BigLinux 11.04 RC1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 02 Mai 2011, 19:50

Valeu!!! BIGBRUNO!!!
Ao postar a solução "na unha", vi que você estava online e permaneci para ver sua resposta - IMEDIATA!!! :D :D :D :D :D

Quanto às dependências envolvendo o pidgin, como citado pelo tadeufladner, ainda não descobri o que pode ser...

Um grande abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 02 Mai 2011, 20:01

PHOENIX90, quando eu avisei que estava de volta não era brincadeira. :)

Um detalhe que esqueci de explicar, a atualização do mplayer que coloquei no repositório apesar de estar marcada como mplayer é apenas para manter compatibilidade, pq na verdade é o mplayer 2 que foi noticiado em diversos sites a poucos dias.

Lucão big
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por Lucão big » 02 Mai 2011, 20:07

Big bruno queria saber se é possível usar os pacotes do big no resulinux?
Em breve Resulinux Xtreme Editon, aguardem!
Acessem: http://xtlinux.brazi.us

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 02 Mai 2011, 20:08

BIGBRUNO escreveu:PHOENIX90, quando eu avisei que estava de volta não era brincadeira. :)

Um detalhe que esqueci de explicar, a atualização do mplayer que coloquei no repositório apesar de estar marcada como mplayer é apenas para manter compatibilidade, pq na verdade é o mplayer 2 que foi noticiado em diversos sites a poucos dias.
Reparei no detalhe.
Cada vez que instalo um pacote - ou faço uma atualização, via Synaptic, clico no pacote com o botão direito, vou em Propriedades e verifico as dependências, conflitos e versões disponíveis.... Para mim, é o melhor método para manter um "track" do sistema e suas modificações... :)
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 02 Mai 2011, 20:14

Lucão big, em teoria quase tudo do BigLinux é compatível com qualquer distribuição que tenha QT4 e use pacotes .deb.

idalino
BIG!!!
Contato:

Re:

Mensagem por idalino » 02 Mai 2011, 20:18

BIGBRUNO escreveu:Liberada atualização falsa do mencoder, pois apesar de entrar como atualização é o retorno da versão de uma compilação especial feita para o lucid que adiciona suporte a legendas coloridas e torna mais compatível com o BigConverter.

tadeufladner, Erro estranho esse para o biglinux-full, pois não existe nada nele relacionado com o pidgin, se puder dar mais detalhes sobre os pacotes que estão em conflito.

BIGBRUNO

Veja mensagem ao tentar instalar pelo terminal:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isto pode significar que
você solicitou uma situação impossível ou, se você está usando a
distribuição instável, que alguns pacotes requeridos não foram
criados ainda ou foram retirados da "Incoming".
A informação a seguir pode ajudar a resolver a situação:

Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
biglinux-full : Depende: gimagereader mas não é instalável
E: Pacotes quebrados
Idalino A Garcia

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 02 Mai 2011, 20:18

Lucão big escreveu:Big bruno queria saber se é possível usar os pacotes do big no resulinux?
Já me intrometendo, em que pese a resposta do BIGBRUNO:
BIGBRUNO escreveu:Lucão big, em teoria quase tudo do BigLinux é compatível com qualquer distribuição que tenha QT4 e use pacotes .deb.
Se não me falha a memória o Resulinux, do nosso companheiro SuporteTécnicoID, usa o "TexasFlood System" na inicialização... Pode dar problema de compatibilidade nas opções do Centro de Controle Big, referente ao Grub, Plymouth, Desempenho, Uso da Memória etc... O risco de bagunçar o sistema é grande.

Já fiz esta tentativa na época do Big 4.2, onde tentei instalar o TexasFlood e com o Resulinux da época, onde tentei instalar o Big Centro de Controle. Os dois sistemas ficaram muito instáveis.

Quer tentar??? Instala em uma Máquina Virtual e posta o resultado prá gente, Lucão Big!!!

Um abração!!!
Editado pela última vez por PHOENIX90 em 02 Mai 2011, 20:21, em um total de 1 vez.
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 02 Mai 2011, 20:19

Bruno os cds ou dvds do big 5.0 final que vc vai vender no site do big eles vao ser personalizados,quero dizer assim com estampa do big linux,igual os cds da digirati?

PHOENIX90
BIG MAN

Re: Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 02 Mai 2011, 20:25

idalino escreveu:
BIGBRUNO escreveu:Liberada atualização falsa do mencoder, pois apesar de entrar como atualização é o retorno da versão de uma compilação especial feita para o lucid que adiciona suporte a legendas coloridas e torna mais compatível com o BigConverter.

tadeufladner, Erro estranho esse para o biglinux-full, pois não existe nada nele relacionado com o pidgin, se puder dar mais detalhes sobre os pacotes que estão em conflito.

BIGBRUNO

idalino,
Pacote já está no repositório do Big, conforme postado pelo BIGBRUNO na página anterior:
http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages/n ... n/?C=M;O=D

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 02 Mai 2011, 20:45

AIZEN, não sou eu que vendo os CDs é um amigo de SP e ele faz o CD normal mesmo, só grava e envia.

idalino
BIG!!!
Contato:

Mensagem por idalino » 02 Mai 2011, 20:54

hiltongil escreveu:
idalino escreveu:Pessoal, meu Big não está salvando a resolução de tela de 1024x768. Cada vez que reinicio ele perde a configuração.

