BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

PHOENIX90
BIG MAN

Re: Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 27 Fev 2011, 20:09

juniorredhot escreveu:
PHOENIX90 escreveu: Realmente, colega. O BIGBRUNO já nos informou de sua intenção de evoluir de uma distro para o "Projeto Big Linux".
Atualmente, estou com tudo atualizado e funcionando, com todas as opções do Big Centro de Controle habilitadas....
Com o kernel liquorix.7 e o kde 4.6 a única coisa que perdi foi a opção do desligamento rápido (agora demora uns 20 segundos para desligar contra os 3-5 segundos do kernel generic-pae do (K)Ubuntu. E estou estudando um meio de voltar a ter a opção habilitada.

Um abração!!!
PHOENIX90 se vc conseguir restaurar o desligamento rápido repassa pra nos no famoso estilo "passo-a-passo". Pois muitos vão querer saber, outra coisa, percebi q isso ocorreu apos atualizar o kde 4.5 para o 4.6... bom pelo menos foi o q eu entendi
juniorredhot,

Coloquei uma solução alternativa em:
KDE 4.6 no Big - Método Alternativo de Desligamento Rápido:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 863#p71863
Talvez você e os demais que tem tido problema com o Desligamento Rápido possam testar e dizer se funciona para vocês também.

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 28 Fev 2011, 09:24

Coloquei no meu netbook da philco modelo pnh 10202 o mandriva e a rede sem fio funcionou perfietamente,ja no ubuntu neco,sera que o big 5.0 final vai da no coro em netbooks?

juniorredhot
BIG MAN

Mensagem por juniorredhot » 28 Fev 2011, 10:46

PHOENIX90 escreveu: Coloquei uma solução alternativa em:
KDE 4.6 no Big - Método Alternativo de Desligamento Rápido:
http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... 863#p71863
Talvez você e os demais que tem tido problema com o Desligamento Rápido possam testar e dizer se funciona para vocês também.
Um abração!!!
PHOENIX90 valeu pela solução alternativa! assim q possível vou testar sim, o único porém é q eu uso o kernel padrão do big5beta2 e n sei se isso será um empecilho , massssssssssssss vamo la tentar. kkkkkkkkk um abraço. :P
Imagem

Imagem

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Re:

Mensagem por CarlosFelipeP » 28 Fev 2011, 11:34

AIZEN escreveu:Coloquei no meu netbook da philco modelo pnh 10202 o mandriva e a rede sem fio funcionou perfietamente,ja no ubuntu neco,sera que o big 5.0 final vai da no coro em netbooks?
Não adianta KDE funcionar wireless nos netbooks/notebooks e acabar com a bateria mais rápido devido aos efeitos, plasma etc.

Isso parece bem interessante, pena que é para gnome:
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/02/batt ... us-ubuntu/

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 28 Fev 2011, 14:07

juniorredhot escreveu:PHOENIX90 valeu pela solução alternativa! assim q possível vou testar sim, o único porém é q eu uso o kernel padrão do big5beta2 e n sei se isso será um empecilho , massssssssssssss vamo la tentar. kkkkkkkkk um abraço. :P
juniorredhot,
A solução é intrínseca ao Linux. A lista de comandos e combinações de teclas funciona em todas as distros, novas ou antigas.
Assim, com certeza, vai funcionar.

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 28 Fev 2011, 15:41

semanet escreveu:
Meu caríssimo Jorgebadad, faço minha as palavras do amigo PauloCesarPS: o problema do KDE em relação às wireless sempre foi o KNetworkManager. No Gnome as coisas são bem mais fáceis com o nm-applet. É por causa disso que eu acabo precisando mesclar as bases dos dois gerenciadores (KDE e Gnome) se quiser que o Linux rode enxuto(?), digo, sem problemas disso ou daquilo. Um dos segredos do BIG tb é isso, mas há quem prefira o sistema limpo, ou seja, se é KDE, só KDE com nadinha do Gnome ou vice-e-versa. Eu já não ligo. Funfando do jeito que eu quero, tá de bom tamanho.
Quero aproveitar para te parabenizar e agradecer pelo bom trabalho que tem feito aqui no forum. Necessitei me ausentar por longos 5 meses devido ao trampo fora, mas não deixei de observar e anotar as coisas mais importantes do nosso fórum e do BIG. Precisamos de fato de pessoas assim como vc é, e isso sem "puxar a sardinha" para o seu lado. Vc merece!!
Estou de volta amigão!!!
Hehehehe...

Bem que eu desconfiei que Va. Sa. não postava mais no nosso fórum...

Eu pensava com meus botões: cadê aquele colega que trocava ideias comigo, inclusive ajudou a montar o post sobre Hardware compatível com o Big 4.2, um dos mais visitados do fórum?

Bem vindo de volta colega semanet!!
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Jorgebadad
Big Moderador!

