Recursos de outras distros para o Big 11.04RC

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 19 Jul 2011, 11:53

sugestão para o repositório
criar o diretório update
ficando assim
main = pacotes da instalação (pacotes contidos na iso)
update = atualizações posteriores a criação da iso
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hiltongil » 20 Jul 2011, 13:28

1- Reconhecimento de face: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Bio ... penSource/; (citado por lucascoe).

2- quero que o big linux tenha aquela velha função que eu muito uso no kurumim, que é a função de dar boot em uma imagem .iso a partir do grub, prlo comando BOOT FROM /dev/sda1/imagem.ISO (que por sinal funciona até com partiçoes NTFS) 2.1- sinto falta tambem da opção da opção de rodar o live-cd a partir da memoria RAM (esta opção existe no grub do BIGLINUX 4.2) é é muito boa pra quem quer fazer backup (de partiçoes linux) gravando em DVD de 8gb e só tem um Drive de DVD no PC tambem estou sentindo falta das opçpões de conversão de videos no botão direito, e a opão Enviar pra pendrive, no botão direito (citado por lpfbom).

3- Poderia haver um gui como o kernel-remover do aptosid para remoção de kerneis antigos. (Seria mais fácil que através do synaptic ou dpkg)

4 - Opção de outros kerneis (v.g. Liquorix ou SLH do aptosid) - algo como o scrip smxi.

5 - Aqui é mais uma opinião pessoal mesmo, mas penso que o Bleachbit poderia vir por default.

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 22 Jul 2011, 13:43

bem que ele poderia vir com o kernel 3.0 do linux que acabou de sair.

http://rafaelneri.net/2011/07/linux-kernel-3-0-lancado/

Hígor
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por Hígor » 23 Jul 2011, 22:26

Eu gostaria da interface Unity existente no Ubuntu 11, aquela barra lateral é muito útil!
O Linux precisa de aplicativos de edição gráfica potentes, e estou falando de coisa boa e não se meros substitutos. Se ele tiver aplicativos tão bons quando o Photoshop, Corel, Premiere e coisas do tipo, ele se tornará bem mais popular

LucasRezende
Semi-BIG
Contato:

Re:

Mensagem por LucasRezende » 24 Jul 2011, 15:10

Hígor escreveu:Eu gostaria da interface Unity existente no Ubuntu 11, aquela barra lateral é muito útil!
Seria bom sim por ser mais uma opção, aso o Bruno venha a usar DVD, são 4.7 GB, então ele poderia abusar de ambientes gráficos para fornecer mais opções ao usuário.
Viva um mundo mais humano com Linux!

Website: http://manualdatecnologia.com/

LordDan
Big Moderador!

Recursos de outras distros para o Big 11.04RC

Mensagem por LordDan » 24 Jul 2011, 16:06

Bom, ambientes gráficos no BigLinux é uma discussão antiga. Inicialmente o BigLinux utilizava o KDE 3.x, depois migrou para o KDE 4.x, mas, como o KDE 4.x no início era muito bugado, o BigLinux chegou a migrar para o Gnome (em apenas uma versão de testes)... mas logo o KDE voltou a ficar bom com a série 4.6.x e o Big decidiu voltar em definitivo para o KDE. (foi feito até votação no forum, embora a mudança tenha sido da decisão do próprio Bruno)
Outros ambientes gráficos como alternativa ao KDE? É interessante, mas o Bruno citou que dá muito trabalho adequar vários ambientes em uma distro, tanto que nesta versão RC2 foi abandonado o XFCE que vinha como alternativa ao KDE (tinha ficado até a versão RC1). E é de se compreender, pois é muito trabalho erguer uma distro dessas, ainda mais incluindo vários recursos. A versão RC2 tá boa, mas ainda tem bugs e isso dá trabalho para resolver, ainda mais quando se é apenas uma pessoa trabalhando nisso.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

lucascoe
CENTENÁRIO BIG!
Contato:

Re:

Mensagem por lucascoe » 24 Jul 2011, 16:30

valdirsarti escreveu:Caros amigos do BigFórum.
Grato pelas respostas, maaassssss....
hehehe
Bem eu não sei se alguém aqui já usou o programa DVDFab. Ele é super-mega-power fácil de usar, além de ser BONITO. resumindo, é ótimo.
Muito bem,
Testei o K9copy para gravar um filme que está na pasta home que tem 7 Gb de tamanha e não consegui usá-lo.
Dá a seguinte mensagem: "Não foi possível abrir o disco /home/valdir/Furia.Sobre.Rodas.3D.2011.1080p.BluRay.X264.AC3.DUBLADO-MQM!"
Tentei também uma imagem ISO e deu a seguinte mensagem: "Não foi possível abrir o disco /media/Val e Let/THE_TOURIST.iso!".
Não testei a função copiar de DVD para DVD do K9copy, portanto não sei dizer se funciona ou não aqui no meu micro.

Dá-lhe DVDFAb...Dá-lhe Windows...he he he

Se gosta tanto do Windows o que faz aqui?
Até mais,

Lucas Filho
::Open-Ce Tecnologias e Serviços
[url]http://www.open-ce.com.br[/url]

BigIdair
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por BigIdair » 24 Jul 2011, 17:12

marcelobrrj escreveu:sugestão para o repositório
criar o diretório update
ficando assim
main = pacotes da instalação (pacotes contidos na iso)
update = atualizações posteriores a criação da iso
Olá pessoal!
Também acho que seria uma boa ideia.

