que andam atormentando usuários por aqui e no fórum ubuntu também.

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

queensman
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por queensman » 02 Ago 2011, 16:44

Bom, usando estes dias o big com o kwin funcionando, notei que depois de algum tempo de inicio do sistema quando clico no icone do bigcontrol center o sistema trava igual quando acontece quando mudo o tema das janelas no kde, trava a ponto de eu ter de desligar apertando o power do pc, testei vários icones do programa espalhados pelo sistema e todos depois de alguns cliques fazem o sistema travar.
processador intel dual-core E5700 3.00ghz
4 gigas memória ddr3 1.333mhz
placa de video nvidea gforce8400gs
2 hds 160/320
kubuntu 12.04
internet via rádio de 1mb

Big Maggot
Mini BIG

Mensagem por Big Maggot » 04 Ago 2011, 15:09

Meu bug se resolveu sozinho e eu não tenho nem idéia do que pode ter ocorrido.
Baixei o ISO e queimei o DVD com o K3B. Conferi o MD5 e está correto.
Ao bootar pelo live-DVD em meu desk de casa (placa M2N-E), o mouse não funcionou. O cursor ficou travado no centro da tela. Tentei de novo mais duas vezes e nada.
Levei o DVD pro trampo e bootei no desk do escritório (placa K8V-X-SE). Funcionou perfeitamente, então eu instalei o sistema na partição que antes tinha o Mint 10 e em seguida instalei num pendrive, criando um live-pendrive. Está tudo funcionando de forma irretocável.
Levei o pen para casa e bootei o desk M2N-E. Funcionou tudo, inclusive o mouse. Instalei então o sistema no desk, em cima da versão anterior do Big5. Funciona tudo, inclusive o mouse.
Usei também o pen para bootar o meu tablet/netbook Gigabyte M 912. Funcionou tudo logo de cara, inclusive o mouse, o touchpad, o touchscreen e o wireless, sem fazer nenhuma pergunta. Só perguntou a senha do WPA2.
Então eu tentei mais uma vez iniciar o desk M2N-E pelo live-DVD. O cursor do mouse continua travado no centro da tela. Não sai dali de jeito nenhum.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”