BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.
Moderador: Moderadores
- BIGBRUNO
- BIG ADMINISTRADOR!
- Contato:
BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.
Deixo aqui algumas dicas para melhorar o uso em máquinas modestas, acredito que ainda temos chance de funcionar razoavelmente em PCs com 512 MB de RAM.
Logo na primeira tela já incluí a opção de instalar no HD, o que torna o processo de instalação bem mais rápido em PCs com pouca memória, pois não estará utilizando a pouca memória para gerenciar o Desktop, será apenas o instalador.
Após instalado:
- Na tela de login selecione o ambiente kdesktop-lite e não o padrão que é kdesktop.
- Vá ao Centro de Controle Big e na parte de internet utilize a opção BigConnect, essa opção da uma boa diferença no consumo de memória se for comparada ao NetworkManager e ao Wicd, porém não é uma boa alternativa para quem faz conexões em redes diferentes ou conexão 3G, teste se resolve o seu caso, se não resolver basta retornar ao NetworkManager.
- Se não for compartilhar arquivos na rede, vá em servidores, samba e desative o servidor.
- Em sistema, otimizações, gerenciador de serviços do KDE, desative o obexFTP e o Bluedevil caso seu computador não utilize Bluetooth, se não for um notebook também pode desativar o gerenciamento de energia, pois já é feito o gerenciamento diretamente pelo kernel, o do KDE apenas dá opções de configuração ao usuário.
Quem puder dar mais dicas de como otimizar e também relatar como está o funcionamento do Big em máquinas modestas irá ajudar a aprimorar essa parte do sistema.
Logo na primeira tela já incluí a opção de instalar no HD, o que torna o processo de instalação bem mais rápido em PCs com pouca memória, pois não estará utilizando a pouca memória para gerenciar o Desktop, será apenas o instalador.
Após instalado:
- Na tela de login selecione o ambiente kdesktop-lite e não o padrão que é kdesktop.
- Vá ao Centro de Controle Big e na parte de internet utilize a opção BigConnect, essa opção da uma boa diferença no consumo de memória se for comparada ao NetworkManager e ao Wicd, porém não é uma boa alternativa para quem faz conexões em redes diferentes ou conexão 3G, teste se resolve o seu caso, se não resolver basta retornar ao NetworkManager.
- Se não for compartilhar arquivos na rede, vá em servidores, samba e desative o servidor.
- Em sistema, otimizações, gerenciador de serviços do KDE, desative o obexFTP e o Bluedevil caso seu computador não utilize Bluetooth, se não for um notebook também pode desativar o gerenciamento de energia, pois já é feito o gerenciamento diretamente pelo kernel, o do KDE apenas dá opções de configuração ao usuário.
Quem puder dar mais dicas de como otimizar e também relatar como está o funcionamento do Big em máquinas modestas irá ajudar a aprimorar essa parte do sistema.
- BigOlhiver
- Contribuidor BIG
BigBruno, não sei se este é o local, mas estou utilizando o big rc2 no netbook via livecd e durante o carregamento dá a seguinte mensagem (e após a instalação também):
FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.
E o trackpad (acho que o nome é esse...) não deu sinal no livedvd mas após a instalação, reconheceu tranquilo.
No mais o sistema está dez! Esses efeitos 3d eu admiro desde que conheci o big 4.2. E no que diz respeito à velocidade, está um foguete.
E tabém gostaria de sugerir para versões futuras a inclusão de mais softwares educativos, pois achei muito bacana aquele software do globo.
Abraço.
FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.
E o trackpad (acho que o nome é esse...) não deu sinal no livedvd mas após a instalação, reconheceu tranquilo.
No mais o sistema está dez! Esses efeitos 3d eu admiro desde que conheci o big 4.2. E no que diz respeito à velocidade, está um foguete.
E tabém gostaria de sugerir para versões futuras a inclusão de mais softwares educativos, pois achei muito bacana aquele software do globo.
Abraço.
"Muitas das grandes realizações do mundo foram feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando". Kléber Novartes.
Migrando de vez para o Mundo Linux.
- Creto
- MESTRE BIG
- Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará
A maquina da qual disse que é a mais modesta ainda não está instalada, mais aqui está outra maquina rodando o Big Linux RC2 no modo Kdesktop (efeitos incríveis mesmo)
Nesse hardware tenho os efeitos do cubo, tela pegando fogo, caixa se quebrando tudo redondo como já esperava.-Computer-
Processor : Intel(R) Celeron(R) CPU 430 @ 1.80GHz
Memory : 1015MB (303MB used)
Operating System : BigLinux 11.04 (Natty)
User Name : paulo (Paulo Corrêa)
Date/Time : Qua 29 Jun 2011 10:28:12 BRT
-Display-
Resolution : 1024x768 pixels
OpenGL Renderer : Mesa DRI Intel(R) G33 GEM 20100330 DEVELOPMENT x86/MMX/SSE2
X11 Vendor : The X.Org Foundation
-Multimedia-
Audio Adapter : HDA-Intel - HDA Intel
-Input Devices-
Power Button
Power Button
AT Translated Set 2 keyboard
ImPS/2 Generic Wheel Mouse
HDA Intel Headphone
-Printers-
No printers found
-SCSI Disks-
ATA MAXTOR STM316021
TSSTcorp CDDVDW SH-S202J
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

(Autor desconhecido)

Re:
BigOlhiver tenho um netbook da philco modelo pnh 10202 nao consegui instalar o big 11.04 rc e nem o 11.04 rc2,aparece essa mesma mensagem que vc postou ai,FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.,ja tentei todos os modos de videos de boot do dvd e todos travam na tela de incializaçao o mesmo dvd eu instalei no meu desktop e esta funcionando tudo perfeitamente,meus drivers sao todos da intel,inclusive lorddan aqui do forum tentou instalar e tambem nao conseguiu eu acho que meu netbook é anti-big,ele nao instala o ubuntu,mint,cara eu ja to pra da um sacode nesse netbook,queria saber como vc contornou esse problema.BigOlhiver escreveu:BigBruno, não sei se este é o local, mas estou utilizando o big rc2 no netbook via livecd e durante o carregamento dá a seguinte mensagem (e após a instalação também):
Abraço.
