BigLinux 11.04 RC2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Pingop
BIG! BIG!

Re:

Mensagem por Pingop » 17 Nov 2011, 20:58

Jorgebadad escreveu:Engano seu meu caro colega Pingop, a próxima versão LTS está quase pronta, logo mais vão liberar a primeira versão alpha, mais precisamente em 01/12/2011...

Mais informações...

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011 ... online-ja/
Obrigado pelo link jorgebadad, tô indo lá fazer uma visita, essa LTS será especial, a primeira com prazo de 5 anos de validade!!! :o

Quanto ao Big o que importa é ele esteja bem vivo entre nós, seja lá de que versão ele seja baseado!
Vida longa ao Big :D :D :D
Linux: vida inteligente na internet

PHOENIX90
BIG MAN

Re: BigLinux 11.04 RC2

Mensagem por PHOENIX90 » 17 Nov 2011, 21:11

LordDan escreveu:Iiiih... não é fácil não a conversão do Kubuntu 11.10 em BigLinux Oneiric... Baixei uma montanha de pacotes e...

Daí saí mexendo no sistema até que o danado ficou inviável e não queria mais logar (muito cuidado com aquela parte do Painel Big que trata de "Restaurar as Configurações do Sistema", pois eu me ferrei depois dali.. :( ) La vou eu formatar... :cry:

Olha, mesmo tendo os pacotes do Big em mãos, o camarada tem que ser bom mesmo para deixar o KDE rodando bonitinho; os ajustes dão trabalho e tomam tempo.

Ao mestre, que deixar o Kubuntu 11.10 do mesmo jeitinho do BigLinux, poste aqui a passo a passo de como fez, pois vai ajudar muita gente.

Voltando ao Big 5 RC2 Natty... :)
Amigo LordDan, realmente, transformar o Kubuntu 11.10 em Big Oneiric é complicado, porque ele é muito pelado em termos de recursos, como já foi comentado aqui em outro post a muito tempo atrás...

Como já comentei aqui, a última vez que eu instalei via Live-CD neste notebook foi o Big5B1!!! De lá para cá, cada vez que tem atualização de versão-base (Maverick > Lucid > Natty > Oneiric), faço o procedimento que já descrevi acima: o primeiro pacote que baixo e instalo (via gdebi) é o bigrepository-extras!!! Vejo se ele funciona pelo Centro de Controle (tem que aparecer "atualizar para a nova versão)".

Nesta versão não "funfou", assim...

Para corrigir o pacote "bigrepository":
Terminal: "sudo dolphin"
- Alterar o arquivo "lista.txt" em "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories", acrescentando a linha "oneiric" abaixo de "natty"

- Criar o diretório "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/oneiric" e duplicar dentro do mesmo todos os arquivos e diretórios do "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/natty"

- Alterar todas as instâncias de "natty" para "oneiric" nos arquivos:
agressiva.sources.list, recomendada.sources.list e reduzida.sources.list

- Entrar no diretório "sources" do novo "oneiric" e alterar, em TODOS os arquivos (um-por-um), todas as instâncias de "natty" para "oneiric".
Sugestão: use a opção "substituir tudo" do menu "editar" do seu editor de textos.

- Entrar no Centro de Controle Big > Sistema > Atualizações e Repositórios, gerar novo sources.list e verificar por nova versão. Aí é só mandar atualizar.

- Por fim, não esquecer das alterações já comentadas para o pacote "bigname".

Creio que é isso...

No mais o sistema CONTINUA EXCELENTE!!!

Um grande abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

Marciomcrib
Ajudante BIG

Mensagem por Marciomcrib » 17 Nov 2011, 22:43

PHOENIX90, cara muito obrigado, verdade parece igual, só as janelas estão meio azuladas, e a barra do dolphin não apareceu otimizado, está igual o antigo, fora do padrão do 4.7 do KDE, pode ser porque você manteve as configurações anteriores, como não e ndendo né... As telas de inicialização, e a imagem principal do desktop são as mesmas, não tem mais nada de novo...????????????

