BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

marlon
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por marlon » 14 Abr 2011, 10:25

CarlosFelipeP escreveu:Sobre o Epidemic 3.2

Uma particularidade desta distro é que ela tem instalador próprio, gerenciador de atualizações próprio, e apesar de ser baseada do Debian possui um LiveCD, além de alguns aplicativos próprios. Ou seja, não se limita a ser uma simples remasterização.

Um outro diferencial é que ele instala dois gerenciadores de janelas, o KDE e XFCE, coisa que ocorria muito antigamente mas abandonada pela maioria das distros em prol da economia de espaço no CD.

Pena que ainda não tem versão de 64 bits e nem tem uma versão gnome, mas já tinham informado que ela provavelmente vai sair também a versão 64 bits também.

Quem não dá assistência perde a preferência e abre concorrência.
Com a demora do ISO final do Big Linux eu intalei o epidemic u ja encontrei tantos problemas com o epidemic 3.2 que até quebrei o dcd e joguei fora. Ja com o Big LInux 5 beta 2 ja fiz até um remstesys e to usando sem problemas.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 14 Abr 2011, 11:35

marlon Quais o problemas q tu encontro no Epidemic 3.2? Baixei a ISO mais ainda não gravei e nem rodei. É de admirar-me pois usei as versões anteriores do epidemic e estavam bem estaveis e praticas.
Imagem®

mallconz
MUITO BIG

Mensagem por mallconz » 14 Abr 2011, 11:47

Eu já experimentei o Epidemic e até me registrei no fórum mas, não me adaptei...
O Linux é como uma montanha russa...EMOCIONANTE!!

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 14 Abr 2011, 11:58

hummmmm, interessante,
Em minha máquina o epidemic está rodando muito bem.
O único inconveniente é o fato de se fazer a instalação em dois tempos, ou seja, instalar e depois instalar todos os aplicativos, e isso para quem tem banda lerda (o q não é o meu caso) é uma nhaca.
Mas está estável. Até minha placa de video ATI instalou automáticamente.
Enquanto o Big não vem eu fico com EPIDEMIC LINUX 3.2 FINAL.
Não queria comentar isso aqui no fórum do Big, mas vejo que todo mundo está comentando, então tudo bem. (Sou membro registrado naquele fórum há muito tempo - só não fiz doação lá...AINDA).
Abraços
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Re: Re:

Mensagem por CarlosFelipeP » 14 Abr 2011, 12:28

marlon escreveu:

Uma particularidade desta distro é que ela tem instalador próprio, gerenciador de atualizações próprio, e apesar de ser baseada do Debian possui um LiveCD, além de alguns aplicativos próprios. Ou seja, não se limita a ser uma simples remasterização.

Um outro diferencial é que ele instala dois gerenciadores de janelas, o KDE e XFCE, coisa que ocorria muito antigamente mas abandonada pela maioria das distros em prol da economia de espaço no CD.

Pena que ainda não tem versão de 64 bits e nem tem uma versão gnome, mas já tinham informado que ela provavelmente vai sair também a versão 64 bits também.

Com a demora do ISO final do Big Linux eu intalei o epidemic u ja encontrei tantos problemas com o epidemic 3.2 que até quebrei o dcd e joguei fora. Ja com o Big LInux 5 beta 2 ja fiz até um remstesys e to usando sem problemas.
Nem para compartilhar essa .iso remasterizada :P

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por hiltongil » 14 Abr 2011, 13:00

valdirsarti escreveu:hummmmm, interessante,
Em minha máquina o epidemic está rodando muito bem.
O único inconveniente é o fato de se fazer a instalação em dois tempos, ou seja, instalar e depois instalar todos os aplicativos, e isso para quem tem banda lerda (o q não é o meu caso) é uma nhaca.
Mas está estável. Até minha placa de video ATI instalou automáticamente.
Enquanto o Big não vem eu fico com EPIDEMIC LINUX 3.2 FINAL.
Não queria comentar isso aqui no fórum do Big, mas vejo que todo mundo está comentando, então tudo bem. (Sou membro registrado naquele fórum há muito tempo - só não fiz doação lá...AINDA).
Abraços
Já li inúmeros artigos falando que um dos problemas do linux é a fragmentação dele (inúmeras distros), longe de querer limitar a liberdade do linux (o que faz parte de sua essência e o torna interessante) mas me pego a pensar quais são os motivos que levam os mantenedores a não juntar forças no desenvolvimento de um projeto único. Óbvio que há argumentos para isso (alguns preferem deb. ao rpm. outros preferem versões definidas ao invés de rolling release). Contudo, penso que deveria se entender também que talvez mitigando essas diferenças e chegando a um acordo, a carga de trabalho que muitas vezes fica concentrado em poucos - ou até um único - desenvolvedor - ser dividida. Seria interessante se os desenvolvedores das distros brasileiras repensassem isso com mais atenção, a final os beneficiados não seriam apenas eles - em razão da diminuição da carga de trabalho - mas também os usuários que teriam a disposição uma distro com uma qualidade - quem sabe - melhor.

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 14 Abr 2011, 13:10

CarlosFelipeP escreveu: 1. Mas tem NERO para Linux, não é gratuito, mas custa apenas R$39
http://www.nero.com/ptb/linux4.html?Ner ... 9ca713f17b
mas se for no 4shared.com e escrever "nero linux" [...]

2. Formato MDS ou MDF são formatos do Alchool 120%? Existe um aplicativo chamado mdf2iso que converte estes formatos para .iso

3. Placa de captura de TV: não sei como te ajudar, aqui em casa o próprio aparelho de DVD grava a programação da TV e grava num mídia de DVD :lol:

4. Pode tentar instalar IE via Wine, também há plugins para o firefox simular o IE ( http://blog.pucp.edu.pe/item/4990/plugi ... en-firefox ).
Valeu pelas dicas!