Alguém mais teve este problema?
Tenta fazer o seguinte:
1- ctrl+alt+F2 ou F3 (para sair pro modo texto)
2- como root dê o comando init 3 ou service kdm stop
3- se necessário logo-se como root novamente
4- execute o comando Xorg - configure (ele vai gerar o arquivo xorg. conf.new) - dê um ls para ver.
5- Ainda como root execute o comando cp xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf
6- execute o reboot
Para mim funcionou tranquilo. Mas as vezes é preciso editar o xorg.conf. Dai usa o editor preferido (nano /etc/X11/xorg.conf.
hiltongil

Resolvi pelo Centro de Controle Big->Hardware->Video e Monitor->Configurações avançadas e restauração configurações.

valeu pela dica
Idalino A Garcia

idalino
BIG!!!
Contato:

Mensagem por idalino » 02 Mai 2011, 21:02

PHOENIX90 escreveu:
idalino escreveu:

BIGBRUNO

idalino,
Pacote já está no repositório do Big, conforme postado pelo BIGBRUNO na página anterior:
http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages/n ... n/?C=M;O=D

Um abraço!!!
PHOENIX90

obrigado, esqueci do F5 na página. Resolvido!
Idalino A Garcia

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 02 Mai 2011, 21:49

PHOENIX90 escreveu:Já me intrometendo, Se não me falha a memória o Resulinux, do nosso companheiro SuporteTécnicoID, usa o "TexasFlood System" na inicialização...
O SuporteTecnicoID é o responsável pelo KDuXP...

O resulinux é do mala sem alça Igor Isaias Banlian, que falou mal do Big Linux à vontade tempos atrás, e fez muita raiva por aqui; soltou besteiras do tipo:

"Caiam na real, a mesma chance de se ter um novo Big Linux 5 Final é a mesma de se ter o novo
Resulinux 3 Final, ambos são lendas urbanas, não são realidade, sejamos realistas, aceitemos os
fatos!"

E outras coisitas mais!
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 02 Mai 2011, 22:02

Eita, lá vou eu chegando tarde de novo... voltando a testar...
PHOENIX90 escreveu:Se não me falha a memória o Resulinux, do nosso companheiro SuporteTécnicoID, usa o "TexasFlood System" na inicialização...
Quem desenvolve o Resulinux é o Luciano Martini (ou 777user), já o SuporteTécnicoID desenvolve a variante KduXP. e é colaborador, como também é o Igor Isaías. Além do Texas Flood, eles utilizam repositórios do Debian, o que pode trazer uma certa incompatibilidade com os pacotes do Big.

Fiz as atualizações após uma instalação limpa do sistema, vamos lá:

- o Gimp ainda pergunta qual esquema de janela usar ( sempre escolho a resposta 3, devo mudar? )
- PainelBig > Internet> item "Firewall" : a inicialização do Firestarter dá mensagem de erro (sempre que é acionada)
- Broffice ficou OK agora :D , se não gostarem do CoGrOo, ele pode ser substituído pelo VERO. Sugiro que inclua a extensão "pagination", é bem pequenininha e facilita a vida do iniciante para inserir números nas páginas.
- Problema dos ícone da área de trabalho (mouse hovering - sinal da seta pra cima) : se mudar o tema da área de trabalho como Oxygen, fica parecido com o do Big e corrige o problema do ícone.
- O item Big converter não está bom, a barra de progresso não anda e o arquivo-resultado não é gerado
- PainelBig > Hardware > item "Temperatura" : o xsensors não mostra temperatura alguma; para funcionar, deve ser rodado o comando # sensors-detect, que é um script que adiciona os módulos de temperatura para o /etc/modules.conf, que carregados na inicialização do sistema passam a monitorar a temperatura e repassa para o xsensors.
- PainelBig > item "Gerenciador de energia": não abre
- A não memorização da resolução gráfica por parte de alguns usuários, pode estar causando a "tela preta" na inicialização de alguns computadores, como o netbook do AIZEN (visitei ele hoje, placa de vídeo do Netbook é uma integrada Intel que é padrão em vários Netbooks, ou seja, nada mau)
- Erros de ortografia no BigPainel (ah, já li que ficaria para corrigir no final... é só para eu manter um log do que eu encontro)

--- o Big ainda está usando o Xine como backend do Phonon; porém, o Kubuntu 11.04 Natty está adotando o gstreamer como backend do Phonon, isso pode aumentar a compatibilidade com os demais programas de midia do KDE; seria vantajoso o Big migrar também para o backend gstreamer?
--- Firefox tá beleza, só sugiro a extensão Flashgot para integrar com o jdownloader.
--- :shock: fui desligar o Big e levei um susto de tão rápido que está o shutdown; vocês preferem mesmo sem aquela confirmação? Isso pra quem tem filho pequeno perto do PC... :wink:
--- o pindgin está instalando e funcionando normalmente aqui :)

Vou continuar testando. :)
Seria bom se no final de cada página fosse feito um resumos dos bugs para facilitar as consultas do Bruno?
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Mensagem por CarlosFelipeP » 02 Mai 2011, 22:14

LordDan escreveu:Eita, lá vou eu chegando tarde de novo... voltando a testar...
PHOENIX90 escreveu:Se não me falha a memória o Resulinux, do nosso companheiro SuporteTécnicoID, usa o "TexasFlood System" na inicialização...

Só uma correção: quem desenvolve o Resulinux é o Luciano Martini (ou 777user), já o SuporteTécnicoID desenvolve a variante KduXP. e é colaborador, como também é o Igor Isaías. Além do Texas Flood, eles utilizam repositórios do Debian, o que pode trazer uma certa incompatibilidade com os pacotes do Big.

Esse KduXP é uma m... ô coisa horrorosa, e não é por apenas copiar o xispê [...]

Eu testei todas as distros brasileiras: brlix, resulinux, kduxp, epidemic, metamorphose e a única que tem assim meu respeito é o BIG.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”