BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 15 Abr 2011, 14:26

Nero? Seria aquele imperador maluco de Roma que mandou matar a mãe? hehehe! Brincadeiras a parte! Usei esse tal de Nero uma vez e não gostei. Isso ocorreu há muito tempo, quando eu só conhecia o Windows. Mas quem precisa dele quando se tem o k3B e outros para linux? Aliás quem precisa de windows se tem Linux? O problema do Linux é que voce pode escolher qual usar. Seria isso um problema ou seria melhor denominado de Liberdade de escolha, livre arbitrio ou coisa assim?

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 15 Abr 2011, 18:03

Visito o fórum com a esperança de encontrar o lançamento do Big5 final e encontro mais uma polemica, agora entre Nero e K3B. Ao meu ver cada um tem o seu valor, cada um em seu lugar e cada usuário LIVRE para escolher o que lhe convem. Defesa de uso exclusivo de uma Distro só por que é software livre e outra é paga também é besteira, pois quem quiser usar Windows, original ou pirata deve ter igualmente o direito de faze-lo, e isso é liberdade e ampliação da possibilidade de escolha.

Devemos ver a diversidade de software não somente como possibilidade de escolha mas também de complementaçao, ou seja, no que um é incompleto, outro nos supre a deficiência. LordDan foi muito feliz ao lembrar que o K3B não nos oferece opções importantes de gravações não faz gravação de imagem ISO mista nem grava dados em formato UDF/ISO. Ora isso não é mais do que justificativa para quem quiser usar o Nero? Assim, expressões como "pra que usar o Nero se temos o K3B" totalmente sem sentido e não respeita usuários livre para escolher o que considera melhor para si.

Devemos esperar que o K3B logo incorpore estas funções, assim podemos ter mais um motivo para escolhermos apenas distro Linux mas até lá ainda bem que temos a oportunidade de opção de software pago. Uma outra coisa. Vejo em fóruns uma gritaria contra software que não fazem versões para Linux. Ora, quando uma empresa lança uma versão para Linux ao invés de prestigiar o que fazemos é repudiar. Sinceramente isso é estranho.

E vamos lá, pelo visto para a página 200! :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

jluis
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por jluis » 15 Abr 2011, 18:25

spad3to escreveu:Visito o fórum com a esperança de encontrar o lançamento do Big5 final e encontro mais uma polemica, agora entre Nero e K3B. Ao meu ver cada um tem o seu valor, cada um em seu lugar e cada usuário LIVRE para escolher o que lhe convem. Defesa de uso exclusivo de uma Distro só por que é software livre e outra é paga também é besteira, pois quem quiser usar Windows, original ou pirata deve ter igualmente o direito de faze-lo, e isso é liberdade e ampliação da possibilidade de escolha.

Devemos ver a diversidade de software não somente como possibilidade de escolha mas também de complementaçao, ou seja, no que um é incompleto, outro nos supre a deficiência. LordDan foi muito feliz ao lembrar que o K3B não nos oferece opções importantes de gravações não faz gravação de imagem ISO mista nem grava dados em formato UDF/ISO. Ora isso não é mais do que justificativa para quem quiser usar o Nero? Assim, expressões como "pra que usar o Nero se temos o K3B" totalmente sem sentido e não respeita usuários livre para escolher o que considera melhor para si.

Devemos esperar que o K3B logo incorpore estas funções, assim podemos ter mais um motivo para escolhermos apenas distro Linux mas até lá ainda bem que temos a oportunidade de opção de software pago. Uma outra coisa. Vejo em fóruns uma gritaria contra software que não fazem versões para Linux. Ora, quando uma empresa lança uma versão para Linux ao invés de prestigiar o que fazemos é repudiar. Sinceramente isso é estranho.

