BigLinux 11.04 RC1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 07 Jun 2011, 15:01

big elton escreveu:Na verdade isso acontece pela ansiedade dos "Bigusers"
E na expectativa de ter um sistema cada vez melhor!
Particularmente, gosto muito de inovações, então,
por isso Big Linux me chama muita atenção.
Por ser uma distro que vem inovando seu potencial dia-a-dia,
Obrigado aos desenvolvedores Big.
Aguardo o lançamento da nova ISO.
Abraços...
jluis escreveu:Caros amigos,
Já expliquei os motivos da demora do lançamento da nova iso do BIG5 e esperava que todos compreendessem. Mas nem por isso tiro o direito de quem quer reclamar. Isso é liberdade, desde que não ofenda a ninguém.

Meus amigos, não se trata de ansiedade nem de falta de paciência dos usuários Big. Fazendo uma retrospectiva: a previsão de lançamento do Biglinux 5.0 final era em maio de 2009; isso considerando que já correspondia a um adiamento. Outra data marcante era o lançamento em cima do Ubuntu 9.10 que foi adiada para que o Big fosse lançado sobre o Ubuntu 10.04 LTS e ser uma LTS; mais uma vez cancelado. E assim o Big tem seu lançamento adiado a cada lançamento do Ubuntu. Como vemos, estamos correndo atrás do Ubuntu a cada lançamento.
Já disse em tópico passado que essa história de "perfeita não existe", por que a unica coisa perfeita que existe é Deus; e outra coisa importante que interfere em se fazer algo perfeito está na dependência de outros fatores muito importantes, ou seja, do Kernel e do KDE. Todo mundo acompanhou a dificuldade e os bugs do KDE4X, que se existem até hoje.
Todos que usamos o Big, entendemos o quanto é difícil a realização de uma distro, principalmente a do porte do Biglinux. Todos entenderíamos a existencia de bugs, que em sua maioria não seriam do Big, mas do KDE ou do Kernel. Por esta razão é que fica difícil de se entender da demora imensa no lançamento do Big.
Pergunto: qual distro em atividade tem um espaço de tempo tão grande - mais de 2 anos - para o lançamento de sua próxima versão alem do Big? Qual distro alem do Big trabalha sem o cumprimento de um cronograma de lançamento?
Quando nas palavras do próprio Bigbruno, o Big sairia no dia 15-04, este foi adiado para ser lançado no fim de semana, até 05-06. O que tivemos, mais um adiamento.
Portanto, meus amigos, não se trata de ansiedade nem de pressa. A meu ver não existe usuário mais paciente do que os usuário do Big. Tenho acompanhado o fórum do Big a pelo menos 4 anos, tenho visto muitos companheiros se ausentarem o que representa uma enorme perda para o fórum. Se seguido um critério de lançamento, e o mais coerente em cima do Ubuntu 10.04 LTS, hoje o BigBruno teria muito mais tranquilidade sem sofre cobranças, oportunas ou não. Hoje, estaria trabalhando nas versões 6 e possivelmente na versão do Big7 com muita tranquilidade.
Desculpem o desabafo, de um usuário que considera o Biglinux não apenas a melhor distro nacional, mas talvez a melhor dentre todas para o usuário final, e olha, já testei diversas; de um usuário que respeita muito o trabalho do BigBruno.

Jackass
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por Jackass » 07 Jun 2011, 16:36

Concordo plenamente contigo spad3to.Muito bem colocada a sua opinião,que com sua licença,faço minhas.
Por isso mesmo estou usando o KDUXP: http://www.linuxkduxp.com/
ECS A780GM-A / 4 GB DDR2 800 / DVD Sony / hds Sansung 160 gb e Maxtor 30 gb / video on AMD 3200 / fonte tHERMALTAKE 430 w / MONITOR LG Fflatron Wide 22 / USUÁRIO BIG LINUX