Achava o Big meio que sombrio, estas telas ele está mais claro...
Editado pela última vez por Marciomcrib em 17 Nov 2011, 22:55, em um total de 1 vez.

big elton
BIG! BIG!
Contato:

Mensagem por big elton » 17 Nov 2011, 22:44

É pessoal o jeito é esperar a nova versão!
Ou, quem quiser "Botar a mão na massa"
Fique a vontade....
Grande Big!!!

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 17 Nov 2011, 22:53

Valeu PHOENIX90, em breve eu farei esse experimento. O meu Big 5 RC2 está rodando bem mesmo depois que eu incluí uns repositórios extras do ppa kubuntu para atualizar o KDE; ou seja, o meu Natty funciona com KDE 4.7.1 (assim ele o diz); mas, migrar todo o sistema para o Oneiric (incluindo o kernel) ainda não tentei.

Essa maneira que você citou contorna aqueles conflitos que os pacotes Big do Natty teriam com os do Kubuntu Oneiric, não é isso?

O seu procedimento tem uma vantagem: conserva a estrutura e configuração do BigLinux, porém, necessita baixar uma infinidade de pacotes... foram mais de 1 Giga?

Já o procedimento que eu fiz parecia ser mais fácil, porém, depois que está tudo instalado, fica aquela bagunça, a mistura de Kubuntu e BigLinux (por exemplo, o Knetwork e o Network manager ficaram ativos ao mesmo tempo, sem falar que o Wicd poderia ser ativado). No meu procedimento, não tive como aplicar o tema da área de trabalho do Big nem alterar o Plymouth...

Esse PHOENIX90 é fera 8)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 18 Nov 2011, 07:38

Ok, vou tentar responder aos amigos LordDan e Marciomcrib:

- ...só as janelas estão meio azuladas, e a barra do dolphin não apareceu otimizado, está igual o antigo, fora do padrão do 4.7 do KDE...:

Estou usando o padrão de cores "Blue Sora" do KDE-Look. Na minha opinião, integra melhor com algumas modificações que fiz no QTCurve, além de combinar com o Big, cuja cor principal sempre foi a azul. E optei pela configuração clássica do Dolphin, assim como para o Firefox nesta fase de testes.

- ...As telas de inicialização, e a imagem principal do desktop são as mesmas, não tem mais nada de novo...:

São as mesmas da versão Natty. A única coisa que não é visualmente agradável - novamente, para o meu gosto pessoal - é a tela do Plymouth. O que é fácil de trocar pelo Centro de Controle Big. No meu caso, como sou "Trekkie", coloquei imagens do LCARS ("Library Computer Access and Retrieval System") da série StarTrek.

- Essa maneira que você citou contorna aqueles conflitos que os pacotes Big do Natty teriam com os do Kubuntu Oneiric, não é isso?

Não, o mérito não é meu. A compatibilização é fruto do trabalho do BIGBRUNO corrigindo as dependências.

- ...necessita baixar uma infinidade de pacotes...
Pergunto: qual a diferença, em termos de consumo de internet, entre baixar um Big-DVD de 1.1GB e baixar um conjunto de pacotes de 1.1GB??? Resposta: Nenhuma. E a quantidade de pacotes depende do que cada um de nós tem instalado. Eu, por exemplo, excluí o Thunderbird (uso webmail) e o Chromium (gosto mais do Firefox).

