Quais os Recursos devem estar disponíveis no BIG 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

marcpainkiller
Usuário BIG

Mensagem por marcpainkiller » 24 Mai 2010, 18:14

Eu gostaria que os vídeos pegassem sem problemas, big 4 tem uma tela verde chata, e que o anti-vírus pudesse limpar os vírus do ruindows por completa, espero que o BIG 5 possa carregar o ruindows nas costas.
Mas antes de ir... QUANDO SAI O BIG LINUX 5 AFINAL????????????????

lpfbom
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por lpfbom » 15 Jun 2010, 00:34

É urgentemente necessário um " aplicativo criador de Boot no Pendrive " pra instalar o big linux atravéz de midias removíveis flash,

diariamente eu formato muitos computadores, a maioria Laptops ( sempre ofereço o Big Linux 5 ou 4.2 como uma otima opção aos clientes ), a maioria das vezes, como sistema principal, e outras como secundario, e tenho ultimamente nao tenho conseguido em todos os casos instalar o Big Linux em toda as maquinas .

Motivo:
Hoje em dia, a preferencia em comprar Laptops faz as pessoas comprarem os menores (que nao posuem Drive de CD-DVD)
e como nem todo mundo tem drive externo, (ou não se encontra ao alcance quando se precisa, por N motivos, tipo: emprestado, esquecido em casa, falta lugar pra ligar a alimentação, não quer dar boot no setup, não reconhece)

+é de suma importancia daqui pra frente a possibilidade de dar boot no pen drive pra instalar o big linux;

Sei que o Big Linux 5 vem em muito derivado do Ubuntu, vcs até deixaram de usar o Konqueror como gerenciador de arquivos, bem existe este recurso dentro de um Menu do Ubuntu desde umas versoes anteriores, e o aplicativo do Ubuntu que cria boot no PenDrive nao cria apenas com o cd dele nao, ele aceita tambem o cd do big linux, Fedora, Kurumin, Geentoo, Fenix linux, Satux e outros......

mas eu , apesar de já fazer o boot do big linux pelo pen drive criado dentro do Ubuntu, nao acho certo ter de depender do de outro sistema pra ter acesso a este Aplicativo criador de Pendrive de Boot,

Então fica aí a dica ....( que é mais é um Pedido bem chorado ) .

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 13 Dez 2010, 13:12

O Big Linux 4.2 é o único sistema operacional que ja vi até hoje que roda o compiz SEM o problema: depois de uns 5 minutos trava geral, o único jeito é mete o dedo no botão reset. Gostei muito dele. Além de estar em português, ja vir com o pacote completo de plugins e add-ons do compiz, é feito no Brasil (Pelo menos foi isso que me informaram). Por este fato, anda alinhado com o estado social do pais (sabe que não é qualquer um que pode comprar um Phenom™II x6 955, podendo ser rodado em PC's muito fracos)
-
Uma coisa de que sinto falta é das permissões de administrador. No Ubuntu, por exemplo, mesmo estando logado na conta do administrador, é preciso digitar a senha de administrador para alterar o conteúdo de pastas que não seja sua pasta pessoal ou mídias removíveis, fazer alterações que afetam todos os usuáios, abrir o terminal com root ( $ sudo su), instalar programas, etc... Isto é útil para quem deixa outras pessoas mexendo em seu computador e tem prequiça de fazer uma conta para visitantes, que tem um computador velho que não suporta a troca de usuário, ou que quer economizar espaço no HD. Gostaria que isto fosse incorporado ao Big5.
OBS: Citei o Ubuntu, porque além do Big4.2 foi a unica distribuição que já usei.
Editado pela última vez por Fobnny em 13 Dez 2010, 13:43, em um total de 2 vezes.
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 13 Dez 2010, 13:24

O Big4.2 já vem com 2 navegadores (Opera e Firefox) (útil para quem tem 2 orkut's, podendo entrar nos 2 ao mesmo tempo) e com plug-in Flash.
Já que o Google Chrome da um problema e não abre, vocês poderiam substituir um dos navegadores que vem com o Big4.2 pelo mesmo. Assim, as chances de dar problema no Google Chrome seriam menores, já que vocês já o incorporaram e testaram.
___

Outra boa idéria é uma ferramenta para personalização do grub, que seja fácil de usar.
Imagem

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 13 Dez 2010, 13:39

Claro
Para quem tem um PC fraco de mais, seria muito bom ter um miniaplicativo (daqueles que ficam no painel) de mudar de área de trabalho. Pelo menos, não encontrei uma forma de mudar de área de trabalho sem os efeitos visuais ativados. :) Alguns computadores não suportam os efeitos. Outro miniaplicativo que acho essencial é o "Fechar forçado: Force um aplicativo mal comportado a sair".
Imagem

cris1980
BIGzinho

Mensagem por cris1980 » 28 Dez 2010, 02:21

uma forma mais fácil de instalar os programas baixados, no big linux 4.2 eu só consigo instalar as atualizações. . . obrigado.

