Notícias sobre o Big 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

cangussu
COMPANHEIRO BIG

Re:

Mensagem por cangussu » 10 Out 2010, 12:47

jluis escreveu:Estou sabendo que a Equip do big esta com problemas para deixa a ISO do tamanho que caiba em um cd. A pergunta é o que vcs acham se iso ficar maio que um cd, digamos, 900mib, ou u, pouco mais teria algum problema? Eu imagino que nao pq quase todo mundo tem uma conexao razoavel ou muito boa e poucos tem conexao discada. Quanto ao espaço imagino que tmb nao seja problema ja os dvds estão a preços baratos, sem falar que tem pendrives e outras midias. Além disso os hds atuais tem bastante espaço pra isso. Lembro que baixei o Linux_mint_debian que fica proximo aos 900 mib. Respondam please.
BIG em DVD, em algum momento será inevitável se quisermos manter um sistema com bons programas. Talvez fosse interessante o Big em DVD (padrão) e outro enxuto (basicão) em CD. Aqueles que não puderem baixar podem solicitar a mídia do site ou de algum colega aqui do fórum que se dispusesse a enviar pelo correio (pagando-se apenas os custos).

Abraço!

LordDan
Big Moderador!

Re: Re:

Mensagem por LordDan » 10 Out 2010, 13:12

cangussu escreveu:
jluis escreveu:Estou sabendo que a Equip do big esta com problemas para deixa a ISO do tamanho que caiba em um cd. A pergunta é o que vcs acham se iso ficar maio que um cd, digamos, 900mib, ou u, pouco mais teria algum problema? Eu imagino que nao pq quase todo mundo tem uma conexao razoavel ou muito boa e poucos tem conexao discada. Quanto ao espaço imagino que tmb nao seja problema ja os dvds estão a preços baratos, sem falar que tem pendrives e outras midias. Além disso os hds atuais tem bastante espaço pra isso. Lembro que baixei o Linux_mint_debian que fica proximo aos 900 mib. Respondam please.
BIG em DVD, em algum momento será inevitável se quisermos manter um sistema com bons programas. Talvez fosse interessante o Big em DVD (padrão) e outro enxuto (basicão) em CD. Aqueles que não puderem baixar podem solicitar a mídia do site ou de algum colega aqui do fórum que se dispusesse a enviar pelo correio (pagando-se apenas os custos).

Abraço!
É verdade que muita gente ainda não tem uma conexão boa, pois aqui no Brasil é muito caro (e na cidade onde moro pago mais caro por uma mais lenta que a mesma da capital). Outra coisa, por incrível que possa parecer, pode existir PCs por aí sem o drive que leia DVD. A versão em CD garante que todos possam instalar o sistema.
Porém, o que o colega cangussu citou é bem válido: uma versão básica em CD e outra mais robusta em DVD.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 10 Out 2010, 13:39

Talvez eu não tenha me expressado direito. Existe uma dificuldade em razão dessa limitação. Aqui não esta a questão de ser em cd ou dvd. pois se assim fosse, não haveria motivo para tal indagação. Entendo que essa limitação do espaço ao espaço de 700mib é um grande atraso. Entendo que não há motivos para isso. Mesmo quem baixa 700mib com uma conexão discada pode baixar 800 0u 900 pq a diferença não seria grande. Acho melhor repensarmos esse entrave, essa limitação, pois é antiga e atualmente sem sentido.

dtomadon
SUPER BIG!

Re:

Mensagem por dtomadon » 10 Out 2010, 13:43

jluis escreveu:Talvez eu não tenha me expressado direito. Existe uma dificuldade em razão dessa limitação. Aqui não esta a questão de ser em cd ou dvd. pois se assim fosse, não haveria motivo para tal indagação. Entendo que essa limitação do espaço ao espaço de 700mib é um grande atraso. Entendo que não há motivos para isso. Mesmo quem baixa 700mib com uma conexão discada pode baixar 800 0u 900 pq a diferença não seria grande. Acho melhor repensarmos esse entrave, essa limitação, pois é antiga e atualmente sem sentido.
Concordo , acho que também não me expressei bem , só perguntei como e onde por força do hábito ( Segurança da Informação ) , deculpe hehehehe!!
Qual a diferença entre vírus e o Windows ?
R: o Vírus funciona ! rsrsrs

FATEC: São Caetano do Sul
Segurança da informação

Cara não é Linux , vai ser Big Linux LTS

Antoniocarlos97
GRANDE BIG!

