BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 21 Nov 2010, 12:11

A LTS foi lançada em abril desse ano, já a mais recente saiu em outubro. O problema é que a LTS possui uma versão do KDE que tem mais bugs que a atual 4.5.
Essa constante mudança no KDE foi um dos responsáveis por atrasar o Big.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Glauer
BIGzinho

Mensagem por Glauer » 21 Nov 2010, 12:21

Preimeiro gostaria de dar os parabens a todos do forum, que mantem isso aqui muito vivo. Palante como se diz aqui na Rep. Dominicana.
Estou tentado fazer a instalação no vaio P, aqueles netbooks pequenos da sony.
Ja tentei com o Big 5 e tambem com o Kubuntu e tenho o mesmo resultado. Não consigo passar do boot. Me da uma mensagem de que o programa initram não encontra o cd. Por isso criei um Pendrive e dei o boot chegando no mesmo resultado.
Pergunto: Será que não é possivel instalar?
Necessito de ajuda. Sds... a todos.

juniorredhot
BIG MAN

Mensagem por juniorredhot » 21 Nov 2010, 16:22

galera nos teste que eu fiz com o big 5 beta 2 posso dizer a parte grafica ta show!!! depois de instalar o driver proprietario (ati hd radeon 3200 on-board), usei o wine 1.3.7 e instalei half life 2 e cs source e o resultado foi...
rodou lisinho!!!!!!!!!!! ele da umas pequenas travadas, mas ta muito massa!!! se continuar assim eu mandou o Rwindows pro farelho do meu hd!!! viva o big 5!!!!
Imagem

Imagem

TheJimiHendrixExperience
BIG MAN
Contato:

Re:

Mensagem por TheJimiHendrixExperience » 22 Nov 2010, 10:11

LordDan escreveu:A LTS foi lançada em abril desse ano, já a mais recente saiu em outubro. O problema é que a LTS possui uma versão do KDE que tem mais bugs que a atual 4.5.
Essa constante mudança no KDE foi um dos responsáveis por atrasar o Big.
Meu peixe, KDE é o que é! ( até rimou huahuahuahauhau )....

Mas na boa, nem deveria comentar isso aqui mas KDE e Gnome é igual mulher casada e amante.

A mulher casada ( Gnome ) é estável, faz aquilo que você quer, reclama de vez em quando mas você leva.

Já a amante ( KDE ) é maluquinha, gostosinha, faz todas as suas vontades na cama, mas é instável, trava e se der mole ainda faz um corte no seu trópico de capricórnio heheheh!

Mas não sei o porquê adoro a amante ( KDE ), tá uma pasmaceira esse KDE 4.5 mas não consigo deixar de gostar dele. Quiseram incrementar muito o bicho e deu nisso aí que vocês estã vendo.
Are You Experienced?
[url=http://www.biglinux.com.br/][img]http://img187.imageshack.us/img187/7949/641190181078fe4.png[/img][/url]
[url=http://www.jimihendrix.com/][img]http://img217.imageshack.us/img217/4414/81190181679sw6.png[/img][/url]

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 22 Nov 2010, 11:08

Jimmi;

Tu disse tudo rapaz...

Esse KDE está belo, bonito, gostoso, diferente, maravilhoso, naquela hora é o bicho!

O pessoal fica de boca aberta ao ver que tem um Linux desse estilo...

Mas às vezes tem um chiliques, tem umas besteiras que nem com tapa na bunda resolve (hehehe)

Até hoje o KDE 4.x não tem conversa com minha placa wireless, e notebook sem wireless não presta...

Por outro lado a meiga e tímida casada está legal, rodando bunitinho, placa wireless numa boa, TUDO que espetei nela reconheceu de primeira, realmente não tenho que reclamar da coitada, um pouco feinha, não tem aquelas curvas estonteantes do KDE 4.x, mas cumpre seu papel 100%...
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

Rsrocha
COMPANHEIRO BIG

Re: Re:

Mensagem por Rsrocha » 22 Nov 2010, 13:28

TheJimiHendrixExperience escreveu:
Meu peixe, KDE é o que é! ( até rimou huahuahuahauhau )....

