KDE 4.6 no Big - Método Alternativo de Desligamento Rápido

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

PHOENIX90
BIG MAN

KDE 4.6 no Big - Método Alternativo de Desligamento Rápido

Mensagem por PHOENIX90 » 27 Fev 2011, 20:02

Pessoal,

Como vocês sabem, o único problema que encontrei nos pacotes do Big, quando usado em conjunto com o kernel 2.6.36-2.big.pae.7-liquorix-686 e o KDE 4.6 foi a perda da opção de "Desligamento Rápido" do sistema dentro do Centro de Controle Big > Sistema > Otimizações e Facilidades > Desempenho.

Não sei se o problema está no kernel big-pae ou no KDE 4.6, mas algum pacote alterou a sequência de desligamento e o plasma-desktop não está fechando com a velocidade esperada. O que sei é que indo no "Kickoff" (Lançador de Aplicativos) e mandar o sistema reiniciar ou desligar estava tomando o mesmo tempo de inicialização, ou seja, entre 20 a 25 segundos e tem a ver com os comandos "shutdown", "sudoers" e o daemon "init", além de alterar as permissões de usuários para determinado comandos. A impressão que se tem é que o sistema fica "indeciso" quanto a permitir que o usuário desligue ou reinicie o computador sem digitar a senha.

Como não quis mexer no sistema, para não descaracterizá-lo e permitir que meus testes sejam compatíveis com os demais, parti para uma solução alternativa.

Existem comandos alternativos para as funções desligar e reiniciar. Vejamos:

1 - No Terminal (Konsole):
sudo init 0 = Altera a init que você está utilizando e por padrão no Linux a init 0 é desligar o PC.
sudo halt = Força os processos a serem fechados de qualquer jeito para desligar.
sudo shutdown -h now = Fecha todos os processos adequadamente antes de desligar.
sudo shutdown -r now = Todos os programas e daemons são encerrados e o sistema é reiniciado.

2 - No Teclado
ALT+PrintScreen+Letra O = Desliga o computador.
ALT+PrintScreen+Letra B = Reinicia a máquina.

Em ambos os métodos o desligamento ou reinicialização gira em torno de 3 segundos, com algumas desvantagens de ordem prática:
No primeiro caso, temos que abrir o Terminal, digitar o comando e depois colocar a senha. Gastando-se (no meu caso), em torno de 15 a 20 segundos para essas ações, somados aos 3 segundos da execução do processo, torna nula a vantagem do desligamento rápido.
No segundo caso, as combinações de teclas equivalem ao comando "halt" e forçam os processos a serem fechados de qualquer jeito para desligar ou reiniciar, o que não recomendo pois há casos nos foruns de outras distribuições reportando problemas no fstab.

Os comandos que atendem aos requisitos de segurança e estabilidade do sistema são os seguintes:
#shutdown -h now = Fecha todos os processos adequadamente antes de desligar.
# shutdown -r now = Todos os programas e daemons são encerrados e o sistema é reiniciado.

Para rodá-los em modo gráfico o Big tem o "bigsudo" (que é uma mão-na-roda), mas mesmo assim requer que se digite a senha, o que também nos faz perder tempo.

Então, parti para a "mudança de hábito":

1 - Clicar com o botão direito no ícone do Big na Barra de Tarefas e escolher "Editar Aplicativos".
2 - Menu Arquivo > Novo Submenu. Na Janela que abrir, digitar um nome. Eu escolhi "Saída Rápida" e coloquei o ícone "application-exit" (está no menu drop-down à direita em "Ações").
3 - Criar, dentro deste submenu, o item "Desligamento Rápido" colocando o comando "shutdown -h now".
4 - Criar, dentro do mesmo submenu outro item "Reinício Rápido", colocando o comando "shutdown -r now".
5 - Escolher os ícones para cada um deles. Eu coloquei os mesmos ícones originais do tema de ícones do "Kickoff".
6 - Salvar e fechar o Editor de Menus do KDE.