Mensagem por Antoniocarlos97 » 10 Out 2010, 13:57

Na minha opinião, deveria ser mantido UM CD com os programas basicos para o sistema, e depois de instalado no PC, poderia ser criado um Script onde o usuario poderia escolher se vai querer instalar Pacotes opicionais para deixar o sistema mais completo.
Digo isto porque varias pessoas não tem drivers de DVD(eu por exemplo, rsrs) então um DVD dificultaria a instalação nestes computadores, pois teria que ficar criando LivePendrives e etc. isso só daria mais trabalho.

rafabr
GRANDE BIG!

Re:

Mensagem por rafabr » 10 Out 2010, 14:51

Antoniocarlos97 escreveu:Na minha opinião, deveria ser mantido UM CD com os programas basicos para o sistema, e depois de instalado no PC, poderia ser criado um Script onde o usuario poderia escolher se vai querer instalar Pacotes opicionais para deixar o sistema mais completo.
Digo isto porque varias pessoas não tem drivers de DVD(eu por exemplo, rsrs) então um DVD dificultaria a instalação nestes computadores, pois teria que ficar criando LivePendrives e etc. isso só daria mais trabalho.
Gostei da ideia, de modo parecido com o script de boas vindas e para instalar codeds adicionais, libdvdcss que eu vi em alguma distro e não lembro qual!
desse modo poderia fazer uma tela de boas vindas falando ,sei la, da versao do kde, e das novidades, e perguntando se desejaria instalar algum padote de programas adicionais, como navegadores, apache e extras do broffice(que tem no bigpainel), aplicaçoes multimidias e algumas outras coisas importantes que não foram para o cd por causa do espaço!!
ah sim poderia apontar tambem para o bibliotenk do amigo cleiton lima!!
/win

krofke
BIG

Mensagem por krofke » 10 Out 2010, 15:59

Este assunto ja foi comentado no forum, seria uma boa ideia fazer dois cds, um com o sistema e com algumas programas basicos, um especie de mini iso, e o outro com os programas selecionados, dai o quando o sistema for iniciado ele poderia perguntar se voce quer instalar programas adicionais, mas também poderia haver a hipotese de esses programas serem instalados pela internet, assim pegando eles mais atuais.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 10 Out 2010, 16:02

rafabr escreveu: Gostei da ideia, de modo parecido com o script de boas vindas e para instalar codeds adicionais, libdvdcss que eu vi em alguma distro e não lembro qual!
Big 4.2
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

m4jura
BIGGER

Re: Notícias sobre o Big 5

Mensagem por m4jura » 10 Out 2010, 19:18

Opa!

Deixa eu me imiscuir no assunto. Que se façam não duas, mas TRÊS ISOS (se possível), a saber: uma básica, para CD; outra, robusta, para DVD; a terceira, se possível, NETBOOK REMIX (quiçá dividida em básica e robusta).
Nada posso dizer sobre o super-aquecimento ocorrido com o novo kernel. Meu sistema tá rodando redondo com a customização para os repositórios do "lucid" e, penso que, para quem já esperou tanto, não basta esperar mais um pouquinho a Canonical arrumar isso aí, que deve ser logo.
Que venha o Big com base no Maverick (chamá-lo-ei, carinhosamente em meus computadores, de "Maveco V-8", em reverência ao saudoso Maverick com motor V-8 canadense)!

Abraço a todos,

m4jura

8) 8) 8) 8) 8)
Linux User since 2006

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 11 Out 2010, 01:01

Vejam meus testes com o novo kernel 2.6.35 do Ubuntu 10.10 final (vou comparar com o Ubuntu 10.04 que usa kenrel 2.6.32)

Ubuntu 10.04 Lucid com kernel 2.6.32
---------------------------------------------------
uptime
load average 0.22 , 0.12 , 0.04

glxgears
5300 frames / 5 sec

Ubuntu 10.10 Maverick com kernel 2.6.35
--------------------------------------------------------
uptime
load average 0.40 , 0.40 , 0.20

glxgears
300 frames / 5 sec

Meu PC tem uma placa MSI onboard, chipset Intel e o Processador é um Pentium Dual Core 2.40 Ghz.
Realmente o novo kernel mostrou forçar mais o processador e o rendimento 3D da minha Intel onboard caiu drasticamente. :(
Vou continuar com o meu velho Ubuntu 10.04 :)

niquelnausea
SUPER BIG!

Re:

Mensagem por niquelnausea » 11 Out 2010, 09:45

LordDan escreveu: ---------------------------------------------------
uptime

glxgears
5300 frames / 5 sec

uptime

glxgears
300 frames / 5 sec
Os testes foram feitos em idle? De 5300 para 300 é uma queda muito grande!

rafabr
GRANDE BIG!

