BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

fontesdeoliveira
Ajudante BIG

Mensagem por fontesdeoliveira » 18 Nov 2010, 11:35

Bom dia à todos,

Não quero questionar a qualidade e a competências dos colegas do fórum que estão se esforçando para lançar o BIG LINUX(que esta espetacular), porém tenho uma pergunta construtiva.
Os caros colegas estão se esforçando em cima do Kubuntu 10.10 que me parece esta com problemas...pergunta: porque a equipe não esmiuça a versão Kubuntu 10.04 LTS?
Por favor, não levem como ofensa, porque tb admiro o esforço de vcs.

Milanos
BIG!!

Mensagem por Milanos » 18 Nov 2010, 12:05

Oi Gente
Quem sou eu para me meter aqui, mas afinal, sou o "matuzalém" do pedaço. A coceira já estava virando erizipela.....baixei o B5B2..instalei ..tudo bem.. fantástico, fenomenal, espetacular!!!Aí começou dar "gagueira" :o painel de início tá um pouco dificil, KMail não tá com nada, o Chrome tá esquisito, a Web Cam multilaser Eclipse 2.0 mp não configura, A impressora LEXMARK X1290!!!!!- nem, nem, ...retorno ao futuro...B4.2, mas continuo no aguardo dessas mentes privilegiadas encontrarem as soluções. Posso dar um "pitaco" - porque não usar o Thunderbird, o Firefox, Manter os drivers p/Lexmark, usar o Gnome por ser mais simples, ter um link para configurar webcam..etc
Um linuxer incorrigivel
"ANDO DEVAGAR PORQUE JÁ TIVE PRESSA"

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 18 Nov 2010, 18:23

Sobre o patch pra aumento de performance do kernel, podem baixar aqui: http://liquorix.net/debian/pool/main/l/ ... uorix-2.6/

Lucão big, utilize o painel Big, sistema, reparar, reparar configurações do sistema, Grub Install.

O Ubuntu 10.04 é problemático com o KDE.

fontesdeoliveira, O Ubuntu 10.04 é bastante problemático com o KDE.

Milanos, tentamos utilizar o Gnome e a experiência foi das piores, o Firefox irá retornar, o Thunderbird ainda estou conferindo se volta ou se vai para o Evolution.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 18 Nov 2010, 18:26

amarinho, sobre utilizar o BigLinux5 e outras distribuições atuais em computadores antigos está cada vez mais difícil por causa do uso de memória. Uma das poucas coisas a se fazer é trocar o KDE pelo LXDE. Provavelmente em um BigLinux 6 as coisas melhorem um pouco, pois no momento o Desktop Linux como um todo está pesado, porém a maioria dos projetos estão tentando mudar isso, desde o kernel que está incluindo melhorias para o desempenho até mesmo o foco do KDE 4.6 é melhorar o desempenho.

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por hiltongil » 18 Nov 2010, 19:00

BIGBRUNO escreveu:Sobre o patch pra aumento de performance do kernel, podem baixar aqui: http://liquorix.net/debian/pool/main/l/ ... uorix-2.6/

Lucão big, utilize o painel Big, sistema, reparar, reparar configurações do sistema, Grub Install.

Milanos, tentamos utilizar o Gnome e a experiência foi das piores, o Firefox irá retornar, o Thunderbird ainda estou conferindo se volta ou se vai para o Evolution.
Esse patch a qual você se refere, é aquele mencionado essa semana no brlinux? (http://br-linux.org/2010/o-patch-de-200 ... -no-linux/)?

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 18 Nov 2010, 19:42

BigBruno, ou alguem que entende,
tem como usar o kernel do beta 1 (2.6.31) no beta 2 ????

o beta 2 está usando o dobro de energia da bateria que o beta 1 (pelo menos no idle), e eu queria saber se o "problema" é o kernel...

a propósito, o beta2 e o maverick em geral, não pega mais laptop-mode! isso é muito fail!!
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 18 Nov 2010, 19:54

Como instalar o patch pra aumento de performance do kernel citado acima?
Imagem®

amarinho
Usuário BIG

Re:

Mensagem por amarinho » 18 Nov 2010, 20:28

BIGBRUNO escreveu:amarinho, sobre utilizar o BigLinux5 e outras distribuições atuais em computadores antigos está cada vez mais difícil por causa do uso de memória. Uma das poucas coisas a se fazer é trocar o KDE pelo LXDE. Provavelmente em um BigLinux 6 as coisas melhorem um pouco, pois no momento o Desktop Linux como um todo está pesado, porém a maioria dos projetos estão tentando mudar isso, desde o kernel que está incluindo melhorias para o desempenho até mesmo o foco do KDE 4.6 é melhorar o desempenho.

