Projeto #UniaoLivre e o BigLinux

Avisos e recados da administração do fórum BigLinux - entre eles NOVIDADES E NOVAS VERSÕES

Moderador: Moderadores

Trancado
antonio_j.cesar
MUITO BIG

Re: Projeto #UniaoLivre e o BigLinux

Mensagem por antonio_j.cesar » 23 Mar 2012, 09:20

Todos assinam? ou só desenvolvedores?

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 23 Mar 2012, 09:26

Todos assinam.

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 23 Mar 2012, 14:16

Fico triste com o fim do BigLinux, pois foi essa distro que de fato me convenceu a usar Linux, mas como toda semente deve morrer para que uma árvore de bons frutos possa nascer estou de acordo, penso que a união trará benefícios icomensuráveis para o Linux brasileiro, desenvolvimento mais rápido, melhor qualidade da distro, correções de bugs mais rápidos, tecnologia novas, etc.
Com certeza é uma ótima opção e o Brasil tem grandes desenvolvedores, arrisco até a falar que em poucos anos essa distro nova estará entre as tops do mundo.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 23 Mar 2012, 16:05

BIGBRUNO escreveu:Jorgebadad, mesmo com o fim da distribuição nosso fórum pode permanecer ativo.

Com o tempo podemos tratar de Linux de forma mais genérica, falar de Mint, Ubuntu, Debian, Fedora...

E também pode ser que as novas sessões não referentes a Linux comecem a ser mais frequentadas, nosso estilo de moderação é mais rígido que em algumas outras comunidades, mas acho que isso é fundamental para que o respeito entre os participantes seja mantido.
Certo BIGBRUNO;

Como disse o LordDan, foi o Big Linux que me convenceu a entrar no mundo Linux, então ficarei como moderador do Big Linux até o último dia, ou até que a Administração do fórum assim o entenda...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 23 Mar 2012, 18:28

Por acaso foi alguém daqui que criou esse mesmo tópico no fórum do VOL? Porque tentei entrar lá e acusou página não encontrada.

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 24 Mar 2012, 10:55

Olá a todos!
Fico triste :( :( :( por um lado, mas fico :D :D :D feliz por outro lado. Mas, tudo bem, se, é por uma causa muito nobre, e sei que é, então assino embaixo também, fique tranquilo, pois essa nova Distro vai bombar e vai atravessar muitos horizontes nunca pensado, firme, forte e cada vez mais robusta com essa UniãoLivre de desenvolvedores de Software Livre.
Muita força e tudo de bom em sua vida (saúde, paz, alegria, e etc.), e que comece uma nova era de desenvolvedores dentre de nosso país (Brasil) e mostre a Força ao mundo lá fora, que aqui dentro é capaz de fazer uma Distro Linux excelente e cada vez e melhor!
Boa sorte /ok /ok caro Guru BIGBRUNO 8) 8) !

Um forte abraço a todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

Milanos
BIG!!

Mensagem por Milanos » 25 Mar 2012, 09:57

Caramba!!!!Queimei a língua!
Seguinte: quando vi e li a respeito do "uniãoLivre" postei que duvidava que os EGOS envolvidos concordassem!! E não é que, para minha surpresa, BIGBRUNO dá esse atestado e exemplo de desprendimento!!!
PARABÉNS "Guri" - como disse lá: sou um velho sonhador...pois é gente, parece que não é sonho; é trabalho de muita vigília.... vamos em frente com o UNILUX !!!!????? -
"ANDO DEVAGAR PORQUE JÁ TIVE PRESSA"

vampire_thunder
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por vampire_thunder » 25 Mar 2012, 14:42