E vamos lá, pelo visto para a página 200! :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Ora meu bom amigo relaxa! Quando falei no Nero era pra brincar, inclusive fiz alusão ao imperador de Roma. Cada um usa o que quer é claro. Isso é uma questão de escolha. Mas a escolha errada pode levar o indivíduo a sofrer as consequências dos seus atos. Talvez comprar uma lincença do windows ou do nero quem quiser usá-los seja a melhor solução. :)

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 15 Abr 2011, 19:01

E eu graças a Deus, livre do "janeloso" faz 12 anos. Quando digo livre, é livre mesmo. Nem faço idéia de como anda, a não ser pelos comentários. Outro dia ví uma versão 7 rodando em notebook na casa de um amigo, lerdão como sempre. Um tempão para carregar e outro tanto para desligar. Nisso o Linux e o Mac estão zilhões de anos à frente!
Aí eu pensei...trocou só as calças, mas a cueca continua...e rasgada...rsrsrs
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

rafepo
BIGGER

Re:

Mensagem por rafepo » 15 Abr 2011, 19:36

spad3to escreveu:Vejo em fóruns uma gritaria contra software que não fazem versões para Linux. Ora, quando uma empresa lança uma versão para Linux ao invés de prestigiar o que fazemos é repudiar. Sinceramente isso é estranho.
Acho que qq um pode usar o software que quiser seja ele livre ou pago mas que pelo menos cumpra as regras das licenças e pague o valor estipulado.
Quem não paga está desrespeitando os desenvolvedores que tiveram muito trabalhos pra fazer o software.

Não acho que os usuarios linux andam repudiando quem desenvolver software pago pra linux. Se voce observar o jogo q foi colocado a disposição em http://www.humblebundle.com/ onde o usuario leva 3 jogos que roda em Win, Linux e Mac e paga o valor que quiser, verá que os usuarios linux estão pagando bem mais que os Win e Mac. O linux já é visto como uma plataforma rentável e pode se transformar em uma plataforma de jogos no futuro.

Usuarios pagam em media pelos jogos: (verifique no site)

Windows: $4.16
Mac: $6.23
Linux $11.70

Se vc observar o grafico verá que no total de downloads já passamos o mac e estamos quase na metade do windows

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Re: Re:

Mensagem por Fobnny » 15 Abr 2011, 21:00

rafepo escreveu:
spad3to escreveu:Vejo em fóruns uma gritaria contra software que não fazem versões para Linux. Ora, quando uma empresa lança uma versão para Linux ao invés de prestigiar o que fazemos é repudiar. Sinceramente isso é estranho.
[...]
Não acho que os usuarios linux andam repudiando quem desenvolver software pago pra linux. Se voce observar o jogo q foi colocado a disposição em http://www.humblebundle.com/ onde o usuario leva 3 jogos que roda em Win, Linux e Mac e paga o valor que quiser, verá que os usuarios linux estão pagando bem mais que os Win e Mac. O linux já é visto como uma plataforma rentável e pode se transformar em uma plataforma de jogos no futuro.

Linux $11.70

Se vc observar o grafico verá que no total de downloads já passamos o mac e estamos quase na metade do windows
Eu entendi bem, você compra o jogo pelo valor que quiser????????????????
Õ.o
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Mensagem por CarlosFelipeP » 15 Abr 2011, 21:09

A distro brasileira Resulinux 3 amanhã ou depois de amanhã devem lançar a .iso versão estável final
http://www.resulinux.forumdebian.com.br ... =13&t=4731
É KDE, baseado no Debian e usa TexasFlood boot system, deixando o sistema super-rápido no boot.

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 15 Abr 2011, 21:16

Fobnny escreveu:
rafepo escreveu:
[...]

