BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

juniorredhot
BIG MAN

Re:

Mensagem por juniorredhot » 03 Jul 2011, 14:41

fabreder escreveu:Nada feito Bruno.
...Sobre seu primeiro post, não consegui fazer.
Em que momento devo tecla "E"?
Tentei no boot, tb qdo começa a animação de inciialização antes do login e nada!
Pensei que talvez queria dizer ESC ao invés de E, mas também não deu certo.
Não localizei a opção de retirar a palavra splash.
fabreder você deve apertar E na tela do grub (a tela no qual você escolhe uma das 4 opções a ser iniciada, lembrando que se usa em dual boot vai aparecer 5 se não me engano) lá você tenta usar a dica que o Bruno postou pra ti. boa sorte!
Imagem

Imagem

ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por ClaudioTécnico » 03 Jul 2011, 17:40

Fiz o teste na máquina abaixo, e funcionou perfeitamente:

Celeron D 331 (2,66GHz)
512MB DDR2 533
HD 80GB SATA-I
Geforce MX4000 64MB
Rede onboard VIA
Som Onboard VIA

Nesse dinossauro os efeitos do cubo funcionaram, porém quando eu habilitei a opção "janelas 3D" do Compiz a janela que estava aberta no momento formou um outro cubo de tres lados, na frente do cubo normal.

Fora esse problema, tudo normal. Meu garoto de 7 anos, que instalou junto comigo, aprovou. Instalamos o GCompriz e o ChildPlay, que não podem faltar, além dos jogos da sério Tux, é claro.

Por enquanto é isso, em caso de algum problema voltarei novamente para postar...

Abraços,

Claudio

leonardolaporte
Mini BIG

Mensagem por leonardolaporte » 04 Jul 2011, 03:56

Olá pessoal.

Apenas na minha opinião o KDE e assim também como o Gnome estão "engordando" e tudo fica mais difícil para pessoas que possuem computadores sem muitos recursos. Apenas vejo muitos amigos meus recorrendo as distribuições que oferecem melhor performance para os computadores com poucos recursos, vide o Slitaz por exemplo.

Quero deixar aqui apenas uma sugestão:

Que tal criar uma ISO diferente sem ser LiveCD e apenas um "Alternate CD" com o instalador apenas?

Pensando nesta idéia, poderia ser criado no próprio painel do instalador um recurso onde o usuário possa escolher o ambiente gráfico preferido, pois na minha humilde opinião, o usuário iria ter uma opção de poder instalar o BIGLINUX com um ambiente gráfico mais leve. E assim também, a pessoa escolhe se quer pegar a versão Live CD ou Alternate CD de acordo com as suas necessidades.

PS: O BIGLINUX com o Openbox + LXDE fica show.

Abraço a todos.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 04 Jul 2011, 15:18

leonardolaporte, é preciso que a distribuição BigLinux tenha foco, pois temos poucos recursos disponíveis. Se for criar versão alternate, disponibilizar mais de 1 desktop, se terá um monte de opções sem qualidade, acredito ser melhor disponibilizar o que temos hoje e ter a maior qualidade possível.

rafepo
BIGGER

Re:

Mensagem por rafepo » 04 Jul 2011, 15:43

BIGBRUNO escreveu:leonardolaporte, é preciso que a distribuição BigLinux tenha foco, pois temos poucos recursos disponíveis. Se for criar versão alternate, disponibilizar mais de 1 desktop, se terá um monte de opções sem qualidade, acredito ser melhor disponibilizar o que temos hoje e ter a maior qualidade possível.
concordo BIGBRUNO

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 05 Jul 2011, 23:27

Ontem eu iniciei a ISO "28-06-2011" no VirtualBox, e até que não ficou tão lento. Estava configurado sem swap e 512MB de RAM, mas como PC é PC (doido) só aparecia 510. Enfim, rodou bem para uma máquina virtual. Processor: Intel(R) Celeron 420 @ 1.6GHz - RAM Patriot(R) 1GB DDR2 @ 667MHz. E olha que é em VM, imagina no PC como fica... Enfim, roda sim (de forma utilizável) em 512MB de RAM.
Editado pela última vez por Fobnny em 05 Jul 2011, 23:51, em um total de 1 vez.
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 05 Jul 2011, 23:49

Vocês também estão testando a opção Kdesktop-lite lá no login do KDM? Legal, o KDE em idle registrando consumo de 170 mega de RAM (apenas a janela do monitor de sistema aberta). Interessante, o Gnome do Ubuntu consome de 200 a 300 mega...

