BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 09 Fev 2011, 14:29

Kernel Liquorix - Solução para Inicialização

Pessoal,
Muito embora faça um bom tempo que eu não tenha logado no forum, tenho acompanhado diariamente com atenção seus tópicos.

Atualmente, estou com o kernel 2.6.36-2.big.pae.6-liquorix-686 (i686) e KDE 4.6.00 (4.6.0).

E observei que vários amigos usuários estão tendo problemas com o Big, principalmente ocorridos na inicialização e usando outras distros enquanto aguardam uma solução.

Levei um bom tempo para conseguir fazer o kernel liquorix funcionar a contento, principalmente por falta de instruções sobre como fazê-lo de modo automatizado.

Explico:
Com os kernels 2.6.35-22-generic-pae a 2.6.35-26-generic-pae originais do Kubuntu Maverick, nunca houve problemas na inicialização. O plymouth não travava.

Com os liquorix (inclusive os baixados do próprio site do damentz - última versão testada foi a dmz.5) sempre tinha que reestartar, em média três vezes para chegar ao kdm e inserir a senha e o tipo de sessão para completar a inicialização do sistema.

Observei também que com monitores CRT 4:3 não havia problemas. Mas com telas widescreen (16:9) de LCD, principalmente em laptops, notebooks e netbooks, o liquorix simplesmente é bloqueado.

Solução encontrada:
Como administrador, alterar os arquivos grub, grub.distrib e grub.ucf-old do diretório /etc/default/
GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=5
GRUB_DISTRIBUTOR=`lsb_release -i -s 2> /dev/null || echo Debian`
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="vga=791 quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Para o kernel liquorix funcionar sem problemas:
GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_TIMEOUT=5
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="vga=915 quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

O arquivo grub.distrib não faz menção a vga. Acrescentei na linha prevista: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="vga=915 quiet
splash".

ATENÇÃO: Após , no terminal, é MUITO IMPORTANTE rodar o comando sudo update-grub para atualizar a configuração.

Não encontrei na net essa solução. Após "trocentas" tentativas, ao tentar editar manualmente a tela do grub, com o editor emacs, em uma inicialização, fui verificar quais as opções de comandos que o grub2 aceita. O primeiro listado é "resolution=915". Resolvi tentar e funcionou. Ao reiniciar, vi que tinha que editar a linha novamente.

Assim, modifiquei os arquivos mencionados e o liquorix passou a funcionar sem problemas.

Uma última lembrança: A primeira inicialização é lenta (em torno de 2 minutos). As próximas estabilizam em torno de 20-30 segundos. Temperatura normal de 40 a 45º com máximo de 63º em utilização extrema.

Um forte abraço a todos!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 09 Fev 2011, 14:34

Pessoal, uma curiosidade minha:
Não sei se alguém reparou (não vi comentários a respeito)

linux-image-big-pae = 2.6.36-20, que instala o

linux-image-2.6.36-2.big.pae.6-liquorix-686
linux-headers-2.6.36-2.big.pae.6-liquorix-686
2.6.36-25

e

linux-image-2.6.36-2.big.pae.7-liquorix-686
linux-headers-2.6.36-2.big.pae.7-liquorix-686
2.6.36-16

Ou seja, a versão big.pae.7 (-16) é baseada em versão anterior à do big.pae.6 (-25) . Alguém sabe o motivo???
Por sinal, a versão -6 é mais rápida que a -7.

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por hiltongil » 09 Fev 2011, 18:31

PHOENIX90 escreveu:Kernel Liquorix - Solução para Inicialização

Pessoal,
Muito embora faça um bom tempo que eu não tenha logado no forum, tenho acompanhado diariamente com atenção seus tópicos.

Atualmente, estou com o kernel 2.6.36-2.big.pae.6-liquorix-686 (i686) e KDE 4.6.00 (4.6.0).

E observei que vários amigos usuários estão tendo problemas com o Big, principalmente ocorridos na inicialização e usando outras distros enquanto aguardam uma solução.

Levei um bom tempo para conseguir fazer o kernel liquorix funcionar a contento, principalmente por falta de instruções sobre como fazê-lo de modo automatizado.

Explico:
Com os kernels 2.6.35-22-generic-pae a 2.6.35-26-generic-pae originais do Kubuntu Maverick, nunca houve problemas na inicialização. O plymouth não travava.

Com os liquorix (inclusive os baixados do próprio site do damentz - última versão testada foi a dmz.5) sempre tinha que reestartar, em média três vezes para chegar ao kdm e inserir a senha e o tipo de sessão para completar a inicialização do sistema.

Observei também que com monitores CRT 4:3 não havia problemas. Mas com telas widescreen (16:9) de LCD, principalmente em laptops, notebooks e netbooks, o liquorix simplesmente é bloqueado.

Solução encontrada:
Como administrador, alterar os arquivos grub, grub.distrib e grub.ucf-old do diretório /etc/default/
GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_TIMEOUT=5
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="vga=791 quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Para o kernel liquorix funcionar sem problemas:
GRUB_DEFAULT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_TIMEOUT=5
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="vga=915 quiet splash"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""

O arquivo grub.distrib não faz menção a vga. Acrescentei na linha prevista: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="vga=915 quiet
splash".