Titztec
Semi-BIG

Mensagem por Titztec » 07 Jun 2011, 20:23

Enquanto nao chega a versão final do BL5 estou usando o Metamorphose Linux 3.0, versão que no momento está, na minha opinião , simplesmente perfeito.

http://www.metamorphoselinux.net/

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 08 Jun 2011, 09:02

Primeiro olá a todos após tanto tempo!

spad3to,

Eu concordo totalmente com vc, fiz diversas vezes sugestões de cronogramas a serem seguidos, ninguém deu atenção, seria muito melhor se tivesse sido feito um lançamento com base no Ubuntu LTS, pois a base do sistema seria mais confiável, o que daria ao Bruno tempo para trabalhar em atualizações dos programas mais utilizados em cima de uma base confiável e com menos bugs, seguir um cronograma é essencial, eu fiquei vários meses sem postar nada no fórum, e vim hoje na esperança que algo tivesse mudado, infelizmente nada mudou, e vou continuar a utilizar o Ubuntu 10.04 LTS, e migrei meu Mortbook pra o Xubuntu 11.04, pois prefiro algo mais confiável, já que o Big, infelizmente, não segue um padrão, a última versão estável foi a 4.1, o que faz muito tempo, até o Debian já mudou de versão... e o Big nada!

Se a distro vive em beta ela não progride e acaba caindo na desconfortável posição de "Não Confiável", o que afasta os usuários, como eu me afastei. Não que o trabalho do Bruno e colaboradores seja malfeito, pelo contrário! Entretanto, é necessário um ponto de partida, uma versão estável. Porque senão fica a história que acabou acontecendo, e que pode vir a se repetir! Vamos nos basear no 9.04, mas como já tá perto da 9.10, essa é melhor, então vamos nos basear no 9.10, mas como já tá perto da 10.04, essa é melhor, vamos nos basear no 10.04, mas como já tá perto da 10.10, essa é melhor, vamos nos basear no 10.10, mas como já tá perto da 11.04, essa é melhor, vamos nos basear no 11.04... e daqui uns dias a história se repete!

A distro não tem como acompanhar o desenvolvimento do Ubuntu, é impossível! O Ubuntu tem a Canonical por trás, o Big tem só o BigBusca, e uns poucos desenvolvedores que usam as horas de folga!, ter acompanhado a LTS, daria folga suficiente pra todos trabalharem com calma, e pensarem em tudo que poderia entrar na próxima versão, mas se não for assim, melhor seria então transformar o Big numa distro Rolling Release, (quem sabe voltando a usar o Debian como base) sem versão definida, fazendo apenas um ou dois builds anuais pra que os interessados pegassem a versão mais atual, assim todos teriam a versão mais atual sempre, e a equipe de desenvolvimento iria colocando os pacotes testados nos repositórios aos poucos, e isso iria atualizando o Big sempre. No entanto, a pressão por novas versões diminuiria.

Mas enquanto as coisas seguem indefinidas por aqui, vou usando o Ubuntu e o Xubuntu mesmo...
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Mensagem por Creto » 08 Jun 2011, 10:37

Não querendo ser chato e, já sendo; é como a minha velha avó dizia: gosto cada um tem o seu

Também não estou desdizendo o que usuários mais avançados e que usam o GNU/Linux a mais tempo, digo que tenho confiança na distro mesmo estando em alfa,beta, gama ou Rolling Release 1, 2 ou 3.

Uso o ubuntu 11.04, vou passar para o 11.10 até vir o 12.04 LTS, mas mesmo assim não deixo o BIG de fora do meu pc nem com todos os bugs que tive que pedir ajuda, nem qualquer outro motivo.

Há não ser se o próprio Bruno disser: Está sendo descontinuado o BIGLINUX.

