Kurumin chega ao fim...Carlos E. Morimoto indica BigLinux

Fale aqui sobre sua opinião a respeito do BigLinux, seus comentários e sugestões

Moderador: Moderadores

Passarin Jr.
BIGzinho

Kurumin chega ao fim...Carlos E. Morimoto indica BigLinux

Mensagem por Passarin Jr. » 29 Jan 2009, 00:20

A continuidade seria, em teoria, o Kurumin NG, mas, infelizmente, o projeto não vingou. É preciso saber quando é a hora de jogar a toalha.

Uma recomendação pessoal para quem está procurando um substituto seria o Big Linux. Entre as distribuições da safra atual, é o que mais se assemelha ao Kurumin 7.
Acessem: http://www.guiadohardware.net/comunidad ... 197/1.html

34129xt
MESTRE BIG

Mensagem por 34129xt » 29 Jan 2009, 00:43

Passarin Jr., VIVA O LINUX! Ou melhor, o BIG LINUX!!! 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Jan 2009, 03:08

Realmente...

O Kurumin acabou, o Mestre Morimoto jogou a toalha...

Vai deixar saudades e terá um lugar especial dentro da história do mundo Linux...

Agora, gostei dele indicar o Biglinux como opção para os órfãos...

Viva o Big Linux!!! :D 8) :lol:

Catimbau
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por Catimbau » 29 Jan 2009, 03:42

É uma pena, pois surge um questionamento sobre as distros Brasileiras.
Kurumim 7
kalango
Famelix
Kurumin NG
O que nos Falta?
O trabalho é imenso para manter uma distro.

São apenas exemplos que muitos aqui conhecem/usaram.
Espero que o Nosso Papai do Céu nos proteja. :shock: :shock: :shock:

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 29 Jan 2009, 07:38

O Big Linux 1.0 ao 1.4 foi diretamente baseado no Kurumin 3.x e é uma honra anos após o Morimoto recomendar o Big Linux em substituição ao seu projeto que foi descontinuado.

Ultimamente parece até que a número de distribuições sendo lançadas no Brasil é menor do que as descontinuadas.

Vários fatores levam a isso, mas acredito que os principais são o amadurecimento geral das distribuições para uso como Desktop e a falta de remuneração para quem mantem as distribuições.

Quando comecei com o Big Linux acessar o conteúdo de um Pen Drive ou CD no Linux era feito de forma manual, ou utilizava o terminal ou um script, atualmente o sistema detecta automaticamente e exibe opções na tela para o usuário, estabelecer conexão com a internet também era algo feito com scripts, placas wireless tinham suporte mínimo e se sua placa de vídeo exibisse o desktop mesmo sem recursos 3D já era satisfatório.

Recursos como os citados são fundamentais no uso do Desktop e eram destaques nas distribuições nacionais, porém hoje as grandes distribuições internacionais já possuem uma facilidade de uso grande e torna menos necessárias as remasterizações.

Esse amadurecimento geral também traz novas formas de lidar com o sistema e para mantermos as distribuições precisamos estar continuamente estudando, sistemas como udev, hal, dbus e principalmente agora a mudança do KDE3 para o KDE4 muda muito na parte de manutenção da distribuição, estar sempre tendo que aprender o funcionamento das novidades durante anos é bastante cansativo.

Se todo esse trabalho não rende nenhum dinheiro torna tudo mais difícil ainda, nosso país tem uma lei interessante de incentivo fiscal para que computadores venham com software livre instalado e com a criação de uma equipe de suporte poderíamos ter uma boa renda, porém foram criadas algumas distribuições de qualidade questionável e que cobram valores impraticáveis pelo suporte, afinal se você disponibiliza um sistema que as pessoas irão substituir logo após a compra do computador, quem irá ligar para o suporte?

Ainda com todas as dificuldades existentes para se manter uma distribuição, acredito que o Big Linux terá uma vida longa, nossa distribuição está passando pela maior reestruturação de sua história, sendo novamente reconstruída de uma forma altamente profissional que deve nos levar a um novo patamar de estabilidade e facilidade de manutenção, com a chegada do KDE4 e a idéia de tornar o Big Linux um sistema multilíngua está sendo necessário criar novamente todos os scripts e personalizações do sistema.

