Problemas para criar partição de boot [RESOLVIDO]

Reporte problemas sobre o boot, instalação ou atualização do BigLinux.

Moderador: Moderadores

zorzo
BIGGER

Problemas para criar partição de boot [RESOLVIDO]

Mensagem por zorzo » 31 Dez 2017, 00:39

Boa noite amigos do forum. Estou tentando ajudar um amigo com o seguinte problema:
Notebook com boot UEFI. Formatado o HD, o Big Linux 7.10 foi instalado, mas não dá boot. Aparece a tela do Grub. Ele digita "exit" e aí aparece a tela de boot da BIOS. Só aí consegue entrar no Big, fazendo o login, normalmente.

Percebi que ocorreu o mesmo que no meu notebook. A partição de boot, criada pelo windows, não permite que o Big Linux grave os dados de boot.
Aí veio o problema. Sugeri que com o gparted, no Big em modo live, a partição fosse excluída e no momento de recriá-la, o gparted NÃO DÁ OPÇÃO de montagem (pra montar /boot/Efi).

Alguma ideia de como resolver isto?

Seria algo a mudar na BIOS?

Apesar de instalado o Big Linux, AGORA não pode acessá-lo, nem mesmo pelo menu de boot.
Editado pela última vez por zorzo em 20 Jan 2018, 20:02, em um total de 1 vez.
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 03 Jan 2018, 09:23

EFI é um grande complicador, pois não tem um funcionamento realmente padronizado, varia um pouco de acordo com cada BIOS, esse problema do gparted não dar opção de montagem é um problema que eu ainda não sabia que existia, vou tentar achar algo para ajudar.

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 20 Jan 2018, 19:42

O problema era do Ruan Lucas. Resolvido. Era necessário alteração na BIOS pra habilitar o acesso ao Grub. Ele resolveu.
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

Responder

Voltar para “Instalação e Atualização”