BigLinux 11.04 RC1

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 29 Abr 2011, 09:17

Não tinha notado que dia 27 saiu uma nova versão do Big, só notei hoje, já estou gravando no dvd para testar nos meus computadores.
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

Br1000
MUITO BIG

Mensagem por Br1000 » 29 Abr 2011, 10:47

Grande BIGBRUNO, bom dia.
Baixei o Big 11.04 queimei um CD. Testei. Tudo funcionando.
Gravei num Pendrive com o Startup Disk Creator. Dei boot com ele e tudo funcionando.
Parabéns à BIG equipe e a você principalmente.
Estou mais contente do que já estava com o Big.
Linux user #454148

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por valdirsarti » 29 Abr 2011, 11:23

jluis escreveu:Olá pessoal! Bom dia! Hoje é o Big dia! O dia de contribuir para o Big Linux. Eu já fiz a minha contribuição. Faça também a sua! Contribua!
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 274#p73274
bom dia, já fiz minhas doações nos dias

"16/02/11 Transferência Agendada
15/02 4592 37093-2 LUCAS ARAUJO G 459.200.000.037.093

e 08/04/11 Transferência Agendada
08/04 4592 37093-2 LUCAS ARAUJO G 459.200.000.037.093"

Sugiro que todos também façam para incentivar o desenvolvimento da distro.

Abraços
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 29 Abr 2011, 11:30

Moçada, continuando os testes:
Jorgebadad escreveu:Outros problemas encontrados:

- Pager não mantém configuração de mostrar ícones em 2 linhas, depois do boot sempre retorna para 1 linha (parece que é problema do Kwin)

- Quando deleto um item a lixeira não muda de ícone; também daria uma sugestão: trocar nome de Lixo para Lixeira

- Tentei usar o Gimp; cliquei 2 vezes no ícone e abriu a caixa de diálogo com a seguine pergunta:
"Deseja alterar as bordas da janela para melhorar a interface do editor de imagens?"
A opção marcada por default é 2- Sim e utilizar múltiplas janelas.

Estou usando composição com Kwin,

Se clicar na opção SIM, vem aviso que a composição falhou e pede para escolher outro programa (?), daí entra em loop, tive que reiniciar para sair disso;

Se clicar NÃO (não alterar as bordas da janela), fecha o Gimp...
Jorgebadad, meu amigo!!!

A opção 1, na tentativa de agradar os usuários da "Loja de Fotos" (Photoshop), deixa o GIMP muito lento (foi feita para Gnome puro).
A opção 2 entra em loop desde o 5B2, com os efeitos que você descreveu. Desisti de usá-la ainda em outubro do ano passado.
A melhor opção é a 3 - Manter o tema de janelas atual e utilizar múltiplas janelas. Experimenta e diga se o GIMP continua a travar.
Jorgebadad escreveu:
BIGBRUNO escreveu:Aos que tiveram problema de excesso de carga ao abrir o LibreOffice, tentem o seguinte:

Após ligar o Big, abra um konsole, e de o comando: sudo su
Após isso dê os comandos a seguir:
echo "400000" > /proc/sys/kernel/sched_min_granularity_ns
echo "400000" > /proc/sys/kernel/sched_wakeup_granularity_ns
echo "600000" > /proc/sys/kernel/sched_latency_ns
echo "0" > /proc/sys/kernel/sched_child_runs_first

Então confira se melhora o desempenho.
Apliquei, não melhorou...

Quando abro o writer a tela fica rajada e por vezes congela por 1 segundo, a situação fica pior quando se roda um powerpoint...

Tentei desinstalar o cogroo, veio o alerta que um arquivo do biglinux seria removido, aceitei e sumiu o libreoffice do menu...aí tentei instalar o libreoffice adicionando o repositório correspondente, veio a mensagem que já está instalada a última versão, mesmo assim o libreoffice não apareceu no menú...

Não achei interessante a instalação do cogroo, pois já está demostrado que não funciona uma vez que dá muitos falsos positivos e muitos verdadeiros negativos, ainda, quando encontra erros, não aponta a solução; melhor usar o VERO, ou seja, sugiro deixar o libreoffice livre, sem amarração com algum arquivo do Big Linux, tenho certeza que assim o libreoffice funcionará perfeitamente...
Quanto aos comandos propostos pelo BIGBRUNO, não alteraram significativamente a velocidade de abertura do LibreOffice.

Isso é causado por que a gente tenta abrir o Writer, Impress, Calc ou Base diretamente. Tem um outro ícone, nomeado "BrOffice", originário da época do "Sun StarOffice" (e que usei a partir da versão 2.1) que deve ser carregado na inicialização do sistema e acaba ficando na "Área de Notificações". Ele deixa as bibliotecas comuns na memória RAM e acelera sensivelmente a velocidade de abertura dos aplicativos individuais. Um senão: a inicialização do sistema fica mais lenta.

Ou seja, nenhum dos dois problemas são específicos do Big Linux e sim do modo como os aplicativos foram desenvolvidos originalmente.

Por enquanto é só... De volta aos testes!!!

