BigLinux 11.04 RC1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 06 Mai 2011, 19:47

Tentei várias ideias (dicas) dos colegas do fórum para tentar resolver o problema na resolução do monitor mas não deu certo. Toda vez que desligo e religo o computador ele volta com a resolução errada (1028x768) e tenho que alterar novamente para a correta (1600x900). Isso num computador mais antigo, no note não tive problema.
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

LordDan
Big Moderador!

Re:

Mensagem por LordDan » 06 Mai 2011, 20:39

Paulo Sérgio Miguel escreveu:Tentei várias ideias (dicas) dos colegas do fórum para tentar resolver o problema na resolução do monitor mas não deu certo. Toda vez que desligo e religo o computador ele volta com a resolução errada (1028x768) e tenho que alterar novamente para a correta (1600x900). Isso num computador mais antigo, no note não tive problema.
Mas se você mudar a resolução do seu notebook e reiniciar, ele mantém a alteração que você fez?
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

AIZEN
BEST BIG

Re:

Mensagem por AIZEN » 06 Mai 2011, 20:40

Paulo Sérgio Miguel escreveu:Tentei várias ideias (dicas) dos colegas do fórum para tentar resolver o problema na resolução do monitor mas não deu certo. Toda vez que desligo e religo o computador ele volta com a resolução errada (1028x768) e tenho que alterar novamente para a correta (1600x900). Isso num computador mais antigo, no note não tive problema.
Paulo talvez seja um bug,talvez vc nao viu mas tem um topico so para esses problemas do big 5.0 rc,refassa essa mesma pergunta no topico que os colegas do forum vao te dar mas outras dicas para vc resolver esse problema.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 06 Mai 2011, 20:50

Em casa eu uso uma internet 3g é bastante lenta,tem no meu desktop instalado o windows 7, e o big linux 5.0 RC,acessando a net no dois sistemas operacionais percebe que no big a minha internet fica mais rapida sinceramente o big sempre tem algo mais a oferecer para min.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 06 Mai 2011, 21:30

Estou acessando a net usando o meu celular sansung modelo GT-3510 como modem,tentei fazer isso no windows 7 e nao consegui nao sei se tem que configurar mais alguma coisa,a velocidade da internet é a mesma do meu modem 3g,se meu modem der pau uso meu celular como modem resumindo o big é de mais,e sem falar que minha net no big é mais rapida,nao tem virus,os programas sao mais faceis de instalar,é um sistema operacional gratuito,........................resumindo o placar.

BIG LINUX 5 X 0 WINDOWS

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Re: BigLinux 11.04 RC1

Mensagem por Rsrocha » 06 Mai 2011, 22:59

Caro amigo Paulo Sérgio Miguel, se a questão for referente ao computador da sua assinatura (GeForce 7) ou qualquer outro modelo da Nvidia, você tem a opção chamada "Preview" no Nvidia Settings e a partir daí você pode copiar este preview (Depois de definir as opções desejadas), então edite o seu xorg.conf(etc/X11/xorg.conf) colando o resultado do preview..
Ou ainda caso o amigo saiba as definições desejadas (HorizSync, VertRefresh, Hsync, Modeline...),
incito para que apenas edite o xorg.conf conforme desejar.
Desktop - Amd Semprom 2800+, Nvidia FX 5200, 320 HD, 01GB RAM
Note - Intel Dual Core 2 x 2.1, Intel Mobile C45, 320 HD, 02GB RAM

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 07 Mai 2011, 00:37

Estive fuçando no Big Converter Video: tem uma parte em que temos a opção de embutir legendas num vídeo. Aí surgiu uma dúvida:qual seria a codificação dos textos da legendas que o Big Converter utiliza para embutir essas legendas? E qual seria a fonte?

Bom, eu testei aqui com um arquivo .srt de legendas com codificação iso-8859-15 e funcionou direitinho (utilizem o tamanho padrão 1.8, pois levei um susto quando utilizei o tamanho grande :-) ). A fonte resultante não sei dizer precisamente qual é, mas é a mesma que vemos no filmes por aí.

Essa codificação que utilizei, a iso-8859-15, é uma das mais comuns que encontramos nas legendas pela internet.
Acertou em cheio o Bruno quando configurou o mencoder 8) ; mas seria bom informar qual codificação é compatível com o converter para evitar que legendas terminem sem os caracteres latinos.

paulo roberto silva
BIG! BIG!

