Lançado o BigLinux5 Beta1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

masterbookstarfox
BIG!!

Mensagem por masterbookstarfox » 10 Ago 2010, 00:24

Big LTS essa foi muito boa a ideia...........
Jessé F. Marques
Gerente de TI, estamos iniciando um novo tempo em Linux para a empresa.

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 10 Ago 2010, 08:58

LTS o Big já é!!! São três notebooks em casa. Um Acer, um Toshiba e um HP com Big 5 "Lucid". No trabalho, tenho de várias marcas (e alguns até sem "grife", montados com peças sucateadas de outros = placa-mãe de um, memória de outro, placa de vídeo de um terceiro e por aí vai), rodando desde o Big 5 "Lucid" até o excelente Big 3.1 TDE.
O suporte, quando estava me adaptando ao Big, sempre encontrei aqui no fórum, na Seção Arquivo "Tópicos que se tornaram obsoletos". Basta boa vontade para procurar...
Então, para mim, o Big sempre ofereceu suporte a longo prazo!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

marlon
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por marlon » 10 Ago 2010, 10:18

PHOENIX90 escreveu:LTS o Big já é!!! São três notebooks em casa. Um Acer, um Toshiba e um HP com Big 5 "Lucid". No trabalho, tenho de várias marcas (e alguns até sem "grife", montados com peças sucateadas de outros = placa-mãe de um, memória de outro, placa de vídeo de um terceiro e por aí vai), rodando desde o Big 5 "Lucid" até o excelente Big 3.1 TDE.
O suporte, quando estava me adaptando ao Big, sempre encontrei aqui no fórum, na Seção Arquivo "Tópicos que se tornaram obsoletos". Basta boa vontade para procurar...
Então, para mim, o Big sempre ofereceu suporte a longo prazo!!!
Apoiado; :D por isso que eu não troco o Big por nada!!!
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

rafabr
GRANDE BIG!

Mensagem por rafabr » 10 Ago 2010, 14:31

Muito boa essa ideia, vale muito a pena.
porem sera que dvd do big teria somente 1,4GB, pois se tiver mais teria que fazer mais que um cd de bigExtras ai não seria viavel, pelo menos eu acho.

Ah sim so avisando SAIU KDE 4.5 , quem diria um dia desses(2 anos atras RSRS) tava usando o o fantastico kde 3.5 pra epoca.
/win

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 11 Ago 2010, 20:06

Será que ainda falta muito pro RC... ?

(à caminho das 200 páginas :cry: )
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

Dissection
BIG!

Re:

Mensagem por Dissection » 12 Ago 2010, 11:21

lord_stephen escreveu:Será que ainda falta muito pro RC... ?

(à caminho das 200 páginas :cry: )

acho que tão cedo não veremos noticias sobre o lançamento não,
nem é bom ficar muito ansioso pois pelo que parece ainda vai demorar um poucoooo.

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Re: Lançado o BigLinux5 Beta1

Mensagem por valdirsarti » 12 Ago 2010, 12:26

não sei nao, caros amigos de fórum.
tenho minhas dúvidas quanto a continuação do Big.
Não seria o caso de algum de vcs, mais tarimbados, hackers do bem, compilarem uma distro com tudo de bom que já evoluiu no Big e lançarem para nós? fazendo assim a continuação do Big?
me perdoem se eu estiver dizendo bobagem, maS é que a demora tá muito grande e nosso estimado BIGBRUNO nunca mais apareceu por aqui.
abraços a todos.
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