Lordmetalex escreveu:Fico triste com o fim do BigLinux, pois foi essa distro que de fato me convenceu a usar Linux, mas como toda semente deve morrer para que uma árvore de bons frutos possa nascer estou de acordo, penso que a união trará benefícios icomensuráveis para o Linux brasileiro, desenvolvimento mais rápido, melhor qualidade da distro, correções de bugs mais rápidos, tecnologia novas, etc.
Com certeza é uma ótima opção e o Brasil tem grandes desenvolvedores, arrisco até a falar que em poucos anos essa distro nova estará entre as tops do mundo.
Esse é o Evangelho lido hoje em todas as Igrejas Católicas do mundo. De fato "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto." Jo 12,24
Estive no Vol Day ontem e vi o Bruno anunciando o fim do Big e o projeto #UniaoLivre pessoalmente. No princípio achei que ele havia cedido à pressão das críticas, pois o Big não é como as distros menores: é um projeto que tem visibilidade. No entanto tenho de admitir que é praticamente impossível desenvolver uma distro praticamente sozinho. Aqui em Duque de Caxias somos 4 e não damos conta de tudo muitas vezes, visto o número de coisas a fazer, além de não fazermos só isso na vida. Aqui também já tivemos a experiência de resolver um problema em um aplicativo e dar problema em outro.
O projeto #UniaoLivre tem uma nobre motivação e pode, sim, vir a dar certo. Seria o ideal, pois como diz o ditado, a união faz a força. Mas num país continental como o Brasil, com tantas realidades diferentes, o desafio torna-se ainda maior. No campo Educacional, por exemplo, que é meu ramo, o Governo Federal desenvolve o Linux Educacional, mas ele não atendeu a nossa realidade, e por isso aqui criamos o Lineduc, assim como Volta Redonda possui o VRLivre, Paraná, o Paraná Digital, e assim vai. Mas antes de ajudar no desenvolvimento do Lineduc, eu já havia instalado o Big Linux na escola que trabalhava, devido a sua beleza e simplicidade:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Big ... as-Escolas

O ideal e que focássemos numa única distribuição e ajudássemos a desenvolvê-la e melhorá-la. Para isso, a mais indicada deveria ser a do Governo Federal. Então lanço aqui a ideia de o projeto #UniaoLivre contactar os desenvolvedores.

Para dar certo, também, o projeto deve ter uma linha como a do Mint: desenvolver várias versões. Ou pelo menos duas: uma com Gnome e outra com KDE. Para isso naturalmente precisa-se de gente.
[url=http://img242.imageshack.us/my.php?image=s5033771cuttl2.jpg][img]http://img242.imageshack.us/img242/5417/s5033771cuttl2.th.jpg[/img][/url]

difyca
MUITO BIG

Mensagem por difyca » 25 Mar 2012, 14:52

Realmente a Uniao Faz a Força e outras coisas :D

Mas vejo uma esperança se for construido tudo de uma forma coerente.

Caso contrario poderemos estar caindo , em algo parecido com o caso do Kurumin NG. Peço desculpas se parecer rude ou algo semelhante, mas tudo na vida tem sua % de dar certo ou errado.

E escolhendo-se as boas cabeças com certeza vai dar certo.

Desde o dia que conheci o Linux e comecei a usar uma distro , Mandrake e Red Hat ( tinha uns 13 anos ) nunca tive um computador dependia dos outros.

Hoje em dia faz 1 ano que comprei 1 e vivo aprendendo mais e mais , para quem sabe ajudar mais aos que me cercam e etc.

E vi otimas distros pelo mundo da internet .. e nenhuma delas agradam a todos.

Pois nem nosso Sr Jesus agradou a todos, imagine um produto ou pessoa ?.!

Resumindo-se tudo : Para dar certo devemos deixar de lago nosso EGO, nossas vontades ! E lembrar que estamos procurando algo perfeito não para Mim ou para você. Mas para todos que vão querer experimentar.
Juntando-se os casos de sucessos e aproveitando-se as deslizadas do proximo , o PROJETO IRÁ DAR CERTO SIM.!

PS : E boas cabeças não faltam nesse país, Carlos E. Morimoto , Bruno ,o criador do Resulinux (que achei uma boa distro ) , artistas ao meu ver do Design , lembro de um outro nome não por completo Julio Bessa Quinoneiro eu acho ( ele ajudava nos icones magicos ) e tantos outros que vemos tentando um lugar ao SOL com sua DISTRO.

[]'s

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 26 Mar 2012, 13:10

Perguntas de um usuário comum:

O pessoal seriam quantos no mínimo?

