Vamos indicar programas para o Big 5 em DVD!

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 09 Dez 2009, 22:16

LordDan, relaxa companheiro. Você pode fazer que nem no Big Linux 4.2.
Colocar ele e os outros programas que tem problemas de redistribuição( Fontes, codecs, java, dvdcss e outros) em algum script simples para aparecer depois que o sistema for instalado aparecer um formulário ou que quer que seja para perguntar se o usuário deseja instalar essas dependências que tem problemas com licenças.
Afinal não haverá problema se o usuário quiser baixar e instala-las e o script funciona dessa forma.
Nele é interessante colocar um aviso sobre a necessidade de que estes componentes estejam instalados.
Dessa forma podemos ter o melhor sem medo de patentes.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 09 Dez 2009, 23:54

Com certeza, arcano_mephisto ! A idéia é essa mesmo. Mas não sei fazer script :( . Gostaria até de aprender para colaborar, mas chocaria com meus estudos atuais.
Eu faria primeiramente um script que instalasse o ubuntu-restricted-extras (para Gnome) ou kubuntu-restricted-extras (para o KDE); depois outros scripts para instalar os programas que dependem deles.
E antes de instalar qualquer coisa não-livre, o usuário teria que concordar com os termos e tal.
O difícil mesmo é fazer script para instalar esses pacotes que não constam nos repositórios; mesmo usando wget e tal, os sites mudam e perde-se o link...

jaurib, você lembrou bem, não tínhamos ainda mencionado programas de back-up; sua sugestão será incluída. Valeu!
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 10 Dez 2009, 00:25

LordDan, eu que o Kommander não foi, ainda, portado para o KDE 4... mas se você me garantir que ele estará nessa versão DVD eu posso programar alguns Paineis rapidamente e colocar alguma coisa dessas.
Vou logo dizendo que eu vou reaproveitar parte do trabalho já feito, inclusive no Big anterior e dependendo do caso pode ser que eu nem precise programar muito. Posso dar uma atualizada no painel já existente relacionado a essas dependências iniciais.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 10 Dez 2009, 00:39

É arcano_mephisto, acho difícil termos o kommander... não deve ter sido por isso que os desenvolvedores passaram a utilizar o bigbashview?
Quem sabe se em breve o kommander não reaparece no KDE4? Pra mim o kommander parecia mais fácil...

Estive pensando no tamanho final desse live-DVD. Seria bom a gente depois fazer uma simulação deixando uns 700 MB ou 1 GB livres, pois tem muito programa que não vai entrar por questões de patente ou por serem difíceis de incluir; pois, estou lembrando dos colegas que utilizam o remastersys para gerar um "Big arrasa quarteirão" (como disse o semanet).
Resumindo: temos que pensar num live-DVD que, depois de incluídos posteriormente esses extras, proporcione uma remasterização que resulte em menos da capacidade de um DVD comum.

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 10 Dez 2009, 00:45

LordDan, Por enquanto, pelo menos é o que parece não parece que com essa lista que vocês já tem ser um problema. Pois conheço uma que usou o espaço, e ainda sobrou, para colocar o Gnome e o KDE juntos.
-- OFF TOPIC: vai rolar um "BIG MAC" tudo dentro mais fritas( Tema do do MAC OSX com AWN)?

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 10 Dez 2009, 00:55

Temas? Confesso que ando "por fora" dos temas que o pessoal comentou no tópico do Big 5 alpha 3.
Aí fica a discussão sobre o que fazer:
- Deixar o tema padrão do futuro Big 5?
- Manter o tema padrão, mas incluir mais recursos para personalizar?
- Ter o live-DVD com tema diferente da versão padrão?

Você tem sugestão dos pacotes que devem ser instalados?
Ou um "passo a passo" para construir determinado tema?

Em todo caso a gente vai registrando aqui. :)

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 10 Dez 2009, 01:41

No momento, para não polemizar antes de ter algo pronto, pode ser trabalhado só agregando os recursos, temas(desde que não seja um preto e o outro o mesmo esquema só que vermelho e etc). Mas o principal pode ser o tema atual do Big. A não ser que Lunimare ou outro faça algo de identidade com o BIG.
E como eu disse, se sobrar espaço experimenta colocar o KDE tbm ou Gnome se o padrão mudar.
O momento para esta versão é agregar. Então pode até se usar um dos meta-pacotes, via apt-get do ubuntu( Ubuntu/ubuntu studio/kubuntu).
Afinal nesta versão do BIG é interessante trazer as pessoas para que possam usar/ajudar de todas as direções possíveis.
Quanto a um tutorial eu pretendo fazer uma video-tutorial mas não sei se vou obrigatoriamente usar o BIG se eu ver que a parte de ediçao de audio ou video tiver problemas. Digo isso pois uso intel onboard e anteriormente em Ubuntus meu resultado para esse fim estava decepcionante.
Se não tiver jeito eu escrevo.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 10 Dez 2009, 08:45