Enfim, acato os comentários dos mais experientes, tendo descobrir onde estão os problemas citados e vou usando o fórum, que apesar de também já ter notado que muitos usuários (até os administradores) andam meio sumidos, continuo com o BIG na minha maquina principal (uma maquina para cada distro BIG, Ubuntu) tentando seguir adiante com essa distro que foi o marco no inicio da minha vida livre.

Saudações a todos.
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 08 Jun 2011, 13:04

Bom, os repositórios do Natty continuam dando falha. Mas isso deve ser lá do pessoal do Ubuntu.

Que tal adicionar no gerente de arquivos uma opção para explorar as pastas ocultas do Android, como a pasta /system ou /android ??? E já que ele é Linux, fica mais fácil pois creio que desenvolvedores daqui do fórum "manjam" de Linux. Isso ia facilitar para muita gente que tem smartphones Android (Como eu, Galaxy 551) a fuçar no sistema para, por exemplo, alterar a tela de boot ou no meu caso ativar a unção live wallpaper... Tem como faze plug-in pro Dolphin, né? Se sim, teria como ativar ou desativar a função sem ter que recompilar o Dolphin.

A, insisto na pós-instalação. Nela, sem o CD na unidade, assim como acontece no ®uindows Xp, a pesoa cria o usuário, define a senha, além de que nela pode ter uma introdução'zinha' tipo a do iMac, com bem-vindo escrito em PT, IN-EUA e ES. Como logo do big é um mundo com a palavra BIG escrito, lhe convieria um cenário espacial...
Ah, fui muito mirabolante???
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Re:

Mensagem por CarlosFelipeP » 08 Jun 2011, 13:14

lord_stephen escreveu: Porque senão fica a história que acabou acontecendo, e que pode vir a se repetir! Vamos nos basear no 9.04, mas como já tá perto da 9.10, essa é melhor, então vamos nos basear no 9.10, mas como já tá perto da 10.04, essa é melhor, vamos nos basear no 10.04, mas como já tá perto da 10.10, essa é melhor, vamos nos basear no 10.10, mas como já tá perto da 11.04, essa é melhor, vamos nos basear no 11.04... e daqui uns dias a história se repete!

A distro não tem como acompanhar o desenvolvimento do Ubuntu, é impossível! O Ubuntu tem a Canonical por trás, o Big tem só o BigBusca, e uns poucos desenvolvedores que usam as horas de folga
Se o BIG atrasar demais (de novo) e resolver mudar a base para o 11.10 eu sei não :x [...]

Se uma versão final for lançada, sou da campanha que as próximas versões sejam todas baseadas apenas nas versões LTS. Dá bastante tempo de aprontar sem os atrasos do :evil:

Creto
MESTRE BIG
Localização: São Caetano de Odivelas, Pará - Soure - Ilha do Marajó - Pará

Re:

Mensagem por Creto » 08 Jun 2011, 13:58

Fobnny escreveu:Bom, os repositórios do Natty continuam dando falha. Mas isso deve ser lá do pessoal do Ubuntu.

Que tal adicionar no gerente de arquivos uma opção para explorar as pastas ocultas do Android, como a pasta /system ou /android ??? E já que ele é Linux, fica mais fácil pois creio que desenvolvedores daqui do fórum "manjam" de Linux. Isso ia facilitar para muita gente que tem smartphones Android (Como eu, Galaxy 551) a fuçar no sistema para, por exemplo, alterar a tela de boot ou no meu caso ativar a unção live wallpaper... Tem como faze plug-in pro Dolphin, né? Se sim, teria como ativar ou desativar a função sem ter que recompilar o Dolphin.

