BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Re: BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.

Mensagem por Creto » 18 Jul 2011, 07:51

BIG Aprendiz escreveu:
Paulinho1971 escreveu:
BIG Aprendiz escreveu: PS: Se alguém puder postar o link em que mostra a solução para o problema de não conseguir atualizar os pacotes, agradeço. Lembro que um dos repositórios que dá problema é o do mec.
Ai vai uma dica em um comando só, portanto repare nos sinais e espaços:

sudo rm /var/lib/apt/lists/* ; sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/* ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get update

Veja se da certo, senão abra sua sources.list e cole aqui quem sabe o pessoal gabaritado analisa o seu problema.

Espero que isso ajude.

T+
Segue a sources.list:

# Sources List Formatado pelo painel do BigLinux. nao remove esse comentario pois faz parte da checagem de integridade
# Sources List Formats for BigLinux panel. Do not remove this comment because it is part of the integrity check

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty main restricted universe multiverse
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty main restricted universe multiverse

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-updates restricted main multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-updates restricted main multiverse universe

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-security main restricted multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-security main restricted multiverse universe

# deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-proposed restricted main multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-proposed restricted main multiverse universe

# deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-backports restricted main multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-backports restricted main multiverse universe

deb http://extras.ubuntu.com/ubuntu natty main
# deb-src http://extras.ubuntu.com/ubuntu natty main

Segue o registro do comando para abri-la, no terminal:

[email protected]:~$ sudo kwrite /etc/apt/sources.list
Error: "/var/tmp/kdecache-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
Error: "/tmp/kde-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
Error: "/tmp/ksocket-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
kdeinit4: Shutting down running client.
Connecting to deprecated signal QDBusConnectionInterface::serviceOwnerChanged(QString,QString,QString)
Error: "/tmp/ksocket-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
kbuildsycoca4 running...
kbuildsycoca4(12117)/kdecore (services) KServicePrivate::parseActions: The desktop file "ServiceMenus/bigencfs_restore.desktop" references the action "mount_umount_create" but doesn't define it
kbuildsycoca4(12117)/kdecore (services) KServicePrivate::parseActions: The desktop file "ServiceMenus/ark_addtoservicemenu.desktop" references the action "compressAsRar" but doesn't define it
kbuildsycoca4(12117) KConfigGroup::readXdgListEntry: List entry Categories in "/usr/share/applications/im-switch.desktop" is not compliant with XDG standard (missing trailing semicolon).
kbuildsycoca4(12117) KConfigGroup::readXdgListEntry: List entry Categories in "/usr/share/applications/supertux.desktop" is not compliant with XDG standard (missing trailing semicolon).
kbuildsycoca4(12117) KConfigGroup::readXdgListEntry: List entry Categories in "/usr/share/applications/jdownloader.desktop" is not compliant with XDG standard (missing trailing semicolon).
QInotifyFileSystemWatcherEngine::addPaths: inotify_add_watch failed: Arquivo ou diretório não encontrado
QFileSystemWatcher: failed to add paths: /home/biglinux/.config/ibus/bus
kwrite(12080)/kdeui (kdelibs) KXMLGUIClient::~KXMLGUIClient: 0x9e1d498 deleted without having been removed from the factory first. This will leak standalone popupmenus and could lead to crashes.
kwrite(12080)/kdeui (kdelibs) KXMLGUIClient::~KXMLGUIClient: 0x9e69fa4 deleted without having been removed from the factory first. This will leak standalone popupmenus and could lead to crashes.
[email protected]:~$

Alguma sugestão? Grato!
Você rodou o comando que descrevi?

Pois, na "minha opinião" não vejo nada de errado com sua sources.list
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Hígor
Ajudante BIG
Contato:

Mensagem por Hígor » 23 Jul 2011, 22:33

Placa mãe : Asus P7H55-M
Processador: Intel Core i7 860
Memória RAM: 4 GB DDR3
Placa de Vídeo: GeForce GTS 250
----------------------------------

Mensagem moderada.

Este tópico é para problemas com máquinas modestas e a descrita acima não é.

Favor acompanhar seu problema na outra mensagem postada.

Att.

Jorgebadad

Moderador
O Linux precisa de aplicativos de edição gráfica potentes, e estou falando de coisa boa e não se meros substitutos. Se ele tiver aplicativos tão bons quando o Photoshop, Corel, Premiere e coisas do tipo, ele se tornará bem mais popular

LucasRezende
Semi-BIG
Contato:

Mensagem por LucasRezende » 24 Jul 2011, 15:08

Fiz as modificações exceto a de usar o KDE mais leve (gosto do Compiz), e melhorou bastante o desempenho. Outra coisa que fiz foi retirar o som de inicialização. Fica a dica.
Viva um mundo mais humano com Linux!

