Notícias sobre o Big 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

valdirsarti
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por valdirsarti » 01 Out 2010, 12:15

Boa tarde,
gostaria de pedir, humildemente, encarecidamente, que nosso admirado BIGBRUNO postasse algumas palavrinhas aqui no fórum para nós.
abraço
Linuxer desde o conectiva 3 guarani - continuo aprendendo :-)
1) Mobo Ga-q35m-s2 - intel e5700 dual core - hd sata 500 gb - 6 gb ram, video Radeon 4350
2) Note microboard, core2duo, 2 gb ram, hd 120 gb, chipset e video intel.

marlon
EXTREME BIG

Re:

Mensagem por marlon » 02 Out 2010, 08:31

valdirsarti escreveu:Boa tarde,
gostaria de pedir, humildemente, encarecidamente, que nosso admirado BIGBRUNO postasse algumas palavrinhas aqui no fórum para nós.
abraço
valdirsarti, quando o BigBruno esta trabalhando em alguma parte fundamental do sistmema não adianta insistir ele não entra no fórum, fica o tempo todo pesquisando e trabalhando pesado, e ele tá certo pois caso o fisesse se desconcentraria do foco. Diferente do Bill Gates que botava galera pra trabalhar e ficava dando entrevista. :)
"Se ficar apegado a uma folha, não enxergará a árvore...
Se ficar apegado a árvore, não enxergará a floresta..."
Imagem

Imagem

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 02 Out 2010, 10:31

Estou testando o Linux Mint Debian Edtion pelo DVD, portanto nao tem como fazer comparativo de velocidade,perfomace e essas coisas. Ele vem com o gnome e parece muito legal. Mas por enquanto nao consigo mudar para a nossa lingua, Agora mesmo estou postando dele.

LordDan
Big Moderador!

Re:

Mensagem por LordDan » 02 Out 2010, 13:28

jluis escreveu:Estou testando o Linux Mint Debian Edtion pelo DVD, portanto nao tem como fazer comparativo de velocidade,perfomace e essas coisas. Ele vem com o gnome e parece muito legal. Mas por enquanto nao consigo mudar para a nossa lingua, Agora mesmo estou postando dele.
Eu li um artigo no Guia do Hardware (que na verdade é uma tradução do artigo da Distrowatch) sobre o Mint Debian. E de acordo com a análise do crítico, não tem muita diferença entre os Mints Ubuntu e Debian; até recomendou para os usuários em geral a usar o Mint Ubuntu, até pela questão dos idiomas.
Particularmente acho o Mint legal, mas já vou usando Ubuntu há 2 anos de maneira satisfatória.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

BigIdair
EXTREME BIG

Mensagem por BigIdair » 02 Out 2010, 14:44

Boa tarde galera!

Quando vai sair o Big Linux 5 Final.
A coceira está de +++++++++++++++++++++++++++++++...
Mas, vou me aliviando como posso.

Um abraço a todos!
Big Linux user 4347...

''Confie no Big Deus, tenha Big fé,
escolha a Big liberdade, e o mais...
O Big acrescentará
.''

( Idair Silva. )

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 02 Out 2010, 15:22

Olá :)

Vamos para as novidades, creio que a que irão achar mais importante é que eu resolvi parar de criar novos recursos para o BigLinux 5 e apenas terminar o que está feito para lançar a ISO, a ideia era disponibilizar essa semana, mas fazendo testes vi que necessitava ainda de alguns ajustes.

Durante o período de ausência testei muito o Chromium e o Firefox 4, infelizmente o Firefox não consegue um bom desempenho no nosso sistema. Gosto muito da capacidade de personalização e das extensões do Firefox, mas o Chromium está com uma vantagem muito grande em desempenho. Os testes foram feitos tanto em PCs novos quanto antigos e o Chromium teve melhor desempenho em todos.

Foram feitas melhorias na renderização de fontes, essa mudança é perceptível somente em sites, esse trabalho em fontes do BigLinux 5 no total já levou pelo menos 1 mês e a questão principal é a compatibilidade com sites. Uma pequena diferença no tamanho das fontes ou no espaçamento entre as letras pode tornar um site compatível ou não, quebrando o design e em alguns casos tornando ocultas partes do site.

Também temos 2 recursos novos:

Imagem

Converter nomes de arquivos para UTF-8 que é o padrão do BigLinux e quase todas as distribuições Linux, geralmente arquivos que possuem acentos no nome e foram salvos no formato iso-8859-1 ficam com uma espécie de interrogação no nome e tornam-se inacessíveis. Com esse recurso do BigLinux basta escolher a pasta onde estão esses arquivos que será feita uma busca por todos que necessitam de correção e exibida uma lista pedindo confirmação.

Imagem

Criação de pastas criptografadas, é uma interface que fiz para o Encfs e que torna bastante simples o uso de pastas criptografadas. Uma das vantagens é que o Encfs funciona em todo tipo de partição, você pode utilizar até mesmo no Pendrive.

Pretendia disponibilizar o ISO esse final de semana, porém como ainda encontrei mais alguns conflitos para resolver ainda vai levar alguns dias. De toda forma está sendo feito com o Ubuntu 10.10.

semanet
Big Moderador!

