BigLinux 11.04 RC2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

masterbook5
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por masterbook5 » 20 Nov 2011, 21:56

Alguém poderia me dar uma dica de como instalar os driver SIS no notebook que so tem resolução 1024x768 e no windows uso com 1280x800 no mandriva idem mas não consigo no Ubuntu e nem Kubuntu pois existem driver para versões diferentes e toda vez que os aplico no meu sistema simplesmente mato o coitado e não carrega o X e agora alguém poderia me dar uma luz para isso só quero aumentar a resolução da tela do meu note!!!! fico no aguardo dos amigos!!!

Marciomcrib
Ajudante BIG

Mensagem por Marciomcrib » 20 Nov 2011, 23:47

masterbook5, este tópico não é para suporte, você conseguiria suporte mais rápido se cria-se, ou comenta-se um tópico postado anteriormente por você se já o fez, te mais...

CleyLinux
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por CleyLinux » 21 Nov 2011, 00:36

Olá usuários BigLinux 11.04 RC2!
Andei visualizando tópicos anteriores e percebi que o pessoal anda meio preocupado com a nova versão do Big para 5, e não teriam motivos para comentar apenas preocupados.
Pelo que vi e tenho como conhecimento em Linux, la na história de Linus Torvalds nesse trecho:

"Começou a lidar com a informática quando tinha 11 anos. O avô, Leo Waldemar Torvalds, um matemático e estatístico da Universidade comprou um dos primeiros computadores Commodore em 1980 e pediu-lhe ajuda para usá-lo.

Tornou-se tão interessado que passou um verão inteiro dentro de casa ou, melhor dizendo, no quarto em frente ao computador desenvolvendo o que restava do núcleo..."

Depois disso, pensei:
-Esse pessoal quer tudo mastigado e ainda fica falando que "vai morrer o BigLiNUX" e falando que "usuário iniciante não tem vez"; "Só o nosso BigBruno esta desenvolvente o sistema e não por uma comunidade".

Queria muito em poder ter respondido esses cara e falar que se hoje a história de Linus Torvalds, não tivesse ido a frente por causa de seu avô, hoje nem o Ubuntu esta como esta hoje!
Então peço aos mais preocupados a não ficarem postando preocupações nesse tópico, pois suja as paginas e tira a sequencia de duvidas e perguntas de quem quer realmente seguir em frente conosco.
Sou iniciante em programação e futuramente estarei com o Shell dominante e vou ajudar nosso sistema, mas isso é futuramente, mas existe pessoas extressando nosso criador, tenha santa paciente!
Vocês não sabem como é esta com o Desktop aberto o dia todo programando linhas de comando e adicionado códigos fontes de problemas relatados por vocês.
Falo isso pois tenho conhecimento em programas para programar.

Deem essa força a si mesmo usuários. Para os moderadores criem tópicos para criticas do novo lançamento vamos organizar isso aqui!

Todas as dicas informadas pelos usuários poderia esta dentro de um arquivo pdf para relatar falhas e poder buscar soluções rapidamente (discutir isso depois)

Um grande abraço a todos!
Viva o BigliNUX
:D :D :D :D :D :D 8) 8) 8) :lol: :lol:
- Conhecimento é tudo, basta usar do modo certo!
Técnico em Manutenção de Microinformática
blog: http://dicaseinformacoesdeinformatica.blogspot.com
Rede Social: http://twitter.com/cleynaldo

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por arcanjoebc » 21 Nov 2011, 01:17

PAULO <BR>GNU/LINUX escreveu:O trabalho do Bruno está a todo vapor, os repositórios estão atualizados e a nova .iso será lançada em poucos dias. No presente momento o Bruno está finalizando a versão final do BigLinux. Para os mais ansiosos, agora basta aguardar poucos dias.

Parabéns Bruno
Viva o BigLinux 5.0 Final
É, Paulo, com hemofilia e tudo, o BigBruno sempre fez um bom trabalho. Vamos aguardar a nova versão e ajudar naquilo que for possível. Obrigado pelos esclarecimentos.