Re:

Mensagem por Jorgebadad » 28 Fev 2011, 15:52

CarlosFelipeP escreveu:A Canonical dá todas as atenções ao Ubuntu (gnome), o Kubuntu é um filho bastardo, seu KDE é muito cru.
Já no Mandriva o KDE é o queridinho, mas pessoalmente acho o KDE do Mandriva meio "capado".
Concordo plenamente colega...

Baixei o mandriva 2010.2; no meu note da assinatura deu problema de vídeo, o X11 não reconhece a resolução (note de 12,1 polegadas), e não consegui rodar, embora tenha acendido a luzinha do wireless (será que reconheceu a placa?); estou testando o LiveCd no trampo (shshsh), num PC Positivo, rodou bem, mas realmente o KDE 4.4 dele é bem capado, até estava achando que ainda estava com o kde 3.5 ou que tinha baixado uma versão antiga...

Agora, como disse o colega semanet; Por isso o Big é bom, mistura o bom do gnome com o que há de melhor no KDE...

Mas eu acho muito interessante, a equipe do KDE dá muita atenção ao visual e esquece de uma coisa também importante que é o desempenho e reconhecimento de hardware...
Linuxuser #506065

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 28 Fev 2011, 15:57

alcaide escreveu:No caso do Mint a solução é substituir o KnetworkManager pelo WICD.
Rapaz...
Ainda tenho o LM com KDE numa partição do note, vou testar sua dica...
Linuxuser #506065

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 28 Fev 2011, 16:22

alcaide,
O tema LaOra é meio esquisito mesmo. Prefiro mais o Oxygen para tudo ou qtcurve para os widgets.
Quanto ao WICD, ele ainda não é a solução definitiva pois até quando eu o testei, ele dava apenas suporte para rede cabeada e sem-fio, sem opção gráfica para discada, VPN, ADSL, 3G entre outros meios. O NetworkManager ainda é mais completo neste quesito. Tirando o 3G no NetworkManager, a ferramenta de rede do Mandriva (e futuro Mageia) aceitam várias conexões. Fica uma sugestão a tentativa de trazer pelo menos parte desse configurador de rede para o Big.

CarlosFelipeP,
Quanto ao consumo de bateria, se ativar alguns efeitos do KWin no KDE ou do metacity no GNOME, realmente, o consumo vai aumentar. Se desativar o Akonadi e afins, manter apenas uma transparência básica provavelmente você ganha uma a uma hora e meia a mais na bateria. Mas pelo menos no KDE, temos (por incrível que pareça), um plasmóide para trocar facilmente o modo de consumo de energia (performance, powersave, aggressive powersave, extreme powersave, presentation). Nesse caso o plasma não é de todo ruim, pois basta escolher o melhor modo. Exemplo: se estou apresentando algo com o BrOffice Impress, mudo para Presentation e evito que um protetor de tela apareça do nada. Se preciso de muito processamento, uso Performance. Se quero economizar bateria, escolho um modo de Powersave que ajuste brilho e processamento para tal economia.
Quanto à memória RAM, o KDE gasta um pouco mais, mas não disparado em relação ao GNOME quando se usa seletivamente apenas os serviços essenciais.
No final, não sei, uso o GNOME personalizado do Ubuntu no Debian mas ainda gosto de mais do KDE padrão no Big e Mandriva.

Para finalizar, deixo uma sugestão para o Big:
No novo KDE (4.6.X), os aplicativos GNOME e GTK em geral já são integrados em termos de interface graças à engine "oxygen-gtk" que nada mais é do que um tema e configurações que fazem os widgets e controles gerais de janela ficarem praticamente iguais aos feitos em QT puro ou KDElibs que rodam sobre o KDE. Baixei o oxygen-gtk do site http://kde.c3sl.ufpr.br/stable/oxygen-g ... .2.tar.bz2 .
Tem instrução de compilação 32 e 64 bits. Compilou sobre a versão 64 bits do KDE 4.4, neste caso, provavelmente funciona no Debian 6, Ubuntu 10.04 LTS em diante, Big Linux 5 beta em diante, além de outros distribuições que possuam KDE 4.4 ou acima. O GIMP, o Firefox e outros não vão mais ficar com etiqueta "made in another world".

