Projeto #UniaoLivre
Manter o sistema praticamente sozinho trás uma série de dificuldades não apenas para mim, como para os usuários que muitas vezes ficam sem a atenção devida.
Seguindo esse método de desenvolvimento solitário não iremos dar tantos passos na busca pelo sistema perfeito, mas existem outras distribuições nacionais com seus méritos e todas enfrentam dificuldades parecidas. Ai surge a velha ideia, por que não unir?
A anos já existia essa ideia de união, porém eram e-mails pelos bastidores e geralmente de distribuições que já estavam de certa forma abandonadas.
Algo que percebi desde então é que a principal dificuldade de união está no ego dos envolvidos, as pessoas tendem a preferir ter um projeto menor, mas que tudo está ligado ao seu nome do que ser mais um nome em um projeto maior.
Então minha ideia para tentar convencer a todos de que uma união é possível e que os egos devem ser deixados de lado é começar uma campanha/debate sobre o tema, acredito que a maioria absoluta dos usuários de todas as distribuições nacionais ficaria contente em ver essa união acontecer, então convido vocês a espalharem a ideia para as outras distribuições, redes sociais, fóruns...
Criei um pequeno site com um fórum e um abaixo-assinado exclusivos para esse projeto de unificação, para evitar que o projeto seja tendencioso para o lado do BigLinux e dê espaço igual para as outras distribuições.
O site é: http://www.uniaolivre.com
O projeto BigLinux
Desde 2004 uma das principais atividades na minha vida é manter a distribuição BigLinux, porém esse ciclo está chegando ao fim.
A versão 12.04 eu já estou desenvolvendo e pretendo lança-la, provavelmente até o fim de maio, será uma despedida a esse ciclo que durou 8 anos.
Acredito que por estarmos em uma situação confortável, com versão nova sendo bem aceita pelos usuários, site bem elaborado e o nosso fórum reformulado, serve como exemplo para as outras distribuições de que não se trata de quem está em situação melhor ou pior e sim da necessidade de aproveitar melhor o trabalho e a criatividade de todos os envolvidos nesses projetos. Como forma de comprovar que estou realmente apostando nessa unificação, não irei ficar em cima do muro e esperar os debates ocorrerem, desde já me coloco a disposição para contribuir nessa nova empreitada e apostar nisso inclusive a descontinuidade da distribuição BigLinux.
Nosso site e fórum permanecerão ativos e espero que ao menos alguns de vocês continuem por aqui, podemos transformar esse fórum que nasceu em torno de uma distribuição em um fórum geral que sirva para manter alguns laços que criamos durante esses anos e também construir novos.
Continuarei também criando painéis de configuração e automações compatíveis com Debian e Ubuntu, e tão logo seja iniciada uma nova distribuição irei garantir a compatibilidade dos mesmos com essa distribuição unificada. Acredito que é nessa parte que eu consigo desempenhar a melhor função, portanto não pretendo em uma nova distribuição ter qualquer tipo de responsabilidade administrativa ou em gerar novos ISOs. Irei estar disponível para ajudar em diversos aspectos do sistema, principalmente no início enquanto as coisas ainda não estiverem fluindo tão bem, mas não tenho nenhuma intenção de ser um dos "mandantes" dentro desse novo projeto.
Gostaria de deixar claro que não estou me afastando do Software Livre ou do desenvolvimento, mas sim tentando me reposicionar e também ajudar diversas outras pessoas a se reposicionarem para deixarmos de nos tratar como rivais e passemos a ser um time.
Um pouco de conversa
Espero encontrar alguns de vocês no VOLDAY III que irá acontecer no RJ agora no dia 24/03/2012, quem for do fórum não fique envergonhado, puxe conversa, se identifique e vamos aproveitar esse dia da melhor forma possível.
Aproveito também para avisar que, junto com o amigo Tales Araujo, estou escrevendo um livro sobre Linux que deve ser publicado no próximo semestre, ele já publicou alguns livros, quem quiser conhecer um pouco mais, o blog do Tales é: http://www.talesam.org
E conto com vocês para espalhar a ideia da unificação.