Já pensaram no que disse o difyca acima em rever a questão ego. e tornar pública nos fóruns das respectivas distro uma conversa aberta com os mantenedores dessas?

Vejo alguns não arredios em alguns fóruns mas acho que esperando esse contato, apenas um trecho (sem nome):
Veja bem, não sou contra à união de esforços, entre pessoas que possuem um ideal comum, até porque uma equipe maior poderia, a princípio, tornar mais suave e agradável desenvolvimento de uma distribuição linux.

Digo, a princípio, porque se a equipe não tiver afinidade e não compartilhar dos mesmos ideais, certamente será gasto mais tempo com a conciliação das divergência, do que com o efetivo desenvolvimento do projeto.

E é qui que tenho ressalvas quanto ao projeto União Livre, pois não sei quem são as pessoas que estão por traz da sua criação e, por isso, não posso dizer se tenho, ou não, afinidade com os seus ideais.
Sinceramente concordo com isso e, mais amigos notei que uma mensagem foi apagada isso não tem problema, mas que se a união faz mesmo a força não sei o que estou falando de inverdade?
É claro que eu também sou a favor da união de vários desenvolvedores em torno de um projeto, mas sei que isso só é possível quando há objetivos em comum.

Além disso, a verdadeira União Livre só pode nascer do diálogo franco e aberto, a partir do qual as diversas pessoas envolvidas podem descobrir se possuem ou não os mesmos ideais.
Espero não estar sendo inoportuno, pois apenas tendo ser favorável a este projeto desde o inicio.
Eu como o dito usuário comum tanto aqui como nos outros fóruns tento até incansavelmente abrir este diálogo por achar que assim as coisas seriam de maior entendimento entre todos.

Como disse desculpem a excessiva franqueza, mas repito, se for merecedor de castigo quem tenta falar a verdade, sou merecedor de todo o aplicável.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

BigNuno
BIG!!!

Mensagem por BigNuno » 27 Mar 2012, 22:57

Então, fica aqui a despedida dessa distro que é apenas uma criança (8 anos) mas que fez muita história nessa carreira meteórica... Compreendo que seja realmente difícil manter uma distro sozinho, com outros compromissos, e a própria distro dando relativamente pouco retorno (imagino eu). Sobre os egos, uma distro grande e única, feita por quem já tem seu nome estampado numa pequena distro, já dissolveria a questão dos egos. Afinal, já existem várias distros nacionais feitas por faculdades, governo, vendedores de PC, etc. Mas para desenvolvedores livres como você, o Morimoto, dentre outros, cada um fazer a sua significa dissipar os esforços que poderiam ser concentrados em uma única distro. Por outro lado, o ambicioso projeto de unificar os esforços implica em perda da variedade e da liberdade de escolha... Certa feita eu baixei uma distro nacional (prefiro não citar qual) que achei particularmente "só mais uma", mas que os usuários do forum dela simplesmente a adoravam, para eles era a melhor! Vejo com bons olhos a iniciativa do #UniaoLivre (já tem gente discutindo no twitter!) pois se os desenvolvedores perceberem que esse é o melhor caminho para continuar a fazer o Linux acontecer no Brasil, que seja! Bruno, tudo de bom para você, que sua vida continue sendo abençoada e que seu caminhar continue uma estrada repleta de frutos. Esteja certo de que seu trabalho (gratuito e voluntário) com o Big fez diferença na vida de muitas pessoas, muitas aprenderam a gostar do Linux com o Big, e muitos _ como eu _ "sossegaram" em apenas uma distro após conhecer o Big. Eu estava entrando no fórum para dar uma dica para o próximo lançamento do Big e me deparei com essa (triste) surpresa: o fim do Big como distro. Como muitos devem se lembrar, em outro tópico, sugeri/pedi que se mantivesse o KDE3 em detrimento do KDE4. Pura questão de usabilidade do menu, que no KDE4 ficou um tanto chato de usar. Certa feita, li um comentário (não me lembro agora onde) de que havia uma distro fazendo exatamente isso, atualizando kernel, sistema, tudo mais, mas mantendo o KDE3 como desktop. Fui conferir, mas o último lançamento deles foi com KDE4. Porém, para minha surpresa, o menu é parecido com o do KDE3 (mesmo visual, mesma usabilidade)!!! Por isso vim sugerir que o mesmo fosse usado no Big. Ah, claro, a tal distro se chama PCLinuxOS! Eu rodei em "live", não instalei, e parece que tudo por lá roda direitinho... E outra coisa, pelo que fiquei sabendo, em abril desse ano, a Canonical lançaria o Ubuntu com LTS de 5 anos. Portanto, se o Big for baseado no Ubuntu, minha sugestão é usar essa LTS, e teríamos o Big atualizado pelos próximos 5 anos (uma ótima saideira!). Mas enfim, fica então aqui minha despedida e meus agradecimentos ao Bruno e a todos que tornaram o Big uma realidade em nossas vidas. Se o fórum continuar, a gente se vê por aqui! Abraços, BigNuno!