Um abração a todos!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Abr 2011, 12:07

PHOENIX90;

O problema que vejo, e considero bastante preocupante, é o fato de ter vinculado o CoGrOO a arquivos do Big Linux, preferiria que o libre ficasse livre mesmo, sem vínculo nenhum com arquivos do Big ou qualquer outro; ou seja, se eu quisesse, deveria poder desinstalar o libre, sem prejudicar o sistema Big, e poder instalar o Kword, por exemplo, queria ter a liberdade de tirar o libreoffice e usar outro editor de textos, e nesta versão não estou conseguindo fazer isso; ainda, já foi demostrado que o CoGrOO não funciona corretamente...

Estou usando o libreoffice no Chakra (KDE) e funciona perfeitamente, mesma coisa o gimp, 100%...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Solano Filho
Mini BIG

Re: BigLinux 11.04 RC1

Mensagem por Solano Filho » 29 Abr 2011, 13:14

Sobre o BigLinux 2011.04-RC1

Alguns problemas que aconteceu comigo.

http://img155.imageshack.us/i/emingles.png/
1- Tela em inglês e depois nas próximas tela de instalação o botão VOLTAR fica desabilitado

2- A tecla ALT não funciona no Firefox

http://img851.imageshack.us/i/aoclicarn ... ficar.png/
3- Ao clicar no botão verificar novas atualizações dar esse erro

http://img847.imageshack.us/i/deveriaja ... madob.png/
4- Deveria já vim no idioma do brasil. Aqui tive que fazer a modificação.

http://img683.imageshack.us/i/poderiavi ... impar.png/
5- Poderia vim os botões Limpar aplicativos e documentos recentes em vez de clicar com o botão direito do mouse

http://img29.imageshack.us/i/tiraroboto ... rjaqu.png/
6- tirar o botão maximizar já que o layout ñ acompanhar a resolução.

http://img849.imageshack.us/i/versaodos ... ompat.png/
7- Versão do sistema incompatível com esse configurador

Espero ter ajudado informando alguns probleminha.. ainda não tive tempo pra dar uma olhada melhora.. fora o BIG 1000 ta ótimo.

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 29 Abr 2011, 13:27

Solano Filho Seja bem vindo !

Se refere-se ao ALT do firefox para voltar ou avançar as paginas, aqui ta funcinando certinho.

Sobre o idioma na hora da instalação você deve ter avançado sem escolher a opção Brasil, porque escolhendo-a o Big ja inicia em português.

Estamos na versão rc1(testes) , concerteza suas dicas ajudaram na versão Final

Abraços
Imagem®

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 29 Abr 2011, 13:40

Feito! Transferência agendada para dia 29 de cada mês pelo Banco do Brasil.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 29 Abr 2011, 13:42

Solano Filho escreveu:Sobre o BigLinux 2011.04-RC1

Alguns problemas que aconteceu comigo.

http://img155.imageshack.us/i/emingles.png/
1- Tela em inglês e depois nas próximas tela de instalação o botão VOLTAR fica desabilitado
- Realmente está em inglês, tenho que procurar qual o arquivo de tradução que está errado.

2- A tecla ALT não funciona no Firefox
- Aqui está funcionando, mas de toda forma terá algumas mudanças nos atalhos de teclado.

http://img851.imageshack.us/i/aoclicarn ... ficar.png/
3- Ao clicar no botão verificar novas atualizações dar esse erro
- O servidor do UbuntuGames saiu do ar no dia do lançamento do RC1, irei retira-lo da lista de repositórios do Big.

http://img847.imageshack.us/i/deveriaja ... madob.png/
4- Deveria já vim no idioma do brasil. Aqui tive que fazer a modificação.
- Essa alteração faz alguma diferença prática, já que o sistema sem essa configuração já está em português do Brasil?

http://img683.imageshack.us/i/poderiavi ... impar.png/
5- Poderia vim os botões Limpar aplicativos e documentos recentes em vez de clicar com o botão direito do mouse
- Existe como fazer isso?

http://img29.imageshack.us/i/tiraroboto ... rjaqu.png/
6- tirar o botão maximizar já que o layout ñ acompanhar a resolução.
- Já tem essa função, porém parece que a atualização do Webkit passou a ignorar isso, irei ver se acho o motivo.

http://img849.imageshack.us/i/versaodos ... ompat.png/
7- Versão do sistema incompatível com esse configurador
- Corrigido, mas ainda não enviei a atualização pro repositório.

Espero ter ajudado informando alguns probleminha.. ainda não tive tempo pra dar uma olhada melhora.. fora o BIG 1000 ta ótimo.
Agradeço o feedback muito bem feito, coloquei as respostas logo abaixo das perguntas.

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 29 Abr 2011, 13:54

Jorgebadad escreveu:PHOENIX90;

O problema que vejo, e considero bastante preocupante, é o fato de ter vinculado o CoGrOO a arquivos do Big Linux, preferiria que o libre ficasse livre mesmo, sem vínculo nenhum com arquivos do Big ou qualquer outro; ou seja, se eu quisesse, deveria poder desinstalar o libre, sem prejudicar o sistema Big, e poder instalar o Kword, por exemplo, queria ter a liberdade de tirar o libreoffice e usar outro editor de textos, e nesta versão não estou conseguindo fazer isso; ainda, já foi demostrado que o CoGrOO não funciona corretamente...