- Esse PHOENIX90 é ... 8)

:oops: :oops: :oops: "QUE QUÉ ISSO"??? Sou apenas um cara normal, aposentado, com um grande "saco" de paciência e mania de perfeição... :oops: :oops: :oops:

Valeu!!! Um grande abraço a todos!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por arcanjoebc » 18 Nov 2011, 11:10

Tive que reinstalar o BigLinux 5.0 RC2 e está dando erro ao atualizar os pacotes. Como devo proceder nesse caso, alguém tem um passo-a-passo para usuário sem muita experiência com linux? Já vi que um usuário fez a atualização sem problemas, mas ele não mencionou passo-a-passo como fazer a atualização, então fiquei sem saber o que fazer, alguém pode ajudar?

erro-atualizacao.jpg
erro-atualizacao.jpg (13 KiB) Exibido 2211 vezes
[/img]

Everaldo
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por arcanjoebc » 18 Nov 2011, 11:28

PHOENIX90 escreveu:
LordDan escreveu:Iiiih... não é fácil não a conversão do Kubuntu 11.10 em BigLinux Oneiric... Baixei uma montanha de pacotes e...

Daí saí mexendo no sistema até que o danado ficou inviável e não queria mais logar (muito cuidado com aquela parte do Painel Big que trata de "Restaurar as Configurações do Sistema", pois eu me ferrei depois dali.. :( ) La vou eu formatar... :cry:

Olha, mesmo tendo os pacotes do Big em mãos, o camarada tem que ser bom mesmo para deixar o KDE rodando bonitinho; os ajustes dão trabalho e tomam tempo.

Ao mestre, que deixar o Kubuntu 11.10 do mesmo jeitinho do BigLinux, poste aqui a passo a passo de como fez, pois vai ajudar muita gente.

Voltando ao Big 5 RC2 Natty... :)
Amigo LordDan, realmente, transformar o Kubuntu 11.10 em Big Oneiric é complicado, porque ele é muito pelado em termos de recursos, como já foi comentado aqui em outro post a muito tempo atrás...

Como já comentei aqui, a última vez que eu instalei via Live-CD neste notebook foi o Big5B1!!! De lá para cá, cada vez que tem atualização de versão-base (Maverick > Lucid > Natty > Oneiric), faço o procedimento que já descrevi acima: o primeiro pacote que baixo e instalo (via gdebi) é o bigrepository-extras!!! Vejo se ele funciona pelo Centro de Controle (tem que aparecer "atualizar para a nova versão)".

Nesta versão não "funfou", assim...

Para corrigir o pacote "bigrepository":
Terminal: "sudo dolphin"
- Alterar o arquivo "lista.txt" em "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories", acrescentando a linha "oneiric" abaixo de "natty"

- Criar o diretório "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/oneiric" e duplicar dentro do mesmo todos os arquivos e diretórios do "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/natty"

- Alterar todas as instâncias de "natty" para "oneiric" nos arquivos:
agressiva.sources.list, recomendada.sources.list e reduzida.sources.list

- Entrar no diretório "sources" do novo "oneiric" e alterar, em TODOS os arquivos (um-por-um), todas as instâncias de "natty" para "oneiric".
Sugestão: use a opção "substituir tudo" do menu "editar" do seu editor de textos.

- Entrar no Centro de Controle Big > Sistema > Atualizações e Repositórios, gerar novo sources.list e verificar por nova versão. Aí é só mandar atualizar.

- Por fim, não esquecer das alterações já comentadas para o pacote "bigname".

Creio que é isso...

No mais o sistema CONTINUA EXCELENTE!!!

Um grande abraço!!!
bigname??? é um arquivo TXT, mas o que alterar nele????

Everaldo
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 18 Nov 2011, 13:37

arcanjoebc escreveu:bigname??? é um arquivo TXT, mas o que alterar nele????
Everaldo
arcanjoebc,
É o pacote que muda o nome da distribuição.
Teoricamente, pode-se colocar qualquer coisa nele, mas há um GRANDE PORÉM: Neste caso, tem que se alterar todos os pacotes nele baseados para que não ocorra uma incompatibilidade qualquer.

Veja: http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 587#p78587
Como digo lá, são três arquivos, instalados ou modificados pelo pacote bigname.

Quanto ao seu problema de atualização, procure minhas outras postagens a partir da página 102 deste tópico.

