Esse iso foi disponibilizado com muita pressa e praticamente sem testes, finalizei por volta de meia noite dessa última noite e deixei enviando para o servidor. Isso ocorreu pois fui convidado para falar de Sofware Livre em uma universidade em Arinos - MG, onde estou no momento e fechei uma imagem as pressas para apresentar aqui, o ISO ainda tem alguns problemas de configuração, até agora não detectei nada que seja grave, mas coisas que evidenciam que está incompleto, porém a estrutura do BigLinux 5 é a que foi disponibilizada.
Gostaria que fosse avaliado os seguintes pontos:
1 - Conferir como o kernel está lidando com a temperatura do processador e duração da bateria.
2 - Suporte a hardware.
3 - Funcionamento dos programas instalados.
4 - Estabilidade do sistema.
5 - Desempenho do sistema.
6 - O que acham da troca do Firefox pelo Chromium.
7 - O que acham da troca do Thunderbird pelo Kmail.
8 - O que acham da troca do Pidgin pelo Empathy.
9 - Testar se o Empathy realmente está conseguindo comunicar com áudio e vídeo na rede do Gtalk e MSN.
10 - Detectar onde necessita melhor a tradução do sistema.
Alguns destaques dessa versão:
1 - Evolução do Painel Big.
2 - Uso da compactação LZMA com bloco de 256K, foi possível criar um live CD com BrOffice, Gimp, KDE... e o resultado foi 660 MB.
3 - O trabalho de fontes do sistema, que deve ser observado principalmente nos navegadores Firefox e Chromium. Utilizei screenshots de quase todos os sistemas operacionais utilizados em Desktop atualmente, pelo menos na minha avaliação creio que hoje temos o melhor equilíbrio de qualidade e compatibilidade de fontes e ainda temos opções que tornam as fontes de acordo com o a preferência ou necessidade de qualquer usuário.
4 - Gimp com opções de uso, infelizmente o Gimp trabalha muito mal com o Kwin, dessa forma ao abrir o Gimp é feita uma pergunta para trocar pelo xfwm4 que é o gerenciador de janelas do XFCE, isso torna o uso do Gimp mais agradável, além da opção de utilizar em janela única, porém notei que a janela única desativa os atalhos de teclado.
5 - Fim do problema de vídeos em Flash que ao clicar para exibir em tela cheia eram exibidos no fundo da tela e não na frente.
6 - Amarok encontra a letra de muito mais músicas que na configuração padrão e ainda consome menos memória.
7 - Suporte a diversos modens 3G não suportados pelo Ubuntu/Kubuntu com o uso do usb-modeswitch (No momento estou utilizando um Huawei E620 que funciona justamente por causa dessa mudança).
8 - Pela primeira vez o BigLinux tem um notificador de atualizações que funciona corretamente, além de ter reconstruído o painel de atualizações e espero que agora funcione sem problemas.
9 - Estamos utilizando o gerenciador de áudio do Gnome, que desativa os botões de volume, muito úteis em notebooks, dessa forma fiz um script para solucionar o problema.
10 - Troca do Software Center pelo Kpackagekit, isso ocorreu pois o Software Center é focado realmente no Ubuntu e não exibe diversos programas do KDE.
11 - Painel de restauração do sistema bastante aprimorado.
12 - Diversos ServiceMenus, que incluem ações administrativas, criptografia de pastas, correção de codificação... (service menu são as opções que aparecem ao clicar em um arquivo ou pasta com o botão direito do mouse.)
13 - Uso do Kdesktop, que possibilita a instalação da maioria das personalização do KDE do Big no Kubuntu sem conflitos.
Problemas já detectados:
1 - O Plymouth não está preenchendo a tela corretamente.
2 - O grub está vindo sem imagem de fundo após instalar o sistema.
3 - O instalador ainda tem muitas referências ao Kubuntu e faz muitos downloads durante a instalação.
4 - Não temos o instalador Wubbi. (Um instalador que efetua a instalação da distribuição dentro do Windows)
5 - Algumas configurações do Desktop ainda estão ruins, por exemplo a localização do instalador no Live CD.
Pedido de ajuda:
1 - Eu sequer tenho Windows então para fazer o Wubbi funcionar fica muito difícil, se alguém se oferecer para fazer o serviço.
2 - O instalador do Ubuntu tem muita coisa em Python que não é minha especialidade, se alguém se dispor a melhora-lo seria de grande ajuda.
Correções feitas após o lançamento:
1 - Suporte a MP3 no Amarok, instalar o pacote libxine1-ffmpeg.
2 - Problema com fontes no Centro de Controle Big que dependendo da fonte utilizada no sistema ficava com tamanho muito reduzido.
3 - Falha na leitura de registro pelo Firestarter, instalar o rsyslog.
4 - Criada checagem no Smplayer que ativa o vdpau apenas para placas nVidia.
5 - Criada checagem que pergunta se deve ser feita a instalação do plugin do Flash ao abrir o Chromium.
Deixo também meu agradecimento aos que estão fazendo a tradução do BigLinux no Launchpad, não tenho acompanhado de perto, mas na semana passada quando fiz a atualização dos pacotes vi como já está evoluído nesse ponto.
MD5Sum: b80e60adad40051a8bc2f1c7ca5e7aa1
Tamanho: 662,4 MB
Links para download:
Servidor 1 - http://biglinux.c3sl.ufpr.br/iso/biglinux5-beta2.iso
Servidor 2 - http://mirror.pop-sc.rnp.br/mirror/bigl ... -beta2.iso
Recomendações:
1 - Se disponível grave o sistema em DVD e não em CD, isso é válido para todas as distribuições, a velocidade de leitura do DVD é maior e torna o teste do sistema mais agradável.
2 - Apesar de ser incompatível com alguns computadores o boot por PenDrive é o que possui melhor desempenho, mas vale lembrar que para gerar o Live Pendrive deve ser utilizado o BigLinux, Ubuntu ou Kubuntu da mesma versão, no caso o 10.10
Estamos na reta final