Precisamos de profissionais de marketing!

Avisos e recados da administração do fórum BigLinux - entre eles NOVIDADES E NOVAS VERSÕES

Moderador: Moderadores

Responder
J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 05 Jan 2011, 16:11

lucascoe,

Muito boa sua iniciativa, porém, a meu ver, seu plano é extremamente invasivo. Big Linux ter uma versão limitada e básica de graça e as outras pagas (aliás, caro até)? O.O Propagandas em todos os lugares, inclusive no papel de parede padrão com todos os patrocinadores, na instalação, na ISO, em cada papel de parede, em cada página do site... Loja virtual que vai de sandálias até relógios? É preciso muito capital inicial para fazer uma loja virtual que venda tudo isso que você disse...

"Para facilitar o contato com empresas patrocinadoras é interessante mostrar dados para comprovar que o investimento da empresa terá grandes chances de obter retorno. Para isto deve-se ter de forma detalhada estes dados." Então além das propagandas insuportáveis, o usuário ainda teria que informar sua escolaridade, renda, se está empregado e outros dados pessoais?

"O mantenedor não deverá deixar de responder as questões do Fórum, entretanto, estas deverão ficar em segundo plano quando houver questões dos usuários que adquiriam a Versão 3 (Ouro)." Sem comentários, sério mesmo, onde você quer chegar com isso? Resumindo: Tenha mais poder aquisitivo que daremos mais atenção a você.

É mais do que chato, é perturbador. Você está sacrificando a qualidade do BL em prol do marketing. Isso não faz lembrar nem de longe o termo "Software Livre", muito menos "Em Busca do Sistema Perfeito".

J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 05 Jan 2011, 16:37

Não é preciso nenhum plano profissional e nem propagandas exacerbadas para fazer marketing do Big Linux. É necessário somente o já sabemos que se deve ter:

==> O sistema deve ser bom, o que já sabemos que é (e muito);
==> Frequencia de releases periódica, pode ser de ano em ano ou até de dois anos, mas é necessário ser precisa para ter uma boa credibilidade. Muitos desacreditaram no BL justamente por isso, alguns até pensaram que o projeto tinha morrido. Eu deixei o BL 4.2 por ter se tornado um pouco defasado e sem o suporte a alguns produtos que necessitei e deixei de instalar o BL na máquina dos clientes, passei a usar/instalar o Linux Mint ou Super OS. Esse foi o maior erro do BL.
==>Propagandas moderadas e somente no site/fórum;
==>Anúncio das novas versões do BL, tal como o lucascoe apontou no seu plano.

Assim, o sistema vai decolar aqui no Brasil, por ser muito bom e com credibilidade, confiança, nacional. Quando o sistema se popularizar mais ainda, a renda virá de doações, assim como muitos projetos. A doação deverá ser acessível e de vários meios. Com a popularização do BL e a renda através de doações, contratariam-se mais mantenedores/programadores/desenvolvedores. É simples, essa área de marketing de S.O. não tem muito o que inovar, mas é preciso fazer com qualidade tudo isso.

lucascoe
CENTENÁRIO BIG!
Contato:

Re:

Mensagem por lucascoe » 06 Jan 2011, 20:08

J.Marcos escreveu:lucascoe,

Muito boa sua iniciativa, porém, a meu ver, seu plano é extremamente invasivo. Big Linux ter uma versão limitada e básica de graça e as outras pagas (aliás, caro até)? O.O Propagandas em todos os lugares, inclusive no papel de parede padrão com todos os patrocinadores, na instalação, na ISO, em cada papel de parede, em cada página do site... Loja virtual que vai de sandálias até relógios? É preciso muito capital inicial para fazer uma loja virtual que venda tudo isso que você disse...

"Para facilitar o contato com empresas patrocinadoras é interessante mostrar dados para comprovar que o investimento da empresa terá grandes chances de obter retorno. Para isto deve-se ter de forma detalhada estes dados." Então além das propagandas insuportáveis, o usuário ainda teria que informar sua escolaridade, renda, se está empregado e outros dados pessoais?

"O mantenedor não deverá deixar de responder as questões do Fórum, entretanto, estas deverão ficar em segundo plano quando houver questões dos usuários que adquiriam a Versão 3 (Ouro)." Sem comentários, sério mesmo, onde você quer chegar com isso? Resumindo: Tenha mais poder aquisitivo que daremos mais atenção a você.

É mais do que chato, é perturbador. Você está sacrificando a qualidade do BL em prol do marketing. Isso não faz lembrar nem de longe o termo "Software Livre", muito menos "Em Busca do Sistema Perfeito".