Dukanet
Ajudante BIG

Mensagem por Dukanet » 12 Ago 2010, 13:21

Caros amigos, também tenho duvida quanto a continuação do BigLinux, eu nunca vi uma distro levar mais de um ano de uma versão para outra, de forma tão fechada como é feita aqui, e ainda por cima sem nenhuma satisfação por parte dos desenvolvedores, que agente nem sabe quem são, isto é, se tiver mais de um.
Venho acompanhado o desenvolvimento de outra distribuição tão boa como era o BigLinux. Estou falando do Epidemic Linux. Uma distribuição 100% nacional, e que tem uma participação de voluntários muito ativa. O James Benedito, seu mentor, sempre está no fórum dando um freedBack pra galera quando ao desenvolvimento das novas versões de forma bem profissional e sempre traçando metas. Aqui não vejo profissionalismo. Sim, pois se o objetivo não é ser profissionalismo para que no futuro possa fazer parcerias e arrecadar algum dimdim para finanaciar o esforço para as próximas versões, tende o projeto a acabar, pois ninguém vive a vida toda para o desenvolvimento de uma versão linux que não traga nenhum retorno financeiro, afinal todos temos que ganhar para sobreviver. Veja o exemplo do Kurumin, ocupava o tempo do cara e não dava nenhum retorno, pelo contrario, estava atrapalhando sua vida profissional, pois só ele desenvolvia.
Por isso sugiro que se adaptarem a outras distro, como o Epidemic, Kubuntu, Mint para mim as melhores.
Sou muito realista, uso muito a razão invés do coração. Torço para que esteja enganado e que BigBruno apareça para me desmentir.

Abraços a todos.
Conheço GNU Linux desde os tempos do Conectiva 2 Morumbi, Caldera... ô tempo baum.

SuporteTecnicoID
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por SuporteTecnicoID » 12 Ago 2010, 13:34

Dukanet escreveu:Caros amigos, também tenho duvida quanto a continuação do BigLinux, eu nunca vi uma distro levar mais de um ano de uma versão para outra, de forma tão fechada como é feita aqui, e ainda por cima sem nenhuma satisfação por parte dos desenvolvedores, que agente nem sabe quem são, isto é, se tiver mais de um.
Venho acompanhado o desenvolvimento de outra distribuição tão boa como era o BigLinux. Estou falando do Epidemic Linux. Uma distribuição 100% nacional, e que tem uma participação de voluntários muito ativa. O James Benedito, seu mentor, sempre está no fórum dando um freedBack pra galera quando ao desenvolvimento das novas versões de forma bem profissional e sempre traçando metas. Aqui não vejo profissionalismo. Sim, pois se o objetivo não é ser profissionalismo para que no futuro possa fazer parcerias e arrecadar algum dimdim para finanaciar o esforço para as próximas versões, tende o projeto a acabar, pois ninguém vive a vida toda para o desenvolvimento de uma versão linux que não traga nenhum retorno financeiro, afinal todos temos que ganhar para sobreviver. Veja o exemplo do Kurumin, ocupava o tempo do cara e não dava nenhum retorno, pelo contrario, estava atrapalhando sua vida profissional, pois só ele desenvolvia.
Por isso sugiro que se adaptarem a outras distro, como o Epidemic, Kubuntu, Mint para mim as melhores.
Sou muito realista, uso muito a razão invés do coração. Torço para que esteja enganado e que BigBruno apareça para me desmentir.

Abraços a todos.
Não falo por ninguém e nem de conhecimento, digo só por saber que o Bruno , quando desaparece, é porque ele esta para mostrar o que ha melhor nas suas ideias, e normalmente quando isto ocorre pode-se esperar que maravilhas como sempre são liberadas no BigLinux, obviamente não uso BigLinux, no entanto sei que é uma das melhores distro Linux e sempre feita com muito carinho e atenção ao funcionamento de todo o sistema, ele ....é a inspiração de muitas das belas artes feitas por ai......e é só saber esperar........tenho certeza de que algo muito bom para você ira surgir......abraços a todos.....

atenciosamente...

SuporteTecnicoID
http://www.linuxkduxp.com
Editado pela última vez por SuporteTecnicoID em 12 Ago 2010, 16:07, em um total de 1 vez.
Autorizada AmazonPC kennex CCE MicroBoard PautaComputadores Mirax SpaceBr Advanced Cameras Genius,
SuporteTecnicoID

marcelmsoares01
EL BIG!
Contato:

Re: Re:

Mensagem por marcelmsoares01 » 12 Ago 2010, 14:13

SuporteTecnicoID escreveu:
Dukanet escreveu:Caros amigos, também tenho duvida quanto a continuação do BigLinux, eu nunca vi uma distro levar mais de um ano de uma versão para outra, de forma tão fechada como é feita aqui, e ainda por cima sem nenhuma satisfação por parte dos desenvolvedores, que agente nem sabe quem são, isto é, se tiver mais de um.