R1 - Vou procurar esse Nero... mas acho absurdo usar Linux e ter que pagar por um programa...

R2 - Conheço o mdf2iso, mas ele só converte o binário mdf, já o mds, que é um arquivo descritivo, ele não reconhece. Se só fosse mdf não teria problema, pois o brasero reconhece o mdf como se fosse uma iso e queima na moral. A bronca é quando o descritivo MDS vem acompanhado de dois binários, do tipo .001 e .002, só esses programas do Windows entendem...

R3 - Uma placa de captura custa uns 120 reais... agora um DVD que grava da TV é um absurdo... Além do que é melhor placa de captura para fazer backup de fitas VHS e editar os vídeos antes de gravar num DVD...

R3 - Já fiz isso pelo IE4linux e pelo PlayOnLinux... ele só instala o IE6 e é bugado com um desempenho terrível.

Faço qualquer negócio para não depender mais do Windows, mas por hora é ter dual boot mesmo...
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 14 Abr 2011, 13:36

LordDan escreveu:
CarlosFelipeP escreveu: 1. Mas tem NERO para Linux, não é gratuito, mas custa apenas R$39
http://www.nero.com/ptb/linux4.html?Ner ... 9ca713f17b
mas se for no 4shared.com e escrever "nero linux" [...]

2. Formato MDS ou MDF são formatos do Alchool 120%? Existe um aplicativo chamado mdf2iso que converte estes formatos para .iso

3. Placa de captura de TV: não sei como te ajudar, aqui em casa o próprio aparelho de DVD grava a programação da TV e grava num mídia de DVD :lol:

4. Pode tentar instalar IE via Wine, também há plugins para o firefox simular o IE ( http://blog.pucp.edu.pe/item/4990/plugi ... en-firefox ).
Valeu pelas dicas!

R1 - Vou procurar esse Nero... mas acho absurdo usar Linux e ter que pagar por um programa...

R2 - Conheço o mdf2iso, mas ele só converte o binário mdf, já o mds, que é um arquivo descritivo, ele não reconhece. Se só fosse mdf não teria problema, pois o brasero reconhece o mdf como se fosse uma iso e queima na moral. A bronca é quando o descritivo MDS vem acompanhado de dois binários, do tipo .001 e .002, só esses programas do Windows entendem...

R3 - Uma placa de captura custa uns 120 reais... agora um DVD que grava da TV é um absurdo... Além do que é melhor placa de captura para fazer backup de fitas VHS e editar os vídeos antes de gravar num DVD...

R3 - Já fiz isso pelo IE4linux e pelo PlayOnLinux... ele só instala o IE6 e é bugado com um desempenho terrível.

Faço qualquer negócio para não depender mais do Windows, mas por hora é ter dual boot mesmo...
Pagar porque não? A ideia é justamente trazer desenvolvedores pro mundo linux que já escasso de programas, sejam eles free ou pagos. Concordo sim em pagar, sou contra apenas a pirataria. Se vc paga entao ta tudo bem.

Estou até pensando em comprar uns jogos pagos pra linux. Existem uma campanha chamada "Compre 3 jogos e pague oque quiser".
Eles são multiplataforma e o interessante é ver que a galera do linux anda pagando mais pelo jogo do que a galera do windows e do mac.

No proprio site vc tem informações sobre isso e quem sabe no futuro o linux não vire uma plataforma de jogos também.

ai site: http://www.humblebundle.com/

alcaide
BIG!!!

Mensagem por alcaide » 14 Abr 2011, 14:48

marlon escreveu:

Mas você instalou a versão final?

Porque eu instalei o epidemic aqui no meu PC e rodou muito bem, inclusive detectou minha placa NVidia e minha placa de rede wireless ainda no LiveCD.

Achei bem estável.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 14 Abr 2011, 15:54

Quando eu comprei a gravadora de cd e dvd externo para meu netbook,veio o cd de instalaçao do nero 9 e diz que é para windows e linux 4 mas nao consegui instalar no big linux.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 14 Abr 2011, 16:22

CarlosFelipeP escreveu:
marlon escreveu:

Nem para compartilhar essa .iso remasterizada :P

KKKKKKKKKKK....sai dessa marlon...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 14 Abr 2011, 17:23

Caro hiltongil,
aprovo na íntegra o seu raciocínio.
Seria muito interessante fazer a união de Epidemic e BiLinux.
O difícil vai ser apresentar os dois mentores - o grande jamesbenedito ao genial BigBruno
É claro que ambos terão a ganhar, mas, por outro lado, teriam também que abrir mão de algumas particularidades que somente as suas distros tem.
Vamos ver se fazemos esse casamento?
he he he
Abração
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 14 Abr 2011, 18:43

Vendo a conversa de vcs do nero no linux tentei instalar o nero linux 4 de novo no meu pc,dessa vez consegui é bem diferente do windows mas a que veio no meu cd é TRIAL vai valer ate 28/04/11 é uma pena ja no windows e OEM uso ja algum tempo pense numa sacanagem!!!!

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 14 Abr 2011, 19:31

Nero? Eu sei que gosto não se discute, mas eu prefiro o K3b, bem mais fácil pra personalizar, rápido e seguro, gravo tudo que preciso com ele, não sinto falta nenhuma do Nero.
Imagem

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por Fobnny » 14 Abr 2011, 19:42

Discordo de uma coisa: Epidemic não é concorrência, é opção. Assim como o KDE e o Gnome, não é KDE vs Gnome, é KDE & Gnome. São escolhas. Concorrência seria entre softwares pagos, como o MS ®uin e o Apple Mac OS X.
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”