Estratégia de Marketing

Onde o Big Linux já apareceu e formas de divulgação.

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angelo.almeida
Mini BIG
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Estratégia de Marketing

Mensagem por angelo.almeida » 12 Set 2009, 15:19

Boa tarde, pessoal. Estava lendo o tópico sobre as estratégias de marketing do big e vi que o assunto está bem controverso. Bem, deixo aqui a minha contribuição.

A primeira coisa a fazer é responder algumas pergutas... peço a comunidade que me ajude ^^

CARACTERÍSTICAS DO CLIENTE-ALVO:
[ x ] Pessoa física [ x ] Pessoa Jurídica [ x ] Governamental [ x ] Ong´s

Sexo: [ ] Masculino [ ] Feminino [ ] GLS [ x ] Indiferente

Faixa etária
[ x ] Crianças
[ x ] Adolescentes <-- FOCO
[ x ] Adultos <-- FOCO
[ x ] Idosos

Dados geográficos
[ ] Bairros
[ ] Periferia
[ ] Centro
[ ] Região
[ x ] Nacional
[ ] Exterior

Renda média/Classe social
[ ] Classe A [ ] Classe A1 [ ] Classe A2
[ ] Classe B [ ] Classe B1 [ ] Classe B2
[ ] Classe C [ ] Classe C1 [ ] Classe C2
[ ] Classe D
[ ] Classe E

Tamanho da família (nº de pessoas)
[ ] 2 [ ] 3 [ ] 4 [ ] 5 [ ] 6 [ x ] Indiferente

Nível de escolaridade
[ x ] Básico [ x ] Médio [ ] Superior [ ] Pós graduado

ATITUDES E COMPORTAMENTO DO CLIENTE-ALVO

Quais são as principais necessidades dos clientes-alvo?
R: Usar o computador para tarefas básicas (office, internet, msn, orkut, jogos)

Qual o estilo de vida do cliente-alvo? (ex: sedentário, roqueiro, esportista, etc)
R: Cliente gosta de se comunicar, usa com frequência redes sociais. Não está preocupado com os detalhes técnicos do sistema e na maioria das vezes possui um conhecimento limitado de como executar tarefas consideradas básicas no computador.

O cliente-alvo é sensível a preços?
R: Não, já que pode por em média R$ 50,00 ter seu computador formatado com Windows (principal concorrente) pirata.

Quais são os principais benefícios que o cliente vê em usar o BigLinux?
R: Ter um sistema confiável, de fácil utilização, que lhe permite executar as tarefas rotineiras básicas no computador estando menos vulnerável á vírus e outras pragas virtuais.

Quem influencia na compra dos produtos?
R: Opinião de amigos, técnicos "de confiança" e amigos "entendidos".

Quais são os principais hábitos de compra do cliente-alvo?
R: Conhece o sistema muitas vezes "por acaso", na busca de uma alternativa ao Windows, ou através de indicação de amigos.


POSICIONAMENTO DA MARCA BIGLINUX

Exercício:
Enumerar todos os benefícios e atributos que possam motivar o cliente-alvo na utilização do sistema, ou seja, todos os fatores pelos quais a empresa diferencia o sua oferta: produto, serviço, pessoal, canal ou imagem.

Conto com a ajuda de vocês para refinar estas quetões. Após analizar as respostas dadas pela Comunidade posso dar continuidade a colaboração da definição da estratégia.
Ângelo Almeida
UPd DESiGN - Potencializando idéias!

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vizoto
GRANDE BIG!
Mensagens: 76
Registrado em: 20 Jan 2009, 11:29

Mensagem por vizoto » 12 Set 2009, 19:27

muito bom

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