BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 23 Out 2010, 19:29

Primeiramente, parabéns pelo lançamento. Todo mundo aguardou por um longo tempo. Uma das coisas que eu gostaria de dizer é parabéns pela coragem de trocar o Firefox pelo Chromium. O Chromium, realmente, é superior em performance, velocidade de carregamento das páginas e até mesmo suporte a novas tecnologias da internet.

Em relação a quantidade de programas, é o Big Linux que todo mundo conhece. O painel de controle ficou bem legal. O único "erro" que eu vejo é a manutenção do aMSN como IM principal. O Empathy (ou o Pidgin) já ultrapassaram o aMSN na maior parte dos quesitos, e quase todas as pessoas que eu conheço utilizam mais de um protocolo (msn, jabber, etc.), o que elimina o aMSN como opção. Eu, particularmente, gosto muito do Empathy, sua base será utilizada inclusive para fazer o substituto do Kopete, o que demonstra que até o pessoal do KDE tá tirando o chapeú pra ele.

No visual padrão, a única coisa que saiu do alto nível foi o ícone das pastas. Tenho a sensação de que o Oxygen combinaria mais.

Mais uma vez, parabéns.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

vampire_thunder
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por vampire_thunder » 23 Out 2010, 19:32

Que bela surpresa, depois de tanto tempo, entrar aqui e ver essa notícia fresquinha. Muita coincidência.
1 - Eu sequer tenho Windows então para fazer o Wubbi funcionar fica muito difícil, se alguém se oferecer para fazer o serviço.
Estou para ver isso para o Lineduc também. Se eu conseguir avanços, postarei aqui.
A versão que compilei no ano passado só funciona no 9.04 para baixo, por conta do Grub legacy. No 9.10 mudaram para o Grub 2 e initrd.lz ao invés de .gz. Fiz algumas mudanças manuais mas mesmo assim não funcionou no Lineduc 2, que segue o 10.04/10.10.

Bruno, qual é a versão do Kernel usada nesse Beta 2?

Um abraço!
[url=http://img242.imageshack.us/my.php?image=s5033771cuttl2.jpg][img]http://img242.imageshack.us/img242/5417/s5033771cuttl2.th.jpg[/img][/url]

LordDan
Big Moderador!

Re:

Mensagem por LordDan » 23 Out 2010, 19:39

ccmalarm escreveu:LordDan

nao tive a maioria dos problemas citados por vc...

Entao vc instalou conectado a internet ou nao?
Efetuou alguma atualização automatica apos instalar?

essas informações seriam muito uteis...
---> Sim, instalei conectado à internet e deixei marcado para instalar com atualizações. Depois de instalado não atualizei ainda.
BIGBRUNO escreveu:LordDan, você instalou aproveitando uma home anterior?

valdirduarte, parece que essa placa wireless não está funcionando no Ubuntu 10.10 mesmo, chegou a testar nele ou no Kubuntu?
--> Não. Sempre faço instalações limpas, sem o /home em separado.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 23 Out 2010, 21:03

Rindo atoa no PC da dona Encrenca e da filhota, tudinho funfando, Nvidia, wireless Realtek, etc...etc...etc...
Depois vou socá-lo goela abaixo no iMac, mas já estou até vendo...vai humilhar...hehehe
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 23 Out 2010, 21:10

Caro BIGBRUNO,
outro probleminha:
Quando clico em adicionar widgets, bloquear/encerrar sessão, ele cria o ícone, mas quando vou usá-lo ele não mostra a janela oferecendo as opções desligar, reiniciar, suspender. Mas faz o logof f, encerra a sessão. Com certeza vc mata a pau mais esse bugzinho.
abraço
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

ccmalarm

Re:

Mensagem por ccmalarm » 23 Out 2010, 21:43

ccmalarm escreveu:Bom aqui o Amsn se mostrou muito instavel ao ponto de travar o sistema quando vc tenta mudar a "imagem de exibição"

Temperatura ok nao passa de 55 graus (processador P4 c/ HT @ 3.4ghz)

Bom resolvi o travamento suspeito... Limpeza do cooler a temperatura media ficou em 42 graus. com o Amsn aberto

Estava congelando o sistema pq o Amsn consome muito processamento e fazia temperatura subir para 63 graus causando o travamento...