Jorgebadad
Big Moderador!

Re:

Mensagem por Jorgebadad » 28 Dez 2010, 10:31

cris1980 escreveu:uma forma mais fácil de instalar os programas baixados, no big linux 4.2 eu só consigo instalar as atualizações. . . obrigado.
O problema do Big 4.2 (2008) é que ele já está defasado, tem até data para ele parar de ser atualizado: 30/04/2011; nas novas versões de Linux / ubuntu (2009/2010), a instalação de programas é bem mais fácil, não que tenham inventado outro jeito de instalar, mas porque tem muito mais programas disponíveis via synaptic, facilitando assim a vida do usuário Linux...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Phenix
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Phenix » 29 Abr 2011, 22:14

Eu utilizo o Compiz em todas as minhas Distros e espero que o Big 5 já venha com ele configurado,claro que isso é apenas um detalhe,pois o sistema tem vários programas ,interfaces,plugins etc...Depende muito da necessidade de cada um de nós...

Phenix
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Phenix » 29 Abr 2011, 22:19

Infelizmente o servidor ubuntu games deu problema,apesar de não usar muito os jogos,sei que muita gente adora e busca novos jogos Linux ou jogos Rwin que possam ter versões Linux...Espero que o Bruno de um jeitinho nesse servidor e ele volte a nos oferecer opções de jogos...

lpfbom
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por lpfbom » 17 Jul 2011, 12:54

uma grande sacada seria uma o BIG LINUX já vir com as opçoes de instalar em Partição BTRFS , pois é tão rápida ou mais que o XFS, (que éra +rapida q o REISERFS), e tão segura ou mais que o EXT4, que atual mente as distros usam por causa da segurança, e não por causa da velocidade,
então o BFRTS está ai pra isto, ele é muito mais rápido ,sem abrir mao da segurança, alem disso, ele é melhor na manipulação de arquivos grandes que o EXT4 (copia, cola, recorta, envia pra pendrive) muito mais rapido e com verificação absoluta (crc+md5), e a desfragmentação simultanea dele nunca que puxa tanto processador quanto o EXT4, e sabemos que isto é essencial pra o linux rodar bem em processadores de 1 nucleo só, alem de que a desfragmentação simultanea do BTRFS é mais rapida que a do EXT4, assim vc corre menos risco de desligar o PC antes do disco terminar do se auto-desfragmentar, (o EXT4, embora todos digam que não, ele se desfragmenta sim, e é 1 segundo apos o arquivo ser enviado, então ele vive se desfragmentando a cada arquivo), o BTRFS se desfragmenta simultaneamente durante a propria copia do arquio, assim poderiamos dizer que demoraria o doblo do tempo pro arquivo ser enviado, mas na verdade não demora, ao cntrario, mesmo se desfragmentando simultaneamente, o Sistema se aruivos BTRFS ainda é de 20% á 40% mais rapido que o EXT4, e não só em copias, mas em tudo
(acredito que se ele não se desfragmentasse simultaneamente, ele seria uns 70% á 80% mais rapido que o EXT4)

pois Bem eu espero ver em breve o instalador do BIG LINUX dando-nos esta ótima opção, que é o uso do sistema de arquivos BTRFS,

(tambem gostaria de que o BIG LINUX tenha suporte á exFAT, pois ultimamente muitas vezes eu tenho de instalar a compatibilidade manualmente em varias maaquinas que estão com o Big Linux aqui, pois muitos Pen Drivers hoje , o Seven formata por padrão em exFAT, e as pessoas que formataram seus pen dirves nem sabem disso quando veêm trabalhar e trazem de casa seus arquivos em Pen Drivers)

então só pra completar, acredito que se o BIG linux tiver suporte nativo á exFAT, ele vai sair na frente das outras distros mais uma vez (vcs podem pejá deixar instalado o suporte , que se emcontra os links caras de dentro da propria microsoft e que fizeram o suporte pra linux (pra ser instalado manualmente) lá no Wikpedia do proprio exFAT) e isntalem ai antes de remasterizar o BIOG, assim depois de pronta a .ISO, o Big já vai estar o o Suporte, não esquecam de avisar lá no painel de avisos o dia em que vc conseguirem fazer a remaster do BIG com o suporte á BTRFS e extFAT, ok!!
-------------------------------------------------------------------

juniorredhot
BIG MAN

Re:

Mensagem por juniorredhot » 17 Jul 2011, 14:51

Phenix escreveu:Infelizmente o servidor ubuntu games deu problema,apesar de não usar muito os jogos,sei que muita gente adora e busca novos jogos Linux ou jogos Rwin que possam ter versões Linux...Espero que o Bruno de um jeitinho nesse servidor e ele volte a nos oferecer opções de jogos...
Com relação a isso meu caro amigo Phenix é simples vai no site do ubuntu games é escolha a área repositório e siga todos os procedimentos que assim você vai adicionar o repositório de maneira que ao recarregar no synaptic não gere mais erros, já fiz isso usando o big 5 rc2 e ate hoje não me deu problema! tente e depois poste o resultado. Boa sorte!
Imagem

