BigLinux 11.04 RC2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por arcanjoebc » 17 Nov 2011, 11:27

Jorgebadad escreveu:Bom...

O usuário comum não consegue fazer todas essas atualizações, remoções, reinstalações...

Bom mesmo era uma iso com tudo isso...

Concordo contigo, Jorgebadad ... eu por exemplo, não tenho experiência para fazer tais mudanças, o melhor é esperar uma nova ISO

Everaldo
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

LordDan
Big Moderador!

Re: Re:

Mensagem por LordDan » 17 Nov 2011, 11:40

arcanjoebc escreveu:

O usuário comum não consegue fazer todas essas atualizações, remoções, reinstalações...

Concordo contigo, Jorgebadad ... eu por exemplo, não tenho experiência para fazer tais mudanças, o melhor é esperar uma nova ISO

Everaldo
Vamos esperar o que vem por aí. Foi bom ver que os repositórios estão sendo atualizados.
Porém, desaconselho o pessoal que utiliza o Big 5 RC2 (que é Natty) a utilizar o repositório do Oneiric, pois dá conflito com certeza.
Teve gente que falou em LTS... O LTS é o Precise Pangolin que nem teve alfa ainda... os repositórios apenas incluem o Natty (para o Big 5 RC2) e o Oneiric.

Vou instalar o Kubuntu 11.10 e aplicar o repositório do Oneiric para ver no que dá... depois postarei aqui.

EDIT: Ativei os repositórios extras do Big no Kubuntu, mas deu erro no Sources (código fonte), daí desativei a linha que tratava dos códigos fonte e a atualização da lista de pacotes deu certo. Em breve instalarei os pacotes do Big...
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

masterbook5
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por masterbook5 » 17 Nov 2011, 13:11

E então alguém se habilita em me ajudar a pelo menos aumentar a resolução do Video SIS que no momento estar em 1024x768......

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 17 Nov 2011, 14:13

arcanjoebc escreveu:
Everaldo
Bem, turma...
Concordo que nem todos tem a paciência para fazer o que fiz.

De qualquer forma, gostaria de deixar aqui algumas dicas:

Usando o Terminal:
sudo dolphin para abrir o Dolphin com permissão de escrita em arquivos de sistema.

Para corrigir o nome da distribuição:
Entrar em "/etc" e abrir os arquivos "issue", "issue.net" e "lsb-release" e alterar o texto "BigLinux 11.04 (Natty)" para "BigLinux 11.10 (Oneiric)"
Sugestão: use a opção "substituir tudo" do menu "editar" do seu editor de textos.
Não é muito difícil, já que todos os pacotes envolvidos do Big são arquivos de "scripts".

e;
Para tornar os aplicativos gtk semelhantes ao qtcurve nativo do kde:

Código: Selecionar todos

sudo cp ~/.gtkrc-2.0-kde4 /root/.gtkrc-2.0
Quanto aos repositórios, já fiz as mudanças necessárias em "/usr/share/bigcontrolcenter/categories/system/repositories/" de modo a não haver incompatibilidade de versão, mas a Big Equipe de Desenvolvimento "(BIGBRUNO & Cia.)" já devem estar corrigindo isso, pois observei que não só foi criado o diretório "oneiric" em http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages/dists/, como também o diretório "natty" foi atualizado.

Sem querer continuar a ser chato, um forte abraço a todos!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

Marciomcrib
Ajudante BIG

Mensagem por Marciomcrib » 17 Nov 2011, 14:29

PHOENIX90, você podia nos informar das mudanças possíveis, e de uma ou duas imagens, para o pessoal que não entende muito como fazer estes passos, possa ter um gostinho do que estar por vir....

Acredito que ainda não teremos uma nova versão tão cedo, porque lembro que o Bruno disse que o BIGLinux 5 não sairia, até que o novo site fosse disponibilizado ao público, então acho que poderemos ter surpresas, mas fica a pergunta, quando, xd!