Bruno, o tema Big do KDM está com as lacunas pequenas, ou seja, quando digito minha senha de 14 dígitos já não consigo mais contar todas as "bolinhas" da senha... tem como aumentar as lacunas?
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por Fobnny » 05 Jul 2011, 23:50

BIGBRUNO escreveu:leonardolaporte, é preciso que a distribuição BigLinux tenha foco, pois temos poucos recursos disponíveis. Se for criar versão alternate, disponibilizar mais de 1 desktop, se terá um monte de opções sem qualidade, acredito ser melhor disponibilizar o que temos hoje e ter a maior qualidade possível.
Concordo também.
Mas o amigo em parte tem razão, KDE e Gnome estão engordando. Talvez, adicionar alguma facilidade (tipo colocar no big painel um ícone como foi feito com os adicionais para BrOffice, ou em um caso extreme colocar no LiveDVD, já que tem espeço.) para o usuário instalar o ambiente gráfico cujo foco é se manter "em forma" para rodar em PCs mais modestos, o LXDE. Eu até já experimente ele, e ele até que é bonzinho e rapidinho, se sai melho que o ®uin XP em termos de velocidade.
Sei que o alternante é difícil e demorado de fazer (ou deve ser, eu nem sei como faz;), por isto, fica a ideia pra próxima versão baseada num Ubuntu LTS. Colocar 2 opções de download onde só mudaria o ambiente gráfico, KDE - Para PCs mais "Modernos" (como diz na comunidade Ubuntu: mas carrega bem mais rápido em computadores mais modernos) e LXDE - Para PCs mais antigos (<512MB de RAM). Quanto ao desenvolvimento, levando esta ideia em questão, recomendaria Primeiro desenvolver o sistema principal (com KDE). E depois, com tudo ageitadinho, certinho e funcionando, começar a investir na versão com LXDE.
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

Ubiracy_Mafra
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por Ubiracy_Mafra » 08 Jul 2011, 09:33

BIGBRUNO escreveu:Não levem a mal, mas alguém testou o Big em um PC obsoleto, digamos com 512 MB de RAM?

Pq o assunto do tópico foi esquecido.
Estou usando um PC com a seguinte configuração:
P4 3.06 Mhz
512 mb ram
160 hd
monitor 15"
Está rodando redondinho como a Skol 8) 8)
Show de bola, Parabéns!
Uma dúvida: Quando sair a versão final do Big, será preciso uma nova instalação ou simplesmente atualizar o sistema?
Windows 7 Home Premium / Big Linux 11.10
Acer Aspire AS5250-0866

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Re: Re:

Mensagem por Creto » 08 Jul 2011, 13:46

Ubiracy_Mafra escreveu:Uma dúvida: Quando sair a versão final do Big, será preciso uma nova instalação ou simplesmente atualizar o sistema?
Fiz essa mesma pergunta no f ubuntu sobre o oneiric ocelot, me deram duas respostas, uma foi que bastaria eu ir atualizando o sistema até sair a versão final.

Outra resposta foi essa:
Desculpe a intromissão mas é uma verdadeira loucura manter uma versão final proveniente de atualizações das versões de desenvolvimento.
Em conteudo, a versão alfa 1 é diferente da alfa 2 que por sua vez é diferente da alfa 3 e assim sucessivamente até a final.
As atualizações mantém um monte de coisas inutéis e as vezes retiram arquivos importantes se forem feitas pelo Gerenciador de atualizações.
Só pra dar um exemplo, tenho uma versão pré-alfa que foi atualizada diariamente desde o início e ainda mantem as opções do Gnome Classic no login.
Pelo menos na versão final, na minha opinião deve ser feita uma instalação limpa.
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Ubiracy_Mafra
CENTENÁRIO BIG!

Re: Re:

Mensagem por Ubiracy_Mafra » 08 Jul 2011, 14:01

Paulinho1971 escreveu:
Ubiracy_Mafra escreveu:Uma dúvida: Quando sair a versão final do Big, será preciso uma nova instalação ou simplesmente atualizar o sistema?
Fiz essa mesma pergunta no f ubuntu sobre o oneiric ocelot, me deram duas respostas, uma foi que bastaria eu ir atualizando o sistema até sair a versão final.