Imagem

lpfbom
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por lpfbom » 26 Jul 2011, 02:27

Espero verdadeiramente, que o proximo Big Linux venha com suporte ao sistema de arquivos exFAT, eu descobri que já há uma equipe de desnvolvedores trabalhando nisto, mas eles não fazem parte de nenhuma Distro, eles fazem só o processo de engenharia reversa do exFAT, (e um deles trabalha na propria microsoft, e trabalha tambem no projeto do Suse Enterprise), mas eles colocaram no ar, o Path, e inclusive já fizeram versão exclusiva pra ubuntu (10.04; 10.10 e 11.04) e pode-se baixar ele, e sua dependencia aqui https://launchpad.net/~relan/+archive/exfat , (é só escolher a versão do ubuntu lá embaixo e baixa os dois arquivos, um é ele e o outro é o Pash, depois é só reiniciar o PC, que seu linux já vai ter suporte ao exFAT)

esse grupo de programadores, tambem tem em seu site principal, os links pra este programa feito pra outras Distros, tipo Fedora, Arch, Sabayon, Slack etc..........
e disponibilizam os codigos fonte tambem, e a pre=compilação binaris tambem............
aqui

http://code.google.com/p/exfat/

eu já venho instalando sempre este supremento ao exFAT em meus PC's e de cliente a cada nova instalação que eu faço,
o que eu quero, é que o Big Linux já venha com esse suporte ao exFAT integrando a Distro por padrao, assim eu não precisarei mais ficar instalando estes suprementos em cada PC separadamente,

eu aconselho vcs baixarem direto daqui

https://launchpad.net/~relan/+archive/exfat

(que é mais compativel com o BigLinux) pra coloca-lo no proximo remaster do BigLinux
o que eu quer

marcosshrp
Mini BIG

Re: Quais os Recursos devem estar disponíveis no BIG 5

Mensagem por marcosshrp » 21 Ago 2011, 16:53

amigos, por favor!!!! configurem corretamente uma detecção de drivers da placa de video ou facilitem esse processo.. estou a anos tentando configurar um drive intel no meu notebook só pra rodar o compiz e já passei por N distros e nenhuma facilitou esse problema. Me lembro de ser ou no big ou no kurumin que o sistema me perguntava se eu queria instalar a placa com drivers vesa ou com drivers intel e isso me faciilitou muuuuito, mas a coisa ta complicada de se repetir..

[]'s

lcquerido
Semi-BIG

Mensagem por lcquerido » 02 Set 2011, 06:56

Coisas que gostaria de ver no Big5 para não linuxers:

- estrutura de ajuda: é desorganizada e espalhada, para não dizer na maioria das vezes, inexistente

- Clicar num local de tela para criar um link para um aplicativo. Isto não é padrão.

- Clicar num link com o botão direito para saber para onde o link aponta

- Ter uma ferramenta de tradução para os menus ou textos dos links. Como pode ter um atalho em inglês para algo em português?

- Clicar num pen drive ou dispositivo de armazenamento e ter opções de montar, desmontar, formatar, compactar, etc. Não é padrão.

- Ter uma ferramenta de detecção de hardware na janela, como em Gerenciador de Dispositivos da MS. Não é padrão e é muito importante e útil.

- Ter uma ajuda (Help) traduzida e organizada por tópicos e acessível por atalho via F1. Não existe. E o usuário tem porquê tem que baixar um maldito manual de Linux e ler um monte de coisas que não precisa ou não vai usar, nao naquele momento.

- Ter total compatibilidade de pacotes com detecção de dependencias. Não existe.

- Ter uma ferramenta de configuração como tinha o xconfigurator e etc, que sumiram e complica na hora de configurar alguma coisa.

- Definir uma prioridade no sistema de modo a impedir que um aplicativo tosco como o libreoffice ou o links trave todo o sistema. Não tem.

- Ter além do gerenciador de janelas padrão que vem na distribuição, uma outra alternativa, como era antes.

Estou com o Mandriva 11 e já estou com uma sensação que só mudam a maquiagem. Poxa gente, o Linux já tem 20 anos!!! A não ser que não façam conta de nunca ser algo bom para desktop mesmo.

Abraços

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 30 Set 2011, 18:22

Olá para todos!
Alguns de vocês já viram a nova versão do navegador FireFox 7.0.1, não, então dê uma olhada no que esta rolando no sitio do baixaki: http://www.baixaki.com.br/download/mozilla-firefox.htm.
O BIGBRUNO poderia colocá-lo no nosso querido Big Linux 5 Final, seria uma ótima tacada de mestre.

Um forte abraço à todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

Responder

Voltar para “Big Linux 5.0”