Mas na boa, nem deveria comentar isso aqui mas KDE e Gnome é igual mulher casada e amante.

A mulher casada ( Gnome ) é estável, faz aquilo que você quer, reclama de vez em quando mas você leva.

Já a amante ( KDE ) é maluquinha, gostosinha, faz todas as suas vontades na cama, mas é instável, trava e se der mole ainda faz um corte no seu trópico de capricórnio heheheh!

Mas não sei o porquê adoro a amante ( KDE ), tá uma pasmaceira esse KDE 4.5 mas não consigo deixar de gostar dele. Quiseram incrementar muito o bicho e deu nisso aí que vocês estã vendo.
Caros amigos, esta "pérola filosófica" do amigo TheJimiHendrixExperience, define perfeitamente o dilema KDE x Gnome. Este momento de cultura merece até uma frase em camiseta, hê hê hê....
Desktop - Amd Semprom 2800+, Nvidia FX 5200, 320 HD, 01GB RAM
Note - Intel Dual Core 2 x 2.1, Intel Mobile C45, 320 HD, 02GB RAM

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 22 Nov 2010, 14:10

Sei que o KDE 4.4 (embora o use diariamente sem problemas graves) possui "pequenos" bugs e o Ubuntu não em tão estável mesmo na versão LTS.
Como atualmente venho usando Debian , lenny e squeeze (testing em beta1) ambos estão estáveis.
No lenny eu ainda uso KDE 3.5.10, igual ao Big 4.2, porém, a detecção de hardware é melhor devido a kernel mais novo.
Penso o seguinte, não seria interessante para o Big começar a usar como base o próprio Debian e acrescentar as modificações do Bruno por cima?. Dependendo da modificação, se for algo mais a nível de correção de bugs em pacotes, todas as demais até poderiam se beneficiar também. O Debian e derivados precisam de ótimas ferramentas como paineis e outros que o Bruno sabe fazer com os pés nas costas :).
Manteríamos um KDE 3.5.10, mas com drivers novos, HP e Lexmark que o digam, opção para baixar os da nVidia e ATi caso o usuário queira substituir os atuais livres e já com módulos da Broadcom que estão disponíveis no site da própria que podem ser baixados com script caso o usuário precisa (no caso de rede, não vai dar para baixar se na máquina não há interface alternativa de rede configurada, mas no caso dessas de rede já precisei criar um "instalador para GNU/Linux" que nada mais é do que um script que compila, instala, verificada sucesso, detecta qual ethX é e configura os arquivos de rede da etc. No mais, penso que uma base Debian estável é mais sossegado migrar os pacotes do Big, pois o Ubuntu é derivado e mantém 99% de raízes. O 1% resante deve ser detalhes mínimos porém trabalhosos.
Vejo que distribuições nacionais vão para distribuições puras como base. E o Big já tem muita experiência em configuração e melhoria que as demais não tem, seguindo a filosofia Kurumin do grande Morimoto. E foi bem reconhecido por ele.
O Big 5 pode vir ainda com lenny, uso este com KDE 3.5 mas ninguém a princípio quando olha minha máquina de relance acha que não é 3.5, pois deixei-o mais "KDE 4 like" com qtcurve para deixar aplicativos GTK+ mais integrados e cortando problemas de renderização desses programas (Open/Libre/br[Office], Firefox, Thunderbird, Evolution, The Gimp entre outros) com o tema Oxygen.
Enfim, é trabalhoso, mas no final dá para manter um KDE 3.5 do lenny moderno, consumindo em idle 80MB de RAM na partida com os drivers atualizados.
Acompanho, aguardo e desejo sempre o melhor para o Big.

Dissection
BIG!

Mensagem por Dissection » 22 Nov 2010, 14:14

TheJimiHendrixExperience,
vc disse tudo rsrsrsrsrsrs

luizmarinsllm
Mini BIG

Re:

Mensagem por luizmarinsllm » 22 Nov 2010, 16:23

Para o Lenny acho que não vira mais ... mas para o Squeeze, é algo a se pensar.
Um BIGLINUX direto do Debian, que já vem com tudo pronto, com flash, codecs, audio e vídeo, etc ... é o sonho de todo mundo.

