Meu comp. qd ligo ele desliga, quando ele resolve funcionar me aparece uma mensagem:
Could not start the X server (your graphical environmente)
Como eu habilito esse modo grafico de novo?
Como ativar modo grafico
Moderador: Moderadores
- cleitonlima
- MESTRE BIG
- Contato:
- cleitonlima
- MESTRE BIG
- Contato:
Calas, eu nunca vi um xorg se corromper sozinho. Algo modificou ele (pode não ter sido você diretamente, mas um programa que você instalou).
Segundo esse artigo do Morimoto:
http://www.gdhpress.com.br/entendendo/l ... ?p=cap4-25
Você pode copiar o Xorg do Big liveCD para o seu HD. O arquivo do xorg fica em
/etc/X11/xorg.conf
É só rodar o LiveCD e trocar um pelo outro. Você deve precisar de uma senha de root para modificar o xorg do seu HD, então antes de tentar fazer a troca,
defina uma senha de root:
sudo passwd root
No terminal e depois abra o konqueror como root
su
E depois
konqueror /etc/X11
e faça a troca.
Se você tiver dúvida no processo acima, posta aqui que eu explico melhor. Se isso deixar de funcionar, ai o jeito eh reinstalar.
Segundo esse artigo do Morimoto:
http://www.gdhpress.com.br/entendendo/l ... ?p=cap4-25
Você pode copiar o Xorg do Big liveCD para o seu HD. O arquivo do xorg fica em
/etc/X11/xorg.conf
É só rodar o LiveCD e trocar um pelo outro. Você deve precisar de uma senha de root para modificar o xorg do seu HD, então antes de tentar fazer a troca,
defina uma senha de root:
sudo passwd root
No terminal e depois abra o konqueror como root
su
E depois
konqueror /etc/X11
e faça a troca.
Se você tiver dúvida no processo acima, posta aqui que eu explico melhor. Se isso deixar de funcionar, ai o jeito eh reinstalar.
Como ativar modo grafico
Cleitao, tenho um problema, nao sou um usuario competente (cabação), mas sou a favor do linux por n motivos, se vc tiver paciencia eu agradeço, e tem outro problema; qdo aciono a caçamba do meu dvd a maq. simplesmente reinicia. Valeu!
- cleitonlima
- MESTRE BIG
- Contato:
Calas, sem um leitor de CD complica muito a situação. Você tem que dar boot pelo LiveCD do Big (o mesmo com o qual você instalou o sistema).
Depois que o sistema carregar, você entra na pasta /etc/X11 e procura pelo arquivo xorg.conf
Aí você abre um terminal (pode apertar ALT+F2 e digitar konsole e dar um ENTER).
Quando o terminal abrir, você precisa definir sua senha de super usuário. Digita
sudo passwd root
Ele vai pedir para você colocar a senha de root (escolhe a sua preferida). Depois você deve digitar o seguinte:
konqueror /etc/X11 (com X maiúsculo mesmo).
Isso vai abrir o Konqueror como super usuário. Você vai simplesmente abrir uma nova aba do konqueror (CTRL+T se eu não me engano) e ir para sua instalação no HD. E procurar pelo mesmo arquivo xorg.conf.
Você vai excluír o xorg.conf que está no seu HD, e copiar o que está no LiveCD (na pasta /etc/X11/) para o lugar do arquivo que você excluiu do HD.
Depois é só fechar o konqueror, reiniciar o PC, retirar o LiveCD e dar boot pelo HD. O ambiente gráfico deve voltar.
Se isso não funcionar, só reinstalando mesmo.
obs.: "Cabação" foi triste de tão engraçado...
Depois que o sistema carregar, você entra na pasta /etc/X11 e procura pelo arquivo xorg.conf
Aí você abre um terminal (pode apertar ALT+F2 e digitar konsole e dar um ENTER).
Quando o terminal abrir, você precisa definir sua senha de super usuário. Digita
sudo passwd root
Ele vai pedir para você colocar a senha de root (escolhe a sua preferida). Depois você deve digitar o seguinte:
konqueror /etc/X11 (com X maiúsculo mesmo).
Isso vai abrir o Konqueror como super usuário. Você vai simplesmente abrir uma nova aba do konqueror (CTRL+T se eu não me engano) e ir para sua instalação no HD. E procurar pelo mesmo arquivo xorg.conf.
Você vai excluír o xorg.conf que está no seu HD, e copiar o que está no LiveCD (na pasta /etc/X11/) para o lugar do arquivo que você excluiu do HD.
Depois é só fechar o konqueror, reiniciar o PC, retirar o LiveCD e dar boot pelo HD. O ambiente gráfico deve voltar.
Se isso não funcionar, só reinstalando mesmo.
obs.: "Cabação" foi triste de tão engraçado...

Como ativar modo grafico
Fiz galera, mas acaei retirando o HD e deixando com meu primo mesmo, meu problema esta na placa mae ou na fonte, mas valeu mesmo!
Voltar para “Scripts e Automações”