BigLinux 11.04 RC2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

PHOENIX90
BIG MAN

Re: BigLinux 11.04 RC2

Mensagem por PHOENIX90 » 23 Nov 2011, 22:59

Fobnny escreveu:PHOENIX90
Aqui diz que vai remover todos os pacotes do big linux... tá certo?
Substitui tudo que você postou, inclusive troquei o natty do big pra oneiric.
Fobnny,

Siga E X A T A M E N T E o que eu escrevi!!!

No arquivo LEIAME_PRIMEIRO.txt está escrito o seguinte:

06 - IMPORTANTE: REPETIR OS PROCEDIMENTOS 01 a 05,
pois ao atualizar o BigLinux, os repositórios voltam para o "Natty".

Isso significa que a primeira atualização do Big será desfeita. Na segunda vez que você entrar no Synaptic, vai ficar tudo OK!!! É isso mesmo!!!

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 23 Nov 2011, 23:10

masterbook5 escreveu:Achei muito boa esse texto quase um manual de como proceder e por incrivel que possa aparecer ficou bem mais facil entender.....

Agora uma pergunta estou usando o ubuntu 11.04 teria como colocar os repositórios e transformar o meu Ubuntu em um Big Linux em Oneric

dentro do meu ambiente ubuntu..........
masterbook5,

Em princípio sim, maassss,
(sempre tem um "mas" (porém) deve-se lembrar que você está usando o
Ubuntu 11.04 (ambiente Gnome)
Ubuntu 11.10 (Unity)

BigLinux 11.04 e 11.10 (KDE).

Não sou o dono da verdade, mas creio que você teria que:
1 - instalar o ambiente KDE com Plasma Environment (tranformando-o em um "Kubuntu" primeiro;
2 - depois atualizar a versão para a 11.10 Oneiric; e
3 - só depois começar a colocar as alterações para os repositórios do Big...

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por arcanjoebc » 24 Nov 2011, 00:38

PHOENIX90 escreveu:Pessoal,

Devido às muitas dúvidas que o assunto tem gerado, estou postando um pequeno arquivo compactado que contém todas as mudanças feitas, até o momento, lembrando que já estou rodando com o

kernel Linux 3.0.0.13-generic-pae (i686);
KDE 4.7.2
Firefox 8.0 (muito mais rápido que a versão 7.02 do Natty)
BrOffice 3.4.4 (LibreOffice OOO340m1 (Build:402); etc...

Dentro, tem um arquivo de texto, explicando os procedimentos, bem como cópia de todos os arquivos que alterei para obter o BigLinux 11.10 (Oneiric) como resultado final.

Para os interessados, bons estudos!!!

Um forte abraço a todos!!!
Phoenix90, primeiramente, obrigado pela ajuda e ... deu um erro que eu, como usuário não muito experiente, não sei como resolver. Fiz um screenshot do erro e posto logo abaixo:

Código: Selecionar todos

E: Couldn't configure pre-depend libc6 for libpam-modules, probably a dependency cycle.
synaptic-error-oneiric.jpeg
synaptic-error-oneiric.jpeg (12.26 KiB) Exibido 1967 vezes
[/img]
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 24 Nov 2011, 07:33

arcanjoebc,

"Alvíssaras"!!!Um que confiou e conseguiu passar pela parte mais difícil!!!
Agora não é difícil. Entretanto, é a parte mais trabalhosa...

Repetindo: Muitos pacotes trocaram de nome e também de dependências. Alguns eram "opcionais" e agora são "essenciais" e vice-versa. Mudou muita coisa.

Cara, eu falei antes, no post da página 102: papel e lápis na mão.
Anota-se o nome do pacote problemático.
DESMARCA-SE TODAS as atualizações.
Corrige-se os pacotes quebrados.
Pesquisa-se pelo pacote problemático.
Manda-se atualizar APENAS o pacote problemático. Às vezes, ele também pede outras dependências (dependências cruzadas).
Marca-se novamente as atualizações e aplica-se.
No próximo problema, repetir o procedimento acima descrito.