Para resolver o problema da digitação da senha:

Abra o Terminal e digite:
# sudo chmod 4755 /sbin/shutdown
O comando chmod é executado pra dar permissão para usuário normal poder executar o comando "shutdown" (o 755 determina que o arquivo é executável e o 4 na frente é que dá permissão a todos os usuários normais poderem executar o comando "shutdown".

Em seguida, como usuários comuns não tem permissão para acessar a pasta /sbin, é necessário criar um link para o programa shutdown. Para isso utilize o seguinte comando:
# sudo ln -s /sbin/shutdown /bin

Pronto!

Agora é testar e se habituar a desligar indo em Kickoff > Aplicativos > Saída Rápida ao invés de ir em "Sair".

OBS: Este método não altera a velocidade as opções normais de saída do Kickoff.

Um forte abraço a todos!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 28 Fev 2011, 10:00

pode também criar um atalho no desktop fica inda mais facil e rapido
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 28 Fev 2011, 13:38

Eu não estou usando o 2.6.36-2.big.pae.7-liquorix-686 não, estou usando o 2.6.36-2.big.7-liquorix-686 + o KDE 4.6. Tem algum bug no 2.6.36-2.big.7-liquorix-686 que foi corrigido no 2.6.36-2.big.pae.7-liquorix-686???
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 28 Fev 2011, 14:23

Fobnny escreveu:Eu não estou usando o 2.6.36-2.big.pae.7-liquorix-686 não, estou usando o 2.6.36-2.big.7-liquorix-686 + o KDE 4.6. Tem algum bug no 2.6.36-2.big.7-liquorix-686 que foi corrigido no 2.6.36-2.big.pae.7-liquorix-686???
Fobnny,
Não é questão de bugs. A única diferença entre os dois é o módulo "pae".
O kernel normal gerencia no máximo 3,5GB de memória RAM.
Para ultrapassar esse limite, foi desenvolvido o módulo "pae", já compilado no kernel, pelo BIGBRUNO e Equipe.

Ou seja, o kernel com o módulo "pae" permite um melhor aproveitamento da RAM para aqueles que, como eu, tem um computador com 4GB (ou mais) de memória RAM.
Lembro que o sistema apenas gerencia os 4GB de RAM, mas continua sendo 32bits.
E, se alguém acompanha o fórum do damentz, criador do Liquorix, em http://techpatterns.com/forums/forum-34.html verá, em um dos posts, que ele não quis compilar o módulo "pae", deixando os meios para quem quisesse fazê-lo.

Então, se você usa:
Computador com 2 ou 3 GB de RAM, use o kernel normal.
Computador com 4GB ou mais de RAM, use o kernel "pae".

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 28 Fev 2011, 17:17

Ata, mas porque "pae"??? O que significa isto se não outra forma de falar ou digitar "pai"???
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 28 Fev 2011, 17:51

Fobnny escreveu:Ata, mas porque "pae"??? O que significa isto se não outra forma de falar ou digitar "pai"???
Fobnny,

PAE (Physical Address Extension) é um recurso que permite processadores baseados na arquitetura x86 (32 bits) acessar um espaço de endereçamento físico maior que 4GB (até 64GB!!) através da adição de 4 bits de endereçamento da memória.

Fonte:
Fazendo Ubuntu 32 bits ler mais que 3 Giga de RAM, em
http://www.bitmasters.com.br/index.php/ ... e-ram.html

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 01 Mar 2011, 15:58

marcelobrrj escreveu:pode também criar um atalho no desktop fica inda mais facil e rapido
marcelobrrj,
Realmente, você pode colocar os atalhos onde quiser. No meu caso, como mantenho a Área de Trabalho limpa, resolvi colocá-los dentro do Kickoff, mas a posição dos atalhos fica ao gosto de cada um. :) :) :)

O que interessa é a facilidade de uso e isso depende dos hábitos de cada usuário.

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Mensagem por Aspirante-a-Big » 12 Mar 2011, 02:25

Funcionou muito bem pra mim, muito obrigado pela dica !!

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”