Abraços a todos.
Não falo por ninguém e nem de conhecimento, digo só por saber que o Bruno , quando desaparece, é porque ele esta para mostrar o que ha melhor nas suas ideias, e normalmente quando isto ocorre pode-se esperar que maravilhas como sempre são liberadas no BigLinux, obviamente não iso BigLinux, no entanto sei que é uma das melhores distro Linux e sempre feita com muito carinho e atenção ao funcionamento de todo o sistema, ele ....é a inspiração de muitas das belas artes feitas por ai......e é só saber esperar........tenho certeza de que algo muito bom para você ira surgir......abraços a todos.....

atenciosamente...

SuporteTecnicoID
Grande SuporteTecnicoID, foi uma das mais belas e esperançosa colocação feita aqui no fórum do Big, ainda mais partindo de alguém que nem usa o BigLinux (te conheço do fórum do Resulinux), mas que acredita no trabalho do Bruno. Não falo por ninguém, apenas por mim mesmo, VALEU!

Uso o BigLinux, acredito no trabalho do Bruno e vou continuar esperando.
Um abraço.

Marcelo Medeiros Soares
http://marcelmsoares.blogspot.com

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 12 Ago 2010, 14:27

Só pra lembraras de uma das metas do BigBruno quanto ao lançamento do BigLinux: "Ser lançado em novembro de 2008, adiado para 2009, provavelmente em abril ou maio. "

Bem entendemos que existem muitas dificuldades, que não é fácil manter uma distro principalmente no padrão do Big, mas... ta demorando muito mesmo. Pessoal, mesmo com todas as explicações. Vamos esperar o Kernel tal, não, este não pode por que tá com muitos bugs; vamos esperar o próximo; não ainda tá com muitos bugs. Assim também com o KDE; vamos esperar o 4.4; não já vem o 4.5; mas por que não o 4.6. Gente, a evolução do Kernel e do KDE estão muito acelerados. Se depender disto uma distro nunca vai ser lançada por que ao ser lançada, sempre no dia seguinte teremos uma coisa nova. Isso é LINUX.

Por isso nunca será alcançado uma distro perfeita, mas permaneceremos sempre e apenas em busca sem nunca alcançar este objetivo. Por esta demora é que surge tantas dúvidas, tantas posições de de usuários no fórum de que o Big não terá continuidade. Não se entende do por que os desenvolvedores permanecem calados. Acompanhando outras distribuições todas, todas mesmo, colocam uma meta, uma data provável de lançamento. Gente, qual é o problema nisto.

A pagina do Biglinux precisa de atualização. E mesmo que não tenha, é ali o local para se colocar esta data provável de lançamento. Não se pode acusar os usuários de ingratos, de somente cobrarem sem colaborar, etc. Mas a distro é feita para nós, usuário finais, senão qual o objetivo?

Bem, desculpem o desabafo.

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 12 Ago 2010, 16:18

Respeitando muito o Bruno claro, mas até ja disse por email para ele que este silencio dele é um grande erro nas outras distros os administradores sempre aparecem dando alguma posição. É um grande erro realmente tanto silencio. Mas por outro lado é um grande acerto a idéia dele quanto a praticidade e qualidade do Big Linux. Então vamos respeitar.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 12 Ago 2010, 16:57

