BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.

Mensagem por BIGBRUNO » 28 Jun 2011, 20:50

Deixo aqui algumas dicas para melhorar o uso em máquinas modestas, acredito que ainda temos chance de funcionar razoavelmente em PCs com 512 MB de RAM.

Logo na primeira tela já incluí a opção de instalar no HD, o que torna o processo de instalação bem mais rápido em PCs com pouca memória, pois não estará utilizando a pouca memória para gerenciar o Desktop, será apenas o instalador.

Após instalado:

- Na tela de login selecione o ambiente kdesktop-lite e não o padrão que é kdesktop.

- Vá ao Centro de Controle Big e na parte de internet utilize a opção BigConnect, essa opção da uma boa diferença no consumo de memória se for comparada ao NetworkManager e ao Wicd, porém não é uma boa alternativa para quem faz conexões em redes diferentes ou conexão 3G, teste se resolve o seu caso, se não resolver basta retornar ao NetworkManager.

- Se não for compartilhar arquivos na rede, vá em servidores, samba e desative o servidor.
- Em sistema, otimizações, gerenciador de serviços do KDE, desative o obexFTP e o Bluedevil caso seu computador não utilize Bluetooth, se não for um notebook também pode desativar o gerenciamento de energia, pois já é feito o gerenciamento diretamente pelo kernel, o do KDE apenas dá opções de configuração ao usuário.

Quem puder dar mais dicas de como otimizar e também relatar como está o funcionamento do Big em máquinas modestas irá ajudar a aprimorar essa parte do sistema.

BigOlhiver
Contribuidor BIG

Mensagem por BigOlhiver » 28 Jun 2011, 22:51

BigBruno, não sei se este é o local, mas estou utilizando o big rc2 no netbook via livecd e durante o carregamento dá a seguinte mensagem (e após a instalação também):

FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.

E o trackpad (acho que o nome é esse...) não deu sinal no livedvd mas após a instalação, reconheceu tranquilo.

No mais o sistema está dez! Esses efeitos 3d eu admiro desde que conheci o big 4.2. E no que diz respeito à velocidade, está um foguete.
E tabém gostaria de sugerir para versões futuras a inclusão de mais softwares educativos, pois achei muito bacana aquele software do globo.

Abraço.
"Muitas das grandes realizações do mundo foram feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando". Kléber Novartes.
Migrando de vez para o Mundo Linux.

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 29 Jun 2011, 07:26

Ufa, eu estava com certo pé atrás quanto isso, valeu Bruno, mais do que nunca sou um usuário Linux graças ao BIG LINUX.
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 29 Jun 2011, 10:37

A maquina da qual disse que é a mais modesta ainda não está instalada, mais aqui está outra maquina rodando o Big Linux RC2 no modo Kdesktop (efeitos incríveis mesmo)
-Computer-
Processor : Intel(R) Celeron(R) CPU 430 @ 1.80GHz
Memory : 1015MB (303MB used)
Operating System : BigLinux 11.04 (Natty)
User Name : paulo (Paulo Corrêa)
Date/Time : Qua 29 Jun 2011 10:28:12 BRT
-Display-
Resolution : 1024x768 pixels
OpenGL Renderer : Mesa DRI Intel(R) G33 GEM 20100330 DEVELOPMENT x86/MMX/SSE2
X11 Vendor : The X.Org Foundation
-Multimedia-
Audio Adapter : HDA-Intel - HDA Intel
-Input Devices-
Power Button
Power Button
AT Translated Set 2 keyboard
ImPS/2 Generic Wheel Mouse
HDA Intel Headphone
-Printers-
No printers found
-SCSI Disks-
ATA MAXTOR STM316021
TSSTcorp CDDVDW SH-S202J
Nesse hardware tenho os efeitos do cubo, tela pegando fogo, caixa se quebrando tudo redondo como já esperava.
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

AIZEN
BEST BIG

Re:

Mensagem por AIZEN » 29 Jun 2011, 20:41

BigOlhiver escreveu:BigBruno, não sei se este é o local, mas estou utilizando o big rc2 no netbook via livecd e durante o carregamento dá a seguinte mensagem (e após a instalação também):

FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.

E o trackpad (acho que o nome é esse...) não deu sinal no livedvd mas após a instalação, reconheceu tranquilo.

No mais o sistema está dez! Esses efeitos 3d eu admiro desde que conheci o big 4.2. E no que diz respeito à velocidade, está um foguete.
E tabém gostaria de sugerir para versões futuras a inclusão de mais softwares educativos, pois achei muito bacana aquele software do globo.

