"Bugs" a serem corrigidos no Big Linux 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 12 Jun 2011, 10:10

Numa máquina virtual que rodei aqui, o mint 11 está com o gnome.

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 12 Jun 2011, 10:50

Pelo menos o cd que baixei do Mint 11 Katya é o gnome sem unity que roda.
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Jorgebadad
Big Moderador!

Re:

Mensagem por Jorgebadad » 12 Jun 2011, 14:33

LordDan escreveu:Ue? O Mint 11 não tinha tirado o Unity não?
Sim, foi falha minha...

Quem veio com o unity foi o ubuntu, daí o Mint tirou o unity e está com eses problemas...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 13 Jun 2011, 17:58

Sobre Gnome e Unity, também fiquei curioso e baixei duas distros: Ubuntu 11.04, que sabemos está com o Unity e o Fedora 15, com Gnome 3. Após usar um pouquinho as duas, me agradou mais o Gnome Shell que o Unity.
Ontem li no Ubuntu Forum que o Ubuntu 11.10 também virá com o Gnome 3 + Gnome Shell.

Parece que o Alpha 1 já foi lançado assim.

Até +
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

Creto
MESTRE BIG

Mensagem por Creto » 13 Jun 2011, 18:07

Na minha opnião o que ficou ruim é que tudo ficou muito escondido para mim que uso a maioria dos meus pcs para o publico ficou dificil de usar ele. Ficou em uma maquina que apenas eu uso para testes e mesmo assim é de bater cabeça mais que com o unity.
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

zorzo
BIGGER

Mensagem por zorzo » 13 Jun 2011, 18:08

Só completando: achei que o Gnome Shell ficou muito bom. Eu, que gosto muito de atalhos de teclado, achei muito prático clicar na tecla Ruindows e abrir buscas, panel lateral com aplicativos e à direita o painel das áreas de trabalho virtuais. Ainda que pelo CD, parece que as pesquisas ficaram bem rápidas.

Só achei ruim que ainda não encontrei os lugares para fazer as alterações de configurações. Dá impressão que estão meio escondidas. Tenho que ler e testar mais um pouco. Porém, o que vi até agora me agradou. E olhe que meu preferido é KDE.
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 13 Jun 2011, 20:49

Também testei o Fedora 15 com Gnome 3 e achei que este ainda está muito verde e com pouquíssimas opções de configuração. Aquela resenha de ocultar a opção de desligar o sistema pareceu-me loucura. (explicando: ao clicar no canto superior direito, são exibidas várias opções, exceto a de "desligar"; a única opção que aparece é a de "logoff", PORÉM, se a pessoa apertar o ALT ela se converte para "desligar"), senti falta de botão de minimizar também. :(
Se vocês derem uma lida na crítica da Distrowatch ao Fedora 15, hão de concordar com alguns pontos, onde um deles é a quantidade de procedimentos que são feitos para abrir um programa: no Gnome 2, você andava alguns pixels com o mouse até o menu e dava um só clique; no Gnome 3 você anda vários pixels, utiliza a roda do mouse dá mais de um clique e às vezes tem de digitar no teclado. :?
O que parece é que estão querendo fazer que o Desktop se comporte como um Smartphone... precisa economizar espaço num monitor de 17 ou mais polegadas?
Bom, também não sou só críticas, o Gnome 3 tem um estilo invejável :-)

Já o Unity, até que rodou bem ágil no meu Intel on-board, é parecido com o Gnome 3 e ainda permite minimizar janelas, como também ela agrupa as várias janelas de cada aplicativo. Eu o estaria usando até hoje se não fosse pelo fato do Ubuntu 11.04 não deixar eu desligar meu sistema de vez em quando (problema que não é do Unity, pois optei pelo Gnome Clássico no GDM e este problema persiste...). Vou testar o Mint 11 para ver se o mesmo ocorre.

Os sistemas que uso? o Big 5 RC1 e o Ubuntu 10.04 Lucid (desde o tempo que lançaram... pense num sistema bom!)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Jorgebadad
Big Moderador!

Re:

Mensagem por Jorgebadad » 13 Jun 2011, 21:59

LordDan escreveu:... e o Ubuntu 10.04 Lucid (desde o tempo que lançaram... pense num sistema bom!)
LTS...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 13 Jun 2011, 22:40

É isso mesmo, Jorgebadad: uma LTS. Porém, tive que fazer algumas "gambiarras" para ele rodar mais "atualizado": habilitei vários repositórios launchpad para atualizar programas como Firefox e Chromium, desinstalei o OpenOffice e instalei o LibreOffice 3.3.2 e mais para games e alguns programas específicos, tais como PlayOnLinux, Ubuntutweak etc... até instalei a fonte (de caracteres) do Ubuntu por fora, para o sistema ficar com uma cara mais nova :-)

Uma coisa interessante: o Internet Explorer do PlayOnLinux, instalado nesse Lucid, funciona bem; já nas versões novas, com o Big 5 RC1 e o Ubuntu 11.04, o Internet Explorer dá problema ao abrir alguns sites, relativo ao activeX bla bla bla... Ah, eu sei que é um programa ruim, mas alguns sites só abrem nele.

