Notícias sobre o Big 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

krofke
BIG

Mensagem por krofke » 06 Out 2010, 22:02

Esta semana tive uma enorme felicidade no meu trabalho, pude pela primeira vez instalar linux em uma maquina de um usuario, e olha o parto que foi, o usuario trabalha em uma filial da bahia e eu estou em sao paulo, como a maquina foi comprada na bahia tive que formatar ela remotamente gracas ao vino, existe uma grande vantagem por no escritorio de avocacia que trabalho ja usamos o br office e o thunderbird por padrao, (gracas a Deus), mas como nem tudo sao flores tive aqueles problemas chatos, o primeiro parto foi para deixar o ubuntu agradavel aos olhos do usuario, com menus parecidos com o que temta ser um sistema operacional , outra cois que esta sendo um parto e o compartilhamento de arquivos que aparece no lugar o c cedilha um posto de interrogacao eu sei que isso esta relacionado a codificacao dos caracteres, mais uma coisa chata aconteceu hoje, eu presisava que o ubuntu "mapeasse" uma pasta de um computador com aquela coisa com vista me da ate nervoso ter que falar esses nomes hahaha, eu avia feito um script que montava o compartilhamento na hora do boot ate ai tudo bem, mas fui tetar arrumar o problema dos caracteres mechendo na fstab para montar a pasta na rede, como sou um cara de sorte, estava acessando a maquina por ssh dai nao sei que pau deu que o sistema nao sobe mais amanhã de manhã vou subir com um live cd e tentar recuperar o fstab, essa maquina e uma cobaia para a implantacao do linux na empresa, mas meo objetivo sera imolantar o biglinux e nao o ubuntu por n motivos se alguem ai ja passou pelos mesmos problemas que eu estou passando pelo amor de Deus, me ajude, pois quero provar para aqueles advogados que existe um enorme mundo fora do windows.

marcelobrrj
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por marcelobrrj » 07 Out 2010, 11:07

Será que daria para lançar um beta do Big 5 com kernel do Lucid, porém com sistema do Maverick? Aí seria feito o alerta ao pessoal para só atualizar o kernel só depois do comunicado oficial de que foi resolvido isso. Só estou imaginando o trabalhão que deve ser gerar uma distro assim..
isso seria uma boa, a proposito não teria como bloquear o update do kernel para a versão bugada?
assim resolveria o problema por enquanto
user www.cpturbo.org
http://i.imgur.com/OTtej.png

niquelnausea
SUPER BIG!

Re:

Mensagem por niquelnausea » 07 Out 2010, 11:41

LordDan escreveu:Será que daria para lançar um beta do Big 5 com kernel do Lucid, porém com sistema do Maverick? Aí seria feito o alerta ao pessoal para só atualizar o kernel só depois do comunicado oficial de que foi resolvido isso. Só estou imaginando o trabalhão que deve ser gerar uma distro assim...
Sim, é possível.

lgf
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por lgf » 07 Out 2010, 12:07

Eu parei de usar o Big e qualquer distro relacionada com Ubuntu quando saiu o Big com gnome mas como torço para o sucesso dessa distro gostaria de tentar ajudar .
Hoje estou com o Arch Linux com kernel 2.6.35.7 rodando sem problemas de aquecimento nem nada em um note Philco 15008 que tem muitos relatos desse tipo de coisa .
Oq pude notar é que por algum motivo há um erro na leitura do DSDT onde o arquivo polling_frequency fica sem nenhum valor de tempo para leitura da temperatura e com isso o cooler não é ligado (isso foi no meu caso) .
Existem duas soluções para isso , uma é alterar o DSDT manualmente e recompilar o kernel , a vantagem é que com isso é possível entre outras coisas mudar a rotação do cooler em função da temperatura de acordo com a vontade do usuário porem com isso se perde a atualização automática do kernel .
Outra solução muito mais simples porem que permite menor controle é simplesmente adicionar a cada boot esse valor no arquivo .
Por exemplo , se quiser a temperatura seja lida a cada 5 segundos o comando é :

#echo 5 > /proc/acpi/thermal_zone/TZ0/polling_frequency

Para não fazer isso de forma manual toda vez basta criar um script que rode no boot (sudo não adianta , tem que ser como root mesmo).

Depois disso a temperatura foca na casa dos 49ºC em um core_2_duo eu também fiz na sequencia a compilação do amarok , do kompozer , do wine e de mais alguma coisa que não lembro a temperatura subiu um pouco mas nunca passou dos 60ºC e depois de terminada cai rapidinho .

Fazendo alterações no DSDT deu para deixar bem mais baixo mas como quero a atualização automática achei que assim está ótimo .

Para Desktop uma alternativa bem legal também é o pwmconfig mas como isso não funciona para mim não posso dar mais detalhes .

phaleixo
BIGzinho

Mensagem por phaleixo » 07 Out 2010, 14:02

parece que esta historia de super aquecimento do processador e infundada
uso o ubuntu maverick desde o beta e nao houve aumento de temperatura do processador em nenhum momento

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 07 Out 2010, 14:17

Esse problema com aquecimento do processador não é exclusivo do Linux, há relatos desse mesmo problema com o Windows 7.
Imagem

marlon
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por marlon » 07 Out 2010, 14:30

LordDan escreveu:Será que daria para lançar um beta do Big 5 com kernel do Lucid, porém com sistema do Maverick? Aí seria feito o alerta ao pessoal para só atualizar o kernel só depois do comunicado oficial de que foi resolvido isso. Só estou imaginando o trabalhão que deve ser gerar uma distro assim...
É LordDan, por isso que o nosso saudoso BigBruno ta cauteloso, para não lançar um ISO com bugs.
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

Ubiracy_Mafra
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por Ubiracy_Mafra » 07 Out 2010, 16:08

Sei não... mas pela demora acho que o BL 5 só sai em 2011.....
Windows 7 Home Premium / Big Linux 11.10
Acer Aspire AS5250-0866

Mago
BIG!