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 18 Nov 2011, 15:28

PHOENIX90, também tive problemas ao atualizar, como o arcanjoebc.

Vamos ver se entendi:

- Primeiro, modificamos todos os repositórios no synaptic apontando para "oneiric" e efetuamos a atualização

- Segundo, resolvem-se os conflitos:
# Remover o grub-common, atualizar o grub2-common e reinstalar o grub-common.
# Remover o libreoffice-common (ele remove toda a suíte de escritório), atualizar o libreoffice-dic-tematicos e reinstalar o libreoffice-common (ele reinstala toda a suíte).

- Terceiro, instalamos o bigrepository-extras e fazemos as modificações nas pastas e arquivos relativos a ele:
# Alterando o arquivo "lista.txt" em "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories", acrescentando a linha "oneiric" abaixo de "natty"
# Criando o diretório "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/oneiric" e duplicando dentro do mesmo todos os arquivos e diretórios do "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/natty"
# Alterando todas as instâncias de "natty" para "oneiric" nos arquivos: agressiva.sources.list, recomendada.sources.list e reduzida.sources.list

- Quarto, modificamos os 3 arquivos relacionados ao bigname
# Entrando em "/etc" e abrindo os arquivos "issue", "issue.net" e "lsb-release" e alterando o texto "BigLinux 11.04 (Natty)" para "BigLinux 11.10 (Oneiric)"

- Quinto, atua-se via painel de controle big, verificando por presença de nova versão e aplicando?

Seria essa a sequencia correta? Eu iniciei com os passos do bigrepository e bigname, mas agora o synaptic não deixa eu mexer nos repositórios, que ainda continuam Natty... vou editar o sources.list diretamente e ver no que dá....

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 18 Nov 2011, 22:13

LordDan, meu amigo:

A sequência que eu fiz foi a seguinte:

1 - Baixar e instalar via gdebi o pacote bigrepository-extras_1.0.5-1biglinux3_all (oneiric).

2 - Abrir o Synaptic e alterar os repositórios manualmente para "oneiric". Não recarregar ainda as informações dos repositórios. Fechar o Synaptic sem atualizar!!!

3 - Fazer as modificações nas pastas e arquivos relativos ao bigrepository-extras:
# Alterando o arquivo "lista.txt" em "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories", acrescentando a linha "oneiric" abaixo de "natty"
# Criando o diretório "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/oneiric" e duplicando dentro do mesmo todos os arquivos e diretórios do "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/natty"
# Você esqueceu: - Entrar no diretório "sources" do novo "oneiric" (o diretório que você acabou de criar = "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/oneiric") e alterar, em TODOS os arquivos (um-por-um), todas as instâncias de "natty" para "oneiric".

# Alterando todas as instâncias de "natty" para "oneiric" nos arquivos: agressiva.sources.list, recomendada.sources.list e reduzida.sources.list

4 - Após seguir todos esses passos, aí sem, via Centro de Controle Big > Sistema > Atualizações e Repositórios, gerar nova sources.list (deve recarregar automaticamente os repositórios "oneiric").
Verificar por nova versão (deve aparecer o oneiric). Aí é só mandar atualizar.

5 - Durante a atualização, resolvem-se os conflitos:
# Remover o grub-common, atualizar o grub2-common e reinstalar o grub-common.
# Remover o libreoffice-common (ele remove toda a suíte de escritório), atualizar o libreoffice-dic-tematicos e reinstalar o libreoffice-common (ele reinstala toda a suíte).

Lembro que o apt-get (usando como "front-end" tanto o Synaptic como o Centro de Controle Big) primeiro baixa todos os pacotes para "/var/cache/apt/archives". Só depois que todos tiverem baixado é que começará o desempacotamento e substituição dos arquivos do sistema. Assim, você pode sair da internet e continuar a atualização e resolver os conflitos sem baixar mais nada.