ATENÇÃO: Após , no terminal, é MUITO IMPORTANTE rodar o comando sudo update-grub para atualizar a configuração.

Não encontrei na net essa solução. Após "trocentas" tentativas, ao tentar editar manualmente a tela do grub, com o editor emacs, em uma inicialização, fui verificar quais as opções de comandos que o grub2 aceita. O primeiro listado é "resolution=915". Resolvi tentar e funcionou. Ao reiniciar, vi que tinha que editar a linha novamente.

Assim, modifiquei os arquivos mencionados e o liquorix passou a funcionar sem problemas.

Uma última lembrança: A primeira inicialização é lenta (em torno de 2 minutos). As próximas estabilizam em torno de 20-30 segundos. Temperatura normal de 40 a 45º com máximo de 63º em utilização extrema.

Um forte abraço a todos!!!
Cara fazia tempo que eu estava por buscar uma solução para isso mas não encontrava. Funcionou 100% aqui. Mas na primeira vez que reiniciei já entrou normal não demorou além do normal.

m4jura
BIGGER

Re: BigLinux 5 Beta 2

Mensagem por m4jura » 10 Fev 2011, 08:46

PHOENIX90,

vga=915? Significa usar qual resolução?
A propósito, num passe de mágica, o plymouth voutou a funfar sozinho, mas com má resolução (ocupando uma tela LCD 19' inteira). Nos outros computadores (notebook 14.1 e celeron com monitor LCD 17'), tudo funfando normal.
Não uso o liquorix "pae" - uso o liquorix normal. Seria a mesma solução?

Abraço,

m4jura
Linux User since 2006

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 10 Fev 2011, 10:16

m4jura,

Demorei pois estava calculando:
1440x900 widescreen!!!
O que sei é que o modo mais simples de fazer a configuração de resolução e quantidade de cores do sistema é colocá-la no grub, de acordo com a tabela tirada da internet, em:
VGA Boot modes to set screen resolution
http://www.damnsmalllinux.org/wiki/index.php/Vga%3Dxxx

A tabela lista os padrões de resolução. E diz que, para acessar outros modos fora do padrão é necessário fazer algumas contas:
Exemplo do site:
Para usar o modo 800x480 com 24 bit: the correct number to use in the 'vga=xxx' cheatcode is:
0x0128 + 0x0200 = 0x0328 = 808 (decimal)
So in this case the grub command line has to contain vga=808.
Assim, é só converter a resolução e profundidade desejada em hexadecimal, adicionar 0x200 ao código hexadecimal obtido e converter o resultado de volta ao decimal.

É bastante complicado. Eu havia testado os códigos um-a-um e não cheguei a um resultado satisfatório. Aí acendeu uma luz!!! :? :? :? A tabela é para monitores-padrão 4:3.

As resoluções aplicáveis a telas widescreen não são listadas.
A primeira tentativa - SEM CALCULAR os hexabites, de acordo com as opções de comandos permitidos para a edição do boot (na tela do grub) diz: resolution=915.
Peguei o número e apliquei ao parâmetro VGA, em substituição ao 791.
Funcionou. Agora, após calcular, vi que está OK!!!

Antes de qualquer coisa, convém verificar como o BigLinux identifica seu monitor (VGA, SVGA ou LVDS).
No meu caso, os três monitores widescreen LCD de 10,1" 15,4" e 17,6" são identificados como LVDS.

Um abração!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 10 Fev 2011, 16:53

PHOENIX90

Na minha pasta etc/default/ não há o arquivo grub.ucf-old alterei os outros dois citados mais ainda estou sem o plymouth.

Obs: tenho um monitor widescreen de 14 e placa de video offboard
Imagem®

PHOENIX90
BIG MAN

Re:

Mensagem por PHOENIX90 » 11 Fev 2011, 09:10

pedrohd escreveu:PHOENIX90

Na minha pasta etc/default/ não há o arquivo grub.ucf-old alterei os outros dois citados mais ainda estou sem o plymouth.

Obs: tenho um monitor widescreen de 14 e placa de video offboard
pedrohd,

Mesmo sem o Plymouth, o sistema inicializa alguma vez???

Pergunto isso porque "upstream" no repositório SVN do Grub tem os seguintes Bugs listados:
556117, 585068, 611561 e 566735 relativos aos problemas causados por determinadas placas NVIDIA, muito embora, pelos relatos, isso seja apenas cosmético.

Vamos TENTAR o seguinte:
1 - Crie uma cópia do arquivo "grub" e renomeie-a como "grub.ucf-old";
2 - Coloque-a junto no mesmo diretório (#/etc/default/ );
3 - Rode o comando sudo update-grub para atualizar a configuração; e
4 - Reinicialize para testar.

Vamos ver se funciona!!!

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 11 Fev 2011, 18:40

PHOENIX90

Segui sua dica mais não deu certo, o sistema inicializa sempre mais no lugar do plymouth há uma inicialização em modo texto.
Imagem®

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 11 Fev 2011, 19:44

pedrohd,

Ok!!!

