BigLinux 5 Beta 2

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

jluis
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por jluis » 23 Out 2010, 09:43

BIGBRUNO escreveu:jluis, a placa de vídeo que utilizo para desenvolver o Big é o mesmo modelo, tentou utilizar a versão recomendada do driver nvidia e não o 173?
Caso não resolva, vá ao Centro de Controle Big, Sistema, Repositórios, personalizado e ative o repositório de drivers da nVidia.

valdirsarti, já tentou ir no Centro de Controle Big, Hardware, instalar drivers proprietários?
Como eu disse antes no Kubuntu 10.10 não dava certo instalar o driver recomendado, quando inicializava o computador, antes de terminar o boot e entrar na tela de login, ele simplesmente desliga o monitor. Pressionando ctl+alt+f11 aparece a tela e fica escura com o cursor piscando e por ai para. Também não é possível escrever nada. Fiz o teste com o BIG5B2 e o resultado foi o mesmo. Mas vou continuar seguindo seus conselhos e daqui a pouco escrevo algo. Fiz os procedimentos que voce indicou, amigo. Mas quando executo o programa para instalação do drive ele faz uma atualização, para e some.
Editado pela última vez por jluis em 23 Out 2010, 10:21, em um total de 1 vez.

jluis
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por jluis » 23 Out 2010, 10:18

Paulo Sérgio Miguel escreveu:Testei, rapidamente, no notebook, e não encontrei a possibilidade de instalar o Big a partir do programa rodando pelo cd. Quando fui instalar a partir do boot, como no note a internet é wi-fi, aparecia que não estava conectado dai não instalei ainda no HD. Prefiro o Firefox e o Thunderbird mas também não vejo problema nisso é só instalar posteriormente. No note usando pelo live-cd a temperatura estava em 51º graus.
Você tentou pressionar o icone DESKTOP que aparece na tela? Lá encontraras o instalador

niquelnausea
SUPER BIG!

Re: Re:

Mensagem por niquelnausea » 23 Out 2010, 11:16

No Ubuntu 10.04 tive alguns problemas com o plymouth+nouveau, no 10.10 aparentemente os problemas continuam (plymouth com problema, nouveau não funciona direito, monitor apaga durante o boot....), da uma lida e veja se resolve.
http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010 ... 4-e-10-10/
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65750.0.html
jluis escreveu:
BIGBRUNO escreveu:jluis, a placa de vídeo que utilizo para desenvolver o Big é o mesmo modelo, tentou utilizar a versão recomendada do driver nvidia e não o 173?
Caso não resolva, vá ao Centro de Controle Big, Sistema, Repositórios, personalizado e ative o repositório de drivers da nVidia.

valdirsarti, já tentou ir no Centro de Controle Big, Hardware, instalar drivers proprietários?
Como eu disse antes no Kubuntu 10.10 não dava certo instalar o driver recomendado, quando inicializava o computador, antes de terminar o boot e entrar na tela de login, ele simplesmente desliga o monitor. Pressionando ctl+alt+f11 aparece a tela e fica escura com o cursor piscando e por ai para. Também não é possível escrever nada. Fiz o teste com o BIG5B2 e o resultado foi o mesmo. Mas vou continuar seguindo seus conselhos e daqui a pouco escrevo algo. Fiz os procedimentos que voce indicou, amigo. Mas quando executo o programa para instalação do drive ele faz uma atualização, para e some.

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 23 Out 2010, 11:38

A placa Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG, não é reconhecida pelo Big 5 b2.

KDE
BIGGER

Re: BigLinux 5 Beta 2

Mensagem por KDE » 23 Out 2010, 11:50

BIGBRUNO escreveu:Como alguns usuários já notaram vendo os arquivos do servidor, disponibilizei o BigLinux 5 "Beta 2".

Esse iso foi disponibilizado com muita pressa e praticamente sem testes, finalizei por volta de meia noite dessa última noite e deixei enviando para o servidor. Isso ocorreu pois fui convidado para falar de Sofware Livre em uma universidade em Arinos - MG, onde estou no momento e fechei uma imagem as pressas para apresentar aqui, o ISO ainda tem alguns problemas de configuração, até agora não detectei nada que seja grave, mas coisas que evidenciam que está incompleto, porém a estrutura do BigLinux 5 é a que foi disponibilizada.