Como forma de financiar o projeto pretendo utilizar o site www.bigbusca.com.br que nesse primeiro mês de 2009 teve média de 1.400 buscas por dia, se esse número subir para 30.000 buscas por dia será suficiente para que eu receba uma quantia razoável, ainda assim menor que a metade que poderia receber caso optasse por um concurso publico, porém quem sabe um dia 100.000 buscas por dia :)

Também é importante lembrar que temos um ótimo pessoal envolvido no Big Linux, que contribui com scripts, design, testes, divulgação e ajudam uns aos outros no fórum.

Então vamos continuar nossa busca pelo sistema perfeito e cientes dos problemas que levam a descontinuidade de projetos similares vamos seguindo novos caminhos, acredito que em 2009 temos tudo para ter a melhor distribuição da América Latina e atender principalmente as necessidades do nosso país.

Sydey
BEST BIG
Contato:

Mensagem por Sydey » 29 Jan 2009, 09:24

Meus parabéns ao Bruno Gonçalves Araujo por ter sido mencionado pelo Morimoto como substituto ao Kurumin, e aos colaboradores deste sistema que a muito vem revolucionando. :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

Espero que o www.bigbusca.com.br seja um $uce$$o para lhe ajudar.
Indiquem o Big Busca a todos.

Andreson
BIG MAN

Mensagem por Andreson » 29 Jan 2009, 09:30

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D

lgf
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por lgf » 29 Jan 2009, 10:40

A primeira noticia do fim do Kurumin eu recebi com grande tristeza pois foi exatamente ele o culpado por me trazer ao mundo Linux e por vc me aturarem por aqui mas essa noticia a mim já era esperada pois na minha opinião esse fim já existia , o Kurumin NG de kurumin mesmo nem o índio tinha mais .
Não conheço o Leandro e não acompanhei a trajetória dele como desenvolvedor pois nunca gostei do Calango mas achei de muito mal gosto o forma que ele acabou com as duas distros pela qual foi responsável , ele simplesmente sumiu ..........

Hoje tenho exclusivamente o Biglinux instalado no meu computador e não pretendo colocar outro , é claro que rodo outras distros em VM para tentar aprender um pouco com ela , já me coloquei a disposição via MP e agora aqui publicamente me coloco a total disposição para ajudar o Big em tudo que estiver ao meu alcance .

Em certa ocasião tentei criar uma "distro" minha para uso pessoal , familiar e alguns amigos , posso garantir a todos que e essa é uma tentativa que todos devem fazer pois talvez assim passem a dar ao menos parte do valor que desenvolvedores como nosso nobre Bruno Gonçalves , Carlos E. Morimoto , Luciano Andress Martini entre outros merecem e não tem pela maioria dos usuários .

É por isso que deixo aqui meu talvez não tão valoroso parabéns a toda equipe de desenvolvedores de todas as distros , vc são heróis .

andre.also7
Big Moderador!
Contato:

Mensagem por andre.also7 » 29 Jan 2009, 11:22

Como ajudante do BIG eu estou realmente satisfeito com a notícia...

Até pensei que era um fake! hehehe

Então é isso.

Vamos fazer sempre o nosso melhor. Pois EU sou o melhor naquilo que faço! hehehe
ANDRÉ LUIZ - ALSO7
[b][url=http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?p=28465#28465]CONTRIBUIÇÕES QUE FIZ PRO BIG LINUX[/url][/b]
[url=http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=2684][i]"Who do you trust?"[/i][/url]

Passarin Jr.
BIGzinho

Mensagem por Passarin Jr. » 29 Jan 2009, 11:46

O Big Linux 1.0 ao 1.4 foi diretamente baseado no Kurumin 3.x e é uma honra anos após o Morimoto recomendar o Big Linux em substituição ao seu projeto que foi descontinuado.
Sou usuário do Kurumin a vários anos...mas confesso que pra mim o Kurumin morreu no 7 mesmo, embora o Morimoto houvesse declarado oficialmente que o Kurumin NG era a continuação do projeto ele ( o KNG ) não tinha nada do Kurumin original...Hoje sou um usuário mais experiente graças ao Kurumin, vou comprar um pc novo mês que vem e então migrarei pro BigLinux. Tenho conhecimento básico de programação ( shellscript e Gambas )...no que eu puder ajudar...

ccmalarm

O Bruno disse muita coisa que eu queria ter dito mas...