Para teu caso específico:

pre-depend libc6 for libpam-modules, probably a dependency cycle.
Traduzindo:
Pré-depende da libc6 para atualizar a libpam-modules.
Ou seja,
O "libpam-modules" do "Natty" não dependia da "libc6".
Agora, o "libpam-modules" do Oneiric precisa. Assim, procura-se pelo "libc6", instala-se, e volta-se a atualizar o "libpam-modules".

"Capisce"???

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Jonatã
BIGGER

Mensagem por Jonatã » 24 Nov 2011, 10:19

Prezados colegas,

O meu BIG RC2, que estava normal, iniciando normalmente, estava de vez em quando iniciando apenas em modo texto. Eu reiniciava o PC e ele entrava no modo gráfico normalmente.

Mas agora, de ontem pra hoje, ele só inicia no modo texto. E eu não sei porque isso está ocorrendo. E também não sei como, a partir do modo texto, acessar o Modo Gráfico X. Alguém já passou por isso? Estou fazendo esse post através do meu Mint 9 Isadora que está em Dual Boot! (Está sendo a minha salvação!) Mas por favor, se alguém souber como resolver isso sem ter que formatar... ficaria muito grato!

Tenho uma GForce Nvidia 8400 de 512Mb funcionando normalmente, mas não sei se isso tem alguma coisa haver com atualizações do Big, pois atualizo regularmente pelo Gerenciador de Atualizações.

Desde já agradeço pela colaboração!

Jonatã Lira

LordDan
Big Moderador!

Re:

Mensagem por LordDan » 24 Nov 2011, 10:43

Jonatã escreveu:Prezados colegas,

O meu BIG RC2, que estava normal, iniciando normalmente, estava de vez em quando iniciando apenas em modo texto. Eu reiniciava o PC e ele entrava no modo gráfico normalmente.

Mas agora, de ontem pra hoje, ele só inicia no modo texto. E eu não sei porque isso está ocorrendo. E também não sei como, a partir do modo texto, acessar o Modo Gráfico X. Alguém já passou por isso? Estou fazendo esse post através do meu Mint 9 Isadora que está em Dual Boot! (Está sendo a minha salvação!) Mas por favor, se alguém souber como resolver isso sem ter que formatar... ficaria muito grato!

Tenho uma GForce Nvidia 8400 de 512Mb funcionando normalmente, mas não sei se isso tem alguma coisa haver com atualizações do Big, pois atualizo regularmente pelo Gerenciador de Atualizações.

Jonatã Lira
Se no boot você cair em modo texto, antes de fazer o login (nome e senha), faça o comando "kdm"
Mas, se isso ocorre depois do login, tente "startx"
Se você conseguir entrar no sistema pelo modo gráfico, vá no painel de controle do Big e procure por opções que restaurem as configurações de seu boot.

Mais uma coisa, quando se usa vários linux em dual boot, é sempre importante rodar o comando "sudo update-grub" em cada sistema linux que você tiver, deixando para aplicar esse comando sempre por último naquele sistema que gerencia o seu grub.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Jonatã
BIGGER

Re: Re:

Mensagem por Jonatã » 24 Nov 2011, 11:06

LordDan escreveu:
Jonatã escreveu:Prezados colegas,

Jonatã Lira
Se no boot você cair em modo texto, antes de fazer o login (nome e senha), faça o comando "kdm"
Mas, se isso ocorre depois do login, tente "startx"
Se você conseguir entrar no sistema pelo modo gráfico, vá no painel de controle do Big e procure por opções que restaurem as configurações de seu boot.

Mais uma coisa, quando se usa vários linux em dual boot, é sempre importante rodar o comando "sudo update-grub" em cada sistema linux que você tiver, deixando para aplicar esse comando sempre por último naquele sistema que gerencia o seu grub.
Muito Obrigado! Vou tentar isso e depois digo se deu certo!

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 24 Nov 2011, 14:59

masterbook5 poderia postar os parâmetros que você colocou para a placa sis no xorg.config
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

masterbook5
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por masterbook5 » 24 Nov 2011, 15:25

Galera eu praticamente deixei o meu Ubuntu como desse video estou usando uma placa de Video ATI e ta show de bola será que com o Big

consigo algo assim como estar no video????...

link youtube: http://youtu.be/DP3uDEDLxCc
marcelobrrj escreveu:masterbook5 poderia postar os parâmetros que você colocou para a placa sis no xorg.config
bom tenho ele aqui mas antes eu queria saber como disponibilizar o arquivo para download aqui mesmo no forum é de apenas 12KB bem

pequeno e não ocupa espaço alguém poderia me mostrar como faço!!!
PHOENIX90 escreveu:
masterbook5 escreveu:Achei muito boa esse texto quase um manual de como proceder e por incrivel que possa aparecer ficou bem mais facil entender.....