Re: Notícias sobre o Big 5

Mensagem por Mago » 07 Out 2010, 17:26

Boa tarde a todos, estou usando o ubuntu maverick há uma semana fiz todas as atualizações do sistema que sairam, e posso afirmar que até o presente momento não tive problema algum com aumento de temperatura, uso em um note compaq v6210BR, com 1,5 gb de memoria hd 120 gb, e olha q esse note ja é bem ultrapassado e com historico de aquecimento por defeito de engenharia de fabrica, o usso que dou a esse note é praticamente normal de processamento de textos, navegação, amsn, e alguns passatempos no gimp.
Att Mago

niquelnausea
SUPER BIG!

Mensagem por niquelnausea » 07 Out 2010, 18:01

Para quem quiser testar da uma lida http://ubuntuforum-br.org/index.php/top ... #msg408651

Ter a ultima versão do kernel nem sempre significa ter a melhor versão, o mesmo vale para softwares. Acredito que o 10.10 sera lançado com esse problema e com isso possivelmente o Big 5 também. A correção devera vir na forma de atualização.

tigre[BR]
MUITO BIG

Re: Notícias sobre o Big 5

Mensagem por tigre[BR] » 07 Out 2010, 19:53

Mago escreveu:Boa tarde a todos, estou usando o ubuntu maverick há uma semana fiz todas as atualizações do sistema que sairam, e posso afirmar que até o presente momento não tive problema algum com aumento de temperatura, uso em um note compaq v6210BR, com 1,5 gb de memoria hd 120 gb, e olha q esse note ja é bem ultrapassado e com historico de aquecimento por defeito de engenharia de fabrica, o usso que dou a esse note é praticamente normal de processamento de textos, navegação, amsn, e alguns passatempos no gimp.
Att Mago
Então você atualizou o sistema...

Pode ser isso então. Eu trabalho com um Acer Aspire 4736Z com 4Gb de RAM e processador Pentium Dual Core essa semana instalei a versão problemática do Ubuntu e também notei um aumento na temperatura em cerca de 15 a 20 graus, não foi o sucifiente para reiniciar o computador, mesmo assim me preocupei e voltei para o Linux Mint 9.
Em busca do sistema perfeito!

PauloCesarPS
BIG BANG!

Mensagem por PauloCesarPS » 07 Out 2010, 21:05

Fico contente sobre a nova versão.
Agora, com o relato de superaquecimento, isso é grave, pois se o Big está vindo com a base maverick, embora haja pessoas com problemas outras sem. E pelo que vi, é um problema sério que já está afetando os usuários de outras distribuições como o Fedora e os demais aventureiros que estão testando esse kernel (são muitos os que estão testando, vide o site distrowatch.com, nas páginas de cada distribuição que relata as versões dos principais pacotes).
Um usuário experiente, responsável pela compilação do kernel omnislash, está alertando isso. Deste modo, nossa equipe pode entrar em contato com ele e tentar portar esse kernel, pode nos trazer além de melhorias de desempenho e segurança para nossas unidades de processamento :)
Aguardo boas notícias para o Big e para o kernel, vou observando atentamente no Debian 5.0.6 (lenny) com kernel 2.6.26 atualizado.

dtomadon
SUPER BIG!

Re:

Mensagem por dtomadon » 07 Out 2010, 21:33

ric4rdo escreveu:Ótima notícia caro Bruno. Muitos aqui no fórum estavam preocupados com seu sumiço e até alguns como você sabe, cogitavam no fim do projeto. Fico feliz em saber que tudo anda muito bem e parece que está quase tudo pronto. Mas essa surpresa para essa semana foi demais..... vai aumentar a coceira da galera aí! Todos ficarão ansiosos para saber o que é.

Abraços

Bigbruno eu perguntei se existe uma versão de 64 bits pra teste aqui:

http://biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?f=37&t=9508
nosso colega ( rafabr ) me respondeu e sugeriu instalar o kubuntu 64 bits e usar o repositó
rio do big 5 é possível fazer dessa forma ou existe problemas ???
Qual a diferença entre vírus e o Windows ?
R: o Vírus funciona ! rsrsrs

FATEC: São Caetano do Sul
Segurança da informação

Cara não é Linux , vai ser Big Linux LTS

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 08 Out 2010, 11:21

Eu sinceramente acho que o melhor seria a manutenção da base no 10.04 LTS, assim fica garantido o suporte por mais tempo e sem o problema do superaquecimento...
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 08 Out 2010, 20:04

Realmente o problema de aquecer muito é um problema.

Achei alguns locais informando um problema no módulo k10temp, porém isso afetaria apenas processadores AMD, sabem de relatos de problemas com processadores Intel?

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”