Penso o seguinte, não seria interessante para o Big começar a usar como base o próprio Debian e acrescentar as modificações do Bruno por cima?. Dependendo da modificação, se for algo mais a nível de correção de bugs em pacotes, todas as demais até poderiam se beneficiar também. O Debian e derivados precisam de ótimas ferramentas como paineis e outros que o Bruno sabe fazer com os pés nas costas :).

Lucão big
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por Lucão big » 22 Nov 2010, 16:37

tem razão o big podia ser baseado só no debian, agora vamos ver o que o bruno vai achar disso.
Em breve Resulinux Xtreme Editon, aguardem!
Acessem: http://xtlinux.brazi.us

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 22 Nov 2010, 17:01

PauloCesarPS;

Sua opinião é muito interessante...

Acho que um Big com o KDE 3.5, estável e sólido feito um rochedo, seria uma boa ideia, tudo bem ele é meio feinho, mas com um kernel atualizado e com a solução indicada (KDE4 Like) resolveria tudo...

Já pensou a estabilidade de um KDE 3.5 aliado à beleza de um KDE 4 ?

Seria um sonho de consumo...
Linuxuser #506065

Titztec
Semi-BIG

Mensagem por Titztec » 22 Nov 2010, 17:34

Gente...dêem uma olhada no site : http://www.brlix.com/
Eles disponibilizaram uma nova versão do BRLix (antigo Famelix) que vem com o KDE 3.5.10 e com kernel atualizado e com visual bem semelhante ao windows 7. Eu baixei a versão lite mas no site tem a opção de comprar a versão Premium completa. Eu testei a Lite por uma maquina virtual mas tive algumas dificuldades quanto ao grafico...precisaria ser instalado numa maquina real pra testes...gostei do que eu vi...espero ter ajudado

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 22 Nov 2010, 20:43

Caros colegas Jorgebabad e luizmarinsllm,
No início o KDE 3.5 é bem feinho mesmo. A do Debian é mais ainda, chega sem personalização alguma como no KDE do Slackware. Pelo que li em diversos fóruns afora, a vantagem de se optar pelo KDE do Debian é que é compilado com parâmetros extras e carrega menos módulos/pacotes para o funcionamento.
Venho testando no lenny, já uso a quase um ano, deu trabalho por uns dias, dedicando uma hora a cada dia pelo menos para instalar pacotes para Desktop, alterando a imagem do grub 1 e splash do Debian para não ficar aquelas "letras misteriosas :)" e melhorar a aparência do desktop, do painel, do menu e até do kdm, mas deixando-os ao mesmo tempo apenas bonito e simples, sem tantos efeitos que só alguns colegas profissionais daqui sabem fazer :).
O squeeze não vem mais com o 3.5, mas já com o 4.4.5, e embora ainda tenha bugs chatinhos, tem bem menos que a do Ubuntu que permaneceu com o 4.4.2 no repositório. Embora haja ppa para o 4.4.5 e 4.5.0 nos backports, o KDE do Ubuntu tá realmente bugado. Nem o KDE 4.4.3 do MAndriva 2010.1 está tão problemático.
Para o Debian lenny e squeeze, Ubuntu 9.10, 10.04 LTS e 10.10 há um fork do KDE 3.5, chamado Trinity (http://trinity.pearsoncomputing.net/) que embora não vejo ainda como projeto que vai ser mantido e firme, mas já é mais fácil de instalar " esse KDE" uma vez que oferece repositório. Mas ainda no site dopróprio KDE tem como baixar os fontes do KDE 3.5 e usar.
S'mais um detalhe: o squeeze possui o plymouth, onde arte de boot do Big 5 pode ser bem aproveitada.
Para quem tem problema com o plymouth eu resolvi (uso driver open-source da trident e SiS, no boot para testar eu acrescentei algo na linha do kernel que estava "ro quiet" e ficou "ro quiet vga=785 splash". No grub 2, para tornar permanente eu editei o /etc/default/grub e dei o comando update-grub. Isso vai usar o framebuffer em 640x460 com 16 bits de cor (2^16 cores). Isso é compatível até com monitores de 14 polegadas e o tema plymouth-script é simples e funcional como logo do Debian que pode ser mudado comum do Big. Se o monitor for muito antigo acho que vga=769 resolve. Menos que isso já seria hora de rever os conceitos para a compra de outro monitor :roll: .
Enfim, vejo Debian squeeze, mesmo beta 1, bem estável e funcional. O Big nessa base teria muito benefício embora tenha o tempo de adaptação que deve ser considerado. Se Ubuntu não dá, tem Debian :).
Caro colega Titztec, essa distribuição provavelmente deve usar o lenny ou outra, é bem característico. Mas podemos criar interface bonita sem ser cópia/plágio. O Big tem que se manter Big e KDE 3.5 já é bem difundido aqui. É antigo, mas não podemos nos esquecer que quem usa a interface "XP" desde 2001 não se importa de usá-la durante mais uns 5 anos, então aposto no KDE 3.5 que permite personalização deve ser mais que boa opção ainda.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 22 Nov 2010, 20:49