A, insisto na pós-instalação. Nela, sem o CD na unidade, assim como acontece no ®uindows Xp, a pesoa cria o usuário, define a senha, além de que nela pode ter uma introdução'zinha' tipo a do iMac, com bem-vindo escrito em PT, IN-EUA e ES. Como logo do big é um mundo com a palavra BIG escrito, lhe convieria um cenário espacial...
Ah, fui muito mirabolante???
Se não estou enganado, eu entendi!
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre."
(Autor desconhecido)

Imagem

juniorredhot
BIG MAN

Re: Re:

Mensagem por juniorredhot » 08 Jun 2011, 16:14

CarlosFelipeP escreveu: Se o BIG atrasar demais (de novo) e resolver mudar a base para o 11.10 eu sei não :x [...]
Se uma versão final for lançada, sou da campanha que as próximas versões sejam todas baseadas apenas nas versões LTS. Dá bastante tempo de aprontar sem os atrasos do :evil:
Concordo o CarlosFelipeP pois na situação atual seria mais viável para o BigLinux ser baseado em apenas versões LTS do (k)ubuntu, digo isso não só por questões de atraso, mas de tempo maior de trabalho e planejamento, pois assim teria tempo de corrigir erros da versão final X e de quebra começar a fazer versão Y. Isso traria muitos benefícios ao Bruno e tiraria as reclamações e cobranças dos membros do fórum (não estou me referindo a qualquer pessoa em especial ok!). Por isso na situação atual fica muito difícil de fazer o trabalho sem ser cobrado! BIG-BRUNO E BIG-EQUIPE OU QUALQUER MODERADOR DO FÓRUM SERIA MUITO APLAUSÍVEL UM DE VOCÊS SE PRONUNCIASSEM SOBRE ESSA QUESTÃO!!! :idea:
Editado pela última vez por juniorredhot em 08 Jun 2011, 18:08, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 08 Jun 2011, 17:57

juniorredhot escreveu:...OU QUALQUER ADMINISTRADOR DO FÓRUM SERIA MUITO APLAUSÍVEL UM DE VOCÊS SE PRONUNCIASSEM SOBRE ESSA QUESTÃO!!! [/b] :idea:
O fórum só tem um Administrador...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

juniorredhot
BIG MAN

Mensagem por juniorredhot » 08 Jun 2011, 18:07

Jorgebadad escreveu: O fórum só tem um Administrador...
Me desculpe pela garfe Jorgebadad eu queria dizer moderador e só depois que você respondeu que percebi isso! muito obrigado pelo aviso!
Imagem

Imagem

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 08 Jun 2011, 19:54

Bom, eu tenho um argumento (opinião minha) sobre a não adoção de uma versão do Big baseada em uma LTS, pelo menos nesses dias:

O Lucid 10.04 terá suporte de 3 anos (indo até abril de 2013), porém, a próxima versão LTS virá em abril de 2012, ou seja, daqui a 11 meses. Já a atual versão Natty 11.04 terá suporte de 1 ano e meio (indo até outubro de 2012); ora, se adotarmos o Natty 11.04, dará tempo do Ubuntu lançar a LTS 12.04 e ainda termos suporte por mais 6 meses, tempo esse que o Big poderá lançar uma versão 6 baseada na LTS de 2012 antes que o suporte da versão 5 acabe.

Temos que ter otimismo: o Big 5 virá, fará sucesso e o projeto irá crescer... e depois que o projeto estiver num bom nível, aí sim poderemos esperar uma versão 6 baseada na LTS 12.04. :-) Nada de desespero pessoal, vamos nos animar :-)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por valdirsarti » 08 Jun 2011, 20:20

LordDan escreveu:Bom, eu tenho um argumento (opinião minha) sobre a não adoção de uma versão do Big baseada em uma LTS, pelo menos nesses dias:

O Lucid 10.04 terá suporte de 3 anos (indo até abril de 2013), porém, a próxima versão LTS virá em abril de 2012, ou seja, daqui a 11 meses. Já a atual versão Natty 11.04 terá suporte de 1 ano e meio (indo até outubro de 2012); ora, se adotarmos o Natty 11.04, dará tempo do Ubuntu lançar a LTS 12.04 e ainda termos suporte por mais 6 meses, tempo esse que o Big poderá lançar uma versão 6 baseada na LTS de 2012 antes que o suporte da versão 5 acabe.