Linux $11.70

Eu entendi bem, você compra o jogo pelo valor que quiser????????????????
Õ.o
Pois eh! Quem pagou o melhor preço pelos jogos foram usuários do Linux. :)

Lordmetalex
BEST BIG

Re:

Mensagem por Lordmetalex » 15 Abr 2011, 22:58

CarlosFelipeP escreveu:A distro brasileira Resulinux 3 amanhã ou depois de amanhã devem lançar a .iso versão estável final
É KDE, baseado no Debian e usa TexasFlood boot system, deixando o sistema super-rápido no boot.
Opa, vou ter que comprar mais uma mídia então rsrsrsrs. :lol:
Imagem

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 16 Abr 2011, 11:35

Lordmetalex escreveu:
CarlosFelipeP escreveu:A distro brasileira Resulinux 3 amanhã ou depois de amanhã devem lançar a .iso versão estável final
Opa, vou ter que comprar mais uma mídia então rsrsrsrs. :lol:
Eu também...
Gosto muito de testar novas distros no meu PC. :)
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

juniorredhot
BIG MAN

Mensagem por juniorredhot » 16 Abr 2011, 12:46

É galera parace que as distro brasileiras estão retornando com força total!!! tanto o epidemic como o resulinix estão usando o kde 4.5.5 (que ao meu ver é melhor pois o kde 6.0 ficou um pouco mais pesado so melhorou um pouco no 4.6.2!!!!). Apesar de não se basear no ubuntu estão de parabens!!!! espero que o biglinux quando for lançando aumente ainda mais o patamar de qualidade das distro nacionais!!!! 8)
Imagem

Imagem

cesar
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por cesar » 16 Abr 2011, 17:30

Pessoal, como vcs amo muito o BigLinux, já experimentei diversas outras, mas igual a ele não há. Mas me passou pela cabeça, talvez no desespero, não entendam mal e levem pelo lado pejorativo o nome que irei usar, caso o Big não saia mesmo e os desenvolvedores por algum motivo não puderem tocar o projeto, e espero que isto não aconteça, mas poderiamos continuar usando e remasterizando ou atualizando os pacotes para sempre e ficar livre da ansiedade da nova versão e assim o manteríamos vivo, em coma mas vivo, daria certo ? seria o surgimento de distros zumbis ? :?:

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 16 Abr 2011, 19:25

Na verdade o Epidemic e o Resulinux estão usando o KDE 4.4.5... e um monte de programas velhos. O Firefox do Epidemic ainda é o 3.5... vejam que já passou um tempo na versão 3.6 e agora está na 4.0 depois de vários betas... repararam a defasagem?
Eu acho legal o lance da maior estabilidade, mas creio que certos programas, como os navegadores deveriam ser sempre os mais recentes por questões de segurança e recursos. Será que dá pra instalar o Firefox e o Chromium recentes num sistema de livrarias velhas?

Vou testar pra saber...
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

PauloCesarPS
BIG BANG!

Re:

Mensagem por PauloCesarPS » 16 Abr 2011, 22:42

LordDan escreveu:Na verdade o Epidemic e o Resulinux estão usando o KDE 4.4.5... e um monte de programas velhos. O Firefox do Epidemic ainda é o 3.5... vejam que já passou um tempo na versão 3.6 e agora está na 4.0 depois de vários betas... repararam a defasagem?
Eu acho legal o lance da maior estabilidade, mas creio que certos programas, como os navegadores deveriam ser sempre os mais recentes por questões de segurança e recursos. Será que dá pra instalar o Firefox e o Chromium recentes num sistema de livrarias velhas?