Mensagem por rafabr » 11 Out 2010, 10:15

Jorgebadad escreveu:
rafabr escreveu: Gostei da ideia, de modo parecido com o script de boas vindas e para instalar codeds adicionais, libdvdcss que eu vi em alguma distro e não lembro qual!
Big 4.2
E mesmo ne!
Faz um bom tempo que não uso o big 4.2!. quase um ano!
/win

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Re:

Mensagem por lord_stephen » 11 Out 2010, 11:38

CaioLaverde escreveu:Tenho acompanhado o fórum a algum tempo, e este tópico em especial desde o seu começo e acredito que vale a pena salientar alguns pontos:
ponto que vale levar em conta, sim o ubuntu 10.10 vira com muitas inovações, principalmente na parte de interação (touch screen), e gráficos, sem falar no suporte a novos hardwares.
ponto, o linux só se desenvolve com ajuda mútua, devemos por tanto se possível ajudar dentro de nossas limitações, mesmo que estas se limitem a testes...
ponto, o Kernel esta apresentando problemas, não a distro em geral, portanto bastaria como já disse o colega niquelnausea é possível (se necessário) lançar a versão com a versão anterior do kernel.
ponto, acho que se o Big Bruno optou pelo lançamento da distro com o Ubuntu 10.10 ele deve ter seus motivos para isso, e tendo em vista que ele entende muito mais do que nós sobre linux... alias vale salientar que o projeto não se atrasou esperando a versão do ubuntu ficar mais estável, e sim devido a outros problemas, desde versões com problemas de compatibilidade até problemas de saúde...
Mas o direito de expressão é de todos, porém acredito que a não ser que tenhamos embasamento para poder argumentar, não vale a pena ficar dando opinião que pode por ventura ser interpretada como uma certeza...
bom... acho que é só

Agradeço a compreensão de todos
Sinceramente, considerando a pequena equipe de desenvolvimento do Big Linux, eu acredito, como eu já venho falando aqui faz tempo (e parece que quase ninguem lê...), que o melhor para o crescimento da distro é o acompanhamento da versão LTS, mesmo que partes do sistema não sejam mais atuais, pra isso existem os backports! No meu Kubuntu eu uso o KDE 4.5 e nenhum problema foi apresentado, agora eu acredito que o Bruno ficar tendo um mega trabalho pra fazer e refazer td de novo toda vez que uma nova versão do KDE ou do Ubuntu for lançada é ruim pra ele e pra nós que ficamos esperando, mas é ruim principalmente pra distro. Eu sei de todos os problemas que vem atrasando o desenvolvimento da distro, pois faz um bom tempo que acompanho tudo, e ainda acredito que congelar os pacotes com base no 10.04 é a melhor saída, pois teremos suporte de segurança e diversas atualizações por 3 anos, agora, se ficar em cima do 10.10, só teremos suporte por um ano e meio, e a versão final não vai sair em uma semana, o Bruno vai acabar com os bugs e na hora que tiver pronto, começa todo mundo a reclamar de novo, e ficar falando das inovações do 11.04 e lá vamos nós de novo começar td isso...

Mas essa é apenas minha opinião...
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

juniorredhot
BIG MAN

Mensagem por juniorredhot » 11 Out 2010, 13:49

concordo com lord_stephen! como todo mundo ta cansado de saber q o big linux é conhecido por sua segurança e estabilidade, seria enviavel se basear no marverick, apesar de ele estar mais atual! so q o 10.4 é muito mais estavel! fora q ele é mais acessivel a pcs mais antigos!!!! BIG BRUNO pensa bem se vc quer realmente usar marverick ja q existe muitos como eu q usam o processador da AMD!!!
Imagem

Imagem

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 11 Out 2010, 14:16

niquelnausea escreveu:
LordDan escreveu: ---------------------------------------------------
uptime

glxgears
5300 frames / 5 sec

uptime

glxgears
300 frames / 5 sec
Os testes foram feitos em idle? De 5300 para 300 é uma queda muito grande!
Justamente. Em idle. Aguardei 1 minuto após abrir o terminal para executar os comandos uptime e glxgears.
Realmente achei estranho os valores do desempenho gráfico; porém enfatizo que no teste do Ubuntu 10.10 aparece uma mensagem citando que a animação iria ocorrer em sincronismo com a taxa de atualização vertical do monitor (ou seja, 300 fr/5 sec = 60 fps , que é igual aos 60 hz do monitor). O interessante é que essa mensagem não aparece no Ubuntu 10.04.
Farei um teste mais "realista": rodarei um bom jogo em 3D e avaliarei o desempenho.

Eu também concordo com as mensagens do pessoal em manter o kernel 2.6.32. Porém, o KDE 4.5 é melhor que o KDE 4.3... Em todo caso, se não der para mesclar o antigo kernel com o novo KDE, é melhor investir em estabilidade mesmo, adotando o 10.04 LTS totalmente.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”