BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Fobnny
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Fobnny » 09 Mar 2011, 10:04

TheJimiHendrixExperience, você me parece familiar... Já esteve no fórum antes?
---------------------------------------
Uma sugestão para beleza: Que tal uma animação com o logo e uma musica bem relaxante e sómente instrumental na pós-configuração do sistema, como no ®uindows XP???
----------------------------
A, e o logo do Big ta tão dificil de encontrar... tive que pegar do papel de parede. Como o Imagechack.us está comfrescura, a unica saida é colocar em anexo =/
Então, quem quiser, baixe do anexo.
Anexos
Big-Logo.png
Big-Logo.png (25.81 KiB) Exibido 2546 vezes
Imagem
Mais avatares Tux? Clique aqui!

Jorgebadad
Big Moderador!

Re:

Mensagem por Jorgebadad » 09 Mar 2011, 11:00

TheJimiHendrixExperience escreveu:Aí gente! na boa! quando é que vai sair esse Big 5.0 final?
Jimi;

Eu também estou aguardando...

Cara, muito legal o link que tu passou...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

LordDan
Big Moderador!

Re:

Mensagem por LordDan » 09 Mar 2011, 19:05

PAULO <BR>GNU/LINUX escreveu:[Sugestão para Big 5.X] Criação de instalador gráfico para instalação a partir do código-fonte, ao invés de baixar o pacote compactado descompactá-lo e acessar via linha de comando a pasta e digitar os comandos

$ ./configure

$ make

$ sudo make install

que tal criar criar um aplicativo com interface gráfica para este fim? Isso facilitaria bastante a vida de usuários novatos no linux e seria mais um ponto forte do Big. Assim não haveria muita diferença entre instalar um pacote .deb e um arquivo .TAR.GZ do código fonte. Seria um BigInstall, simples e fácil de usar.

Fica aí a sugestão.
Parece que já tentaram fazer isso no Big (já faz um tempo, talvez eu esteja confundindo as coisas...)

O lance do tar.gz é mais complicado, pois além de satisfazer as dependências do programa quanto a outros programas já instalados (como ocorre no apt-get), também existe a necessidade de possuir um grupo de compiladores instalados, para isso o Big teria que vir com a maior quantidade possível de compiladores instalados para evitar que algum programa em código fonte dê problemas na instalação; o problema disso tudo é espaço no CD da distro, como também a complexidade de automatizar esse processo de compilação e instalação. Isso tudo é tão inconveniente que as grandes distros-mãe, tais como Debian e Fedora, fornecem repositórios com pacotes já pré-compilados, que são os deb. e rpm. respectivamente.
Se algum monstro da informática conseguir facilitar esse tipo de instalação seria ótimo mesmo :)
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Alessandro
BIG

Re: Re:

Mensagem por Alessandro » 09 Mar 2011, 23:27

LordDan escreveu:
PAULO <BR>GNU/LINUX escreveu:[Sugestão para Big 5.X] Criação de instalador gráfico para instalação a partir do código-fonte, ao invés de baixar o pacote compactado descompactá-lo e acessar via linha de comando a pasta e digitar os comandos

$ ./configure

$ make

$ sudo make install

que tal criar criar um aplicativo com interface gráfica para este fim? Isso facilitaria bastante a vida de usuários novatos no linux e seria mais um ponto forte do Big. Assim não haveria muita diferença entre instalar um pacote .deb e um arquivo .TAR.GZ do código fonte. Seria um BigInstall, simples e fácil de usar.

Fica aí a sugestão.
Parece que já tentaram fazer isso no Big (já faz um tempo, talvez eu esteja confundindo as coisas...)

O lance do tar.gz é mais complicado, pois além de satisfazer as dependências do programa quanto a outros programas já instalados (como ocorre no apt-get), também existe a necessidade de possuir um grupo de compiladores instalados, para isso o Big teria que vir com a maior quantidade possível de compiladores instalados para evitar que algum programa em código fonte dê problemas na instalação; o problema disso tudo é espaço no CD da distro, como também a complexidade de automatizar esse processo de compilação e instalação. Isso tudo é tão inconveniente que as grandes distros-mãe, tais como Debian e Fedora, fornecem repositórios com pacotes já pré-compilados, que são os deb. e rpm. respectivamente.
Se algum monstro da informática conseguir facilitar esse tipo de instalação seria ótimo mesmo :)
pow, muito interessante isso, algo a ser pensado. Mas se criasse uma condição nesse script, caso não tenha tal compilador, o script pediria pra baixar, faria algo semelhante ao /configure.

A idéia é show de bola, mas seria bem complexo, porque alguns programas, são diferentes em termo de instalação, mas é realmente uma idéia a ser pensada.

PAULO <BR>GNU/LINUX
EL BIG!

Mensagem por PAULO <BR>GNU/LINUX » 10 Mar 2011, 10:03

Dando mais uma luz para a criação do BigInstall vai aqui um link que pode ser útil para amadurecermos a ideia
http://books.google.com.br/books?id=ba4 ... &q&f=false
Por um sistema GNU/Linux brasileiro e de qualidade

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por hiltongil » 10 Mar 2011, 11:57

$ ./configure

$ make

$ sudo make install

Fica aí a sugestão.
Essa forma de instalação dificulta a vida dos usuários leigos em razão das dependências. Aliás, os pacotes deb e rpm não objetivaram solucionar essa problemática? Se alguém com mais conhecimento souber pode complementar.