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 28 Fev 2011, 18:22

Jorgebadad escreveu:
semanet escreveu:
Meu caríssimo Jorgebadad, faço minha as palavras do amigo PauloCesarPS: o problema do KDE em relação às wireless sempre foi o KNetworkManager. No Gnome as coisas são bem mais fáceis com o nm-applet. É por causa disso que eu acabo precisando mesclar as bases dos dois gerenciadores (KDE e Gnome) se quiser que o Linux rode enxuto(?), digo, sem problemas disso ou daquilo. Um dos segredos do BIG tb é isso, mas há quem prefira o sistema limpo, ou seja, se é KDE, só KDE com nadinha do Gnome ou vice-e-versa. Eu já não ligo. Funfando do jeito que eu quero, tá de bom tamanho.
Quero aproveitar para te parabenizar e agradecer pelo bom trabalho que tem feito aqui no forum. Necessitei me ausentar por longos 5 meses devido ao trampo fora, mas não deixei de observar e anotar as coisas mais importantes do nosso fórum e do BIG. Precisamos de fato de pessoas assim como vc é, e isso sem "puxar a sardinha" para o seu lado. Vc merece!!
Estou de volta amigão!!!
Hehehehe...

Bem que eu desconfiei que Va. Sa. não postava mais no nosso fórum...

Eu pensava com meus botões: cadê aquele colega que trocava ideias comigo, inclusive ajudou a montar o post sobre Hardware compatível com o Big 4.2, um dos mais visitados do fórum?

Bem vindo de volta colega semanet!!
O bom filho à casa torna....kkkkkkk
Obrigado pela acolhida amigo Jorgebadad!!
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 28 Fev 2011, 19:57

PauloCesarPS escreveu:alcaide, ....
CarlosFelipeP, ...
Para finalizar, deixo uma sugestão para o Big:
No novo KDE (4.6.X), os aplicativos GNOME e GTK em geral já são integrados em termos de interface graças à engine "oxygen-gtk" que nada mais é do que um tema e configurações que fazem os widgets e controles gerais de janela ficarem praticamente iguais aos feitos em QT puro ou KDElibs que rodam sobre o KDE. Baixei o oxygen-gtk do site http://kde.c3sl.ufpr.br/stable/oxygen-g ... .2.tar.bz2 .
Tem instrução de compilação 32 e 64 bits. Compilou sobre a versão 64 bits do KDE 4.4, neste caso, provavelmente funciona no Debian 6, Ubuntu 10.04 LTS em diante, Big Linux 5 beta em diante, além de outros distribuições que possuam KDE 4.4 ou acima. O GIMP, o Firefox e outros não vão mais ficar com etiqueta "made in another world".
PauloCesarPS,
Meu amigo, não precisa compilar.
No site KDE-Look, tem o tema e também tem o link para baixar diretamente um pacote "deb":
http://kde-look.org/content/show.php/Ox ... ent=136216
http://hugo.pereira.free.fr/Gtk/oxygen- ... 1_i386.deb

Aqui instalou normal, versão 1.0.2, sem dependências.

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 28 Fev 2011, 19:58

semanet,

"Welcome back"!!! :D :D :D :D :D
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

semanet
Big Moderador!

Re:

Mensagem por semanet » 28 Fev 2011, 20:20

PHOENIX90 escreveu:semanet,

"Welcome back"!!! :D :D :D :D :D
Obrigado pela acolhida meu caro amigo...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 28 Fev 2011, 22:19

PHOENIX90 escreveu: PauloCesarPS,
Meu amigo, não precisa compilar.
No site KDE-Look, tem o tema e também tem o link para baixar diretamente um pacote "deb":
http://kde-look.org/content/show.php/Ox ... ent=136216
http://hugo.pereira.free.fr/Gtk/oxygen- ... 1_i386.deb

Aqui instalou normal, versão 1.0.2, sem dependências.

Um abraço!!!
Que legal colega PHOENIX90 !!!
Não tinha percebido que o desenvolvedor disponibilizou a versão em formato DEB do oxygen-gtk.
Na versão 1.0.0 e 1.0.1 (as que testei) não tinha no KDE-Look o formato DEB e no blog do Hugo havia apenas um link para o servidor de espelhos ftp do KDE com o pacote TAR.BZ2 .
Mas me falta o formato RPM, pois eu instalei no KDE 4.4 do Mandriva. Vou aproveitar e atualizar esse pacote por lá. E a compilação dele é tranquila, feita com poucos passos e bem explicado. Já até fiz um script bash simples para "instalar".
Mas obrigado pela dica, agora para usuários Debian e derivados ( nós :) ) a vida ficou ainda mais fácil :D sem ficar :x !

Alinuxandre
Contribuidor BIG

Re:

Mensagem por Alinuxandre » 01 Mar 2011, 00:52

ccmalarm escreveu:Bom acho que o Bruno não precisava dar esse tipo de explicação e espero que dessa vez passem a respeitar a pessoa dele que como eu também tem alguns problemas de saúde.

Eu acho extremamente desagradável chegar ao ponto de ter que dar satisfações da vida particular e da própria saúde...

Acredito que a partir de agora certas pessoas passem a respeitar um pouco o Bruno e as outras pessoas como um todo.

Atenciosamente

Cristiano Costa Maia
o amigo tem toda razão, não precisavamos de ter que chegar a esse ponto

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”