Conforme orientação anterior do próprio BIGBRUNO neste mesmo tópico, a cada atualização ou alteração:
Vá no Centro de Controle Big > Design > Plymouth Splash e clique em Restaurar a imagem padrão.

Se não der certo, após marque Utilizar FrameBuffer.

Aqui, durante a inicialização a tela fica preta. Somente no desligamento ou reinicialização é que aparece a imagem do splash. Para mim, isso é cosmético, não interfere na usabilidade do sistema.

Lembro que ainda estamos na fase Beta.

Um abraço!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Re: BigLinux 5 Beta 2 Firestarter

Mensagem por arcanjoebc » 11 Fev 2011, 21:14

Um erro persiste no meu sistema, mesmo após eu ter feito a atualização do kernel, não do sistema, pois estou com poucos MB's na minha cota da Internet 3g, coloco à disposição, screeshot do erro toda a vez que o firestarter é ativado, espero que tenham uma solução simples. Aguardo resposta, mais uma vez.

firestarter-beta2.png
firestarter-beta2.png (48.25 KiB) Exibido 2319 vezes
[/img]
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

tadeufladner
MUITO BIG

Mensagem por tadeufladner » 12 Fev 2011, 21:59

ae meu povo do big
init alguma coisa ta resolvido com a dica postada muitos posts atras.
agora preciso instalar o wine aqui e na hora de instalar ele quer remover o pacote biglinux.
que eu faço??

em tempo estou com uns filmes aqui e não consigo assistir pois faltam alguns codecs e eu não encontro o coreto no synaptic.
[img]http://www.danasoft.com/sig/tnccarai.jpg[/img]

ccmalarm

Re:

Mensagem por ccmalarm » 13 Fev 2011, 00:54

tadeufladner escreveu:ae meu povo do big
init alguma coisa ta resolvido com a dica postada muitos posts atras.
agora preciso instalar o wine aqui e na hora de instalar ele quer remover o pacote biglinux.
que eu faço??

em tempo estou com uns filmes aqui e não consigo assistir pois faltam alguns codecs e eu não encontro o coreto no synaptic.

bom tem mesmo um conflito com o pacote BigLinux, Wine e BigWine

pode por hora resolver instalando esse pacote.

http://www.4shared.com/file/G3r-8IPN/bi ... 1_all.html

que é uma versão mais nova do pacote "biglinux" que NÃO esta no repositorio...

marlon
EXTREME BIG

Mensagem por marlon » 13 Fev 2011, 17:06

É claro que ninguém aqui fórum acho que admira mais o trabalho do Bruno do que eu mas la vai uma critica, ta mais do que na hora de um beta 3 ou um RC pra gente analisar e mandar sugestões, to usando o Mint kde rc aqui e ta muito bom. Mas muito melhor seria um Big, Vamos la Bruno. Eta coceira...
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

spad3to
BIG! BIG!

Mensagem por spad3to » 13 Fev 2011, 19:24

Pessoal, também acho espetacular o trabalho do Bruno e faço minhas as palavras do marlon em admiração a alguem que se dedica tanto a uma tarefa difícil como manter uma distro na categoria do Big. Mas...., também concordo com a crítica quanto a demora no lançamento do Beg5. Na minha modesta opinião de amante e usuário final, considero que o o Bruno deveria ter mantido a proposta de lançamento do Big em cima do Ubuntu LTS. Teriam bugs, sim, qual distro não tem, e o Bruno estaria fazendo as correções. Hoje deveria estar preparando o Big5.
Bem esta é apenas a minha opinião. E como disse o marlon, eta coceira...

CarlosFelipeP
MUITO BIG

Re:

Mensagem por CarlosFelipeP » 13 Fev 2011, 23:21

spad3to escreveu:Pessoal, também acho espetacular o trabalho do Bruno e faço minhas as palavras do marlon em admiração a alguem que se dedica tanto a uma tarefa difícil como manter uma distro na categoria do Big. Mas...., também concordo com a crítica quanto a demora no lançamento do Beg5. Na minha modesta opinião de amante e usuário final, considero que o o Bruno deveria ter mantido a proposta de lançamento do Big em cima do Ubuntu LTS. Teriam bugs, sim, qual distro não tem, e o Bruno estaria fazendo as correções. Hoje deveria estar preparando o Big5.
Bem esta é apenas a minha opinião. E como disse o marlon, eta coceira...
O Big 5 (10.10) parece que vai ter uma vida (suporte) bem curtinha [...]
Sou "contra" a essa concentração do Big numa pessoa, ou em duas,
pois na falta destas, a distro para/morre.
E eu já disse: sem planejamento, e isso incluiu um calendário, nem que seja apenas para situar-se minimamente,
sem metas pré-estabelecidas, fica quase impossível levar a cabo qualquer projeto.
Querem fazer todas as alterações na busca de uma "perfeição" num único realease, calma, é aos pouquinhos,
a cada versão se incorpora novos elementos, mas sem penalizar o projeto porque ideia tal no momento ainda não é viável [...]
Essa é a minha opinião.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”