Everaldo
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Re:

Mensagem por Creto » 21 Nov 2011, 11:37

PHOENIX90 escreveu: 03 - Abrir o Synaptic (Canais de Software) e alterar todos os repositórios em uso de "natty" para "oneiric";

04 - Recarregar as informações dos pacotes;

05 - Ainda no Synaptic, clicar na "lupa" (procurar por pacotes), clicar em nas setas do "Procurar em" e selecionar "Mantenedor";

06 - Digitar "Bruno Goncalves" (sem o cedilha) e pesquisar para encontrar os pacotes do BigLinux instalados;

07 - Mandar atualizar todos os pacotes desse Mantenedor - e somente esses - que já instalados. Eles são a base e estrutura do BigLinux;

08 - Após esta aplicação fechar o Synaptic.

09 - Voltar ao Terminal: "sudo dolphin" para abrir o Dolphin com permissão de escrita em arquivos de sistema;
10 - Corrigir o nome da distribuição: Entrar em "/etc", abrir os arquivos "issue", "issue.net" e "lsb-release" e
alterar o texto "BigLinux 11.04 (Natty)" para "BigLinux 11.10 (Oneiric)"

11 - Corrigir o pacote "bigrepository":
criar o diretório "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/oneiric" e duplicar dentro do mesmo todos os arquivos e diretórios do "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/natty"
Alterar todas as instâncias de "natty" para "oneiric" nos arquivos:
agressiva.sources.list, recomendada.sources.list e reduzida.sources.list
Entrar no diretório "sources" do novo "oneiric" e alterar, em todos os arquivos (um-por-um), todas as instâncias de "natty" para "oneiric".
Sugestão: use a opção "substituir tudo" do menu "editar" do seu editor de textos.

12 - Reiniciar o computador.

13 - Abrir o Synaptic, mandar recarregar e, finalmente, atualizzzzzzzzzzzar!!!

O Synaptic deve resolver automaticamente qualquer conflito. Se der mensagem de erro, interromper a atualização e ir em Editar > Corrigir pacotes quebrados. Aqui aconteceu algumas vezes. A cada vez, maior quantidade de pacotes é instalada, até a conclusão total da atualização.

Muita atenção agora: Pacote grub-common com dependência não resolvida com grub2-common (não é problema do BigLinux) Pesquisar por nome: grub-common e verificar se não foi desinstalado!!! Se foi, reinstalar de modo a tê-lo junto com o grub2-common.
SE NÃO FOR INSTALADO O SISTEMA NÃO REINICIARÁ!!!

14 - Finalmente, fechar o Synaptic e reiniciar o computador!!!

Agora, já são dois notebooks com o BigLinux 11.10 (Oneiric)!!!

Um grande abraço a todos!!!
Olá amigo PHOENIX90,

Apenas isso grifado em vermelho ficou fora do meu modesto conhecimento, como fazer para alterar os repositórios para "Oneiric" pelos Canais de software.

Em uma tentativa de fazer, vem a pergunta teria que adicionar os repositórios?

Ou penso eu, em meu leigo conhecimento que "para mim" seria mais fácil fazer essas alterações pela minha sources.list através do terminal, veja:

sudo kwrite /etc/apt/sources.list

E então fazer as alterações, pois confesso não consegui fazer as mudanças pelo synaptic.

Obrigado pelo excelente tutorial

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

PHOENIX90
BIG MAN

Re: Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 21 Nov 2011, 12:06

Paulinho1971 escreveu:
PHOENIX90 escreveu: 03 - Abrir o Synaptic (Canais de Software) e alterar todos os repositórios em uso de "natty" para "oneiric";
.............

Olá amigo PHOENIX90,

Apenas isso grifado em vermelho ficou fora do meu modesto conhecimento, como fazer para alterar os repositórios para "Oneiric" pelos Canais de software.