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 17 Nov 2011, 15:19

modo facil
1 baixe o kubuntu 11.10
2 adicione os repositorios do biglinux
3 rode o pacote biglinux-full_5.0.0-2biglinux0_all.deb
caso não va pode ir tentando instalar item por item
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

Jorgebadad
Big Moderador!

Re:

Mensagem por Jorgebadad » 17 Nov 2011, 17:07

Marciomcrib escreveu:... lembro que o Bruno disse que o BIGLinux 5 não sairia, até que o novo site fosse disponibilizado ao público, então acho que poderemos ter surpresas, mas fica a pergunta, quando, xd!
Num outro tópico por aí alguém já deu data: 2012

Ou seja deve ser em janeiro...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Pingop
BIG! BIG!

Mensagem por Pingop » 17 Nov 2011, 17:09

LordDan escreveu: Teve gente que falou em LTS... O LTS é o Precise Pangolin que nem teve alfa ainda...
Fui eu que sugeri LTS, estou ciente que não existe nem embrião da próxima versão LTS, mas minha sugestão foi devida às especulações do possível fim do Big por causa da total falta de informações no fórum quanto ao futuro do Big que há mais de 2 anos está ensaiando a versão 5.

Minha sugestão levou também em consideração a saúde do Bruno, que é hemofílico e logicamente precisa dar prioridade à própria saúde,obvio., uma versão de longo prazo daria pra se trabalhar com bastante prazo antes que a versão vigente se tornasse obsoleta. Mas foi só uma sugestão, somente o Bruno poderia dizer o quanto ele poderia se dedicar a distro sem que isso seja um fardo para ele. :)
Linux: vida inteligente na internet

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 17 Nov 2011, 17:24

Engano seu meu caro colega Pingop, a próxima versão LTS está quase pronta, logo mais vão liberar a primeira versão alpha, mais precisamente em 01/12/2011...

Mais informações...

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2011 ... online-ja/
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 17 Nov 2011, 17:27

Pingop escreveu:
LordDan escreveu: Teve gente que falou em LTS... O LTS é o Precise Pangolin que nem teve alfa ainda...
Fui eu que sugeri LTS, estou ciente que não existe nem embrião da próxima versão LTS, mas minha sugestão foi devida às especulações do possível fim do Big por causa da total falta de informações no fórum quanto ao futuro do Big que há mais de 2 anos está ensaiando a versão 5.

Minha sugestão levou também em consideração a saúde do Bruno, que é hemofílico e logicamente precisa dar prioridade à própria saúde,obvio., uma versão de longo prazo daria pra se trabalhar com bastante prazo antes que a versão vigente se tornasse obsoleta. Mas foi só uma sugestão, somente o Bruno poderia dizer o quanto ele poderia se dedicar a distro sem que isso seja um fardo para ele. :)
A sua sugestão sobre o LTS é excelente. Mas, como vocẽ mesmo citou: as especulações são muitas... A certeza disso tudo quem dá é a equipe que desenvolve.

LordDan
Big Moderador!

Re: BigLinux 11.04 RC2

Mensagem por LordDan » 17 Nov 2011, 18:04

Iiiih... não é fácil não a conversão do Kubuntu 11.10 em BigLinux Oneiric... Baixei uma montanha de pacotes e...
- O Muon travou... tive que desligar o PC na chave pois o processo dpkg não andava
- Depois tive que executar o dpkg para concluir o processo
- O sistema que obtive ainda precisava de muitos ajustes, como desativar (ou excluir) alguns serviços, como por exemplo o Knetwork, Akonado, Nepomux etc.. e nem sei se nesta versão o Kmix deve permancer ou não.
- Ajustes de performance e temas devem ser todos feitos manualmente
- Não consegui modificar o Plymouth

Daí saí mexendo no sistema até que o danado ficou inviável e não queria mais logar (muito cuidado com aquela parte do Painel Big que trata de "Restaurar as Configurações do Sistema", pois eu me ferrei depois dali.. :( ) La vou eu formatar... :cry:

Olha, mesmo tendo os pacotes do Big em mãos, o camarada tem que ser bom mesmo para deixar o KDE rodando bonitinho; os ajustes dão trabalho e tomam tempo.

