BigLinux 11.04 RC1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 30 Abr 2011, 20:27

Eu baixei o big RC por uma conexao wi-fi queimei o cd e instalei o big no meu desktop testando os programas cliquei na webcam cheese e deu um problema nunca abria,aparecia um x vermelho no local da imagem e pedia para mim acessar ajuda mais quando ia para a ajuda tambem nao funcionava,baixei outra vez o big RC por uma conexao banda larga de 4 megas,gravei num dvd e fui ver o problema da webcam cheese tava funcionando normalmente,pela minha experiencia propria alguns dos problemas citados pelos colegas do forum eu acho que vcs deveriam baixar o big RC outra vez e instalar de novo,talvez quando vcs estavam baixando algum arquivo corrompeu e deu esse problemas talvez de certo como foi no meu caso!!!

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 30 Abr 2011, 20:35

Esqueci de dizer que no meu caso a alteração proposta pelo Bruno para fazer o BrOffice abrir mais rápido deu certo.
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

cesar
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por cesar » 30 Abr 2011, 22:30

Instalei os drivers nvidia recomendados , mas agora não abre nada em 3d ou jogos, apesar de minha placa ser onboard geforce 6100

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 30 Abr 2011, 23:41

Jorgebadad escreveu:PHOENIX90;

Desculpe a informação incorreta que passei de manhã, é que aquela hora fui ao site do Chakra e verifiquei a versão do libreoffice, lá consta 3.2.2.1, mas cheguei em casa e abri o libreoffice e verifiquei que o mesmo já estava atualizado para a versão 3.2.2.2; o gimp é esse mesmo: 2.6.11.2

Agora um detalhe do libreoffice, que descobri: é uma versão sem nenhuma dependência gtk, ou seja, 100% de integração às bibliotecas qt do KDE...
Jorgebadad,

Desculpe a demora em responder.
Voltei meu LibreOffice à configuração original segundo o pacote "broffice.org-big".
Tirei o aplicativo "broffice" da inicialização e "Área de Notificações".

Ou seja, o LibreOffice voltou a carregar lentamente e com alguns travamentos até abrir cada aplicativo individual.
E comecei a pesquisar cada dependência de seus pacotes individuais.

Aí vai uma solução paliativa:
Instala o seguinte pacote:

"libreoffice-report-builder"

Ele, em si, não altera a velocidade e é rápido para baixar (280,1 kb). O importante são suas dependências em Java. Nomeu caso, após instalá-lo com suas dependèncias (mais ou menos 700-800 kb), dependendo do seu sistema e configuração adotada na sua máquina, os aplicativos individuais do LibreOffice passaram a abrir normalmente.

Um pacote, em especial, me chamou a atenção: "libloader-java-openoffice.org"

Como só vi esse pacote após instalar o "libreoffice-report-builder" e não quero desconfigurar o resto, minha SUGESTÃO fica sendo a seguinte:
1 - instala o "libloader-java-openoffice.org"
2 - Abra o Writer, vá em Ferramentas > Opções > Memória > Iniciador Rápido do BrOffice (marcar Ativar o Iniciador
Rápido na Bandeja do Sistema)
3 - Reinicie o computador e abra o Writer novamente, feche e reabra mais uma vez. Veja se melhorou a velocidade de abertura do aplicativo.

Caso não funcione, instale o "libreoffice-report-builder" com todas suas dependências.

Foi o melhor que consegui até o momento.

Os demais amigos que também estão com problemas de velocidade de abertura dos aplicativos individuais da Suíte de Escritório, também podem tentar essa SUGESTÃO...
Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

zorzo
BIGGER

Problemas de vídeo e banda larga

Mensagem por zorzo » 01 Mai 2011, 00:58

Testando o RC1, já tive alguns problemas: Por primeiro, informo que tenho uma placa onboard ATI Radeon X1200 Series (RS690).

1- Referente ao vídeo, numa única vez após o boot, ficou tela preta e nada consegui. Tive que religar o PC na CPU. Deu um aviso de erro antes de carregar o X. Na outra vez que religuei já não deu problema. Estava com vários efeitos do KDE ativados. Desativei alguns.
O efeito borrar estava mostrando duas barras, em cima e em baixo das janelas que abria. Desativei e tudo ok.

2- Rodando do liveDVD configurei a banda larga (speedy) pelo knemo, sem problemas. Após instalar no HD, quando fui configurar, abriu a janela, digitei os dados e no momento de salvar, deu o seguinte erro: "A criação da conexão falhou insufficient privileges". Tentei abri-lo pelo terminal, com o sudo, mas indica que o knemo já estava aberto. Não consegui lembrar como fechá-lo pelo kill. Com ctrl + Esc não apareceu nº do processo para encerrá-lo.
Tentei fazer a mesma configuração através do Centro de Controle Big e, ao final, a mesma mensagem de erro. Acabei acertando a configuração pelo pppoeconf.

Por ora, é isso.
O homem inteligente aprende com seus próprios erros. O homem sábio, aprende com os erros dos outros. (Platão)

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 01 Mai 2011, 01:40

Ola! Para todos!!!!!

