BIG LINUX 5.0 64bits ( Teste) Link corrigido

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

bill_lm
GRANDE BIG!
Contato:

BIG LINUX 5.0 64bits ( Teste) Link corrigido

Mensagem por bill_lm » 28 Jan 2011, 18:54

Pessoal, para aqueles que estão questionando a possibilidade de usar o Big Linux 5.0 64bits aqui vai uma solução. Pegue o Kubuntu 64Bits, instale.
Depois disso adicione os repositórios:

deb http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages maverick main,
deb-src http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages maverick main

Após isso, de um update e com o Synaptic (no Kubuntu vai ter que ser instalado via sudo apt-get install synaptic) e remova todas as referencias sobre o Kubuntu.
Agora no Synapitc digite na procura biglinux e instale todas as referencias "big" (algumas podem dar dependências, mas não tem problema). instale.
Depois vai em um terminal e de sudo apt-get autoremove e sudo apt-get clean.
Reinicie.
Proto, você tem um Big Linux 64 Bits.

Baixe a iso que criei com remastersys http://www.4shared.com/file/FO8FKQMG/big_50_64bits.html (com a ajuda do Luiz Paulo Kenny)
Editado pela última vez por bill_lm em 09 Mai 2011, 19:19, em um total de 5 vezes.
Bill
Barra do Aririú - Palhoça/SC
Fone: (48) 9986-1848
[email protected]

www.billprof.blogspot.com

Br1000
MUITO BIG

Mensagem por Br1000 » 17 Fev 2011, 22:23

bill_lm, boa noite.
Ainda esta disponível a iso do Big_5_64?
Tem dois dias que estou tentando com o KTorrent e até agora nem um bit foi baixado.
Linux user #454148

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 19 Fev 2011, 12:52

Desisti de usar distro 64bits...

Como disse o BigBruno em algum tópico, o ganho de desempenho é tão pequeno (em Linux), que o usuário não percebe a diferença, até porque muitas bibliotecas de 32 bits são adaptadas para funcionar no PC de 64bits, fora o problema de flashplayer, e principalmente o java, até hoje o java para 64bits está em desenvolvimento, e a Sun não faz questão de terminar o trabalho; tem java para 32bits, funciona bem, o problema é para 64bits...

Fora que muito software independente (linux) é para 32bits, quase nunca tem para 64...

O desempenho do note 64bits com windows é notadamente bom, a resposta entre o clique do mouse e a abertura da janela é quase instantâneo; já com linux, há um certo atraso (0,25 segundos, estimo), este atraso é mais nítido (0,50segundos) usando driver proprietário da placa de vídeo, e tanto faz 32 ou 64bits...

Tudo isso no meu notebook...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

bill_lm
GRANDE BIG!
Contato:

Re: BIG LINUX 5.0 64bits ( Teste)

Mensagem por bill_lm » 19 Fev 2011, 18:43

bill_lm escreveu:Pessoal, para aqueles que estão questionando a possibilidade de usar o Big Linux 5.0 64bits aqui vai uma solução. Pegue o Kubuntu 64Bits, instale.
Depois disso adicione os repositórios:

deb http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages maverick main
deb-src http://biglinux.c3sl.ufpr.br/packages maverick main

Após isso, de um update e com o Synaptic (no Kubuntu vai ter que ser instalado via sudo apt-get install synaptic) e remova todas as referencias sobre o Kubuntu.
Agora no Synapitc digite na procura biglinux e instale todas as referencias "big" (algumas podem dar dependências, mas não tem problema). instale.
Depois vai em um terminal e de sudo apt-get autoremove e sudo apt-get clean.
Reinicie.
Proto, você tem um Big Linux 64 Bits.

O que aconteceu é que a iso deu problema, estou resolvendo e assim que possível eu a posto novamente, vou tentar resolver isso esse fim de semana.
Bill
[email protected]

bill_lm
GRANDE BIG!
Contato:

Re: BIG LINUX 5.0 64bits ( Teste) Link corrigido

Mensagem por bill_lm » 20 Fev 2011, 18:57

Iso corrigida: http://billprof.blogspot.com/2011/01/bi ... 4bits.html

Tomara que o torrente responda bem!
Bill
[email protected]

mhgabreu
BIG! BIG!
Contato:

Mensagem por mhgabreu » 28 Fev 2011, 08:57

bill_lm escreveu:Iso corrigida: http://billprof.blogspot.com/2011/01/bi ... 4bits.html

Tomara que o torrente responda bem!
Bill, consegui baixar a iso gravei e instalei numa partição do meu micro. Camarada ficou show de bola, muito bom mesmo. Voce até poderia fazer parte da equipe do Bruno pra ajudar a sair logo a versão final 5, pois ele tá precisando muito de ajuda....
Alguns comentários:
1) Após a instalação no primeiro boot quando abriu a janela de login estava lá bonitinho o seu nome Bill. Sem problema coloquei o meu que configurei na instalação e tudo beleza;
2) Me diga, porque utiliza o kernel do server??? Seu micro aí é servidor??? Tem alguma vantagem utilizar esse kernel??? Eu aqui fiz o seguinte, coloquei os repositórios do natty e atualizei o kernel para o 2.6.38-5-server. Como vê mantive o server e tá tudo funcionando direitinho;
3) O único probleminha que estou tendo aqui é com o Stardict. Ele abre direitinho mas quando vou colocar uma palavra pra traduzir ele fecha. Ai pra ver o erro abri ele pelo terminal e está dando esse erro, se souber resolver me fale:
"[email protected]:~$ stardict
Spelling plugin loaded.
Dict.cn plug-in loaded.
Gucharmap plug-in loaded.
Man plug-in loaded.
PowerWord data parsing plug-in loaded.
WordNet dict rendering plug-in loaded.
WordNet data parsing plug-in loaded.
HTML data parsing plug-in loaded.
QQWry plug-in loaded.
Espeak plug-in loaded.
Festival plug-in loaded.
XDXF data parsing plug-in loaded.
Wiki data parsing plug-in loaded.
bookname: GNU/FDL Anglicko-Český slovník , wordcount 86260
bookname: XMLittre , wordcount 122910
bookname: Portuguese - English , wordcount 10396
bookname: English - Portuguese , wordcount 9293
bookname: GNU/FDL Česko-Anglický slovník , wordcount 87051