Outra resposta foi essa:
Desculpe a intromissão mas é uma verdadeira loucura manter uma versão final proveniente de atualizações das versões de desenvolvimento.
Em conteudo, a versão alfa 1 é diferente da alfa 2 que por sua vez é diferente da alfa 3 e assim sucessivamente até a final.
As atualizações mantém um monte de coisas inutéis e as vezes retiram arquivos importantes se forem feitas pelo Gerenciador de atualizações.
Só pra dar um exemplo, tenho uma versão pré-alfa que foi atualizada diariamente desde o início e ainda mantem as opções do Gnome Classic no login.
Pelo menos na versão final, na minha opinião deve ser feita uma instalação limpa.
Então é como eu suspeitava.... versão final... instalação do zero. 8)
Que venha o Big 11.04 final.
Windows 7 Home Premium / Big Linux 11.10
Acer Aspire AS5250-0866

BIG Aprendiz
BIGzinho

Re: BigLinux 11.04 RC2 em máquinas modestas.

Mensagem por BIG Aprendiz » 16 Jul 2011, 15:55

Rodei o Big5 RC2 pelo live cd, na máquina da assinatura, e, pretendendo fazer uma simulação da instalação, há pouco mais de uma semana, acabei foi instalando no pc, vez que não tem opção de cancelar a instalação, após tê-la iniciado. Até então, notei que o Broffice demorava um pouco para carregar e nunca consegui atualizar os pacotes, tanto pelo synaptic como pelo terminal. Assim, fiquei c/ 3 SO no pc: Ubuntu 10.04, Big Linux 5 RC2 e Win XP.

Hoje, resolvi sacar dois pentes de memória, de 1GB cada, deixando o pc c/ 256MB.

Iniciei o pc c/ o Ubuntu 10.04 (instalado com o gnome enxuto q/ consome cerca de 150MB c/o monitor do gnome aberto) e senti a falta que a memória faz p/ a máquina. O simples fato de arrastar uma janela parecia uma exibição de slide em "slow motion".

Iniciei, depois, o Big5 RC2 e, de igual modo, senti o sistema pesado/travado. Fechei a sessão, então, e reiniciei com o kdesktop-lite; senti que melhorou o desempenho c/o Broffice que já abriu mais rápido. Com o Broffice/Writer aberto, o monitor do sistema e o chromium c/ 2 abas, rodando um vídeo em uma delas, vi pela 1ª vez o pc usando o swap c/ a mesma qtde de memo usada de ram (180MB p/ cada). O ruim era fechar cada janela, pois parecia que ia esperar uma "eternidade". Na sessão c/ o kdesktop-live sequer iniciava a atualização dos pacotes, de cara surgia um msg de erro tipo: erro no /var/........

Para finalizar, fui iniciar o WinXP c/ 250MB. Assim que o SO carregou, abriu um balão: "... memória virtual baixa ......" Nem consegui abrir o gerenciador de tarefas. Desliguei o pc e dei-me por satisfeito.

Conclusão: c/ 250MB de ram, num pentium4 e vga off de 250MB não rola distro c/ KDE ou Gnome. Nesse caso especifico, talvez um fluxbox ou lxde dariam vida à máquina.

PS: Se alguém puder postar o link em que mostra a solução para o problema de não conseguir atualizar os pacotes, agradeço. Lembro que um dos repositórios que dá problema é o do mec.
Mobo Asus P4S800, chipset SIS 648FX, Intel Pentium 4 CPU 2,8 GHz (Northwood).
2,25 GB DDR400 (PC3200) DIMM1 1GB, DIMM2 1GB, DIMM3 256MB.
NVIDIA Geforce 6200 AGP 8X 256 MB 64Bits.
HD IDE1 40GB - HD IDE2 160GB.

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 16 Jul 2011, 16:12

BIG Aprendiz escreveu: PS: Se alguém puder postar o link em que mostra a solução para o problema de não conseguir atualizar os pacotes, agradeço. Lembro que um dos repositórios que dá problema é o do mec.
Ai vai uma dica em um comando só, portanto repare nos sinais e espaços:

sudo rm /var/lib/apt/lists/* ; sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/* ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get update

Veja se da certo, senão abra sua sources.list e cole aqui quem sabe o pessoal gabaritado analisa o seu problema.

Espero que isso ajude.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por ClaudioTécnico » 16 Jul 2011, 23:19

LordDan escreveu:Vocês também estão testando a opção Kdesktop-lite lá no login do KDM? Legal, o KDE em idle registrando consumo de 170 mega de RAM (apenas a janela do monitor de sistema aberta). Interessante, o Gnome do Ubuntu consome de 200 a 300 mega...

Bruno, o tema Big do KDM está com as lacunas pequenas, ou seja, quando digito minha senha de 14 dígitos já não consigo mais contar todas as "bolinhas" da senha... tem como aumentar as lacunas?
Caro Lordan

Tanto nesta máquina que comentei anteriormente quanto no meu laptop da HP com 1GB de RAM todos os ambientes estão rodando muito bem, inclusive no KDE-Desktop os efeitos do Compiz estão 100% (isto no laptop, pois no pc eu até comentei que tive problemas com as "paredes" do cubo).