Pessoal, cada um tem sua própria opinião a respeito disso ou daquilo. Acho entretanto que algumas coisinhas precisam ser esclarecidas. Em primeiro lugar o BIGLINUX nasceu sem que houvesse a menor idéia de ser "professional". É uma distro calcada nas raízes do Ubuntu como todos sabem e foi aperfeiçoada e dotada de funcionalidades ímpares pelo gênio de seu criador. Em que pese a enfermidade que o acometeu de modo até severo, ele tem continuado seus esforços e com muitíssimo pouca ajuda, a não ser o prá lá de reduzido número de colaboradores diretos. O BIG vinha sendo atualizado de modo constante até a grande alteração do KDE, que obrigou o BIGBRUNO refazer todo o trabalho que havia feito e funcionava muito bem nas versões anteriores.
Se fosse só refazer, seria moleza, mas a turma do KDE (incluindo aí quase todas as bibliotecas adjacentes) na caça aos bugs sempre alteravam muita coisa e o trabalho do BIGBRUNO voltava praticamente à estaca zero.
Chegou-se a cogitar até uma mudança para o GNOME (que Deus o tenha em bom lugar...hi), mas ainda bem que o BIG voltou a ser reprojetado em suas raízes.
Se o BIG fosse lançado de qualquer jeito, com certeza seria comparado com as outras distros e lançado ao sacrifício. Por qual motivo o mesmo seria lançado apenas para cumprir tabela, apenas com um papelzinho de parede da hora, um temazinho transparente e dois aplicativos meio diferente dos de costume? Perderia todo o seu diferencial, concordam?
O BIG é respeitado exatamente por isso...ser um Linux fácil e diferenciado. Honestamente eu só conheci dois assim: o BIG e o finado Kurumin. Nenhum dos dois entretanto tiveram desejos de serem profissionais. Isso é para quem ganha dinheiro com isso, presta suporte e outros detalhes. Alguns falam de outras equipes nacionais desenvolvendo sobre a base do Linux mas, garanto para vcs que muitos scripts para automatizar muita configuração não estão presentes neles e, se existem, com certeza vieram a partir de idéias do BIG ou do Kurumin, respeitando-se claro a diferença entre ambos.
Portanto pessoal, sei que todos estão muito ansiosos (eu também), mas como disse o marlon, quando o BIGBRUNO some, vem coisa por ai.
Quanto as atualizações de outras distros, vejam bem: o caso do Ubuntu é típico. Para mim, o que importa é a versão LTS, estável e que gera suporte por longa data. As versões "do meio" só servem mesmo para desenvolvimento, mesmo que sejam bem estáveis, como foi o Karmic por exemplo, podem ser usadas por todos os que desejarem. O BIG será calcado no LTS, isso todos sabem. Entonces, o jeito é esperar. Se o BIGBRUNO achar por bem descontinuar o BIG, está no direito dele, mas eu não creio que isso ocorrerá e, principalmente, ele jamais deixaria de vir aqui nesse espaço para divulgar tal medida. Não é do feitio dele, com certeza.
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 12 Ago 2010, 19:42

semanet, meu caro conterrâneo, hoje to na nossa terrinha, na bela cidade de Vila Velha, curtindo minhas merecidas férias. Aos amigos que não conhecem assim que tiverem a oportunidade venham conhecer as belas praias, as belas montanhas de nosso estado.

Semanete, passei por diversas distros desde o saudoso Kuruma, e antes do Big estava com o Mandriva. Quando baixei o Big 4.2, rodei o live cd, amigo foi na hora, instalei sem pensar no lugar do Mandriva, apesar esta também ser uma boa distro. Desde então não largo dela. Por onde passo, faço propaganda do Big, tanto que desde ontem instalei o Big5B1 no PC da minha irmã e ela está adorandoooooo, apesar de ser leiga em linux. Ela tá achando mais fácil e legal que o "janelas". Fiz a instalação de BigB1 mesmo beta, por que a acho tão ESTÁVEL que pra mim roda como se versão final é.

Se falamos estas coisas, como na postagem anterior é por que queremos o melhor para o Big e que se evitem atrasos tão grandes em lançamentos que causam desânimo nos usuários que estão tendo o primeiro contato com o Big. Sabemos das dificuldades do Bruno e até me ofereci para ajudar.

Bem é isso. Um abraço ao amigo.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 12 Ago 2010, 20:50

Não há de que meu caro conterrâneo...assino embaixo (inclusive sobre o nosso ES)....rsrsrs
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”