Ou penso eu, em meu leigo conhecimento que "para mim" seria mais fácil fazer essas alterações pela minha sources.list através do terminal, veja:

E então fazer as alterações, pois confesso não consegui fazer as mudanças pelo synaptic.

T+
Paulinho1971,
Vamos lá:

Não precisa adicionar repositórios!!!

Editar o arquivo "/etc/apt/sources.list" nesta hora, não dá certo!!! Ela é alterada automaticamente pela combinação entre os pacotes bigrepository-extras e bigname. Como eles não estão de acordo, ao recarregar as listas, o sistema volta para o "natty".

Abra o Synaptic, vá no menu "Configuração" e clique em "Repositórios".
Vai abrir a janela dos "Canais de Software", com várias abas.
Clique na aba "Outro software". Ali tem várias linhas que, na realidade, são os seus repositórios.
Procedimento para alteração:
Clique em TODAS as linhas.
Para cada linha, na parte de baixo da janela, vai ter um botão chamado "Editar..."
Clicando nele, vai aparecer uma nova janela, chamada "Editar Fonte".
Na linha "Distribuição", aparece escrito "natty". Troque por "oneiric" (em minúsculas) e salve.

Repita o procedimento para TODAS as linhas, INCLUSIVE as de código fonte (importante!!!)

É isso!!!

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

Creto
MESTRE BIG

Re: Re:

Mensagem por Creto » 21 Nov 2011, 12:52

PHOENIX90 escreveu:
Paulinho1971 escreveu:
.............

Olá amigo PHOENIX90,

T+
Paulinho1971,
Vamos lá:

Não precisa adicionar repositórios!!!

Editar o arquivo "/etc/apt/sources.list" nesta hora, não dá certo!!! Ela é alterada automaticamente pela combinação entre os pacotes bigrepository-extras e bigname. Como eles não estão de acordo, ao recarregar as listas, o sistema volta para o "natty".

Abra o Synaptic, vá no menu "Configuração" e clique em "Repositórios".
Vai abrir a janela dos "Canais de Software", com várias abas.
Clique na aba "Outro software". Ali tem várias linhas que, na realidade, são os seus repositórios.
Procedimento para alteração:
Clique em TODAS as linhas.
Para cada linha, na parte de baixo da janela, vai ter um botão chamado "Editar..."
Na linha "Distribuição", aparece escrito "natty". Troque por "oneiric" (em minúsculas) e salve.

Repita o procedimento para TODAS as linhas, INCLUSIVE as de código fonte (importante!!!)

É isso!!!

Um abração!!!
PHOENIX90 era isso que não sabia para que servia, mais uma vez muito origado!
Paulo Corrêa

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 21 Nov 2011, 13:20

Caro amigo PHOENIX90, penso que vamos mudar seu nick para PHOENIX100. Mais uma vez você nos mostra como o Software Livre é fantástico, compartilhando com estes simples mortais seus conhecimentos. Grande abraço!

PS.: Pena que não tenho um segundo PC pra testar as mudanças.
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 21 Nov 2011, 15:31

zorzo e demais amigos,

Deixa como PHOENIX90 mesmo...

E quanto a compartilhar conhecimentos...
Como já disse o escritor Richard Bach, em um de seus livros - Ilusões:

"Ensinar é mostrar ao outros que eles sabem tanto quanto você..."

Eu aprendo mais com vocês do que vocês comigo...

Valeu!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Creto
MESTRE BIG

Re:

Mensagem por Creto » 21 Nov 2011, 15:38

PHOENIX90 escreveu:zorzo e demais amigos,

Deixa como PHOENIX90 mesmo...

E quanto a compartilhar conhecimentos...
Como já disse o escritor Richard Bach, em um de seus livros - Ilusões:

"Ensinar é mostrar ao outros que eles sabem tanto quanto você..."

Eu aprendo mais com vocês do que vocês comigo...