Mensagem por paulo roberto silva » 07 Mai 2011, 11:17

Oi, pessoal!
É c/ muita alegria que registro o retorno do nosso guru, BigBruno, em alto estilo: a versão BigLinux 11.04 RC1. Realmente, uma beleza! Estou usando o Ubuntu 10.04 LTS e já vou instalar o Big. Estou teclando do danado imbatível, rodando em "Live" de modo perfeito no meu note HP 2120. Até a placa wifi broadcom STA, reconheceu,instalou drivers e conectou imediatamente. Bem-aventurado seja BigLinux entre os demais Linuxes dos homens!
Reconhecidamente a todos,
Paulo R Silva :D :D :D

queensman
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por queensman » 07 Mai 2011, 14:04

Também resolvi testar o rc1, o meu modem e226 huaweai foi reconhecido e a conexão ocorre sem maiores problemas, diferente do beta 2, verifiquei também o problema do compiz que não quer funcionar, ao meu ver o kwin esta deixando o sistema mais travado meio lento, espero que esse problema seja resolvido o mais breve possível, particularmente não gosto do kwin
processador intel dual-core E5700 3.00ghz
4 gigas memória ddr3 1.333mhz
placa de video nvidea gforce8400gs
2 hds 160/320
kubuntu 12.04
internet via rádio de 1mb

alemao
BIG!!!

Mensagem por alemao » 07 Mai 2011, 14:51

o bigbruno esta de parabens,biglinux me supreendeu, sistema operacional perfeito. na instalacao, ja conectou na internet,reconheceu minha placa wifi, tudo rapidinho, enquanto configurava o teclado,o instalador ia instaando os arquivos para agilizar o processo muito bom..

porem meu adaptador blutooth nao esta funcionando. No windows 7, reconhece como adaptar generico, no biglinux fica desativada a opcao adicionar dispositivo bluetooth. a opcao de integracao com kde esta desativada. O que faco? meu adaptador é da motorola. abracos..

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 07 Mai 2011, 20:34

1- Para IDE de programação o BIG ta muito rapido estou programando para android e os ambientes de desenvolvimentos que uso estão em casa com o BIG.

2- Troquei a imagem de fundo do grub na pasta usr/shared/Imagens/desktop-base, no mesmo formato(jpg) alturas e largura, renomiei conforme as originais mais quando reiniciei ainda esta o fundo antigo.
Imagem®

LordDan
Big Moderador!

Re:

Mensagem por LordDan » 07 Mai 2011, 21:11

pedrohd escreveu:1- Para IDE de programação o BIG ta muito rapido estou programando para android e os ambientes de desenvolvimentos que uso estão em casa com o BIG.

2- Troquei a imagem de fundo do grub na pasta usr/shared/Imagens/desktop-base, no mesmo formato(jpg) alturas e largura, renomiei conforme as originais mais quando reiniciei ainda esta o fundo antigo.
Você executou o comando $ update-grub depois disso? Certifique-se que antes disso você tenha substituído o do Big por outro de igual nome e padrão. Caso você queira usar outras imagens com outros nomes, você deverá alterar o arquivo /etc/grub.d/05_debian_theme para apontar para o seu arquivo.

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Mensagem por CarlosFelipeP » 08 Mai 2011, 01:13

BIG-bigs, no orkut encontrei um livro (PDF e ODF) ensinando a usar o LibreOffice / BrOffice:

BrOffice Para Leigos: http://www.brofficeparaleigos.org/

:) muito bom! seria bom tê-lo no Big como referência, muita gente migrando, aprendendo e este material cai como uma luva :lol:

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 08 Mai 2011, 09:28

Eu também gostaria de personalizar a imagem de fundo do grub, mas o plymouth é pedreira...mias por causa do "famoso" (e contestável) grub2...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 08 Mai 2011, 09:46

Ainda estou com esse bug: Quando ativados os efeitos do KDE, fica duto lento, mas não é lento de travano, nem de quando fecha uma VM, é do nada fica lento. O cursor continua mais rapido do que nunca. Se fusse uma lentidão normal, o cursor travaria, mas não trava. Muito esquisito. Mas quando aperto o botão do gabinete para desligar, o sistema desliga em menos de 1 segundo aparece as letra pretas azuis e verdes que ficam antes da tela de unboot. Agora, os efeitos não querem se desativar, inutilizando o sistema. Alguma luz no fim do túnel?
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”