Gostaria que fosse avaliado os seguintes pontos:

1 - Conferir como o kernel está lidando com a temperatura do processador e duração da bateria.
2 - Suporte a hardware.
3 - Funcionamento dos programas instalados.
4 - Estabilidade do sistema.
5 - Desempenho do sistema.
6 - O que acham da troca do Firefox pelo Chromium.
7 - O que acham da troca do Thunderbird pelo Kmail.
8 - O que acham da troca do Pidgin pelo Empathy.
9 - Testar se o Empathy realmente está conseguindo comunicar com áudio e vídeo na rede do Gtalk e MSN.
10 - Detectar onde necessita melhor a tradução do sistema.

Alguns destaques dessa versão:

1 - Evolução do Painel Big.
2 - Uso da compactação LZMA com bloco de 256K, foi possível criar um live CD com BrOffice, Gimp, KDE... e o resultado foi 660 MB.
3 - O trabalho de fontes do sistema, que deve ser observado principalmente nos navegadores Firefox e Chromium. Utilizei screenshots de quase todos os sistemas operacionais utilizados em Desktop atualmente, pelo menos na minha avaliação creio que hoje temos o melhor equilíbrio de qualidade e compatibilidade de fontes e ainda temos opções que tornam as fontes de acordo com o a preferência ou necessidade de qualquer usuário.
4 - Gimp com opções de uso, infelizmente o Gimp trabalha muito mal com o Kwin, dessa forma ao abrir o Gimp é feita uma pergunta para trocar pelo xfwm4 que é o gerenciador de janelas do XFCE, isso torna o uso do Gimp mais agradável, além da opção de utilizar em janela única, porém notei que a janela única desativa os atalhos de teclado.
5 - Fim do problema de vídeos em Flash que ao clicar para exibir em tela cheia eram exibidos no fundo da tela e não na frente.
6 - Amarok encontra a letra de muito mais músicas que na configuração padrão e ainda consome menos memória.
7 - Suporte a diversos modens 3G não suportados pelo Ubuntu/Kubuntu com o uso do usb-modeswitch (No momento estou utilizando um Huawei E620 que funciona justamente por causa dessa mudança).
8 - Pela primeira vez o BigLinux tem um notificador de atualizações que funciona corretamente, além de ter reconstruído o painel de atualizações e espero que agora funcione sem problemas.
9 - Estamos utilizando o gerenciador de áudio do Gnome, que desativa os botões de volume, muito úteis em notebooks, dessa forma fiz um script para solucionar o problema.
10 - Troca do Software Center pelo Kpackagekit, isso ocorreu pois o Software Center é focado realmente no Ubuntu e não exibe diversos programas do KDE.
11 - Painel de restauração do sistema bastante aprimorado.
12 - Diversos ServiceMenus, que incluem ações administrativas, criptografia de pastas, correção de codificação... (service menu são as opções que aparecem ao clicar em um arquivo ou pasta com o botão direito do mouse.)
13 - Uso do Kdesktop, que possibilita a instalação da maioria das personalização do KDE do Big no Kubuntu sem conflitos.

Problemas já detectados:

1 - O Plymouth não está preenchendo a tela corretamente.
2 - O grub está vindo sem imagem de fundo após instalar o sistema.
3 - O instalador ainda tem muitas referências ao Kubuntu e faz muitos downloads durante a instalação.
4 - Não temos o instalador Wubbi. (Um instalador que efetua a instalação da distribuição dentro do Windows)
5 - Algumas configurações do Desktop ainda estão ruins, por exemplo a localização do instalador no Live CD.

Pedido de ajuda:

1 - Eu sequer tenho Windows então para fazer o Wubbi funcionar fica muito difícil, se alguém se oferecer para fazer o serviço.
2 - O instalador do Ubuntu tem muita coisa em Python que não é minha especialidade, se alguém se dispor a melhora-lo seria de grande ajuda.

Deixo também meu agradecimento aos que estão fazendo a tradução do BigLinux no Launchpad, não tenho acompanhado de perto, mas na semana passada quando fiz a atualização dos pacotes vi como já está evoluído nesse ponto.

MD5Sum: b80e60adad40051a8bc2f1c7ca5e7aa1
Tamanho: 662,4 MB

Links para download:
http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux5-beta2.iso

Estamos na reta final :)
FINALMENTE!!!!!!!!!!!!! :D :D :D :D :D :D :D :D :D

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por valdirsarti » 23 Out 2010, 12:11

sim, BIGBRUNO, eu fiz isso e nao encontrou drivers proprietários no sistema.,

outro probleminha encontrado:
O firefox nao instala complemento, eu gosto muito do downloadhelper, mas diz que: "O Firefox não pôde instalar o arquivo localizado em:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefo ... src=search

Motivo: Falha no download
-228"
outra coisinha: o synaptic nao deixa fazer pesquisa rápida, a caixa fica inacessível.
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

niquelnausea
SUPER BIG!