Não aceitou instalação padrão, tive que escolher a instalação no HD, ai sim, deu certinho, libreOffice carrega super rápido. Por enquanto o fireFox esta voando baixo a mil maravilhas. Ok!

Um forte abraço!!a
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 01 Mai 2011, 07:39

BigBruno, informo que tive mais um TRAVAMENTO. Deixei parado o sistema para ver se seria algo passageiro mas em seguida REINICIOU.
Pode até ser problema de minha ISO, mas acho importante informar nessa fase de desenvolvimento do sistema.

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 01 Mai 2011, 08:35

Olá!
Para todos.
Para conseguir os acentos e o cedilha, fiz assim, cliquei em detectar a disposição do teclado, depois é só ir respondendo as perguntas que vão aparecendo e depois aparece o nome da República Federativa do Brasil e as opções de configuração do teclado. Para conseguir isto, tive o trabalho de reinstalar o novo rc1 outra vez, mas valeu cada segundinhos, porque desta vez consegui instalar como padrão.

Um forte abraço!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

tadeufladner
MUITO BIG

Mensagem por tadeufladner » 01 Mai 2011, 08:51

pessoal tive dificuldades de usar o big busca ontem no final da tarde e a noite.

tenho uma sugestão a fazer ao desenvolvimento do big, adicionar um painel para usuários de sistemas como no-ip e similares junto da aba servidores.

fica a dica
[img]http://www.danasoft.com/sig/tnccarai.jpg[/img]

Dissection
BIG!

Mensagem por Dissection » 01 Mai 2011, 11:12

instalei o Big Linux no meu pc e esta rodando tudo perfeitamente,
toda vez que sai um novo Big eu fico impressionado com a quantidade de programa que nosso amigo
Bruno consegue colocar dentro de uma imagem de 700 mg, incrível,
só tenho que agradecer ao Bruno por essa grande distribuição que é o Big Linux,
esta show mesmo, valeu.

SPHARION
CENTENÁRIO BIG!

Re: BigLinux 11.04 RC1

Mensagem por SPHARION » 01 Mai 2011, 11:51

Opa, que otima noticia , sera que rola num notebook com celeron m360, com 1 giga de ram?

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 01 Mai 2011, 11:54

PHOENIX90;

Tentei suas dicas, fiz várias combinações possíveis, não deu certo...

Grato pela ajuda...

Estou torcendo que o BIGBRUNO refaça a instalação do Libre, deixando ele "stand-alone", como disse você...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Cyberlab
Mini BIG

Re:

Mensagem por Cyberlab » 01 Mai 2011, 13:21

Testei o live-CD no notebook HP G42-230BR todo o hardware foi reconhecido normalmente, exceto a webcam, que não foi possível devido a um erro no aplicativo Cheese, citado abaixo:
AIZEN escreveu:cliquei na webcam cheese e deu um problema nunca abria,aparecia um x vermelho no local da imagem e pedia para mim acessar ajuda mais quando ia para a ajuda tambem nao funcionava,
Para mim a informação dada é que era necessária a instalação do ogg* (esqueci agora). Isso seria algum codec ou parte do w32codecs?

Também testei num desktop e foi tudo OK, inclusive uma placa wifi que comprei semana passada (TP-Link WN851N). Apesar de reconhecida normalmente, não consegui instalar os drivers proprietários da minha Nvidia FX-5500. Falta privilégios, mas não consegui de outra maneira.

Jorgebadad
Big Moderador!

Re: Re:

Mensagem por Jorgebadad » 01 Mai 2011, 13:56

Cyberlab escreveu:Testei o live-CD no notebook HP G42-230BR todo o hardware foi reconhecido normalmente, exceto a webcam, que não foi possível devido a um erro no aplicativo Cheese,

Também testei num desktop e foi tudo OK, inclusive uma placa wifi que comprei semana passada (TP-Link WN851N). Apesar de reconhecida normalmente, não consegui instalar os drivers proprietários da minha Nvidia FX-5500. Falta privilégios, mas não consegui de outra maneira.
Esqueça o cheese, instale o camorama que funciona 100%!

Para ativar sua placa de vídeo, abra o terminal e:

$sudo bigcontrolcenter

Digite sua senha e abrirá o Centro de controle Big (interface gráfica) com poderes de administrador, vá na aba de hardware e instale a placa de vídeo, depois é só sair...

Reinicie o notebook...
Linuxuser #506065

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 01 Mai 2011, 15:08

Testes realizados num Acer ASPIRE One D250C, com o liveCD (gravado em DVD):

Reconheceu a placa de wireless de primeira

Reconheceu a placa de vídeo de primeira (Intel 945 GME)

Ativei os efeitos do desktop sem problema (cubo, etc)

Webcam OK (com camorama)

Libreoffice funciona normal (sem problemas relatados no meu netbook HP da assinatura)

Gimp também OK, na terceira opção

Smplayer OK

Amarok Ok

Resolução automática do monitor (1024x600) OK

Gerenciador de energia funcionando OK, reconheceu quando pluguei a tomada

Emfim, aparentemente tudo OK, para este netbook poderia ser considerado como versão final do Big 5...

--------------------------------

O problema do libreoffice do meu netbook HP parece ser em função da placa de vídeo ATI...
Linuxuser #506065

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”