Agora uma pergunta estou usando o ubuntu 11.04 teria como colocar os repositórios e transformar o meu Ubuntu em um Big Linux em Oneric

dentro do meu ambiente ubuntu..........
masterbook5,

Em princípio sim, maassss,
(sempre tem um "mas" (porém) deve-se lembrar que você está usando o
Ubuntu 11.04 (ambiente Gnome)
Ubuntu 11.10 (Unity)

BigLinux 11.04 e 11.10 (KDE).

Não sou o dono da verdade, mas creio que você teria que:
1 - instalar o ambiente KDE com Plasma Environment (tranformando-o em um "Kubuntu" primeiro;
2 - depois atualizar a versão para a 11.10 Oneiric; e
3 - só depois começar a colocar as alterações para os repositórios do Big...

Um abração!!!

Valeu Cara fiz do jeito que vc falou e funcionou de boa como Kubuntu mas agora como faço pra deixar ele como big linux posso usar auele arquivo de texto pra deixar ele como 11.11 oneiric?

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 24 Nov 2011, 16:22

masterbook5,

Beleza, cara!!!
Pega o arquivo que eu postei no final da página 108 deste tópico, descompacta e segue as instruções do arquivo de texto para as alterações de repositórios e nomes...

Ou, se quiser e muito mais fácil - para o seu caso em que você já está atualizado para o Oneiric, é só:
- sobrepor aqueles arquivos de estudos aos originais da sua máquina,
- recarregar os repositórios,
- fazer uma última atualização para instalar os pacotes atualizados do BigLinux (o nome volta para Natty) ,
- sobrepor novamente os arquivos de estudos aos originais (o nome da distro volta para Oneiric, e
- reiniciar.

Você está quase lá!!!

:D :D :D Parabéns!!! :D :D :D
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 24 Nov 2011, 17:46

pode colocar os parametros no forum mesmo usando a função code
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

masterbook5
MUITO BIG
Contato:

Re: BigLinux 11.04 RC2

Mensagem por masterbook5 » 24 Nov 2011, 21:26

marcelobrrj escreveu:pode colocar os parametros no forum mesmo usando a função code
Bom usei essa configuração para usar o video SIS no meu notebook ele não é um driver sisfb e nem o sismedia, mas sim o drive vesa e que usa

essa configuração bem especificas para uso somente com chipsets SIS não funciona em outros chipsets pois usando-as em outros simplesmente

não carrega a interface X e ainda ganho umas opções de gráficos legais no compiz espero que te ajude!!!

Section "Device"
  Identifier "Generic Video Card"
	Boardname "sis"
	Busid "PCI:1:0:0"
	Driver "vesa"
	Screen 0
        Option "UseFBDev" "true"
        Option        "DPMS"
        Option "NoAccel"
        Option "ShadowFB"
        Option "Turboqueue"
        Option "MaxXFBMem"
EndSection

Section "Monitor"
	Identifier	"Configured Monitor"
	Vendorname	"Generic LCD Display"
	Modelname	"LCD Panel 1280x800"
	Horizsync	31.5-50.0
	Vertrefresh	56.0 - 65.0
  modeline  "[email protected]" 36.0 800 824 896 1024 600 601 603 625 +hsync +vsync
  modeline  "[email protected]" 40.0 800 840 968 1056 600 601 605 628 +hsync +vsync
  modeline  "[email protected]" 80.14 1280 1344 1480 1680 768 769 772 795 -hsync +vsync
  modeline  "[email protected]" 74.48 1280 1336 1472 1664 720 721 724 746 -hsync +vsync
  modeline  "[email protected]" 83.46 1280 1344 1480 1680 800 801 804 828 -hsync +vsync
	Gamma	1.0
EndSection