Mensagem por semanet » 02 Out 2010, 15:45

Cambada...raladores de queijo a postos...lá vem o BIG!! Como sempre o BIGBRUNO pensando na compatibilidade (que é o forte do BIG mesmo).
Favor "Apertar os cintos" e prestar atenção aos sinais de "Não Soluçar", até o download terminar na cabeceira do CD completamente....muito obrigado!!!

Hehehehehehe...
BIG 5 user...100%.
Agora são 13 anos livre do "janelas"

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hiltongil » 02 Out 2010, 16:35

Aposto que depois dessa mensagem do BigBruno o tópico vai bombar... Tô acompanhando a um certo tempo e apesar da ansiedade por essa versão preferi não postar nada que fosse no sentido de cobrar, até porque como falado reiteradamente aqui por outras pessoas fazer uma distro na qualidade que o Big vem mantedo até aqui não é algo muito fácil. Então de antemão já manifesto minhas parabenizações ao BigBruno. Confesso que nesse meio tempo andei testando o Fedora 13 (desktop de casa), Ubuntu 10.04 (desktop do trabalho) e Mint 9 (meu notebook) e aproveitei para ir aprendendo mais sobre outros sistemas até porque analisando outras distros podemos trazer ideias e conceitos interessantes que quem sabe poderão ser implementados pelo BigBruno ou por quem detenha conhecimento para isso. Por fim acho que o BigBruno tomou a decisão mais acertada em lançar a iso dentro dos próximos dias. Penso dessa forma pois assim que os usuários do Big começarem a usar a versão 5, irão dar os feed backs necessários para a correção de algum bug(incompatibilidade) e posteriomente (após sanadas) poderá o BigBruno lançar a versão 5.1 ou 5.2, enfim entenderam o que quis dizer não é. Como dito no meu último post.. aguardo o lançamento da iso para após dar os feed backs.

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Re:

Mensagem por djdihengo » 02 Out 2010, 16:42

BIGBRUNO escreveu:Converter nomes de arquivos para UTF-8 que é o padrão do BigLinux e quase todas as distribuições Linux, geralmente arquivos que possuem acentos no nome e foram salvos no formato iso-8859-1 ficam com uma espécie de interrogação no nome e tornam-se inacessíveis. Com esse recurso do BigLinux basta escolher a pasta onde estão esses arquivos que será feita uma busca por todos que necessitam de correção e exibida uma lista pedindo confirmação.
Isso sim é uma excelente novidade!!!! tem centenas de arquivos meus inacessíveis com essas interrogações no nome, o jeito era usar o pcmanfm pra renomear cada um quando precisava e dae abrir. :) =D
BIGBRUNO escreveu:De toda forma está sendo feito com o Ubuntu 10.10.
Então usaremos o kde 4.5?? parece que a área de notificações dele ficou ruim, pelos videos que vi.

Mas de qualquer forma, tamos aqui se aguentando pra tentar manter a pele ainda enquanto nao sai a iso!!! :D
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 02 Out 2010, 17:09

Esse BIG 5 vai dar o que falar no mundo linux,que os servidores tomem folego pq quando houver o lançamento final ninguem segura essa galera.
Imagem®

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 02 Out 2010, 17:40

Uma boa notícia realmente. Vamos aguardar então. Depois posto os comentários. :)

clodoaldops
MUITO BIG

Mensagem por clodoaldops » 03 Out 2010, 01:42

Minha net de 10mega tá sedenta pra baixar a ISO do BL5

Paulo Sérgio Miguel
BIG! BIG!

Mensagem por Paulo Sérgio Miguel » 03 Out 2010, 06:58

Ótimas notícias. Esse conversor de nomes de arquivos vai ser excelente, também tenho muito problemas com arquivos feitos no Big 4 que não abrem no 5b1. É por isso que apesar de termos outras distros brasileiras muito boas (epidemic, metamorphose) o Big é a melhor.
AMD Phenon IIx6 1055T, 16 gb ram, 2 x hd 750 gb, ssd 256 gb, ATI radeon 4250
Athlon x2 5200, hd 250 sata, 2 giga ram, geforce 7
Acer Aspire E16, intel i7, 16 gb ram, GeForce 900m, hd 1000gb
Linux user 430.632

Pingop
BIG! BIG!

Mensagem por Pingop » 03 Out 2010, 09:51

Gente,eu entrei aqui pensando em me deparar com o clima desanimado que tem tomado conta do fórum nos últimos dias e para minha surpresa em me deparo com essa excelente notícia.

É disso que a gente precisa de vez em quando pra dar uma injeção de ânimo,não se trata necessariamente de cobrança e pressa pelo lançamento da nova versão,pois sabemos o quanto é difícil deixar pronta uma distro do gabarito do Big Linux,somente uma noticiazinha de vez em quando já satisfaz e nos trás tranquilidade. :lol:
Confesso que fico aflito quando há ausência total de notícias,pois dá uma sensação de que o fim está próximo,como já aconteceu infelizmente com outras distros.

Que bom que tudo anda caminhando bem. :D :D :D
Linux: vida inteligente na internet

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 03 Out 2010, 13:03

Que bom, a alegria voltou ao tópico! :D

Se o Bruno citou que vai ser baseado no Ubuntu 10.10, é porque deverá sair após a versão final do Maverick, prevista para o dia 10/10/10. O que a turma do Ubuntu chamou de "o dez perfeito"... Vem coisa boa por aí! :lol:
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”