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 28 Mar 2012, 11:40

Pessoal,
Não podia me esquivar de acessar este tópico com assunto "sensível"...

Vou ser "curto e grosso" (sou um gaúcho tosco): BIGBRUNO, TÔ NESSA!!!

[quote="BigNuno"].... Como muitos devem se lembrar, em outro tópico, sugeri/pedi que se mantivesse o KDE3 em detrimento do KDE4. Pura questão de usabilidade do menu, que no KDE4 ficou um tanto chato de usar. Certa feita, li um comentário (não me lembro agora onde) de que havia uma distro fazendo exatamente isso, atualizando kernel, sistema, tudo mais, mas mantendo o KDE3 como desktop. Fui conferir, mas o último lançamento deles foi com KDE4. Porém, para minha surpresa, o menu é parecido com o do KDE3 (mesmo visual, mesma usabilidade)!!! Por isso vim sugerir que o mesmo fosse usado no Big. ... Abraços, BigNuno![/quote]

BigNuno, aí vai um tip: No KDE 4, desbloqueia os widgets, clica com o botão direito do mouse no Menu do Lançador de Aplicativos (Kickoff) e escolha "Estilo Clássico de Menus". Resolvido o seu problema de usabilidade citado acima.

Um grande abraço a todos!!!

difyca
MUITO BIG

Mensagem por difyca » 29 Mar 2012, 00:05

Digo novamente , se quisermos conseguir sucesso nessa nova empreitada, devemos esquecermos de nós mesmo como unica existencia no MUNDO, deixar orgulho e ego de lado .... e lembrar que quando produzimos algo, não é somente para nós.

Devemos expor as ideias desse projeto de forma franca e detalhada em outros meios , e em outros locais a respeito de tecnologias e SOFTWARE LIVRE .

- Vou mencionar algumas coisas :

Dreamlinux : usei algumas versões quando a mesma distro, era em nosso idioma por padrão. Lembro por cima que devido a pouco interesse e afins , decidiram se concentrar no desenvolvimento da mesma no idioma INGLêS.!
PÓS - Excelente visual , achei com uma boa estabilidade e com bons aplicativos. ( Destaque ao MKDISTRO )

Resulinux : Gostei da velocidade do BOOT da mesma.

e outras distros que agora não lembrarei delas ...

@errata do post anterior : Júlio César Bessa Monqueiro esse é o nome da fera ^^.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 30 Mar 2012, 17:54

Por falar em Dreamlinux, o desenvolvedor dela também reside em Brasília...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

BigNuno
BIG!!!

Mensagem por BigNuno » 30 Mar 2012, 19:04

[quote=PHOENIX90]No KDE 4, desbloqueia os widgets, clica com o botão direito do mouse no Menu do Lançador de Aplicativos (Kickoff) e escolha "Estilo Clássico de Menus".[/quote]

Phoenix, grato pela dica! Essa semana um colega comentou comigo sobre essa possibilidade, mas eu não havia entendido direito sobre como fazer. Da próxima vez que eu logar no Big 11.10 vou tentar fazer isso!

Trancado

Voltar para “Painel de avisos, Novidades e Novas Versões”