Big Linux 4 Beta1 disponível para download

Período que os dinossauros habitavam a terra.

Moderador: Moderadores

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Big Linux 4 Beta1 disponível para download

Mensagem por BIGBRUNO » 01 Jul 2007, 11:53

Lembre que essa é uma versão de testes, portanto deve ser utilizado apenas por quem pretende colaborar de alguma forma com o sistema.

Nesse momento é importante testar principalmente o suporte a Hardware, peço para que todos que testarem postar o resultado do que funcionou e do que não funcionou.

Alguns problemas que ainda precisam ser resolvidos:

1 - Correção gramatical do Br Office e problema ao salvar ou abrir arquivos com acentos no nome usando o dialogo do KDE no Br Office, será preciso compilar novamente o arquivo kdefilepicker modificando a parte onde ele modifica tudo para UTF-8, alguém se habilita a fazer isso?

2 - Instalação sem formatação está com problema na barra que marca a % da instalação, funciona bem, mas não informa a % correta.

3 - O modo texto no Live CD não está fazendo login automaticamente é preciso utilizar a senha big para o usuário root ou biglinux (Solucionado, porém ainda não implementado no Beta1)

4 - Alguns locais precisam trocar o logo do Big3 pelo do Big4 e também atualizar o manual.

5 - Conferir toda a parte de servidores.

6 - Configurar o TDE (já existe voluntário para isso).

7 - Refazer a parte do Super Karamba, inclusive tentar ativar a parte de conferir a tempetura do processador e placa mãe, voluntários? versuri?

8 - Fazer funcionar a borda das janelas utilizando um sistema 3D, de preferência o novo Compiz.

Quem optar por instalar sem formatar sobrepondo uma instalação do Big Linux 3.0 ou até de outra distribuição favor informar os resultados.

O tempo de desenvolvimento do 3.0 foi de mais de 1 ano, o desenvolvimento do 4.0 começou a cerca de 2 meses, quem participa do fórum deve ter notado que não tenho tido tempo nem para ajudar no fórum devido a falta de tempo para lançar logo o Big4, portanto quem estiver disposto a ajudar vamos nos empenhar bastante nos próximos dias para ver se em 15 dias disponibilizamos o RC.

O principal destaque do Big4 em relação as demais versões deve ficar pela parte de design, com o uso do Big-Desktop desenvolvido pelo lunimare com algumas ajudas minhas, ele está disponível no Big Configurador (Ex painel Big), devemos disponibilizar o RC com 7 temas prontos, quem quiser tentar fazer o seu e postar imagens no fórum será bem vindo.

Lembre que essa é uma versão de teste, favor não divulguem como o lançamento da versão 4.0 como ocorreu em uma versão de teste do 3.0

O Download pode ser feito por 2 servidores, é o mesmo download, portanto faça download de apenas 1:

http://www.biglinux.com.br/BIGLINUX4-Beta1.iso ou http://www.las.ic.unicamp.br/pub/biglin ... -Beta1.iso

Tamanho: 671 MB
MD5Sum: 715cd736533c119a9f2ac11247d004f5

Para instalar o Big Linux 4 Beta 1 de boot pelo Live CD e então faça o download do arquivo http://www.biglinux.com.br/corrigirbig4beta1.tar.gz

Clique com o botão direito vá em extrair e clique em extrair aqui.

Será criada uma pasta de nome corrigirbig4beta1 entre nessa pasta e instale o arquivo instalador.deb (Basta dar 2 cliques sobre ele)

Terá também o arquivo rebuildfstab que é importante para quem for instalar com a home em outra partição, para utiliza-lo clique com o botão direito em qualquer lugar vazio no gerenciador de arquivos Konqueror, vá em ações e clique em Abrir no Konqueror como Root, aguarde um pouco que será aberta uma nova janela, então copie o arquivo rebuildfstab para a pasta /usr/sbin e mande sobrescrever.

Após isso siga com a instalação normalmente.
Editado pela última vez por BIGBRUNO em 30 Ago 2007, 10:36, em um total de 3 vezes.

50vap
Mini BIG

Mensagem por 50vap » 01 Jul 2007, 13:54

valeu bruno. estou baixando e depois eu digo alguma coisa :P

madrigal
BIG! BIG!
Contato:

Mensagem por madrigal » 01 Jul 2007, 14:22

Não está dando certo, só baixa um arquivo texto sem nada.