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 10 Mar 2011, 14:31

simples: se abrirmos uma sessão do fórum para pedidos de programas não disponíveis nos repositórios? se um usuário não achar nos pacotes e achar só o fonte do programa, ele passa o link pelo fórum e um usuário mais experiente compila e disponibiliza o .deb para o usuário.

Eu poderia ajudar nisso, já compilo alguns programas que não tem no repositório (ou são muito antigos), mas só não sei como descobrir as dependências certas para o pacote, nem sei se um programa compilado num pc roda em qualquer outro usando o Big5.
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hiltongil » 10 Mar 2011, 15:36

Aproveitando a deixa.
Eu tenho uma placa wireless modelo broadecon 43xx, tinha instalado o drive dela ainda no kernel original através do pacote b43fwcutter e tava tudo ok. Todavia após instalar o kernel liquorix a placa não foi mais reconhecida. Eu devo fazer a reinstalação do pacote rodando o kernel liquorix? Será que não dá para subir o módulo pelo modeprobe? caso positivo como descobrir o nome do módulo? Ou se alguém souber uma outra solução fico grato pela ajuda.

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 10 Mar 2011, 15:45

isso e uma ótima ideia e concluindo apos compilados deveriam ser upados para o repositório do big ai o repositório ganharia mais importância ainda
mais uma ideia para organizar se for possível colocá-los numa pasta diferente por exemplo extras
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 10 Mar 2011, 18:33

Hummm, estou gostando de ver...enquanto "Seu BIG não vem" a turma está maquinando soluções. Muito bem minha gente...é disso que o BIG precisa. Se todo mundo juntar cada pedacinho de conhecimento que com certeza todos tem, desde o mais experiente até o mais novato o BIG vira uma distro invejável!! Trocar idéias é um passo para colocá-las em prática.
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

Alessandro
BIG

Re:

Mensagem por Alessandro » 10 Mar 2011, 20:07

djdihengo escreveu:simples: se abrirmos uma sessão do fórum para pedidos de programas não disponíveis nos repositórios? se um usuário não achar nos pacotes e achar só o fonte do programa, ele passa o link pelo fórum e um usuário mais experiente compila e disponibiliza o .deb para o usuário.

Eu poderia ajudar nisso, já compilo alguns programas que não tem no repositório (ou são muito antigos), mas só não sei como descobrir as dependências certas para o pacote, nem sei se um programa compilado num pc roda em qualquer outro usando o Big5.
muito bom mano, é uma outra alternativa show, reunir a turma que sabe fazer isso e mandar braza, fazer um repositório baseado nesses programas

eu mesmo não manjo nisso, mas posso buscar aprender isso e dalhe Big

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Mensagem por CarlosFelipeP » 10 Mar 2011, 21:07

Sem querer ser chato já sendo-o, mas deixem essas novas ideias (não são más, pelo contrário)
para um futuro (e põe futuro nisso) Big 5.x ou Big 6.
Não adianta tentar ver lá à frente se por enquanto se está detrás da colina [...]
A falta de planejamento das implementações e calendário,
tentar querer abarcar o mundo com as pernas,
fazendo todas as modificações num único lançamento é pedir para nunca sair do papel [..]

Alessandro
BIG

Re:

Mensagem por Alessandro » 10 Mar 2011, 21:20

CarlosFelipeP escreveu:Sem querer ser chato já sendo-o, mas deixem essas novas ideias (não são más, pelo contrário)
para um futuro (e põe futuro nisso) Big 5.x ou Big 6.
Não adianta tentar ver lá à frente se por enquanto se está detrás da colina [...]
A falta de planejamento das implementações e calendário,
tentar querer abarcar o mundo com as pernas,
fazendo todas as modificações num único lançamento é pedir para nunca sair do papel [..]
bem, mas não precisa sair nesse, se não realmente nunca vai sair como você disse, mas encaminhar as idéias é bacana, bem acredito que o Big ta bem dessa forma, não sei o que ainda falta, mas vi a versão Beta, corrigis alguns bugs e pah. Isso é com o Big Bruno.

PAULO <BR>GNU/LINUX
EL BIG!

Mensagem por PAULO <BR>GNU/LINUX » 11 Mar 2011, 10:48

Mais uma sugestão, essa acredito que não é necessário experiência em programação, apenas um bom PC e paciência rsrsrs

Que tal converter os 662,4 MB da iso do BIG 5 b2 para o formato de compactação com o KGB archiver. http://www.baixaki.com.br/download/kgb-archiver.htm Eu tenho o big 4.2 é show de bola, mas minha internet poderia ser chamada de lesmonet, demora um século para baixar qualquer coisa, para baixar o Big 5 b2 três dias, isso mesmo, três dias, sem usar mais nada. Um bondoso coração poderia compactar a imagem iso do Big e upar ela. Faria um tremendo serviço para aqueles que querem testar o big mas quando aparece o tempo de download começam a coçar a cabeça.
Por um sistema GNU/Linux brasileiro e de qualidade

mallconz
MUITO BIG

Mensagem por mallconz » 11 Mar 2011, 14:14

É disso que eu falei: o fórum do Biglinux é o diferencial; enquanto alguns fóruns por aí ficam meio que parados o nosso fervilha... em um post anterior eu comentei o fato e deixei o gancho para que vcs me respondessem qual era a diferença do Big. Taí, tá respondido...
O Linux é como uma montanha russa...EMOCIONANTE!!

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”