Abraço.
BigOlhiver tenho um netbook da philco modelo pnh 10202 nao consegui instalar o big 11.04 rc e nem o 11.04 rc2,aparece essa mesma mensagem que vc postou ai,FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.,ja tentei todos os modos de videos de boot do dvd e todos travam na tela de incializaçao o mesmo dvd eu instalei no meu desktop e esta funcionando tudo perfeitamente,meus drivers sao todos da intel,inclusive lorddan aqui do forum tentou instalar e tambem nao conseguiu eu acho que meu netbook é anti-big,ele nao instala o ubuntu,mint,cara eu ja to pra da um sacode nesse netbook,queria saber como vc contornou esse problema.

BigOlhiver
Contribuidor BIG

Mensagem por BigOlhiver » 29 Jun 2011, 21:14

Aizen, eu não fiz nada de mais, apenas prossegui com a instalação. Quando usei no liveDVD, não havia travamento nem nada, continuou e funcionou (mas a mensagem permanece, mesmo depois de instalado). Já no meu NOtebook, ai sim, tudo ficou perfeito. Reportei para que o Bruno pudesse verificar, pois creio ser um problema de vídeo (acho que vesa é sobre driver de vídeo). Deve ser alguma incompatibilidade nos netbooks.

Espero que nossa superequipe consiga contornar esse pequeno empecilho
para que o big possa rodar sem problemas sobre qualquer hardware.

Abraço.
"Muitas das grandes realizações do mundo foram feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando". Kléber Novartes.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 29 Jun 2011, 21:29

Esse erro é irrelevante: FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.

Em alguns PCs ocorre mesmo e não atrapalha o uso, ele tenta utilizar o driver vesafb com a placa, mas não consegue, então ele usa outro driver.

Sobre o travamento, na tela de boot tem mais opções além da padrão, já tentou com elas?

BigOlhiver
Contribuidor BIG

Mensagem por BigOlhiver » 29 Jun 2011, 21:35

Como no meu caso, não atrapalhou o uso.
Funciona perfeitamente.

BigBruno que comando eu posso usar para listar o hardware do meu net para eu postar aqui no fórum.

big elton
BIG! BIG!
Contato:

Re:

Mensagem por big elton » 29 Jun 2011, 21:41

BigOlhiver escreveu:Como no meu caso, não atrapalhou o uso.
Funciona perfeitamente.

BigBruno que comando eu posso usar para listar o hardware do meu net para eu postar aqui no fórum.

Listar o hardware use no konsole: $ lshw

élle ésse agá dablio
vlw

BigOlhiver
Contribuidor BIG

Mensagem por BigOlhiver » 29 Jun 2011, 21:47

Big elton, foi uma listagem profuuuuuuuunda... rsrsrsrs
Tava pensando em algo mais elementar, basicão, sabe.

Ainda assim, valeu ai.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 29 Jun 2011, 21:52

BigOlhiver, tenta esses comandos:
lspci
lsusb
free -m
cat /proc/cpuinfo
cat /proc/meminfo

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 29 Jun 2011, 21:53

AIZEN, já tentou dar boot por pendrive no netbook?

big elton
BIG! BIG!
Contato:

Re:

Mensagem por big elton » 29 Jun 2011, 21:57

BIGBRUNO escreveu:AIZEN, já tentou dar boot por pendrive no netbook?
Melhor coisa a fazer é pelo pendrive.
Execução e instalação muito mais rápido.
Vlw Big Bruno quando eu crescer quero ser igual vc! kkkkk.....

BigOlhiver
Contribuidor BIG

Re:

Mensagem por BigOlhiver » 29 Jun 2011, 22:12

Verifica também o md5 da iso que tu baixou, vê se tá ok.

A configuração do meu net: (é da marca ibyte)

[email protected]:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation N10 Family DMI Bridge
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:02.1 Display controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 3 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation NM10 Family LPC Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation N10/ICH7 Family SATA AHCI Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation N10/ICH 7 Family SMBus Controller (rev 02)
07:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
09:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)

AIZEN
BEST BIG

Re:

Mensagem por AIZEN » 29 Jun 2011, 22:28

No big 11.04 rc1 ja fiz pelo pen drive e trava tambem na tela de inicializaçao e eu tentei pelo live cd,dvd e coloquei todas as opçoes de boot de video possiveis mas nao deu certo,ja com o 11.04 rc2 vou tentar amanha fazer o boot pelo pen drive pode ser que de certo,o unico linux que eu consegui instalar no meu netbook foi o mandriva 2010.2.

Responder

Voltar para “Big Linux 5.0”