Estou usando o libreoffice no Chakra (KDE) e funciona perfeitamente, mesma coisa o gimp, 100%...
Ok! Jorgebadad,
Não conheço o "Chakra".
Quanto ao GIMP, pode ser diferença de versões:
Eu, no Big Linux, uso a última versão estável para sistemas Debian-like: a 2.6.11, sendo que a próxima estável a sair é a 2.8.x (números pares = versões estáveis e números ímpares = versões de desenvolvimento)

Veja um exemplo no link abaixo:
http://www.agni.art.br/instalando-e-tes ... ucid-lynx/

Quanto ao BrOffice, lembro que, quando a base dele era o OpenOffice, não tinha o ícone de aplicativo que eu citei no meu post anterior e ele iniciava mais rápido.
A partir da cisão entre a Comunidade SL e a Oracle, que originou o fork LibreOffice, quando fiz a atualização do 5B2 do Lucid para o Maverick (usando os pacotes do repositório do Big), o ícone reapareceu e o carregamento ficou lento. Tanto que a primeira providência que fiz foi colocá-lo na inicialização do sistema (tenho 4GB de RAM e 8 GB de swap, então, no meu caso, não faz falta).
Lembro também que a versão mantida pela Oracle é sempre mais adiantada em relação à mantida pela Comunidade LibreOffice. Acredito, pelo que já li sobre o assunto, que os códigos-fonte liberados pela Oracle para a Comunidade, por questões comerciais e de licença, à semelhança do acordo original envolvendo a Sun e a Oracle.

Assim, pergunto: qual versão do Libre você usa no Chakra???

De qualquer forma, as principais funções exclusivas do novo BrOffice/LibreOffice, não presentes no novo OpenOffice.org, são: suporte para importação e manipulação de arquivos SVG; formatação de páginas de título e paginação no Writer estão mais fáceis; ferramenta de navegação mais útil, ergonomia aprimorada para o gerenciamento de planilhas e células no Calc (Planilhas); filtros de importação para documentos do Microsoft Works e do Lotus Word Pro. Então, para mim, compensa com folga um pouco de demora em sua inicialização. São muito mais filtros a carregar... :wink:

Quanto à vinculação do CoGrOO a arquivos do Big Linux, também preferiria que o Big Linux ficasse "stand-alone" (sem as famigeradas interdependências). Concordo contigo nos demais aspectos. E também uso o VERO.

Um forte abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

Lucão big
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por Lucão big » 29 Abr 2011, 13:55

este big já é baseado na versao final do ubuntu 11.04?
Em breve Resulinux Xtreme Editon, aguardem!
Acessem: http://xtlinux.brazi.us

big elton
BIG! BIG!
Contato:

Tradução não completa e alguns ajustes a ser feito

Mensagem por big elton » 29 Abr 2011, 14:28

- Quando conecto pendrive ou cd/dvd aparece as opções em inglês no notificador de dispositivos. O tamanho está muito grande o ideal seria o mesmo tamanho da notificações.
- E na janela de notificações do bigamsn também
ao invés de Enviar mensagem, está Send message e ao invés Ocultar, está Hide.
- O synaptic retorna vários erros ao recarregar.
- No Gimp aparece a janelinha chata tive que reiniciar.
- Erro ao abrir C: no Wine, tem que mudar o caminho.
- Terminal com transparência seria legal.
- não consigo acessar thunderbirg pelo bigamsn.
- No Big converter video e audio quando avanço sem arquivo ele aparece a mensagem
e no fundo o código fonte aparecendo teria como ocultar ou colocar uma imagem.
- Kcalc não instalado.
- Compiz não funciona.

No mais está show de viola
Parabéns ao BigBruno e a todos que desenvolvem Big linux

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 29 Abr 2011, 16:06

Wine com relação ao atalho para abrir o c basta entra na configuração do men e marcar a opção abrir co o terminal e salvar
ao fazer isso ele vai abrir normalmente so que ante vai aparecer a tela do terminal que sera fechada automaticamente
Editado pela última vez por marcelobrrj em 29 Abr 2011, 16:09, em um total de 2 vezes.
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 29 Abr 2011, 16:07

PHOENIX90;

No Chakra:

Libreoffice 3.3.2.1

Gimp 2.6.11.2
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Br1000
MUITO BIG

Mensagem por Br1000 » 29 Abr 2011, 18:45

Boa noite.
Hoje apareceu esta mensagem na tela.
Estou usando ainda o BIG 5b2.
Devo fazer a atualização?

Nota: Caiu a força e a mensagem não esta mais disponível. Mas se aparecer novamente...???

Obrigado.
Anexos
atualização.jpeg
atualização.jpeg (25.74 KiB) Exibido 2166 vezes
Linux user #454148

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”