Website: http://manualdatecnologia.com/

pguitar
Semi-BIG

Mensagem por pguitar » 03 Ago 2011, 16:35

Meu PC tem 512 de memória, com um P4 3.06GHZ, instalei ontem e está rodando bem, sem nenhuma travada.
Usei o firefox+transmission+jdownloader juntos sem problemas.
Só demora um pouco quando deleto algum arquivo grande que está na partição onde tenho instalado o xp.

A única dica de otimização que não funcionou aqui foi a do bigconnect, parou de navegar e voltei ao networkmanager. Meu modem é ligado num roteador, não sei se tem a ver.

Uma dúvida, tem como deixar o kdesktop-lite já selecionado por padrão sem ter que selecionar toda vez que faz login?

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 03 Ago 2011, 18:55

pguitar acho que basta você selecionar uma vez o kdesktop-lite e ele ficará como padrão do sistema, veja quando você for ligar seu pc novamente, faça um teste, dê uma olhada no menu de login estará mais ou menos assim estará no kdesktop-lite assim: kdestop-lite (Anterior)

T+

Espero ter ajudado
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Ubiracy_Mafra
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por Ubiracy_Mafra » 23 Ago 2011, 12:59

Instalei o conky sem problemas, agora não estou conseguindo fazer com que ele inicie junto com Big. Como faço para que ele inicie junto?
Obrigado
Windows 7 Home Premium / Big Linux 11.10
Acer Aspire AS5250-0866

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 03 Set 2011, 17:21

Olá pra todos!

Resolvi usar de agora em diante no meu desktop, o kdesktop-lite, pois assim, sendo, a configuração do meu PC é boa e ele rápido, então, ele irá ficar mais esperto ainda.
Alguém concorda comigo?! Não?! Então, me fale de uma vez!
Obrigado!

Um forte abraço à todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

rafaelbald
Mini BIG

Mensagem por rafaelbald » 13 Set 2011, 17:54

Olá pessoal, sou usuário novo. Tanto de linux como do fórum.

Eu possuo um: Acer Aspire One 110 gz5.

Com Memória física de 8GB SSD,
e RAM 512 MB. Além de um processador xumbrega.

É um hardware bem cagado. Pobre coitado.
Quando comprei veio com um tal de Linpus Linux. Fazia bem o básico.

Então resolvi aprender a mexer com o bicho para ver se conseguia atualizar o sistema, com firefox melhor, players e etc.
Porém o sistema é bem limitado. E não consegui instalar nada nele porque ele se cagava com falta de packs e não sei o que mais. Ai como eu sou iniciante mesmo, imagina minha dificuldade em entender os tais de terminal e cia.

Estava pensando em botar o tal do ubunto. Mas acabei chegando aqui primeiro. Então meti o BIGLINUX4.2.

E foi um diabo instalar isso. Ele dava um erro na hora bootar o Pendrive:
" Syslinux 3.82 2009-06-09 ebios copyright (c) 1994-2009 h. peter anvin et al " E ficava ai...

Tanto usando o montador de pen boot do BIG, como a ultima versão do tal de unetbootin.

Bem, descobri que tinha a Biglinux5. Então meti esse.
Mesmo problema.
Então baxei unetbootin-win-549.
Uma versão anterior a que eu estava usando (555).
E fiz o Pen Boot. Meti a instalar e ele foi embora.

Parecer:
Aparentemente ficou razoavel com as configurações padrões.
Fiz as alterações indicadas pelo moderador. Só para ver quanto ia melhorar. E deu uma melhoradinha de leve (tipo uns 15%).
Além disso, achei mais facil de encontrar as coisas com o menu antigo hehe. Mais feinho porém mais prático. Provavelmente vou seguir utilizando-o.

Problemas:
Não conectava wirelles.
Coloquei o driver de windows pelo NDISWRAPPER. Mas parecia não ter surtido efeito.
A luz led do wirelles não liga também.
Coloquei o cabo de rede nele, e dai passou a conectar wireless também.
Vai saber... Se ele concerto sozinho ou ta usando o driver de windows... Não sei como saber...

Pergunta:
Tem como fazer rodar rádio player no firefox desse linux?

Quero rodar esse www.radiogaucha.com.br
quando clica no Ao VIVO ele abre a janelinha com o player mas não faz nada...