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 23 Out 2010, 22:25

bom notei q o suporte a webcam piorou muito... das 6 diferentes que eu possuo 3 delas funcionavam no Big4.2 e as outras 3 funcionavam em qualquer kernel acima de 2.6.32
porem agora apenas 2 funcionam no Big 5 beta2 Kernel 2.6.35

lunimare
EXTREME BIG

Mensagem por lunimare » 23 Out 2010, 23:09

Mais uma vez o BigBruno se superou, outro dia comentei com ele achar impossível colocar tudo isso num CD , que só um milagre conseguiria isso. Então estou começando a juntar assinaturas pra mandar pro vaticano. :)
:O ainda sobrou espaço

Valter D.
Ajudante BIG

Mensagem por Valter D. » 23 Out 2010, 23:29

Caro LordDan,

o SMPlayer não abre wmv (testei em outras distros, pensando que fosse questão de personalização).
O Dragon, abre.

deusr
Semi-BIG

Re: BigLinux 5 Beta 2

Mensagem por deusr » 24 Out 2010, 00:04

:D, saiu antes que 2012, que bom :D

Agora dá para todos ajudarem, você vai ver que a coisa toda vai fluir bem melhor ;)

Abraços!

Adriano R.N.
BIGzinho

Re: BigLinux 5 Beta 2

Mensagem por Adriano R.N. » 24 Out 2010, 03:52

Camarada, Big!
Quanto as perguntas:
6 - O que acham da troca do Firefox pelo Chromium.
7 - O que acham da troca do Thunderbird pelo Kmail.
8 - O que acham da troca do Pidgin pelo Empathy.
9 - Testar se o Empathy realmente está conseguindo comunicar com áudio e vídeo na rede do Gtalk e MSN.

Minhas respostas são:
6 - Não (embora o Chomium seja mais rápido, do FF ainda é mais robusto)
7 - Não tenho elementos para avaliar o Kmail, mas o Thunderbird é muito bom)
8 - Ótima troca, o Empathy está em pleno desenvolvimento e muito bom.
9 - Sim, no ubuntu com o Gtalk faz tempo, com o msn só com o Ubuntu 10.10

Estou baixando a iso e postarei mais comentários em breve.
Parabéns a todos(as)

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2010, 07:11

LordDan, sobre os arquivos .mp4 tente ir em opções, preferências, vídeo e utilizar apenas a opção xv ou x11.

Sobre o wmv, veja se instalando o w32codecs resolve.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2010, 08:36

LordDan, sobre o problema do BrOffice que ficam pretas no tema com fundo escuro quase impossibilitando a leitura, creio que está abrindo por comando com oowriter oocalc...

Tente abrir com o comando broffice ou então pelo próprio KDE e veja se resolve o problema.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2010, 08:53

valdirsarti, Sobre o widget de desligar é só ir no centro de controle do KDE,, inicialização e desligamento, gerenciamento de sessões, confirmar saída, ou então alterar a saída padrão.

Deixei sem a confirmação pois a maioria dos usuários desliga o computador pelo menu do KDE, dessa forma já são oferecidas todas as opções e na confirmação é preciso especificar novamente.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 24 Out 2010, 09:13

-- O problema do meu SmPlayer foi resolvido mudando o esquema de vídeo para "xv" pois o esquema default "vdpau" vai atrás de hardware nvidia, o qual não tenho...

-- Problema de Xsensors resolvido depois que rodei $ sudo sensors-detect

-- O problema do BrOffice é outro: abram o calc, digitem algo em uma célula, façam CTRL+F que vai abrir a janelinha "Localizar e substituir" - tentem "colar" algo nas lacunas dessa janelinha. Vocês verão que o submenu do botão direito do mouse não funciona aqui (problema com o KDE, desde o Kubuntu Lucid). Daí, eu vou no BigPainel e mudo a interface do BrOffice para Gnome e meu BrOffice fica 100%

-- Já o lance da lista ficar ruim de ler ocorre ao navegamos pelo Dolphin e abrimos a propriedade de um arquivo, lá, clico no ícone da chave-de-cano para escolher qual programa preferencialmente deva abrir o tal tipo de arquivo -- aqui neste caso é que a lista fica opaca, onde os itens só aparecem com o passar do cursor do mouse -- nesse caso eu já acho que é uma limitação (bug) do tema widget QtCurve, pois mudei para o Oxigen e resolveu o problema.

-- Problema novo: o Kmail simplesmente não abre!
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”