BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2010, 09:43

LordDan, estou colocando no post principal o que estou conseguindo resolver, agora vou automatizar o Smplayer para utilizar vdpau só quando detectar nvidia, achei que o próprio Smplayer já detectava isso.

Sobre o xsensors é uma pena que o sensors-detect tenha apenas em modo texto, conhece alguma alternativa em modo gráfico?

O problema do BrOffice agora eu consegui identificar e fica a questão, será que é mais importante esse recurso ou os diálogos de abrir e salvar integrados ao KDE?

A lista no Dolphin eu não consegui reproduzir o problema você alterou o tema de cores do Big?

O kmail não abriu aqui também, irei verificar.

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 24 Out 2010, 10:09

Aquecimento

Nenhum aplicativo aberto e apos 8hs temperatura acima de 75graus

obs: cooler limpo girando normalmente...

possivel bug kernel 2.6.35 (ja relatado no ubuntu10.10)

Phenix
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Phenix » 24 Out 2010, 10:13

Em primeiro lugar os meus parabéns a todos e é com muita alegria que instalo essa nova versão "B2"....Bruno e colaboradores congratulações ....O Big está maravilhoso como sempre...
Bruno eu tenho uma placa ATI,meus sistemas são geralmente os que carregam placas automaticamente no boot....Ultimate Edition 2.7/2.8...Como posso ativá-la e usar o Compiz?...Já tentei lá no centro de controle e nada...
Você tem alguma posição em relação a esse script de carregamento no boot para versões futuras? ou não teremos essa facilidade agora...
Muito obrigado a todos qualquer problema com o "B2" comunico...
Os "Bugs" informados até agora não aconteceram no meu Big,a não ser o icone de instalação que peguei na pasta Desktop e o Plymouth splash está com resolução muito menos que a do meu monitor que é 1600x900.
Aquecimento 40º Ótimo...

Ultimate Edition 2.8
Big Linux 5 B2
Rwin 7 Eternith

"Liberdade e Progresso"
Editado pela última vez por Phenix em 24 Out 2010, 10:15, em um total de 1 vez.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2010, 10:14

Problema com o kmail detectado, ele depende que o akonadi esteja ativo, isso prejudica o desempenho do sistema, vamos ter que partir para outro cliente de e-mail.

Kmail utiliza 2,5 MB do CD.
Evolution 8,5 MB
Thunderbird 11 MB

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 24 Out 2010, 10:16

Phenix, que script de carregamento no boot?

Sobre a ati, indo ao centro de controle Big, hardware, drivers proprietários, não resolve?

Phenix
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por Phenix » 24 Out 2010, 10:19

Desculpe...no meu entender seria um script...mas já tentei no painel e não deu resultado nenhum...
Mas em compensação consegui ativar os efeitos do KDE...Legal...

contador
BIG

Mensagem por contador » 24 Out 2010, 11:00

Buenas, é com muita satisfação que volto ao fórum. E parabenizo pelo ótimo sistema que é o Big. Por enquanto tenho o Big instalado dentro do virtual box, pois uso o note para o trabalho, mas não abro mão de usar o Linux. Alguém sabe me informar se o grub está conseguindo dar boot no windows 7, pois se afirmativo posso instalar e usar livremente, pois tenho programas do trabalho que não consegui rodar no linux.
Notebook Intel Core i3, 3Gb Ram, 320Gb
Big Linux 5.0 Beta2
Ruindows 7 Ultimate
Linux User #445785

cangussu
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por cangussu » 24 Out 2010, 11:31

Testando...

- Instalado em desktop
- Temperatura (inicialmente CPU 46 e MB 42) com 7 janelas abertas incluindo 1 video. Após abrir o amsn foi que a temperatura subiu um pouco CPU 51ºC e MB 45ºC
- Kmail não abriu mesmo, mas prefiro o Thunderbird.

* Alguns programas estão abrindo a janela com interface diferente (creio que GTK) mesmo mudando para QtCurve na opção "Estilo dos aplicativos GTK" do Centro de controle Big. Ex: thunderbird
* Empathy - não consegui usar pois não funcionou a opção de cadastrar conta

*** Depois de algum tempo de uso o sistema ficou bastante lento e a temperatura apresentou leve subida (CPU 54 MB 46). Uso da CPU em torno de 36% e RAM 500mb
*** Aparece periodicamente uma janela acusando o erro "não foi possível encontrar o serviço kttsd"

Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU Q8200 @ 2.33GHz
RAM 4G
Video nVidia Corporation G86 [GeForce 9400 GT] (rev a1) 512Mb

KDE
BIGGER

Re:

Mensagem por KDE » 24 Out 2010, 11:38

BIGBRUNO escreveu:Problema com o kmail detectado, ele depende que o akonadi esteja ativo, isso prejudica o desempenho do sistema, vamos ter que partir para outro cliente de e-mail.

Kmail utiliza 2,5 MB do CD.
Evolution 8,5 MB
Thunderbird 11 MB
Eu tive uma ideia: por que não remover o cliente de e-mail ? Muitas pessoas usam webmail em vez de usar um cliente de e-mail...