Desculpa a falta de atenção ao português... e a burrice também.
Se tiver mais alguma dica ai para mim testar fico grato!

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 13 Set 2011, 18:13

Olá rafaelbald,

Bem vindo!

Você baixou a iso daqui?:

http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglin ... 6-2011.iso
http://debian.pop-sc.rnp.br/mirror/bigl ... 6-2011.iso

Se sim, é essa a distro atual.

Quanto ao chromium Big Menu>Centro de controle do Big(configure o sistema)>Sistema>Aplicativos Padrão>Na caixa a esquerda>Web Browser(clique)>Na caixa a direita>Chromium-browser(clique na caixa ao lado>Na caixa que se abrirá>Internet(escolha o firefox)

Pronto

Espero ter te ajudado.
(Autor desconhecido)

Imagem

rafaelbald
Mini BIG

Mensagem por rafaelbald » 14 Set 2011, 12:44

Obrigado Paulinho,
esta é a versão de download que eu fiz.
Vou seguir os passos indicados!

Desde que coloquei o sistema ainda não tive problemas, nem sobrecarregamento de sistema.
Ele está querendo auto atualizar, permito? Apareceu muitas atualizações, há algum risco?

Abraçao.

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 14 Set 2011, 13:39

rafaelbald,

Se nunca atualizou o sistema desde que instalou, é normal aparecerem muitas atualizações e com certeza é permitido e recomendável que atualize seu sistema pelo menos uma vez no mês (melhor por semana).
(Autor desconhecido)

Imagem

rafaelbald
Mini BIG

Mensagem por rafaelbald » 14 Set 2011, 15:10

A minha dúvida era quanto atualizar o sistema, e como meu hardware é fraco e defasado, ele ficar pesado ou algo do tipo. Ou até mesmo minha internet wireless para de funcionar novamente. hehe

Atualizei, e esta tudo normal. Parece até que ficou um pouquinho mais rápido com as atualizações.

Notei algo estranho, que apesar de a wireless estar funcionando, ela aparentemente esta mantendo um sinal meio fraco.

Aproveitando o galho:

Fui testar o ZNES que veio junto no biglinux 5, e não consigo apertar mais de 2 teclas ao mesmo tempo sem perder a funcionalidade. Alguém sabe como corrigir? No windows era no regedit algo assim....

Abração

Brainiac
BIG! BIG!

Mensagem por Brainiac » 25 Nov 2011, 15:12

Olá,

pelo pendrive dá boot, deve esperar uns 8 minutos, depois a tela destrava.

amarinho
Usuário BIG

Mensagem por amarinho » 17 Dez 2011, 14:57

Estou eu aqui mais uma vez com o asus eeepc 4g rodando o BIG 11.04 RC2

Celeron
1GB RAM
4GB SSD
32GB SD CARD

no SSD esta a swap com 1024MB
e o resto como /BOOT

e o CARTAO esta com 20GB para o sistema
e o resto como FAT32

fiz deste jeito pois quando eu tentava instalar o sistema no SSD ele dava erro informando que nao tinha espaço. pois ele precisa de no minimo 5GB.

por enquanto esta funcionando, mais acho que pode melhorar. fiz as configurações que BIGBRUNO aconselhou. blz...
só que eu quero mais. amigos como faço para modificar o kdesktop para lite apos a instalação?
como faço para diminuir ao maximo os efeitos graficos. pois este micro e somente para acesso a internet, como AMSN, YOUTUBE, WEBMAIL etc.
e o que eu poço fazer mais.

desde ja agradeço.

kuro
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por kuro » 07 Jan 2012, 01:26

amarinho escreveu:Estou eu aqui mais uma vez com o asus eeepc 4g rodando o BIG 11.04 RC2

só que eu quero mais. amigos como faço para modificar o kdesktop para lite apos a instalação?
como faço para diminuir ao maximo os efeitos graficos. pois este micro e somente para acesso a internet, como AMSN, YOUTUBE, WEBMAIL etc.
e o que eu poço fazer mais.

desde ja agradeço.
Olá amigo amarinho,
Você pode fazer o seguinte:
Saia da seção e na tela de login procure por "Tipo de Seção", selecione kdesktop-lite e faça o login.
Pronto, agora você está sendo logado com o Lite. :D
Agora você pode clicar em "big>Deslligar>Salvar sessão". 8)

Normalmente, quando você seleciona um tipo de sessão, no próximo login você entrará automaticamente na última sessão selecionada.

Espero que isto dê certo para você e tenha ajudado.

Até mais!!!

Responder

Voltar para “Big Linux 5.0”