Vou testar pra saber...
Pelo que entendi da estrutura do Epidemic, pelo menos, é que além de basear no Debian, utilizam o testing do Debian, tornando a distribuição/remasterização sempre "rolling release", o que a torna atualizada na medida do possível, uma vez que o projeto Debian (que é excelente, senão um dos alicerces que devem ser respeitados e sempre contribuindo para este) é mais conservador quanto aos pacotes (acho o máximo isso). Além de ser "Debian testing", a mudança nas subversões X.1, X.2 e etc são apenas quanto às ferramentas próprias do Epidemic (e<Pendrive, Morph, etc>) que são excelentes para quem quer configurar o sistema longe do "[email protected] $ ".
O que as distribuições/remasterizações brasileiras deveriam fazer é partir para o Debian testing, desenvolver as aplicações, de forma universal que, qualquer sistema baseado em Debian também possam usufruir. Trocar bits agora é muito bom. Usando o testing, os projetos brasileiros vão contribuir com "bug fixing" e adicionar aplicativos interessantes. Temos talentos ocultos no país que sem esse intercâmbio, continuam ocultos. Uma ferramenta que uso muito, como o apt-on-cd, foi elaborado por brasileiro, já é um pacote/ferramenta muito famoso e útil. Há mais exemplos, mas não me recordo agora :) .
Para pacotes como Firefox/Iceweasel ou Thunderbird/Icedove, é possível adicionar uma versão mais nova, direto da Mozilla, desse modo, o Firefox e Thunderbird vai sempre receber as atualizações sem precisar depender de repositório. Para o LibreOffice, apenas uma ferramenta para atualizar ele de tempos em tempos se o usuário desejar. Isso poupa esforços de lançar novas versões apenas para fornecer esses pacotes fundamentais, uma versão mais nova seria para distribuir uma nova versão do kernel, mais pacotes atualizados como se fossem service packs (afinal em outros sistemas, SPs são isso).
Quanto a livrarias antigas, os principais aplicativos como LibreOffice, Firefox, Thunderbird, além de serem disponibilizados como binários, já acompanham com todas as libs e suas versões exigidas, exceto as libs do X.org e GTK+ que em teoria, deveriam estar instaladas após a instalação da distribuição para ambiente gráfico. Testei a versão do LibreOffice 3.3.1 num Mandriva 2010.2 x64 e precisei trocar uma lib dele pelo do sistema, erro particular que vi para sistemas 64 bits, nessa altura do campeonato já deve ter sido corrigida, uma vez que instalei a versão 3.3.2 e tudo funcionou sem desativar a lib "acompanhante".
Quando obter o Firefox do site da Mozilla, se reparar na pasta dele, verá vários arquivos .*so. Essas são as libs que usa, pois a do X.org e GTK+ é exigida versões bem mais antigas dessas livrarias que vinham a mais de 5 anos atrás e tem até hoje nos RedHat 4.X e 5.X, que usam pacotes bem antigos. Uso Firefox 4.0, 5.0a2 e 6.0a1 dessa forma no Debian 5 e funciona muito bem. O problema é quando um novo programa, como algumas versões do OpenShot e outros que foram projetados para determinada versão do Ubuntu. Desse modo, não tem jeito de escapar de sempre atualizar o sistema inteiro a cada 6 meses caso queira sempre a última versão. Os desenvolvedores poderiam sempre empacotar uma versão "super dependente para uma versão do Ubuntu" e outra estaticamente para quem quiser usar fora daquele "mundo", como o Skype faz, fornecendo um DEB, outro RPM, e tem até o tal do "Static" que em teoria deveria funcionar bem em distribuições com pelo menos no máximo 5 anos de idade.
Fica minha opinião/sugestão.

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Re: BigLinux 5 Beta 2

Mensagem por Rsrocha » 16 Abr 2011, 23:40

Caros amigos, pegando uma carona nesse assunto das distros nacionais, eu indico a todos vocês, principalmente para quem gosta do ambiente Gnome, o poderoso Livre SO 14 Bis (http://www.livre.wiki.br).
Jamais querendo diminuir o trabalho de ninguém, mas eu tenho a plena convicção que hoje não existe nenhuma distro nacional a altura do Livre SO, seja por kernel, personalização e a excelente e unida equipe por trás deste magnifico projeto.
O que pode desencorajar muitos aventureiros é o fato de não ser um LiveCD, mas eu garanto a vocês que vale muito a pena a instalação em uma partição dos seus Hds ou na pior das hipóteses em uma máquina virtual (Eu particularmente ODEIO máquinas virtuais).
Caso o Big venha a morrer na praia (Torço para que não...) então fica aí a dica.
Com certeza quem conhecer o Livre SO, dificilmente vai trocar de distro.
Desktop - Amd Semprom 2800+, Nvidia FX 5200, 320 HD, 01GB RAM
Note - Intel Dual Core 2 x 2.1, Intel Mobile C45, 320 HD, 02GB RAM

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”