Olá J. Marcos,

Não disse que deveríamos fazer todas. O que temos é um apurado de ações que podemos realizar, se uma, duas três ou todas aí é outra história.

Não acredito que R$ 30,00 seja caro. Não pela qualidade que tem o Big Linux. Este dinheiro não chega nem perto de pagar todo o trabalho que os desenvolvedores tem. E com isto, podemos contribuir mais para o desenvolvimento do Big, afinal, software livre não é igual a trabalho escravo.
E outra, a pessoa que adiquirir a versão gratuita poderá atualizar os pacotes e deixar igual a versão paga. Se ela não tem acesso à internet para atualizar, então ela também - em tese, não teria para obter uma versão gratuita e depois atualizar os pacotes. Sendo assim, se o cara baixa o Big de uma lan house, ele pode economizar em alguns acessos (deixar de ver o orkut todo o dia por exemplo), ai terá dinheiro para comprar o cd... apenas prioridades.

Sobre a loja, não há a necessidade de termos estoque. Se o tempo de entrega for médio com pagamento antecipado (depósito em conta), o produto pode ser produzido depois do recebimento do pagamento. Com o tempo, podemos então iniciar um estoque com os produtos mais solicitados já que parte deste valor tem que ficar na loja para repor os produtos.

Sobre os dados pessoais... as empresas não saberam quem são as pessoas, mas terão acesso ao perfil destas. Por exemplo, já reparou que propagandas de cerveja tem homens e mulheres entre 18 e 30 anos? São os consumidores de cerveja. Já reparou que propagandas de veículos sempre tem: homem, mulher, uma casal de filhos e geralmente um cachorro?... este é o sonho das famílias! Mas como sabem sobre isto? Pesquisas e mais pesquisas. Lógico que eles tem muito dinheiro, então contratam empresas de pesquisas e descobrem qual o perfil do seu público-alvo (grupo de pessoas que possuem as mesmas características).
Pois bem, de posse desses dados, o Big saberia o perfil dos seus usuários e assim poderia repensar até mesmo quais programas, tipos de propaganda, linguagem e etc, que deverá ser usada em todas as formas de contato. De poss desses dados saberíamos que empresas poderíamos procurar, pois como temos o perfil dos nossos usuários iremos comparar com as das empresas, assim iremos dizer: este é o erfil dos nossos usuários... que coincidência?... e o mesmo dos seus clientes! = venda mais fácil!

Sobre o mantenedor deixar de responder ao fórum é uma questão simples. O mantenedor NÃO deixará de responder ao fórum. Mas se tiver perguntas de usuários que contribuíram com o projeto - de alguma forma (o cara tira muitas dúvidas no fórum ou comprou o dvd, ou ajuda no código, etc), então estes terão prioridade.
Se formos pensar bem, o Bruno poderia passar a se dedicar mais ao desenvolvimento desta forma, assim teremos um produto BEM melhor no futuro, já que ele tem um certo capital obtido com os serviços agregados ao Big e não vai precisar ficar "dando os pulos dele" para conseguir grana para coisas básicas (namorar, internet pessoal e do Big, comprar livros e hardware, etc).

PS: Quando falo do "Bruno" incluo outros desenvolvedores que não cabe a mim dizer quem poderá receber algo destas ações.

Como havia falado no início, o plano tem diversas ações/ sugestões e cabe a quem for de direito implementá-las ou não. A qualidade do BL é indiscutível. Tenho conciência de que algumas ações são bem "pesadas", mas são consideráveis. Imagine se o Bruno e demais desenvolvedores pudessem ter uma ganho com o BL? Dessa forma as novas versões sairiam mais rápidas (mais tempo para o Big), e seria uma forma de compensar o trabalho.

Sempre fui tachado de capitalista por ter uma empresa que ministra treinamentos em SL. Afinal de contas como poderia eu ganhar dinheiro com SL... boi no meio de gnus?
Então depois de certo tempo aqueles que me falavam horrores sobre isto hojem são sócios de empresas concorrentes da minha por aqui (Fortaleza-Ceará).
Sempre que alguém me fala que dinheiro e SL não combinam eu peço que cheguem para os seus chefes e digam que neste mês não querem receber nada de salário pois como trabalham com SL as duas coisas não se misturam... hum... ainda não ví ninguém fazer isto rs...

Mas vamos discutindo, é bom para o Big.

J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 07 Jan 2011, 00:20

Ser um apanhado de ideias não anula o fato de que muitos tópicos ali abordados são completamente inviáveis.