- BigOlhiver
- Contribuidor BIG
Aizen, eu não fiz nada de mais, apenas prossegui com a instalação. Quando usei no liveDVD, não havia travamento nem nada, continuou e funcionou (mas a mensagem permanece, mesmo depois de instalado). Já no meu NOtebook, ai sim, tudo ficou perfeito. Reportei para que o Bruno pudesse verificar, pois creio ser um problema de vídeo (acho que vesa é sobre driver de vídeo). Deve ser alguma incompatibilidade nos netbooks.
Espero que nossa superequipe consiga contornar esse pequeno empecilho
para que o big possa rodar sem problemas sobre qualquer hardware.
Abraço.
Espero que nossa superequipe consiga contornar esse pequeno empecilho
para que o big possa rodar sem problemas sobre qualquer hardware.
Abraço.
"Muitas das grandes realizações do mundo foram feitas por homens cansados e desanimados que continuaram trabalhando". Kléber Novartes.
- BIGBRUNO
- BIG ADMINISTRADOR!
- Contato:
Esse erro é irrelevante: FATAL: Error inserting vesafb (/lib/modules/2.6.38-8-generic/initrd/vesafb.ko) No such device.
Em alguns PCs ocorre mesmo e não atrapalha o uso, ele tenta utilizar o driver vesafb com a placa, mas não consegue, então ele usa outro driver.
Sobre o travamento, na tela de boot tem mais opções além da padrão, já tentou com elas?
Em alguns PCs ocorre mesmo e não atrapalha o uso, ele tenta utilizar o driver vesafb com a placa, mas não consegue, então ele usa outro driver.
Sobre o travamento, na tela de boot tem mais opções além da padrão, já tentou com elas?
- BigOlhiver
- Contribuidor BIG
Como no meu caso, não atrapalhou o uso.
Funciona perfeitamente.
BigBruno que comando eu posso usar para listar o hardware do meu net para eu postar aqui no fórum.
Funciona perfeitamente.
BigBruno que comando eu posso usar para listar o hardware do meu net para eu postar aqui no fórum.
- big elton
- BIG! BIG!
- Contato:
Re:
BigOlhiver escreveu:Como no meu caso, não atrapalhou o uso.
Funciona perfeitamente.
Listar o hardware use no konsole: $ lshw
élle ésse agá dablio
vlw
- BigOlhiver
- Contribuidor BIG
Big elton, foi uma listagem profuuuuuuuunda... rsrsrsrs
Tava pensando em algo mais elementar, basicão, sabe.
Ainda assim, valeu ai.
Tava pensando em algo mais elementar, basicão, sabe.
Ainda assim, valeu ai.
- big elton
- BIG! BIG!
- Contato:
Re:
Melhor coisa a fazer é pelo pendrive.BIGBRUNO escreveu:AIZEN, já tentou dar boot por pendrive no netbook?
Execução e instalação muito mais rápido.
Vlw Big Bruno quando eu crescer quero ser igual vc! kkkkk.....
- BigOlhiver
- Contribuidor BIG
Re:
Verifica também o md5 da iso que tu baixou, vê se tá ok.BIGBRUNO escreveu:AIZEN, já tentou dar boot por pendrive no netbook?
A configuração do meu net: (é da marca ibyte)
[email protected]:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation N10 Family DMI Bridge
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:02.1 Display controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation N10/ICH 7 Family High Definition Audio Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 1 (rev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 2 (rev 02)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation N10/ICH 7 Family PCI Express Port 3 (rev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #1 (rev 02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #2 (rev 02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #3 (rev 02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB UHCI Controller #4 (rev 02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation N10/ICH 7 Family USB2 EHCI Controller (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation NM10 Family LPC Controller (rev 02)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation N10/ICH7 Family SATA AHCI Controller (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation N10/ICH 7 Family SMBus Controller (rev 02)
07:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
09:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)
Re:
No big 11.04 rc1 ja fiz pelo pen drive e trava tambem na tela de inicializaçao e eu tentei pelo live cd,dvd e coloquei todas as opçoes de boot de video possiveis mas nao deu certo,ja com o 11.04 rc2 vou tentar amanha fazer o boot pelo pen drive pode ser que de certo,o unico linux que eu consegui instalar no meu netbook foi o mandriva 2010.2.BIGBRUNO escreveu:AIZEN, já tentou dar boot por pendrive no netbook?