Hum, os dois ambientes, hein? Se conseguirmos integrá-los seria excelente!
Por hora, eu acho que deveríamos esperar a versão principal; pois eles vão definir o ambiente padrão (consequentemente, o gerenciador de sessão também: KDM ou GDM). Sabendo disso, faríamos a instalação do meta-pacote do segundo ambiente correspondente.
Concordo com a sugestão de atualmente manter o tema original, porém aumentando as possibilidades com a inclusão de mais recursos.

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 10 Dez 2009, 14:14

LordDan escreveu:Rafepo, aparentemente o atunes está funcionando. Porém o jDownloader deu bronca aqui. Eu consegui rodar ele utilizando o script de instalação do próprio site, porém, ele instalou na home de usuário; nesse caso não consigo integrá-lo ao Firefox. Você conseguiu rodar o jDownload a partir desse deb mesmo?

Já o jDownload seria bom para baixar arquivos grandes cujos pedaços foram espalhados nos xxxshares da vida... provavelmente não poderemos incluir no live-DVD por depender do java.

Falando em java: um monte de programas dependem dele: frostwire, jsms, jdownloader, atunes, vuze, CoGrOo, mercury... receio em não poder incluí-los também.

Estava pensando em enxugar as opções para torrent também, deixar apenas um representante básico e outro representante complexo. Minha sugestão seria: básico (transmission ou ktorrent), avançado (qBittorrent); o vuze eu tiraria da lista porque depende do java.
Eu tambem tive problemas ao usar o script do desenvolvedor. Ele na realidade não instala nada na home, ele apenas cria um diretorio onde os arquivos baixados ficarão.

Quanto ao pacote deb eu consegui usa-lo normalmente em uma virtualbox com a iso do big 5 alpha 3 (esse deb cria um diretorio no /tmp/jdownloader).

Quanto ao java não ser livre e varias aplicações dependerem delem, eu pensei, que tal instalar o java da gnu (gcj). nunca usei mas sei que ele é livre e pode vir no dvd, caso o usuario queira ele pode mudar pro java da sun, mas ate então, teremos uma maquina java funcionando e totalmente livre.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 10 Dez 2009, 16:47

Quanto ao java não ser livre e varias aplicações dependerem delem, eu pensei, que tal instalar o java da gnu (gcj). nunca usei mas sei que ele é livre e pode vir no dvd, caso o usuario queira ele pode mudar pro java da sun, mas ate então, teremos uma maquina java funcionando e totalmente livre.
Confesso que não tenho testado nenhum java alternativo... gcj, openjdk...
Será que eles funcionam bem?

Se bem que o problema do java é o de menos; os programas que dependem do java têm concorrentes bem à altura deles.
Já com a questão dos codecs é diferente: uma gama de programas precisam deles...

Também temos o flash alternativo, que é o gnash.

Alguém por aqui já testou esses programas alternativos?

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 10 Dez 2009, 17:30

a unica solução que vejo pro caso dos codecs é se for feito um script pra ser instalado quando o usuario acessar o sistema pela 1ª vez. Tipo assim abre uma janela pro usuario escolher o que ele quer instalar como codecs, fontes, java e outros que nao tenham licença livre.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 10 Dez 2009, 20:36

rafepo escreveu:a unica solução que vejo pro caso dos codecs é se for feito um script pra ser instalado quando o usuario acessar o sistema pela 1ª vez. Tipo assim abre uma janela pro usuario escolher o que ele quer instalar como codecs, fontes, java e outros que nao tenham licença livre.

Como era feito no BIG anteriormente.
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 10 Dez 2009, 20:39

Hummm...o BIGBRUNO anda muito calado...tem coisa ai...rsrsrs

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 10 Dez 2009, 22:31

Pode ser... E parece que ele é do tipo que gosta de fazer surpresa.

E lá vem coceira de novo... :twisted:

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Mensagem por Aspirante-a-Big » 11 Dez 2009, 09:01

Podia ter o blender também..... ou, tem versão do Zbrush pra Linux ?

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”