Temos que ter otimismo: o Big 5 virá, fará sucesso e o projeto irá crescer... e depois que o projeto estiver num bom nível, aí sim poderemos esperar uma versão 6 baseada na LTS 12.04. :-) Nada de desespero pessoal, vamos nos animar :-)

É isso mesmo, caro amigo.
Temos que ter calma. Não adianta reclamar.
Como bem disse o amigo Jorgebadad , aqui nós só temos um administrador. E é ele o desenvolvedor.
Além do mais, o sistema, como todos bem sabem, é gratuito. E só usa quem tem paixão pelo Big.
Eu tb estou ansioso, mas estou esperando. Não tem outro jeito.
Penso comigo que se alguém quiser cobrar alguma coisa ou reclamar deve faze-lo com algum SO pago (Mac OS, Windows, OS 2 Warp (OSWarp??? Oh, loko kkk).
Mas é isso.
Caro BIGBRUNO, manda essa iso para nós matarmos nossa ânsia por update.
:)
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 08 Jun 2011, 21:46

valdirsarti escreveu:
LordDan escreveu:Bom, eu tenho um argumento (opinião minha) sobre a não adoção de uma versão do Big baseada em uma LTS, pelo menos nesses dias:

É isso mesmo, caro amigo.
Temos que ter calma. Não adianta reclamar.
Como bem disse o amigo Jorgebadad , aqui nós só temos um administrador. E é ele o desenvolvedor.
Além do mais, o sistema, como todos bem sabem, é gratuito. E só usa quem tem paixão pelo Big.
Eu tb estou ansioso, mas estou esperando. Não tem outro jeito.
Penso comigo que se alguém quiser cobrar alguma coisa ou reclamar deve faze-lo com algum SO pago (Mac OS, Windows, OS 2 Warp (OSWarp??? Oh, loko kkk).
Mas é isso.
Caro BIGBRUNO, manda essa ISO para nós matarmos nossa ânsia por update.
:)
Olá para vocês!
É isso aí pessoal, somente quem é amante deste incrível OS BigLinux consegue espera-lo. Agora coloquei-o, em um netbook através de pendrive bootavel, que eu mesmo o fiz, foi emocionante essa operação, sem erros, tudo ok! "GNU/Linux é tudo, e BigLinux é o máximo de tudo!" ( Idair Silva. )
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 08 Jun 2011, 22:09

Pessoal, antes de mais nada, boa noite. LordDan, se você ver acima no tópico em que fiz o comentário que gerou a troca de idéias do momento, e vejo a maturidade com que os colegas colocam cada um seu ponto de vista, por isso, sem pieguice, considero o fórum do Big uma escola de Linux; no caso em questão, em essencia não estamos defendendo como disse acima e apoiado pelos amigos Jackass e lord_stephen que neste momento o Big deve ser LTS, disse que DEVERIA ter se baseado no Ubuntu 10.04 LTS, e que se assim tivesse ocorrido o BigBruno estaria trabalhando com muito mais folga e, ponto principal, que o Big não pode correr atraz do Ubuntu. E digo isso não por falta de capacidade da equipe, mas por falta de estrutura mesmo, pois não existe gente suficiente e bem paga para isso, como tem o Ubuntu a Canonical. Isso é elementar.

Por isso defendo que deve-se "parar de correr atraz do Ubuntu", e que deve-se desenvolver um CRONOGRAMA de lançamento para o Big, e não vejo melhor cronograma do que os lançamentos LTS do Ubunto ou que seja em cima do Debiam. Considero oportuno o lançamento do Big, pois quem acompanha o desenvolvimento sabe que ele está muito bom e correções poderam ser feitas através de atualizações. O lançamento do Big LTS, virá no futuro, nisso concordamos. LordDan, leia meu post e verá que o que defendemos é algo que facilite o trabalho do Bruno.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”