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 24 Out 2010, 11:38

* Empathy - não consegui usar pois não funcionou a opção de cadastrar conta
Também verifiquei o problema. Seria preciso ver se o bug é no Big ou no Ubuntu em si. O Fedora 14 na versão alpha apresentava o mesmo bug, mas foi corrigido antes da versão beta. Achei até estranho encontrar esse velho problema novamente.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

m4jura
BIGGER

Re: BigLinux 5 Beta 2

Mensagem por m4jura » 24 Out 2010, 12:05

Caros amigos,

Com relação a escolha de browser e cliente de e-mails, penso que uma solução razoável seria fazer o mesmo que o Kubuntu Netbook Remix - deixar apenas com instaladores.
Óbvio que na distro deve ter algum instalado (e.g. konqueror, ou chromium), mas clientes de -email e outro browser mais parrudo com um ícone para instalá-lo, caso queiram.
Poder-se-ia fazer até com outros programas, não?

P.S.: ainda não testei o beta 2 - esqueci de sair para comprar o CD virgem. Só tenho DVDs

Abraço,

m4jura
Linux User since 2006

LordDan
Big Moderador!

Re:

Mensagem por LordDan » 24 Out 2010, 12:58

BIGBRUNO escreveu:LordDan, estou colocando no post principal o que estou conseguindo resolver, agora vou automatizar o Smplayer para utilizar vdpau só quando detectar nvidia, achei que o próprio Smplayer já detectava isso.

Sobre o xsensors é uma pena que o sensors-detect tenha apenas em modo texto, conhece alguma alternativa em modo gráfico?

O problema do BrOffice agora eu consegui identificar e fica a questão, será que é mais importante esse recurso ou os diálogos de abrir e salvar integrados ao KDE?

A lista no Dolphin eu não consegui reproduzir o problema você alterou o tema de cores do Big?

O kmail não abriu aqui também, irei verificar.
Creio que o libsensors não faz a autodetecção de alguns hardwares, daí é necessário rodar o sensors-detect; e não conheço ainda uma interface gráfica capaz de fazer essa detecção, pois os todos os programas de sensores que conheço dependem da configuração do sensors-detect para funcionar, exemplo: xsensors, ksensors, applet de sensores para Gnome e widget-plasma de sensores para KDE4. Fica até difícil de fazer um script para o sensors-autodetect, pois ele faz várias perguntas para configurar... Em todo caso vou pesquisar se existe um GUI para o sensors-detect.

Sobre o BrOffice: se mantermos a interface KDE, perderemos funcionalidade. Se optarmos pela interface Gnome, teremos o BrOffice funcionando 100%... é colocar na balança: funcionalidade ou integração com KDE? Todo mundo usava Firefox/Thunderbird/Gimp até recentemente com a interface Gnome e não tínhamos limitações com isso...

Não alterei as cores, o que funcionou foi a mudança de QtCurve para Oxygen (o aspecto das janelas). Eu creio que o QtCurve deva funcionar 100% em determinadas placas gráficas, o que não ocorreu com o meu Intel on-board.

Sei que o Thunderbird é pesadão para colocar num CD, mas é o melhor programa de e-mail e possui leitor de feeds RSS . Uma outra alternativa para e-mail é o programa "Claws Mail", que possui vários plugins para funções extras, inclusive RSS.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 24 Out 2010, 13:07

m4jura

Poderia ter gravado em um DVD o Big5 beta2 ...
:(

Adriano R.N.
BIGzinho

Re: BigLinux 5 Beta 2

Mensagem por Adriano R.N. » 24 Out 2010, 13:09

Camaradas, não estou conseguindo criar um pendrive de boot com o Big beta2, já baixei a ISO 3 vezes e nada. (estou tentando criar no Ubuntu)
Fiz uns testes via máquina virtual, mas não é dessa forma que quero testar, isso porque com o pendrive posso testar sem ocupar espaço no HD.

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 24 Out 2010, 14:16

BigBruno,
testei alguns minutos o beta 2, nem foi uma hora completa, não testei tudo que deveria ainda.
Muito bom, rápido e talz, mas acho o estilo visual do beta 1 melhor, com tema padrão do plasma e qt-curve nos aplicativos.
Também a configuração do kwin espetacular, parece tão liso quanto o compiz!

Mas percebi pelo hardinfo que está gastando muita energia comparado com o beta 1, não sei se conta-se assim, mas na página da bateria do hardinfo, enquanto o sistema está ocioso, no beta 1 mostra gasto entre 900 e 1300 alguma medida lá, ja no beta 2 (talvez por estar usando do pendrive e sem laptop-mode, não sei) não baixava pra menos de 2000, se abrir um video ou coisa pesada então... Parece o kernel omnislash!
Já temperatura nem tem grande diferença, uns 3 ou 4 graus a mais ocioso.

Se não fosse isso, dari pra atualizar o sistema, mas já que o beta 1 aqui tá redondinho, vo ficar nele mais um bom tempo!! heheh
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”