(stardict:14159): GLib-CRITICAL **: g_regex_match_full: assertion `regex != NULL' failed
Falha de segmentação
[email protected]:~$"

Por enquanto é só, um abração...

bill_lm
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por bill_lm » 28 Fev 2011, 21:35

mhgabreu, muito obrigado, sobre contribuir, acho que nós todos já fazemos parte disso, confesso que tenho pros e contras falando em relação do projeto, mas isso é irrelevante, sobre o Kernel server, a explicação é simples, eu utilizei o cd ubuntu server para em instalação minima, para conseguir um sistema limpo se usasse o kubuntu, como tentei, ele fica muito carregado de caraterísticas "kubuntistas", como o nome e algumas configurações, mas você pode e desistalalo e instalar o kernel que quiser. Vou usar o mesmo principio para criar um Linux Educacional 4.0.

Sobre o stardic, tente reinstala-lo.

Ajude a semear o torrente.

valeu.
Bill
[email protected]

alcaide
BIG!!!

Mensagem por alcaide » 15 Mar 2011, 14:07

Tenho uma distro 64 bits mas, não uso distro 64 bits como default. Uso 32 bits com pae.

Não existe diferença significativa de rendimento no uso do kernel 64 bits.

Por outro lado, alguns programas, como por exemplo, ZSNES, Gens (ambos emuladores de jogos), e até mesmo o Wine, são uma gambiarra para instalar em 64 bits, e mesmo assim, vão funcionar em modo 32 bits. Então... melhor ficar com 32 bits mesmo.

64 bits é bom com computação gráfica pesada e para uso em grandes servidores. Para uso doméstico ainda não é muito vantajoso.

bill_lm
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por bill_lm » 15 Mar 2011, 19:58

Também concordo, o que eu estou levando em consideração é a evolução, estamos entrando em um momento de transição emtre os 32 para 64, o que acontece é que ainda temos muitos 32 em funcionamento, mas maquinas para compra 32 já sairam de mercado. aposto em mais 1 a dois anos para os sistemas comessarem migrar para 64 bits como padrão, como os servidores já são.
Bill
[email protected]

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 21 Mar 2011, 11:47

Qualquer um que tem como objetivo ajudar é bem-vindo. Estou de acordo com o bill. Mais dias, menos dias, todos vão migrar para 64 bits. E por que não começar já não é mesmo? Quanto a ser ou não mais rápido eu imagino que seja, pricipalmente, em máquinas com mais de 3gb de memória ram. Mas como sou leigo no assunto o que eu disse aqui não tem muito valor. Essa isso é baseada em qual beta do big 5? Logos teremos um RC.

alcaide
BIG!!!

Mensagem por alcaide » 21 Mar 2011, 15:48

Claro que o futuro é o 64bits e eu não nego. Quem trabalhar com computação pesada ou vai usar o big com programas que possuem versões de 64 bits ou que possam usar as libs32 normalmente (isso representa hoje 90% dos casos, eu acho), podem usar 64 bits sem problema.

Aliás, pelo que sei o novo kernel do Linux tem suporte a 4GB sem necessidade de uso do PAE (não sei onde vi isso, nem com fizeram essa mágica, mas parece que é verdade).

De qualquer forma, o 64 bits vai se tornar padrão e eu tenho uma versão de 64 bits instalada, como já falei. Mas pra mim, ela ainda não é default.

alcaide
BIG!!!

Mensagem por alcaide » 21 Mar 2011, 15:53

Só uma correção: o módulo pae está inserido no kernel 2.6.37, como se pode ver na figura abaixo:

http://img.vivaolinux.com.br/imagens/ar ... config.png

Por isso, não existe mais necessidade de instalar um kernel pae.

alcaide
BIG!!!

Mensagem por alcaide » 21 Mar 2011, 16:59

Uma crítica aos desenvolvedores de programas e aplicativos.

Saiu hoje o Firefox 4.0.

Não existe versão de 64 bits (ele usa bibliotecas de 32 bits).

Ou seja, em 64 bits, ele funciona como num sistema de 32 bits.

Como é que querem que a gente adote sistemas de 64 bits se não desenvolvem programas nativos para ele??

A mesma coisa ocorre com o Chrome.

Desse jeito o futuro não chega nunca.

bill_lm
GRANDE BIG!
Contato:

Mensagem por bill_lm » 21 Mar 2011, 22:16

Muito legal todos estarem discutindo de maneira séria o desenvolvimento, deixo claro que eu usei ubuntu 64bits server para isso ta. só para ver como os repositórios Big de comportam, coisa que com o linux educacional 4.0 eu ainda não consegui.
Bill
[email protected]

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 25 Mar 2011, 13:14

Descupe a minha ignorância. Baixei o arquivo com a terminação .torrent e agora que faço pra transformar ele em um arquivo .iso pra queimar a imagem?

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”