Sim, tenho uma dúvida: conhecem aquele jogo blobwars? (Metal Blob Solid) - Nos tempos antigos ele rodava bem, mas de uns 2 anos pra cá ele só roda sem som (será que foi a adoção do pulseaudio?). Isso ocorre com vocês também? (por exemplo, no Big 5 RC1? ). Existe algum modo de consertar isso?

juniorredhot
BIG MAN

Re:

Mensagem por juniorredhot » 14 Jun 2011, 00:04

LordDan escreveu:É isso mesmo, Jorgebadad: uma LTS. Porém, tive que fazer algumas "gambiarras" para ele rodar mais "atualizado": habilitei vários repositórios launchpad para atualizar programas como Firefox e Chromium, desinstalei o OpenOffice e instalei o LibreOffice 3.3.2 e mais para games e alguns programas específicos, tais como PlayOnLinux, Ubuntutweak etc... até instalei a fonte (de caracteres) do Ubuntu por fora, para o sistema ficar com uma cara mais nova :-)

Uma coisa interessante: o Internet Explorer do PlayOnLinux, instalado nesse Lucid, funciona bem; já nas versões novas, com o Big 5 RC1 e o Ubuntu 11.04, o Internet Explorer dá problema ao abrir alguns sites, relativo ao activeX bla bla bla... Ah, eu sei que é um programa ruim, mas alguns sites só abrem nele.

Sim, tenho uma dúvida: conhecem aquele jogo blobwars? (Metal Blob Solid) - Nos tempos antigos ele rodava bem, mas de uns 2 anos pra cá ele só roda sem som (será que foi a adoção do pulseaudio?). Isso ocorre com vocês também? (por exemplo, no Big 5 RC1? ). Existe algum modo de consertar isso?
LordDan esse problema de som não é de hoje, por exemplo no big linux 4.2 jogos como unreal tournament e enemy territory quake wars (doom 3 e quake 4 também!) rodavam sem problemas mas depois de tempos pra cá com essa implementação do pulseaudio gerou bug's de atraso no som ou mesmo o som fica mudo... uma tentativas de solução foi para enemy territory: quake wars que tentei o comando: sudo killall pulseaudio (isso mesmo matar o pulseaudio) antes de jogar, funcionava porem do beta 2 pra cá isso não resolve mais, outra escolha foi baixar driver alsa oss porém pra mim não obtive sucesso... :cry: então tenta esse do killall pulseaudio e se não der infelizmente vc vai ter que recorrer ao big busca mesmo... boa sorte!
Imagem

Imagem

Creto
MESTRE BIG

Re:

Mensagem por Creto » 14 Jun 2011, 07:02

LordDan escreveu: Eu o estaria usando até hoje se não fosse pelo fato do Ubuntu 11.04 não deixar eu desligar meu sistema de vez em quando (problema que não é do Unity, pois optei pelo Gnome Clássico no GDM e este problema persiste...). Vou testar o Mint 11 para ver se o mesmo ocorre.
Já li relatos desse mesmo problema no fórum ubuntu, e as vezes parece que a sorte sorri pra gente uso o LTS (depois do 10.10) e o Natty com unity e tudo (maquinas separadas, não gosto de dual) e claro na maioria das maquinas o big, mas voltando ao caso do Natty não tive esse problema de clicar no botão desliga e ele desobedecer.

Parece sorte de principiante (kakak)
(Autor desconhecido)

Imagem

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 14 Jun 2011, 22:52

Pois é cara, tenho esse problema de não desligar com o Ubuntu 11.04...

Sobre o Metal Blob Solid, tentei o comando que o Jorgebadad explicou acima, mas não funcionou. Daí, eu desinstalei e baixei a versão mais nova direto do site do cara que fez. O jogo agora funciona com o som, porém alguns caracteres não aparecerem direito (cedilha, acentos etc)

Creto
MESTRE BIG

Re: "Bugs" a serem corrigidos no Big Linux 5

Mensagem por Creto » 15 Jun 2011, 07:20

Voltando ao assunto de interesse do tópico:
big elton escreveu:13- O packagekit dá erro quando aberto. (Solução:Menu Lançador de Aplicativos-> botão direito do mouse-> Editar aplicativos-> Sistema-> Gerenciamento de software-> guia Avançado-> marcar a opção Executar como um usuário diferente-> Nome do usuário: root
Com essa dica não se resolve ainda o problema do kpackagekit.

Além do que nele não consta os aplicativos que tenho instalado.

A seguinte mensagem aparece ao tentar instalar o que seja por ele:

Você não conseguiu fornecer uma autenticação correta.
Verifique todas as senhas ou configurações de contas.

Detalhes:
Failed to obtain authentication.

Não digo que esteja ocorrendo com outros usuários, porém para mim essa dica teria quer ser revista.

Obrigado.
(Autor desconhecido)

Imagem

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Mensagem por CarlosFelipeP » 15 Jun 2011, 09:47

Um dia antes de sair o Ubuntu 11.04 final, saiu o RC1 do BIG e o próprio BIGBRUNO disse que dia 15 saía a versão final, mas dia 15 do mês passado, 1 mês de atraso e nenhuma notícia. Voltou a empacar, atrasa 1 mês, 2 meses, 3 meses chega o Ubuntu 11.10, muda a base de novo e segue a mesma lengalenga.

LordDan
Big Moderador!

Re: "Bugs" a serem corrigidos no Big Linux 5

Mensagem por LordDan » 15 Jun 2011, 20:00

Paulinho1971 escreveu:Você não conseguiu fornecer uma autenticação correta.
Verifique todas as senhas ou configurações de contas.

Detalhes:
Failed to obtain authentication.
Isso só ocorre ao usar o packagekit? A mesma senha funciona para os demais aplicativos que a pedem?
A dica funcionou com vários colegas (comigo também), deve haver outra coisa ocorrendo com você.

Em todo caso, o Bruno está a par deste e de outros bugs e está corrigindo para a próxima versão. O que temos que fazer é esperar mesmo e passar a fazer testes quando a nova versão sair. :)

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”