Um forte abraço à todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 24 Jul 2011, 17:52

"Testei o K9copy para gravar um filme que está na pasta home que tem 7 Gb de tamanha e não consegui usá-lo.
Dá a seguinte mensagem: "Não foi possível abrir o disco /home/valdir/Furia.Sobre.Rodas.3D.2011.1080p.BluRay.X264.AC3.DUBLADO-MQM!"

==========
Faço tudo em termos de gerar dvds a partir do outros formatos com o k9copy, menos se estivem em mkv.
Seu arquivo estava no formato mkv?
Se sim, precisa converter. Uso para isso o Winff.
Funciona perfeito.

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 24 Jul 2011, 21:40

Amigo lucascoe,

o nome deste tópico: Recursos de outras distros para o Big 11.04RC

Bom, neste exato momento estou navegando e digitando este texto do Big RC2 e estou esperando ansiosamente o lançamento da versao final.
O Big está no meu coração, assim com deve estar no coração de muitos daqui do fórum.
Mas, sim. Eu gosto do windows. Tenho até uma licença para usar uma cópia dele no meu micro.
Mas ele (windows) também está longe da perfeição. Posso citar duas coisas que me irritam no windows. 1) lentidão para carregar o SO; 2) vulnerábilidade.

De vez em quando preciso usá-lo.
Eu gosto dos dois sistemas Win e Big.

Acho que isso me é permitido.

Abraço
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 24 Jul 2011, 21:42

Amigo valdirduarte
Vou verificar.
Obrigado pela dica.
Abraço
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

lucascoe
CENTENÁRIO BIG!
Contato:

Re:

Mensagem por lucascoe » 25 Jul 2011, 12:20

valdirsarti escreveu:Amigo lucascoe,

o nome deste tópico: Recursos de outras distros para o Big 11.04RC

Bom, neste exato momento estou navegando e digitando este texto do Big RC2 e estou esperando ansiosamente o lançamento da versao final.
O Big está no meu coração, assim com deve estar no coração de muitos daqui do fórum.
Mas, sim. Eu gosto do windows. Tenho até uma licença para usar uma cópia dele no meu micro.
Mas ele (windows) também está longe da perfeição. Posso citar duas coisas que me irritam no windows. 1) lentidão para carregar o SO; 2) vulnerábilidade.

De vez em quando preciso usá-lo.
Eu gosto dos dois sistemas Win e Big.

Acho que isso me é permitido.

Abraço
Agora sim :D

Explicado.
Até mais,

Lucas Filho
::Open-Ce Tecnologias e Serviços
[url]http://www.open-ce.com.br[/url]

lpfbom
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por lpfbom » 26 Jul 2011, 02:50

acredito que este recurso que vou citar ainda não está vindo por padrao em nenhuma DISTRO, mas é o melhor a se fazer, em se tratando de BigLinux,

Existe uma crescente Necessidade se se ter o suporte ao sistema da arquivos exFAT no llinux, afinal, nunca se sabe quando um amigo, ou alguem do serviço, vai te aparecer com um Pen drive, ou hd externo formatado em exFAT, e aí vc vai s farrar pra lê-lo, e infelizmente terá de voltar a usar windows, e não o XP, mas o Vista ou Sete,

a solução está aqui

https://launchpad.net/~relan/+archive/exfat

este grupo de desenvolvedores, vem já desde 2009 desenvolvendo o suporte ao exFAT pro linux, e inclisive, já há versões especificas pra ubuntu , Fedora, Arch, e Open Suse, e Mandriva,

e pra ubuntu tem pra 10.04 ; 10.10 e semana passada lancaram a versão final desse "Path" pro 11.04

ou seja, o que eu estou dizendo, é que eu quero que vcs instalem ai e já deixem incluido o suporte ao exFAT na proxima versão do Big Linux.

e quem quiser, tambem pode ir instalando o suporte em seus PCs ,

se ao remasterizar a proxima Big Linux, vcs já deixarem incluido o suporte ao exFAT, o Big Linux será a primeira Distro a vir com suporte, (o ubuntu já se pronunciou que só na 12.04LTS virá com tal suporte, pois querem colocar a opção de formatar pendrive em exFAT no botão direito) (isto hojé só é possivel via linha de comando, inclusive, pra formatar, pra montar, e pra desmontar, dar chkdsk, redimensionar, aumentar, diminuir partição, marcar como LBA, ou como ativa pra Boot, transformar entre logica e primaris, tudo isto hoje, é feito só via linha de comando, mas o proximo gparted resolverá isto, ) e acredito que com o bigbashview, é possivel vcs criarem alguma coisa no sentido de poder montar e desmontar , ou ate mesmo formatar pendrive em exFAT na interface grafica, afinal, seria só uma GUI, pra linha de comando já existente,

é isso, espero em breve não ter mais que instalar o suporte ao exFAT manualmente como eu venho este tempo todo fazendo, pois espero que o proximo Big Linux já venha com isto

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 26 Jul 2011, 09:25

ótima ideia compatibilidade e a chave para uma distro melhor
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 26 Jul 2011, 13:29

quem sabe um player como o Bangarang

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”