Section "Screen"
	Identifier	"Default Screen"
	Monitor		"Configured Monitor"
	Device		"Configured Video Device"
	Defaultdepth	24
	SubSection "Display"
		Depth	24
		Virtual	1280	768
		Modes		"[email protected]"	"[email protected]"	"[email protected]"	"[email protected]"	"[email protected]"
	EndSubSection
EndSection

Section "Module"
    Disable "dri"
    Load "dbe" # Double-Buffering Extension
    Load "v4l" # Video for Linux
    Load "extmod"
    Load "type1"
    Load "freetype"
    Load "glx" # 3D layer
    Load "GLcore"
    Load   "i2c"
    Load   "bitmap"
    Load   "ddc"
    Load   "int10"
    Load   "vbe"
    Load "speedo"
    Load "record"
EndSection

Section "DRI"
        Mode 0666
EndSection

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 25 Nov 2011, 01:32

PHOENIX90
Aqui aparece o seguinte na hora que vai instalar o libreoffivce-common:

E: /var/cache/apt/archives/libreoffice-common_1%3a3.4.4-0ubuntu1_all.deb: a tentar sobre-escrever '/usr/lib/libreoffice/basis-link', que também está no pacote libreoffice-dic-tematicos 2:2009-11-26
O que eu faço?
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 25 Nov 2011, 07:25

Fobnny,
Isso se chama "conflito". A solução é simples.
Remove o pacote "libreoffice-dic-tematicos".
Ah!!! Você vai dizer: - Mas é um pacote do Big!!! Assim ele não vai estar completo...

Não esquenta!!! Vai acontecer o mesmo com outros pacotes do Big:
biglinux-full, biglinux, broffice.org.big, etc.

À semelhança de outros pacotes da canonical (p. ex.: flashplugin-installer, kubuntu-firefox-installer, etc.), eles são "metapacotes". Ou sejam, visam faciltar a instalação do programa pelo usuário. Uma vez instalado, ele pode ser removido sem problemas pelo usuário!!!.

Outros vão dar conflito também. Por exemplo:
com o kernel 3.0.0.12-generic, o pacote bigvolumecontrol é conflitante e precisa ser removido. Você fica sem o controle de som na Área de Notificação da Barra de Tarefas e precisa instalar o kmix, O sistema acusa a remoção de pacotes essenciais e diz que vai danificar o sistema!!!Muito embora, ainda se possa controlar o volume do som por intermédio do botão de volume do hardware e do alsamixer-gnome.

Com a atualização para o kernel 3.0.0.14-generic, o pacote é reinstalado automaticamente, bem como o pacote biglinux e o kmix removido.

Você está indo bem!!! Não desista!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por Fobnny » 25 Nov 2011, 17:06

PHOENIX90 escreveu:Fobnny,
Isso se chama "conflito". A solução é simples.
Remove o pacote "libreoffice-dic-tematicos".
Ah!!! Você vai dizer: - Mas é um pacote do Big!!! Assim ele não vai estar completo...

Não esquenta!!! Vai acontecer o mesmo com outros pacotes do Big:
biglinux-full, biglinux, broffice.org.big, etc.

À semelhança de outros pacotes da canonical (p. ex.: flashplugin-installer, kubuntu-firefox-installer, etc.), eles são "metapacotes". Ou sejam, visam faciltar a instalação do programa pelo usuário. Uma vez instalado, ele pode ser removido sem problemas pelo usuário!!!.

Outros vão dar conflito também. Por exemplo:
com o kernel 3.0.0.12-generic, o pacote bigvolumecontrol é conflitante e precisa ser removido. Você fica sem o controle de som na Área de Notificação da Barra de Tarefas e precisa instalar o kmix, O sistema acusa a remoção de pacotes essenciais e diz que vai danificar o sistema!!!Muito embora, ainda se possa controlar o volume do som por intermédio do botão de volume do hardware e do alsamixer-gnome.

Com a atualização para o kernel 3.0.0.14-generic, o pacote é reinstalado automaticamente, bem como o pacote biglinux e o kmix removido.

Você está indo bem!!! Não desista!!!
Infelizmente acabou a energia aqui e o Big não iniciou mais=/ formatei, recomeçando!
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”