R$ 30,00 não é caro, mas onde você se baseia para pensar que o número de pessoas que compraria tornaria isso um meio rentável? Deve lembrar da quantidade de alternativas ótimas por aí, tais como Linux Mint, Tuquito, o próprio Ubuntu e outras... O que levaria um indivíduo a usar uma distribuição de graça, mas limitada e encharcada de propagandas? O que levaria um usuário a pagar pelas versões aprimoradas se, como você mesmo afirmou, é possível fazer um upgrade da versão gratuita para paga pela Internet? Ou seja, a versão paga seria como uma forma metamorfoseada de uma doação, portanto inútil. Eu não afirmei que não deveria existir alguma versão paga por se tratar de um Software Livre, eu sei o significado de tal termo e acho que você já percebeu o meu ponto de vista: um produto limitado, atulhado de propagandas, com muitas perguntas pessoais e desvalorização da dúvida em um fórum não é o foco do Big Linux. Sobre a última frase do segundo parágrafo, não entendi muito bem o que você quis dizer, mas se eu entendi corretamente... Qual usuário doméstico que se sacrifica para comprar um S.O.? Ainda mais com tantas alternativas?

Sobre o que você falou da loja, eu já havia entendido. Mas relógios e sandálias? Quem projetaria? Quem compraria, já que, como você disse, seria feito sobre encomenda de uma única pessoa, tornando assim o produto muito mais caro e inviável para qualquer pessoa normal que não seja completamente apaixonado pelo BL. Sem contar que, em nosso âmbito atual, uma e-loja não é feita para ser uma fonte de renda, e sim um auxilio para propaganda e um conforto para os admiradores. Ou seja, como já tinha dito, somente com coisas básicas como blusas, mousepads, canecas... Itens baratos e fáceis de se projetar, todos podem ajudar na criação do design desses itens.

Sobre o público-alvo, estaríamos sacrificando qualidade por... Por nada. Fazer pesquisas, gastar capital, amontoados de perguntas para satisfazer as empresas e saber os programas, tipos de propaganda e linguagem? Não há nenhum sentido nisso, "tipo de programa" não se enquadra nesse ato por um simples fato: Programas foram feitos para satisfazerem uma necessidade computacional, e as necessidades que um S.O. deve satisfazer todos já sabem. Sem levar em consideração que o BL já vem com centenas de softwares de todos os tipos. A linguagem é a da gramática, onde todos que sabem ler entendem. Sobre as propagandas, é útil mas desnecessário, já que é um padrão as propagandas serem sobre hardware, suporte, cursos e outras áreas da informática (lembremo-nos que estamos falando de um S.O.).

No quesito prioridade de atenção no fórum, veja bem... Ajuda quem quiser, contribui para o projeto quem quiser, essa é a filosofia do Software Livre: liberdade de desenvolver, usar, redistribuir e modificar todo o software que usam. E os desenvolvedores do BL sabem disso, tenho certeza que eles fazem isso por todos e não só para quem os ajuda, apesar de toda ajuda ser bem-vinda. Pôr isso em prática não fará com que mais pessoas ajudem e muito menos fará com que mais pessoas usem o sistema. "Olá, você é novo no Big Linux? Que bom, temos o prazer em ajudá-lo se você pagou por isso!" Não estou afirmando que isso é impensável em qualquer âmbito nos dias de hoje, até porque vivemos no capitalismo. Estou dizendo que não faz parte do que o projeto quer, você já viu algum comentário nesse fórum que alimentasse esse espírito? Como você disse, é preciso conhecer o público-alvo para que o produto se adeque a ele.

Sobre ser assimilado ao capitalismo, eu te entendo. Sei o significado de SL e claro que você quer ter algum ganho sobre algum trabalho que você faz, nunca indaguei sobre isso. Além do mais, vivemos em uma sociedade capitalista, querendo ou não praticamos o capitalismo. O que eu indaguei desde o primeiro momento nessa discussão foi que os seus meios não são viáveis _para essa ocasião_.

Muito obrigado por manter essa discussão educada e somente com argumentos construtivos, faz falta ver gente assim. Boa noite.

lucascoe
CENTENÁRIO BIG!
Contato:

Mensagem por lucascoe » 07 Jan 2011, 18:05

Olá J. Marcos,

Um problema que vejo - não só no BL, é: quem paga as contas no final do mês? Como manter um projeto tão bom quanto o BL se não for com publicidade e parcerias com empresas?

Imagine a equipe de desenvolvimento do BL com uma fonte de renda. Neste caso, não teria que ir atráz de outras formas de se obter alguma renda. Quando vão, passam mais tempo procurando onde ganhar "uns trocados" do que no desenvolvimento do BL. Então se este tempo quase integral, fosse dedicado ao BL?