Helio Neto
BIG! BIG!
Contato:

Mensagem por Helio Neto » 01 Jul 2007, 15:53

Baixando agora, neste momento os dois links estão funcionando perfeitamente.

rafaelkafka
BIGGER

Mensagem por rafaelkafka » 01 Jul 2007, 16:04

Baixando a 90 aqui, no talo, vou testar primeiro a atualização.

Sydey
BEST BIG
Contato:

Mensagem por Sydey » 01 Jul 2007, 16:13

Tambem baixando.
Quando baixar e testar passo comentarios. :lol:

Valdomiro
BIG MAN
Contato:

Mensagem por Valdomiro » 01 Jul 2007, 16:29

Blz! Começei o download agora, previsão de término 22:20h. Vou instalar em dois hardware diferentes, uma máquina no trabalho e outra aqui em casa, em uma partição especialmente separada para isso, assim que terminar também posto os comentários e/ou sugestões!!!

Viva aos Bigs, o Bruno e o Linux!!! :wink:

Sds.
Valdomiro.

rafaelkafka
BIGGER

Mensagem por rafaelkafka » 01 Jul 2007, 18:50

Download em 3 horas, velocidade perfeita, md5sum perfeito, testar agora em toram, depois testar em cd e por fim testar a atualização.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 01 Jul 2007, 18:52

A atualização do Big3 pro Big4 ainda está com vários bugs, mas está funcionando bem para fazer uma reinstalação do Big4 sem formatar.

rafaelkafka
BIGGER

Mensagem por rafaelkafka » 01 Jul 2007, 19:09

As opções no Grub estão claras e simples.O tema é fantástico.

Escolhi a melhor opção para o meu monitor, um Samsung 721s LCD de 17', 1280x1024.

O big detectou minha placa ATI e me deu as 4 opções de drivers, escolhi a fglrx e o excelente seletor de temas entrou.Trabalho fantástico do Lunimare e seu, pessoalmente está ainda mais perfeito que nas screens.

O X detectou meu monitor sem o tradicional erro de outras distros da tela ficar desajustada nas bordas.As fontes também estão perfeitas.

Estou rodando em toram, dei swapoff, está extremamente rápido.

Vou rodar algumas horas assim e testar a atualização do 3.

ThOR27
Usuário BIG

Mensagem por ThOR27 » 01 Jul 2007, 23:46

Não está sendo criado o usuário após a instalação
não tem o /etc/skel

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 01 Jul 2007, 23:52

Não consigo logar como usuario comum. Deve ser o mesmo erro que o Thor relatou.

ocult
Contribuidor BIG

pau no login

Mensagem por ocult » 02 Jul 2007, 06:08

a instalacao tanto dentro do ambiente grafico como fora, da pau..
de inicio pensei q era erro na criacao da iso. baixei pelo outro servidor e fiz outra iso.. reinstalei e da o mesmo prob

erro..
"falha na autenticacao - favor verificar os logs do kdm"blablalba

volta pra tela de login, tento logar.. e ... tela preta com um quadro de aviso..
coldnt run kstartup blablabla
reinstall

e fica nesse loop de voltar pra tela de login..

mais gente ta com esse prob nao eh ? entao nao eh hardware..

boa sorte :D

ocult
Contribuidor BIG

Mensagem por ocult » 02 Jul 2007, 06:09

parece q a unica opcao para nao ter esse problema eh nao alterar nome de usuario, usar como padrao biglinux

Ricardo Ferreira Jame
BIGGER

Mensagem por Ricardo Ferreira Jame » 02 Jul 2007, 07:39

Valeu Bruno. Tenho certeza que com os ajustes necessários o Big 4.0 vai ficar sensacional. Não precisa pressa.

Bruno, quais são as principais modificações efetuadas, no que o 4.0 evoluiu?
Em termos de funcionalidade, estabilidade, novos programas etc., quais são as novidades?
Algum bug contornado?
Nesse ponto quero frisar um suposto bug de login, já existente no 3.0. Passei por um problema recente de login relatado aqui no fórum. No fórum do GDH tb li qq coisa a respeito, faz algum tempo.
Estou sem tempo para baixar e fazer testes, mas logo entro na dança.
Bela notícia. Já estou divulgando ( ressaltando que é beta ).

:D :D :D

Trancado

Voltar para “Tópicos pré históricos”