configuração

Mínima 

    • Processador de 64 bits Intel ou AMD ou compatível
    • 2 GB de memória RAM
    • 8 GB de espaço de armazenamento

Recomendada

    • Processador de 64 bits Intel ou AMD ou compatível
    • 4 GB ou mais de memória RAM
    • 40 GB ou mais de espaço de armazenamento

KERNEL tem drivers embutidos, use o BigLinux no MODO LIVE e verifique se todos os dispositivos estão funcionando corretamente, caso não funcione TENTE OUTRA VERSÃO DO KERNEL.

Essa distribuição é derivada dos repositórios do Manjaro. Todos os códigos escritos pelos participantes do BigLinux estão disponíveis sob licenças de software livre e podem ser vistos no Github. 

Servidor de download fornecido por

kernel E MESA

Como escolher a

versão do BigLinux

Para ter compatibilidade com uma quantidade maior de computadores, o BigLinux está disponível em três versões, a diferença entre elas está na versão do Kernel e do Mesa, aonde a principal diferença é o suporte a hardware.

 

  • Kernel mais antigo e Mesa Amber pode ser útil em computadores antigos, em geral, fabricados antes de 2011.
  • Opção recomendada utiliza Kernel e Mesa que possuem grande estabilidade e bom suporte à maioria dos computadores.
  • Kernel mais novo e Mesa TKG, traz o que existe de mais recente em suporte a hardware e otimizações para placas de vídeo AMD e Intel, porém, ocasionalmente pode apresentar instabilidades nas atualizações. Essa versão deve ser utilizada em computadores muito modernos e que não funcionaram com a versão recomendada do BigLinux ou para quem deseja o máximo de desempenho em jogos em placas de vídeo AMD e Intel.

CRIANDO PENDRIVE

Modo Live USB

Após a criação do pendrive BigLinux Live Mode (Modo Live USB), contém nele o sistema completo, e permite que você experimente e avalie antes de instalá-lo.
O Live Mode pode ser usado para recuperação de dados, ou para testar o BigLinux sem a necessidade de instalar no próprio computador. Os arquivos e modificações realizadas em Live Mode não permanecerão no pendrive, após a reinicialização.

Para criar o pendrive com o BigLinux, recomendamos a utilização dos programas:

ABRE VÁRIAS ISOS

Ventoy

Utilitário gratuito e de código aberto usado para gravar arquivos de imagem como .iso em mídia de armazenamento para criar unidades flash USB inicializáveis.

GRAVA UM ÚNICO ISO

Balena Etcher

Utilitário gratuito e de código aberto usado para gravar arquivo de imagem, como arquivos .iso e .img. É desenvolvido pela Balena e licenciado sob Apache License 2.0.

PARA COMPUTADORES ANTIGOS

UNetbootin

Programa que permite a criação de sistemas Live USB. Live CDs são CDs que possuem distribuição Linux a qual pode ser executada a partir do próprio dispositivo.

VIDEO

Criando pendrive com Ventoy

VIDEO

Instalando o BigLinux em Dual Boot

Pronto para começar?

Seja Big, use o BigLinux!