Outra coisa, daqui há alguns meses ou anos o Bruno se casa (Bruno é um fato tá não é praga kkk)... será que com isto ele também vai ter tempo para se dedicar ao BL como é hoje?

Penso no futuro, não de coisas que podemos remendar aqui e daqui há duas semanas ter que fazer outras coisas novamente.

mesmo se houvesse uma conta corrente para depósito para o BL. pouquíssimas pessoas depositariam. Imagine o seguinte, temos hoje +/- 5.000 usuários, se cada depositasse R$ 2,00 por mês teríamos R$ 10.000,00!!! Isto pagaria as contas, os desenvolvedores e ainda ficaria algum para promover eventos pelo Brasil.

O que problema é que muitas pessoas apenas querem o BL e nada dão em troca. Este é o grande problema de tudo.

Vamos conversando saudavelmente : )

hud15
Semi-BIG

Mensagem por hud15 » 07 Jan 2011, 18:25

outra forma de renda seria vender cds ou dvds do big linux a uns 15 ou 20 reais.ajudaria a equipe e tambem os usuarios que tem net discada e levam varios dias pra baixar a iso.

hud15
Semi-BIG

Mensagem por hud15 » 07 Jan 2011, 18:31

me desculpem.eu sei que nao sou o primeiro a sugerir isso. mas nao deixa de ser uma boa ideia. :-)

J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 07 Jan 2011, 19:06

Escrevi umas 15 linhas e, quando enviei, não enviou. Que ótimo, vou resumir, que raiva.

O que eu estava dizendo era que eu nunca fui contra a recompensação dos desenvolvedores do BL, pelo contrário. Só creio que o seu meio para fazer isso está um pouco inviável.

Veja no site do Linux Mint as arrecadações por doações e por propagandas. Eles conseguiram quase 5000 dólares só em doações e cerca de 400 dólares em propagandas. Vale salientar que somente 150 - 180 pessoas doam a cada mês. É essa a diferença, saber ponderar as atitudes. Atulhar de propagandas e limitações fará o contrário, afastará os usuários. É óbvio que se deve tê-las, mas moderadamente. Veja que o Linux Mint não tem nenhuma propaganda dentro da distro e nenhuma limitação no uso. Veja também a arrecadação da Wikipedia, 16 milhões de reais!

É preciso unir todos os meios de arrecadação de verba, ponderando-os todos e visando a qualidade. Veja o tópico "Financiamento do Big Linux" e leia o meu último post, o que eu quero dizer está lá.

lucascoe
CENTENÁRIO BIG!
Contato:

Mensagem por lucascoe » 07 Jan 2011, 21:13

Olá J. Marcos,

O problema são - me desculpem a franquesa: "os brasileiros". Quantos brasileiros doaram?... Se conseguir este número - posso estar enganado, mas serão os que menos participaram tanto no Mint como na Wikipédia (proporcionalmente falando usuários X downloads).
Teve uma banda - não lembro o nome que colocou o as músicas do seu CD para download do tipo "pague quanto desejar" e advinha o país com maior número de donwloads e menos contribuições... isso mesmo, o Brasil nas de vidas proporções foi um dos piores.
Quando a banda veio para o Brasil o cantor disse: "mas nós mesmo assim amamos os brasileiros" quando perguntado sobre este fato... lógico, se dissesse que não perderia fãs talvez.

CD a R$ 30,00 ou R$ 20,00, não sei, mas espero que possamos ajudar mais aos desenvolvedores e de tabela a nós mesmos.

Não levem todas as ações ao extremo, como disse são sugestões.
refazendo as contas, se cada download fosse a R$ 1,00 teríamos R$ 5.000,00 em caixa para o projeto. Desse, R$ 3.000,00 ratiado e R$ 2.000,00 para caixa. Mas parece que temos muito mais do que isto de download... alguém saberia dizer o número aproxiamado para fazer uma conta básica?

Vamos que vamos!!!

J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 07 Jan 2011, 21:41

lucascoe,

O BIGBRUNO comprou um notebook com as doações somente de alguns usuários ativos no fórum, imagine isto em larga escala, depois do lançamento da nova versão, do reestruturação do financiamento e a popularização do Big Linux...

Eu acredito que, com essa ideia, aliada a todas as outras boas ideias do outro tópico (Financiamento do Big Linux), é possível rentabilidade.

