Vamos indicar programas para o Big 5 em DVD!

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 11 Dez 2009, 13:18

O blender foi incluído. Porém o zbrush não tem para Linux.
Acho esse tipo de programa muito técnico, porém, depois que eu vi um cara na TV fazendo animações espetaculares em PCs-sucatas (exibido em Jô Soares, não lembro quando), creio que incluíndo programas assim estimule o surgimento de mais artistas :-)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 15 Dez 2009, 20:09

O tópico está meio parado, mas a lista continua sendo atualizada e aceitando sugestões, pessoal!

Que vocês acham de um terceiro ambiente gráfico no live-DVD? Além do KDE e Gnome?

O XFCE ou o LXDE?

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 16 Dez 2009, 00:29

xfce disparado...

O lxde está em desenvolvimento, tem muita coisa para resolver, já o xfce é mais maduro e funciona muito bem com máquinas relativamente fracas em hardware...

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 16 Dez 2009, 01:25

Eu pensaria com carinho no LXDE pois a diferença de recursos usados no XFCE para o nossos queridos não é tão grande.
E eu arriscaria mais: OpenBOX com rox file. Eu to dando uma ideia de um ambiente EXTREMAMENTE leve.
Minha preferência por um dos dois não estou colocando como critério os recursos(XFCE ganharia em disparado), só estou dando uma ideia de um desktop realmente leve.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 16 Dez 2009, 08:24

Decisão difícil:

O XFCE está mais adiantado e sua inclusão seria mais fácil com a instalação do meta-pacote xubuntu-desktop. É leve e trabalha aproveitando recursos do Gnome.

Já o LXDE surge como revelação, um ambiente mais leve (ajudaria mais quem tivesse pouca RAM).

Existe um meta-pacote chamado lubuntu-desktop, que instala o LXDE no Ubuntu. Porém, existe um choque de dependências: ele retira o "network-manager" e talvez o "knetwork", para instalar o "wicd". Porém, tem o meta-pacote chamado "lxde" que instala o LXDE sem retirar o "network-manager"
Vou fazer uns testes aqui depois com o Kubuntu 9.10: tentarei instalar esses ambientes a partir dele e colocarei os resultados aqui.

Arcano_mephisto, tenho a impressão que o LXDE é derivado do openbox; pois a instalação dele também instala o openbox.

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 16 Dez 2009, 14:06

prefiro XFCE.
ele é bom
e ate consome pouco.

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 16 Dez 2009, 17:56

Aqui é um artigo sobre o LXDE VS XFCE no Debian:
http://www.gdhpress.com.br/blog/debian-lxde/

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 16 Dez 2009, 18:28

Artigo muito bom, arcano_mephisto. Realmente o LXDE é mais leve que o XFCE.
Fiquei até pensando se poderíamos fazer um live-DVD com os 4 ambientes e assim agradar a todos... mas percebi que o XFCE é muito parecido com o Gnome, só que mais enxuto. Se nós já teremos Gnome, não vejo muita razão para incluir o XFCE. Já o LXDE poderia quebrar o galho nos PCs mais antigos.

Também pensei na controvérsia: PC antigo x live-DVD... muitos PCs antigos nem têm leitor de DVDs... Acredito que seria uma ótima idéia colocar o LXDE junto com o KDE no live-CD padrão (lembro que no Big 3 tinha um ambiente bem leve junto com o KDE, mas não lembro o nome dele).

Colocando um LXDE como segunda opção no live-CD padrão realmente ajudaria o pessoal com hardware antigo (eu mesmo tive que utilizar Kurumin até o início deste ano porque meu hardware era fraco...). A adesão ao Big 5 cresceria bastante.

Eis o ponto fraco do KDE: dificulta incluir ambientes gráficos alternativos na distro; pois geralmente o XFCE e o LXDE rodam com menos gasto de memória os programas GTK2.
Porém, mesmo assim, um ambiente bem leve diminuiria razoavelmente o consumo de memória, mesmo rodando programas para KDE.

Bom, isso são idéias minhas. As decisões são dos desenvolvedores.

Se realmente colocamos, no live-DVD, além do KDE: Gnome, XFCE, LXDE etc, vai depender dos resultados dos testes também. :?

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 16 Dez 2009, 18:49

Otima ideia LordDan, acho q o DVD pode vir com os 4 ambientes mas se nao for possivel tanto o XFCE como o LXDE atendem bem a necessidade de usuarios que tem pcs com poucos recursos.

O CD se tiver espaço pode vir com um desses 2 como alternativa assim como era no big + antigo KDE + TDE.

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 16 Dez 2009, 18:53

ah não pode esquecer de adicionar a lista o PICASA.
e tambem o VNC.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 16 Dez 2009, 22:10

Lembrou bem rafepo! O nome do ambiente era TDE! Nem se ouve mais falar dele; agora a moda é LXDE!

O picasa? Certo, vamos incluí-lo. Ajuda na migração do povo do Windows.

VNC? É para acesso remoto? Não entendo muito bem desse tipo de programa, mas parece que tem interfaces no KDE e Gnome para esse recurso.
KDE ---> krdc, krfb
Gnome----> vinagre, vino, tsclient

Você confirma se é isso mesmo?

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 17 Dez 2009, 14:00

O TDE até que deu uma melhorada agora na sua versão 2 mas nada que chegasse aos pes do XFCE ou LXDE.

Gosto do KRDC do KDE (é ate melhor q o VNCVIEWER)
mas quando chega no KRFB ai complica um pouco
prefiro neste caso o VNC SERVER

Não conheco os prog do gnome

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 18 Dez 2009, 01:24

Tem um site que disponibiliza um monte de arquivos .deb para ubuntu e derivados...

http://www.getdeb.net
Editado pela última vez por Jorgebadad em 18 Dez 2009, 17:05, em um total de 1 vez.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 18 Dez 2009, 08:25

O "getdeb" é bom, mas está mas burocrático. De primeiro, bastava baixar os debs; agora, tem que instalar um pacote deles e clicar num link para instalar o programa a partir do site (como se fizesse um apt-get do repositório deles através desses links...)

Porém para uns poucos programa, vale a pena.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 18 Dez 2009, 17:04

Essa frescura toda do getdeb acho que é porque ele é o repositório oficial do mangaka...

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”