O que é o Android?

Novidades do mundo mobile, reviews, dicas, e tudo sobre Android, IOS, Symbian, Badaa,..

Moderador: Moderadores

masterbook5
MUITO BIG
Contato:

O que é o Android?

Mensagem por masterbook5 » 04 Mar 2012, 13:37

Antes de tudo para entermos como o Android surgiu, como é desenvolvido, quem o apoia entre outros fatores que fazem esse sistema ser a coqueluxe nos smartphones atuais primeiro teremos que saber o que é o Android que descreve algumas dessas perguntas então bom proveito e boa leitura!

Android
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desenvolvedor: Google Inc.,
Open Handset Alliance
Arquiteturas: ARM, MIPS[1], Power[2], x86[3]
Modelo: Código aberto
Lançado em: 21 de outubro de 2008 (3 anos)
Versão estável: 4.0 (Ice Cream Sandwich) (Para tablets e Smartphones)
Núcleo: Monolítico (kernel Linux modificado)
Interface: Gráfico
Licença: Apache 2.0, patches do kernel Linux estão sob a GPL v2[4])
Website android.com

Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto a sua versão do núcleo Linux divirja da versão oficial. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Em Janeiro de 2012, existiam mais de 400 mil aplicações disponíveis para Android.
Índice

História

Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA. No tempo da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.

Mais especulações que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis surgiram em Dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal sobre a Google estar disposta a entrar no mercado de buscas e aplicações para telefones móveis e trabalhar duro para isso. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pelo Google. Atualmente, é desenvolvido em parceria com a empresa de Software, Sun corp.

O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar no sistema Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de 2008.

Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP.

O primeiro tablet comercialmente disponível a rodar o sistema operacional Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 5 de janeiro de 2011 nos Estados Unidos.

Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.

Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones,

Armazenamento
É utilizado SQLite para armazenamento de dados,

Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.

Navegador
O navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.

Máquina virtual Dalvik <<< O coração do Android >>>
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

Multimídia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

Ambiente de desenvolvimento (SDK)

Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O Eclipse (IDE) (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT).

Versões
Diagrama da arquitetura do Android.

As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:

1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
2.2: FroYo (Frozen Yogourt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2011)
2.3-2.4: Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)
3.0-3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011)[14]
4.0: Ice Cream Sandwich (Anunciada oficialmente em 19 de outubro de 2011)[15]

Licenciamento

Com a exceção de breves períodos entre atualizações, o Android está disponível como código aberto desde 21 Outubro de 2008. A Google publicou todo o código sob a licença Apache.

Versões

Distribuição API Nivel %
4.0 Ice Cream Sandwich 14-15 0,3%
3.x.x Honeycomb 11-13 1.7%
2.3.x Gingerbread 9-10 38.7%
2.2 Froyo 8 45.3%
2.1 Eclair 7 11.7%
1.6 Donut 4 1.4%
1.5 Cupcake 3 1.1%

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

georgesouza
Mini BIG

Re: O que é o Android?

Mensagem por georgesouza » 29 Mai 2012, 09:16

prezado amigo, não estou conseguindo acessar meu motorola xt300 no meu big linux, poderia me ajudar ?
agradeço pois preciso colocar as musicas de meu pc nele.
abrçs
george

AIZEN
BEST BIG

Re: O que é o Android?

Mensagem por AIZEN » 29 Mai 2012, 12:43

georgesouza escreveu:prezado amigo, não estou conseguindo acessar meu motorola xt300 no meu big linux, poderia me ajudar ?
agradeço pois preciso colocar as musicas de meu pc nele.
abrçs
george
George,eu tenho um celular sansung modelo GT-C3510 quando coloco o cabo de dados no meu pc com o big linux no gerenciador de dispositivos aparece os dois discos um da memoria interna do celular e a do cartao de memoria,mais antes disso aparece uma mensagem na tela do celular eu escolho a que coresponde ao pc e coloco musicas e arquivos normalmente,uso ele ate mesmo como modem para acessar a internet,preste atençao na tela do celular quando voce coloca o cabo de dados se aparecer algumas opçoes é que seu celular a compativel com esse tipo de serviço,nem todos celulares tem essa funçao.

Responder

Voltar para “Celulares e Tablets”