J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 07 Jan 2011, 21:42

Ah, e tem muitos brasileiros lá também! E outro ponto importante, é necessário deixar visível essa doação, como um pedido ao instalar o BL, no fórum e no site. Tenho certeza que muitos vão ajudar...

lucascoe
CENTENÁRIO BIG!
Contato:

Mensagem por lucascoe » 08 Jan 2011, 19:36

Olá J. Marcos,

Sobre a compra do notebook... cara, o bruno trabalhando mais de 15hrs praticamente 360 dias do ano para conseguir comprar um notebook... o cara vai viver de que?

Então, acredito que o download do Big inux deveria ser pago, cerca de R$ 1,00 (valores maiores também poderiam ser depositados). Assim, teríamos algum valor considerável.

Outra coisa que pensei era uma parceria com empresas da seguinte forma:
Na página de download do Big Linux, quando o usuário clicasse em "download" seria aberto auma janela com diversos banners de empresas patrocinadoras.
O usuário escolheria qual empresa gostaria de visitar e deveria permanecer no site da mesma por pelo menos 01 minuto.
Depois desse tempo o download seria liberado e ele poderia - se desejasse, sair da página.

Assim, o BL ganharia das empesas por visitas de seus usuários.

Ah, mas basta colocar um banner que o usuário vai clicar. Não vai não!!! Desta forma seria melhor.

Li o tópico sobre financiamento, inclusive com muitas idéias parecidas com o meu plano postadas por você. É isso ai, vamos ajudar a quem nos ajuda.

PS: você também é de Fortaleza-CE?

J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 10 Jan 2011, 10:20

Sou contra ao "só faz o download se pagar". Muitos só baixam para testar e só depois pensam em instalar realmente no HD. E, como se trata de um valor simbólico, muitos que já conhecessem o Big Linux, iriam doar tal valor. Só não fizeram ainda por um motivo simples: Nunca houve esse apelo, essa cultura no Fórum, essa perspectiva. Nunca vi um mísero apelo dentro do Big Linux e no site está completamente em segundo plano. Sem contar com o fato de que é preciso popularidade, é preciso o conhecimento sobre o produto para que alguém pague por ele sem antes conhecê-lo e apreciá-lo. É o que eu já disse, esse pensamento é inadequado no momento.

Sobre a compra do notebook, eu só disse um exemplo, não afirmei "ele pode viver com o dinheiro de um notebook por um ano".

No tópico do financiamento, só organizei melhor as ideias que o próprio tópico mostrou e dei algumas opiniões. Centralizar e interligar as informações faz com que o raciocínio funcione melhor.

Sim, sou de Fortaleza - CE, mas estou passando alguns dias em João Pessoa (por isso demorei a respondê-lo, desculpe-me). Volto amanhã.

J.Marcos
BIG
Contato:

Mensagem por J.Marcos » 10 Jan 2011, 10:20

Sou contra ao "só faz o download se pagar". Muitos só baixam para testar e só depois pensam em instalar realmente no HD. E, como se trata de um valor simbólico, muitos que já conhecessem o Big Linux, iriam doar tal valor. Só não fizeram ainda por um motivo simples: Nunca houve esse apelo, essa cultura no Fórum, essa perspectiva. Nunca vi um mísero apelo dentro do Big Linux e no site está completamente em segundo plano. Sem contar com o fato de que é preciso popularidade, é preciso o conhecimento sobre o produto para que alguém pague por ele sem antes conhecê-lo e apreciá-lo. É o que eu já disse, esse pensamento é inadequado no momento.

Sobre a compra do notebook, eu só disse um exemplo, não afirmei "ele pode viver com o dinheiro de um notebook por um ano".

No tópico do financiamento, só organizei melhor as ideias que o próprio tópico mostrou e dei algumas opiniões. Centralizar e interligar as informações faz com que o raciocínio funcione melhor.

Sim, sou de Fortaleza - CE, mas estou passando alguns dias em João Pessoa (por isso demorei a respondê-lo, desculpe-me). Volto amanhã.

Jorgebadad
Big Moderador!

Re:

Mensagem por Jorgebadad » 10 Jan 2011, 14:02

J.Marcos escreveu:... E, como se trata de um valor simbólico, muitos que já conhecessem o Big Linux, iriam doar tal valor. Só não fizeram ainda por um motivo simples: Nunca houve esse apelo, essa cultura no Fórum, essa perspectiva. Nunca vi um mísero apelo dentro do Big Linux e no site está completamente em segundo plano...
Abaixo um, de alguns, tópico sobre o assunto...

http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... f=1&t=7038
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Responder

Voltar para “Painel de avisos, Novidades e Novas Versões”