Mensagem por ccmalarm » 29 Jan 2009, 13:10

O Bruno disse muita coisa que eu queria ter dito mas...

Por não ser tão polido como ele nos meus comentarios, evitei...

Ate sair da comunidade do Orkut Big Linux eu sai, ja que vi que em nada soma ao Big...

Muitas confusoes de 1/2 duzia usuarios folgados e sem educação que se acham no direito de exigir as coisas como se fossemos obrigados...

A exemplo de uma pergunta sobre a existencia ou nao do um Big 64 bits... ao ser respondido que nao existe e o motivo, passaram a me ofender pessoalmente e enviando mensagens no meu orkut e email...

Por essas e outras que o Morimoto desistiu do Kurumin...

Acredito que tudo o que a comunidade não precisa é mais uma distribuição.

Essa época em que se criavam novas distribuições a cada semana e as pessoas ficavam esperando que alguém criasse remasterizações exatamente com os recursos que queria. Agora cabe a cada um aprender sobre as distribuições existentes e adaptá-las ao seu uso. Ninguém fará isso por você.
fonte: http://www.guiadohardware.net/comunidad ... ost4208261

De forma delicada e polida o Morimoto deixa claro que tem a mesma opinião que a minha que tem usuario folgado que se acha no direito de exigir isso ou aquilo como se nos fossemos pagos para fazer aquilo que querem...

A esse tipo de usuario eu sempre recomendo que se acha que o Big não atende suas necessidade, que aprenda e modifique ou entao que use outra distribuição "pronta" pra uso... (existe?? rsrs) ou preferencialmente que use o Windon,,, assim nao incomodara mais ninguem...

Atenciosamente

Cristiano

34129xt
MESTRE BIG

Mensagem por 34129xt » 29 Jan 2009, 13:21

Ainda bem que o Big ainda tem vida longa!

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Jan 2009, 13:37

Realmente vida looonga ao Big Linux!! :D :D

Como simples usuário, pouco posso fazer para manter a distro sempre atual, assim sendo, pelo menos indicar o Big Busca, em tudo que for possível de computador, tipo em casa só uso o Big Busca e no trabalho também, faço questão de pesquisar usando essa ferramenta, fora a distribuição de CDs aos amigos...

jricardo001
Ajudante BIG

Mensagem por jricardo001 » 29 Jan 2009, 15:01

Quando fiquei sabendo que o Kurumin tinha sido descontinuado, fiquei demasiado triste, e depois de testar o Kurumin NG, vi que aquele SO da versão 3.x que eu ficara encantado ao conseguir rodar direto do CD e navegar na internet discada mais rápido que o Windows tinha ficado na história. Fico muito feliz que o Morimoto tenha indicado o BigLinux, que ele, talvez mais do que ninguém, tenha créditos suficientes pra opinar sobre Linux.
É muito bom quando algum amigo diz q o PC está com vírus, e eu digo que não tenho esse problema, ele pergunta assustado o porque, e eu respondo que é porque meu SO é Linux. Ele fica encabulado...hehehehe
Sobre o que o cara comentou ali em cima a respeito da comunidade no Orkut, eu vi esse tópico agora pouco, e é realmente lamentável, vai contra os ¨princípios¨ do Linux, que é mostrado de um modo criativo no comercial da Novell.

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 29 Jan 2009, 15:47

Jorgebadad escreveu:Realmente vida looonga ao Big Linux!! :D :D

Como simples usuário, pouco posso fazer para manter a distro sempre atual, assim sendo, pelo menos indicar o Big Busca, em tudo que for possível de computador, tipo em casa só uso o Big Busca e no trabalho também, faço questão de pesquisar usando essa ferramenta, fora a distribuição de CDs aos amigos...
Jorgebadad,

o que vc faz ja nos ajuda em muito... divulgar, dar opiniões e criticas construtivas sempre são bem vindas...

Usuarios como vc são a nossa inspiração para continuar....

abcs

Cristiano

Trancado

Voltar para “Críticas e Sugestões”