O único inconveniente que encontrei foi com o KDE-Plasma, pois tive que apagar a pasta .kde da minha home para este ambiente funcionar a contento (travava na hora de carregar). No restante está funcionando normalmente.

Um abraço,

Claudio

BIG Aprendiz
BIGzinho

Mensagem por BIG Aprendiz » 17 Jul 2011, 10:57

Paulinho1971 escreveu:
BIG Aprendiz escreveu: PS: Se alguém puder postar o link em que mostra a solução para o problema de não conseguir atualizar os pacotes, agradeço. Lembro que um dos repositórios que dá problema é o do mec.
Ai vai uma dica em um comando só, portanto repare nos sinais e espaços:

sudo rm /var/lib/apt/lists/* ; sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/* ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get update

Veja se da certo, senão abra sua sources.list e cole aqui quem sabe o pessoal gabaritado analisa o seu problema.

Espero que isso ajude.

T+
Segue a sources.list:

# Sources List Formatado pelo painel do BigLinux. nao remove esse comentario pois faz parte da checagem de integridade
# Sources List Formats for BigLinux panel. Do not remove this comment because it is part of the integrity check

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty main restricted universe multiverse
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty main restricted universe multiverse

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-updates restricted main multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-updates restricted main multiverse universe

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-security main restricted multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-security main restricted multiverse universe

# deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-proposed restricted main multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-proposed restricted main multiverse universe

# deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-backports restricted main multiverse universe
# deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ natty-backports restricted main multiverse universe

deb http://extras.ubuntu.com/ubuntu natty main
# deb-src http://extras.ubuntu.com/ubuntu natty main

Segue o registro do comando para abri-la, no terminal:

[email protected]:~$ sudo kwrite /etc/apt/sources.list
Error: "/var/tmp/kdecache-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
Error: "/tmp/kde-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
Error: "/tmp/ksocket-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
kdeinit4: Shutting down running client.
Connecting to deprecated signal QDBusConnectionInterface::serviceOwnerChanged(QString,QString,QString)
Error: "/tmp/ksocket-biglinux" is owned by uid 1000 instead of uid 0.
kbuildsycoca4 running...
kbuildsycoca4(12117)/kdecore (services) KServicePrivate::parseActions: The desktop file "ServiceMenus/bigencfs_restore.desktop" references the action "mount_umount_create" but doesn't define it
kbuildsycoca4(12117)/kdecore (services) KServicePrivate::parseActions: The desktop file "ServiceMenus/ark_addtoservicemenu.desktop" references the action "compressAsRar" but doesn't define it
kbuildsycoca4(12117) KConfigGroup::readXdgListEntry: List entry Categories in "/usr/share/applications/im-switch.desktop" is not compliant with XDG standard (missing trailing semicolon).
kbuildsycoca4(12117) KConfigGroup::readXdgListEntry: List entry Categories in "/usr/share/applications/supertux.desktop" is not compliant with XDG standard (missing trailing semicolon).
kbuildsycoca4(12117) KConfigGroup::readXdgListEntry: List entry Categories in "/usr/share/applications/jdownloader.desktop" is not compliant with XDG standard (missing trailing semicolon).
QInotifyFileSystemWatcherEngine::addPaths: inotify_add_watch failed: Arquivo ou diretório não encontrado
QFileSystemWatcher: failed to add paths: /home/biglinux/.config/ibus/bus
kwrite(12080)/kdeui (kdelibs) KXMLGUIClient::~KXMLGUIClient: 0x9e1d498 deleted without having been removed from the factory first. This will leak standalone popupmenus and could lead to crashes.
kwrite(12080)/kdeui (kdelibs) KXMLGUIClient::~KXMLGUIClient: 0x9e69fa4 deleted without having been removed from the factory first. This will leak standalone popupmenus and could lead to crashes.
[email protected]:~$

Alguma sugestão? Grato!
Mobo Asus P4S800, chipset SIS 648FX, Intel Pentium 4 CPU 2,8 GHz (Northwood).
2,25 GB DDR400 (PC3200) DIMM1 1GB, DIMM2 1GB, DIMM3 256MB.
NVIDIA Geforce 6200 AGP 8X 256 MB 64Bits.
HD IDE1 40GB - HD IDE2 160GB.

Responder

Voltar para “Big Linux 5.0”