Ao mestre, que deixar o Kubuntu 11.10 do mesmo jeitinho do BigLinux, poste aqui a passo a passo de como fez, pois vai ajudar muita gente.

Voltando ao Big 5 RC2 Natty... :)

Marciomcrib
Ajudante BIG

Mensagem por Marciomcrib » 17 Nov 2011, 18:31

Tudo que eu disse não foi especulação, eu andei falando algumas vezes com o Bruno, e tudo que eu perguntei ele respondeu, alguns até postou uns resumos a algum tempo do que foi falado eu, ele, e no minimo mais dois...

A uns dois dias atrás, perguntei se tinha chance do Big 5 ser baseado no 12.04 LTS, ele disse que não, perguntei se podia acontecer de pelo menos um lançamento de RC no caso o 3 nos próximos dias, ai ele disse que nem ele sabe quando será lançado...

Da nova template, ou visual do site, que está muito melhor, foi respondido a algumas semanas de 4 a 6, num lembro agora, quando seria lançado a nova versão, até o momento ele pensava em lançar com o 11.04 que estava praticamente pronto, só faltando revisar poucos pacotes, na maioria por correções ortográfica. Ele respondeu, só irei lançar depois que o novo site for lançado ao publico, bom parece que está pronto, só falta a liberação dele... Obviamente o Big 5 foi adiado por ele querer basear no 11.10, parece que alguns pacotes estava com problemas de compatibilidade com GTK 3 ou algo assim... e ele iria fazer algumas mudanças...

O que eu disse são notícias oficiais escritas pelo próprio Bruno no chat do Facebook!

difyca
MUITO BIG

Re:

Mensagem por difyca » 17 Nov 2011, 18:33

Mas diante dos problemas encontrados pelo PHOENIX , já seria uma solução para se fazer antes da ISO FINAL ;D
Projeto BIGLINUX - Por Bruno Gonçalves - http://www.biglinux.com.br/forum
Nosso grupo no Facebook - http://www.facebook.com/groups/187984764600889
http://giofilth.wordpress.com/2011/05/23/broadcom-bcm-4312-no-mint-debian-edition/

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 17 Nov 2011, 20:46

Marciomcrib escreveu:PHOENIX90, você podia nos informar das mudanças possíveis, e de uma ou duas imagens, para o pessoal que não entende muito como fazer estes passos, possa ter um gostinho do que estar por vir....

Acredito que ainda não teremos uma nova versão tão cedo, porque lembro que o Bruno disse que o BIGLinux 5 não sairia, até que o novo site fosse disponibilizado ao público, então acho que poderemos ter surpresas, mas fica a pergunta, quando, xd!
Marciomcrib, vou tentar....

Não há grandes mudanças, pelo que pude perceber até o momento, em termos visuais.
O Centro de Controle Big é nosso velho e muito bom conhecido.
O sistema está mais rápido na inicialização e desligamento/reinicialização.
A temperatura aumentou 2º (média de 50º) com FF, Gimp e BrOffice abertos simultaneamente.

Lembro que eu falei que fiz a ATUALIZAÇÃO da base instalada - ou seja - EU MANTIVE OS ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO DO Big5RC2 conforme eu já havia alterado, para não ter que reconfigurar tudo novamente, tal como desativar a "Famiglia Soprano" - essa coisa mafiosa que tem no KDE - composta de Akonadi, Nepomuk, Strigi & Cia.; pré-link ativado, desligamento rápido acionado, gerenciamento de memória, gerenciamento de serviços do KDE, gerenciamento de sessão do KDE, etc...

Aí seguem os links para duas imagens simples:

kernel 3.0.0-12-generic-pae - BigLinux 11.10 (Oneiric):
https://picasaweb.google.com/lh/photo/j ... directlink

KDE 4.7.1 Firefox 7.0.1:
https://picasaweb.google.com/lh/photo/V ... directlink

Até agora, o sistema está estável como uma rocha!!! Muito bom MESMO!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 17 Nov 2011, 20:50

Sempre muito sábio e dando muito boaas dicas em PHOENIX90

Valeu

T+
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”