Valeu!!!
Mais uma vez :D duas :D

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 21 Nov 2011, 17:09

Olá PHOENIX90, as dicas que vc está dando para o Paulinho1971 são muito boas; procurei seguir seu passo-a-passo e aparentemente tudo certo.
Mas uma dúvida de sempre principiante em linux: em Canais de Software, na aba Atualizações, persiste ainda como natty e não como oneric. Deveria ter atualizado automaticamente ou mais provável, fiz alguma coisa errada?? Uma diferença que percebi: recarreguei o Synaptic mas nada atualizou. Mas pelo menos o sistema não deu panico.

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 21 Nov 2011, 18:12

Leia com atenção meu caro spad3to, com calma conseguirá; pegue desde a primeira mensagem sem eu ter atrapalhado, faça com calma, conseguirá com certeza repare no que ele diz para quando mudar os repositórios escrever oneiric em letras maiúsculas.

Neste link na 6ª mensagem http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... start=1575

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 21 Nov 2011, 18:48

spad3to escreveu:Olá PHOENIX90, as dicas que vc está dando para o Paulinho1971 são muito boas; procurei seguir seu passo-a-passo e aparentemente tudo certo.
Mas uma dúvida de sempre principiante em linux: em Canais de Software, na aba Atualizações, persiste ainda como natty e não como oneric. Deveria ter atualizado automaticamente ou mais provável, fiz alguma coisa errada?? Uma diferença que percebi: recarreguei o Synaptic mas nada atualizou. Mas pelo menos o sistema não deu panico.
spad3to,
Siga exatamente as dicas a partir do item 3 da postagem abaixo:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 651#p78651
Pela sua descrição, você cumpriu as etapas 03 e 04 que eu listei. É isso mesmo!!!
Aqueles "natty" só vão se alterar a partir da etapa 09 (nove) até a 12 (doze).
E atenção para a etapa 07

Porém, (como eu já aprendi) cada usuário tem sua máquina configurada de uma maneira. Então, ao executar a etapa 13, confira nos "Canais de Software" se seu sistema em particular aceitou as alterações e a aba "Atualizações" já mostra "oneiric".

Caso continue mostrando "natty", vamos "fazer na unha":

14 - Fechar o Synaptic e voltar ao Terminal: "sudo dolphin" para abrir o Dolphin com permissão de escrita em arquivos de sistema;

15 - Alterar o texto "natty" para "oneiric": Entrar em "/etc/apt", abrir os arquivos "sources.list", "sources.list-orig-big" e ""sources.list.save", " e TAMBÉM em TODOS os arquivos que existem dentro do subdiretório "sources.list.d";

16 - Fechar o Dolphin, o Terminal e voltar ao Synaptic. Conferir e, se tudo estiver correto, recarregar e.... atualizzzzzzzzar....

17 - Tomar um café, bater um papo na esquina, tirar uma soneca, e ver se já acabou de baixar todos os pacotes... :) :) :) :) :)

18 - Preparar a paciência para resolver alguns pacotes quebrados. É normal. Não é que tenha algum problema com esses pacotes. Simplesmente a quantidade de pacotes que estamos mandando atualizar é MUITO GRANDE e a seqûencia de instalação do sistema é que causa a quebra, por inversão involuntária da ordem de instalação.

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 21 Nov 2011, 19:02

Caros amigos, estava pesquisando na Internet o termo "Big Linux 5" e achei esta notícia.

Parece que a nova base do Big será o Linux Mint Debian Edition. http://www.biglinux.com.br/web/blog/lan ... linux-5-0/

Não sei quem está atualizando a página do novo site, mas o post é até antigo, em se tratando de Internet (18 de outubro de 2011). Penso que o autor sabia o que estava postando.

Um colega postou no grupo do facebook que o Big terá versões 32 e 64 bits. Confirmando-se a notícia acima, as coisas ficam mais claras.

Vamos esperar as mudanças e uma confirmação oficial! :D :D

Até +
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 21 Nov 2011, 19:09

Até que enfim acharam e ninguém mais fica as escuras.

Não poderia ser eu a contar, espero que entendam.

8) :lol: :lol: :lol: veleu zorzo!!!!

T+
(Autor desconhecido)

Imagem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”