Re: Re:

Mensagem por niquelnausea » 23 Out 2010, 12:40

valdirsarti escreveu: ...outro probleminha encontrado:
O firefox nao instala complemento, eu gosto muito do downloadhelper, mas diz que: "O Firefox não pôde instalar o arquivo localizado em:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefo ... src=search

Motivo: Falha no download
-228"
....
Quando se fecha a aba do complemento antes do dowload começar da esse erro, esta fazendo isso?

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 23 Out 2010, 13:38

Bom aqui o Amsn se mostrou muito instavel ao ponto de travar o sistema quando vc tenta mudar a "imagem de exibição"

Temperatura ok nao passa de 55 graus (processador P4 c/ HT @ 3.4ghz)

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 23 Out 2010, 15:44

- O SmPlayer não está abrindo wmv e mp4, além de exibir uma mensagem dizendo que o filtro de vídeo foi desabilitado por estar usando vdpau (???)...
- Quando vamos modificar qual aplicativo deve abrir um certo tipo de arquivo, a listagem ordenável dos programas disponíveis fica sumindo e aparecendo à medida em que movimento o mouse (isso deve ser problemas com o tema das janelas... embora esteja muito bonito)
- Tem janelas do BigCentroControle que aparecem com as fontes superdiminuídas (exemplos: ao acessar "Extras para o BrOffice > Selecione a interface" e "Navegador Chromium")
- A interface Gnome para o BrOffice resolve a questão de "menus de mouse" em branco (no Calc, façam CTRL+F e cliquem com o direito nas lacunas)
- O Firestarter exibe erro "Falha ao abrir os registros do sistema" ao iniciar
- A janela do Xsensors ( invocado pelo PainelBig -" temperatura") não aparece corretamente
- Constatei vários outros problemas mencionados pelos colegas

+ +As partições já estão sendo montadas automaticamente (legal)
++ A interface está de bom gosto
+ +Seleção de programas muito boa

* Sugiro incluir um programa de digitalização mais simples (o Xsane ou o Skanlite), pois o "gscan2pdf", embora tenha muitos recursos, é complexo.
* Se o problema com o Firestarter persistir, porque não substituí-lo pelo "gufw" (mais leve e mais simples) ?
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

ccmalarm

Mensagem por ccmalarm » 23 Out 2010, 15:58

LordDan

nao tive a maioria dos problemas citados por vc...

Entao vc instalou conectado a internet ou nao?
Efetuou alguma atualização automatica apos instalar?

essas informações seriam muito uteis...

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 23 Out 2010, 17:08

Estou testando o Big5b2 no desktop da assinatura (athlon x2 5200) , temperatura em torno de 48º graus. Novamente não achei o instalador no live cd. Mesmo pressionando o ícone DESKTOP o instalador não aparece. Gravei um novo cd e conferi o M5dsum.

Achei o instalador: está escondido dentro da pasta DESKTOP eu tava pressionando o ícone da barra de tarefas.
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 23 Out 2010, 17:53

LordDan, você instalou aproveitando uma home anterior?

valdirduarte, parece que essa placa wireless não está funcionando no Ubuntu 10.10 mesmo, chegou a testar nele ou no Kubuntu?

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 23 Out 2010, 18:37

BIGBRUNO, instalei o BL5b2 em meu note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset intel, video intel, e está funcionando perfeitamente, inclusive a famigerada tecla fn + f7 ou f8 para controlar o brilho do monitor funcionou, o que foi uma grata surpresa.
a minha conexao wireless no notebook tb funcionou, o sensors que no desktop nao mostra nada aqui ta mostrando 54º o que é uma temperatura muito boa.
Parabéns novamente.
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

valdirduarte
EXTREME BIG

Mensagem por valdirduarte » 23 Out 2010, 19:01

"valdirduarte, parece que essa placa wireless não está funcionando no Ubuntu 10.10 mesmo, chegou a testar nele ou no Kubuntu?"

Não, só testei no ubuntu 10.04, onde funciona normal.

Quanto à velocidade ao carregar o sistema, na máquina que testei, ambos no hd, o Big 4.2 e o Big 5 b2, o fazem em tempo bem semelhante.

Aspirante-a-Big
BIG BANG!

Mensagem por Aspirante-a-Big » 23 Out 2010, 19:04

Sobre o beta 2.... existe um jeito fácil de eu consertar aqui a tela mal dimensionada do splash ? e, quando abro o dolphin como root, vejo que ele tem outra aparência, e gostei mais dela, tem como eu alterar a aparência do dolphin aberto como usuário pra ficar igual ?

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”