O passo que eu coloquei em vermelho acima e você esqueceu de fazer é que está travando seu Synaptic (muito embora ele aponte para "oneiric", os repositórios continuam sendo "natty" e isso gera conflito).

Espero que o passo-a-passo acima resolva seu problema.

PS: Um "macete" que eu uso > Tenho uma partição em separado para meus arquivos pessoais. Nesta partição criei um diretório "BigLinux5, com os seguintes sub-diretórios: Lucid, Maverick, Natty e, agora, Oneiric.
Após cada atualização que faço, entro no Dolphin com poderes de administrador (Terminal > "sudo dolphin") e movo todos os arquivos "deb" do diretório do cache para um dos sub-diretórios acima. Assim tenho à disposição todos as versões de todos os arquivos baixados, para que, se tiver algum problema, não ser necessário baixar o mesmo pacote duas vezes.

Outra modificação: Synaptic > Preferências > Arquivos: "Deixar todos os pacotes baixados no cache" (o padrão é "Apagar apenas os pacotes que não estejam mais disponíveis"). Isso ajuda quando você atualiza e tem problema com a nova versão de algum pacote. Assim você pode "forçar o Synaptic a instalar a versão que funciona".

Um grande abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 18 Nov 2011, 22:33

LordDan e demais Big-amigos:

Ao final dos passos acima, seus repositórios deverão estar com uma configuração semelhante à minha, conforme o "snapshot" abaixo:

BigLinux 11.10 - Canais de Software
https://picasaweb.google.com/lh/photo/E ... directlink

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 18 Nov 2011, 23:15

Eu fiz todos os passos, só esqueci de mencionar no post anterior... porém, fiz em uma ordem diferente, baixei todos os pacotes via apt-get, mas estou enfrentando conflitos em uns 60 pacotes (que não conseguem ser configurados - e são pacotes importantes). Vou sair desinstalando eles e reinstalado para ver no que dá.

Eu tinha começado pelo pacote bigrepository e tal (fiz também os passos descritos em vermelho do post acima), mas o procedimento não alterava os repositórios. Alterei o bigname e a partir disso passou a aparecer no painel que havia uma nova versão, mas este dava erro ao atualizar.
Daí tive que editar manualmente o sources.list e mandar ver um apt-get update & apt-get dist-upgrade. Depois disso foram vários erros que agora estou tentando resolver.
É crucial a ordem que se faz as coisas, eu devo ter errado nisso - e vai ver que eu tenho muita coisa instalada que esteja dando conflito também.

Valeu PHONIX90! A gente chega lá!

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 19 Nov 2011, 00:13

Bom, ainda estou na luta contra pacotes quebrados etc

Paraceram mais problemas, e são chatos:

- Logo no boot recebo uma mensagem de erro sobre o dbus
- minhas permissões estão danificadas, pois não consigo manusear o network manager nem acionar o wicd (problemas no polkit), porém, o sistema entrou na internet mesmo dizendo que a rede está desabilitada.
- estou sem som e sem controle de som...
- minhas partições não aparecem mais no dolphin...
- o painel big agora diz que minha versão atual é o Oneiric e que a mais recente é o Natty (??)
- configurações avançadas de usuário estão inacessíveis no painel big

Ou seja: "tô lascado!"

EDIT: Resolvi uns conflitos, reinstalei o dbus, instalei kmix e o phonon-backend-gstreamer para reaver meus controles de volume; o tive que regular o smplayer para emitir audio via alsa, pois o pulseaudio não mais funciona.
Os problemas agora foram minimizados, com a reinstalação do dbus, foram corrigidas várias coisas, só restando o som (eu acho)

Muito sacrifício fazer isso... uma ISO bem preparadinha livraria todos desse sofrimento :)

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 19 Nov 2011, 07:21

Olá senhores, há uma atualização do google-talkplugin no RC2 que deverão ter que mudar os canais de software para "Servidor Principal" e mandar recarregar o Synaptic.

Atenciosamente,

Paulinho1971.

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”