Certo...

O problemático é o bonito KDE 4.x; se tem jeito de embelezar o bom KDE 3.5, ótima notícia, vou dar uma conferida por ai...
Linuxuser #506065

rafepo
BIGGER

Mensagem por rafepo » 22 Nov 2010, 21:08

essa história de kde vs gnome me lembra um pouco da minha história no linux.
Vamos lá:
Eu, que tinha contato com computadores apenas no laboratorio do colegio e nas lan houses da cidade onde morava, resolvi adquirir meu primeiro computador em meados de 2007. Era aquele PC antigo que tinha sido abandonado pelo SESC-CE e que um amigo resolveu trazer e me vender por uns 300 contos. Logo ele disse que o PC vinha com um sistema "ruim" chamado Linux e que eu poderia trocar pelo XP facilmente. Começava ai a minha história no Linux. :D :D

O tal sistema era o Big Linux 3 que estava sendo usado no SESC-CE e que me surpreendeu tanto, que despertou em mim interesse. Não larguei mais este sistema. Sempre que posso indico o linux pros meus amigos e pras empresas por onde passo, já que atualmente trabalho no ramo.

Usei o big 3, o 4 e já estou com o 5 numa virtualbox.

Até a versão 4 usava apenas kde e não gostava nenhum pouco de gnome. Achava feio, ultrapassado e complicado. Toda versão de linux que testava e que vinha com o gnome eu abandonava.

Foi ai que certa vez resolvi dá mais uma chance ao gnome e instalei o ubuntu numa partição do meu atual computador. Estudei ele, procurei conteúdo na net e consegui domina-lo.

Hoje posso dizer com toda certeza que o gnome é um dos melhores ambientes linux.
O kde também é excelente, lindo mas bugado demais e isso me afastou um pouco do kde.

Lembro que oque me chamou atenção no linux não foi a casca do sitema mas o nucleo.
Todo mundo que eu conhecia dizia que linux era feio demais e eu dizia apenas que preferia ter nas maõs um kernel poderoso, flexivel e robusto. Beleza não é tudo e se for então compro um Mac.

Acho que se a equipe do big linux procurasse dominar o gnome então o projeto teria grandes chances de fazer sucesso, teria menos trabalho (Sei que o bigbruno precisa) e o crescimento seria pleno. Além de ser completamente personalizavel e com algumas configurações pode ficar tão bonito quanto o kde.

Devemos deixar de nadar contra a correnteza e encarar a realidade das coisas. Penso que se o kde está dando trabalho então vamos pro gnome e se o ubuntu ta dando trabalho vamos pro debian.

Seja qual for a escolha do bigbruno sempre estarei aqui apoiando o projeto. 8)
Editado pela última vez por rafepo em 22 Nov 2010, 22:09, em um total de 1 vez.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”