BIGBRUNO,

muito obrigado pela dica, mas, teria como eu instalar este LXDE para testar? se sim como eu poderia fazer de forma que eu pudesse restaurar para o atual sem problemas?

OBRIGADO!!!

rafabr
GRANDE BIG!

Re:

Mensagem por rafabr » 18 Nov 2010, 22:49

BIGBRUNO escreveu:Sobre o patch pra aumento de performance do kernel, podem baixar aqui: http://liquorix.net/debian/pool/main/l/ ... uorix-2.6/

BigBruno com nenhum dos dois Kernels (do ubuntu e do aptosid) senti melhora significativa, jáestava quase "paralisando" o meu uso no Big e indo pras janelas pois estava inutilizavel o Big, depois de um tempo de uso ficava travando e na maioria das vezes tinha que reiniciar, sentia uma diferença ao iniciar o Okular,por exemplo, pois sempre ficava lento e quase nao mudava as paginas.
Instalei há algumas horas o kernel "liquorix"(esse que tem o patch desepenho eu acho) e finalmente poderei continuar a usar o biglinux normalmente, apesar da temperatura permanecer a mesma em todos os kelneis que testei: 60 a 65 graus
Quanto ao grub e ao plymonth, ficaram realmente bem legais, as vezes a simplicidade(degrade no fundo) e a melhor escolha.
hiltongil escreveu: Esse patch a qual você se refere, é aquele mencionado essa semana no brlinux? (http://br-linux.org/2010/o-patch-de-200 ... -no-linux/)?
hiltongil, deve ser mesmo esse patch pois o meu Biglinux agora esta usavel graças a esse kernel liquorix que o bigbruno postou.
pedrohd escreveu:Como instalar o patch pra aumento de performance do kernel citado acima?
no link que o bigbruno passou tera que baixar quatro arquivos:
linux-image-2.6.36-0.dmz.13-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
linux-headers-2.6.36-0.dmz.13-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
linux-headers-2.6-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
linux-image-2.6-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
Para instalar basta dar um duploclique nos arquivos,
talvez de um erro de dependencia, mas e so instalar os arquivos na ordem, vai tentando ai!
PS: esses arquivos são para 32bits, para 64 tem que pegar os pacotes respectivos de 64bits no mesmo linkdos outros.
amarinho escreveu: BIGBRUNO,

muito obrigado pela dica, mas, teria como eu instalar este LXDE para testar? se sim como eu poderia fazer de forma que eu pudesse restaurar para o atual sem problemas?

OBRIGADO!!!
Para instalar o lxde basta procurar pelo pacote lxde no synaptic e instalar,
desse modo voce ficara com os 2 desktop(LXDE eKDE)
para escolher entre um e outro desabilite o login automatico em: central de controle kde, tela de autenticação, aba coveniencia.
Assim cada vez que ligar basta procurar uma opção para iniciar no kde ou lxde.
Aproveitei e instalei aqui tambem para conferir!
/win

amarinho
Usuário BIG

Re: Re:

Mensagem por amarinho » 18 Nov 2010, 23:00

rafabr escreveu:

BigBruno com nenhum dos dois Kernels (do ubuntu e do aptosid) senti melhora significativa, jáestava quase "paralisando" o meu uso no Big e indo pras janelas pois estava inutilizavel o Big, depois de um tempo de uso ficava travando e na maioria das vezes tinha que reiniciar, sentia uma diferença ao iniciar o Okular,por exemplo, pois sempre ficava lento e quase nao mudava as paginas.
Instalei há algumas horas o kernel "liquorix"(esse que tem o patch desepenho eu acho) e finalmente poderei continuar a usar o biglinux normalmente, apesar da temperatura permanecer a mesma em todos os kelneis que testei: 60 a 65 graus
Quanto ao grub e ao plymonth, ficaram realmente bem legais, as vezes a simplicidade(degrade no fundo) e a melhor escolha.
hiltongil escreveu: Esse patch a qual você se refere, é aquele mencionado essa semana no brlinux? (http://br-linux.org/2010/o-patch-de-200 ... -no-linux/)?
hiltongil, deve ser mesmo esse patch pois o meu Biglinux agora esta usavel graças a esse kernel liquorix que o bigbruno postou.
pedrohd escreveu:Como instalar o patch pra aumento de performance do kernel citado acima?
no link que o bigbruno passou tera que baixar quatro arquivos:
linux-image-2.6.36-0.dmz.13-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
linux-headers-2.6.36-0.dmz.13-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
linux-headers-2.6-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
linux-image-2.6-liquorix-686_2.6.36-13_i386.deb
Para instalar basta dar um duploclique nos arquivos,
talvez de um erro de dependencia, mas e so instalar os arquivos na ordem, vai tentando ai!
PS: esses arquivos são para 32bits, para 64 tem que pegar os pacotes respectivos de 64bits no mesmo linkdos outros.
amarinho escreveu: BIGBRUNO,

OBRIGADO!!!
Para instalar o lxde basta procurar pelo pacote lxde no synaptic e instalar,
desse modo voce ficara com os 2 desktop(LXDE eKDE)
para escolher entre um e outro desabilite o login automatico em: central de controle kde, tela de autenticação, aba coveniencia.
Assim cada vez que ligar basta procurar uma opção para iniciar no kde ou lxde.
Aproveitei e instalei aqui tambem para conferir!
obrigado,

amigo, nao tem essa opção nem no synaptic nem no kpackageedit, acho que isso e uma versao de linux onde possui um gerenciador de janelas que nao sei qual e ainda, pois busquei no google e no site deles tem varias versoes lives. qual dos pcs voce utiizou o kernel liquorix? no Notebook ou no desktop?

mais uma vez obrigado!

Dhiero
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por Dhiero » 19 Nov 2010, 08:57

Não me expressei direito, não estou achando o instalador do bigliux para coloca lo no hd.
Não sei se foi o download que eu fiz ou por que rodei direto do pendrive.

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 19 Nov 2010, 09:21

Está dentro da pasta DESKTOP.
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por djdihengo » 19 Nov 2010, 11:47

djdihengo escreveu:o beta 2 está usando o dobro de energia da bateria que o beta 1 (pelo menos no idle), e eu queria saber se o "problema" é o kernel...

a propósito, o beta2 e o maverick em geral, não pega mais laptop-mode! isso é muito fail!!
já achei o viláo da bateria: o driver de vídeo da ati que vem no big5beta2! :shock:

Deixo minha recomendação pros desenvolvedores: faz igual o big 4.2: pergunta pro usuário no live cd se que ou não instalar automaticamente o driver de vídeo ati, passando vantagens e desvantagens entre o driver livre e o proprietário (um do propiet. é economiza energia em notebooks).
Se optar o livre, instala, senao, passa o link para o usuário baixar do site da ati o driver proprietário.

PS. eu respondendo eu mesmo, que coisa mais "forever alone"! hahah
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

Lucão big
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por Lucão big » 19 Nov 2010, 12:00

Alguém ai tem um jeito de rodar o GTA san andreas no big???
Em breve Resulinux Xtreme Editon, aguardem!
Acessem: http://xtlinux.brazi.us

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Re: Re:

Mensagem por hiltongil » 19 Nov 2010, 13:38

djdihengo escreveu:
djdihengo escreveu:o beta 2 está usando o dobro de energia da bateria que o beta 1 (pelo menos no idle), e eu queria saber se o "problema" é o kernel...

já achei o viláo da bateria: o driver de vídeo da ati que vem no big5beta2! :shock:

Deixo minha recomendação pros desenvolvedores: faz igual o big 4.2: pergunta pro usuário no live cd se que ou não instalar automaticamente o driver de vídeo ati, passando vantagens e desvantagens entre o driver livre e o proprietário (um do propiet. é economiza energia em notebooks).
Se optar o livre, instala, senao, passa o link para o usuário baixar do site da ati o driver proprietário.

PS. eu respondendo eu mesmo, que coisa mais "forever alone"! hahah
Mas com o drive opensource dá pra fazer overclock de maneira fácil com o rovclock =D

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”