Notícias sobre o Big 5

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

clodoaldops
MUITO BIG

Mensagem por clodoaldops » 16 Ago 2010, 21:54

:o
Estou boquiaberto com tantas facilidades!
E tudo isso ainda vai caber num live-cd?
Não é a toa que desde que conheci o BL que eu digo:
Biglinux é uma das melhores distros que já usei!
Parebens BigBruno!
E obrigado pelas good news!
:D :D :D

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 16 Ago 2010, 23:33

O repositório é para quem já está com o Lucid, não fiz testes para quem ainda está com o Karmic.

Sobre os pacotes alguns não instalam realmente, alguns por faltar repositórios, então instalem o bigrepository-extras e acessem no painel de controle em sistema a parte de repositórios e usem o recomendado para poder instalar os outros pacotes e uns poucos ainda não instalam realmente.

Sobre a parte da conexão se estiver utilizando o Lucid e instalou os pacotse para desativar o Network Manager deve ser por ter ativado o BigConnect ou o Wicd, uma solução é dar boot pelo Kubuntu Lucid, adicionar o repositório do Big nele e instalar o bigcontrolcenter-system-repair

Então no centro de controle acesse a partição onde está com problema do 3G e faça os reparos necessários para voltar a utilizar o Network Manager.

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 16 Ago 2010, 23:36

Sobre o Burg não recomendo a utilização do mesmo, nos testes que fiz ele é instável e pode corromper facilmente com atualizações.

Ubiracy_Mafra
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por Ubiracy_Mafra » 17 Ago 2010, 08:10

Finalmente o Big 5 agora vai, pra ser sincero, já tinha perdido as esperanças de voltar a usar o BL. Desculpem pelas críticas feitas por mim.
Windows 7 Home Premium / Big Linux 11.10
Acer Aspire AS5250-0866

PHOENIX90
BIG MAN

Mensagem por PHOENIX90 » 17 Ago 2010, 08:57

Pessoal!!!
:D 8) :D 8) :D 8) :D 8) :D 8)
Gostei muito das atualizações do repositório.
Nos computadores com IP Fixo não tive problemas.
Em casa, com modem ADSL roteado, após atualizar, a conexão ficou instável. Após dois dias testando, o que funcionou para o meu caso:

Retirar o network-manager (Gnome), instalar o Wicd e reinstalar, em paralelo, o KNetworkManager.

Fora isso, para uma atualização compatível e completa do sistema, foram apenas 52 pacotes, com o total de 34,5 Mb baixados.

Pelo que testei até o momento, todas as funcionalidades do Big Centro de Controle estão OK.
O grande ganho do Big 5, na minha opinião, está na aba "Sistema", nas opções "Atualizações e Repositórios" e "Reparar ou Limpar o Sistema".

Isso automatiza a manutenção do sistema up-to-date, para o pessoal aliviar a coceira e cala a boca dos críticos que ficam dizendo que o Big é um sistema defasado.

Na parte de perfumarias ("Design"), a automatização da troca de tela e temas para o Grub, o Plymouth e o KSplash, também, ao meu ver, foi outro grande ganho do sistema. Não testei a fundo. Troquei só as telas. E, para funcionar, tive que, antes, restaurar o padrão para, então, aplicar a nova tela. Fazer "na unha" era um saco...

É por este tipo de facilidade que o Big virou minha Distro Definitiva!!!

Mais uma vez, PARABÉNS ao BIGBRUNO e BED (Big Equipe de Desenvolvedores)!!!!

Um abração a todos!!!
PHOENIX90 - NANO BIG
Big Linux User 3973
Três anos só com Big Linux!!!

LordDan
Big Moderador!

Re: Notícias sobre o Big 5

Mensagem por LordDan » 17 Ago 2010, 12:29

Sobre os pacotes alguns não instalam realmente, alguns por faltar repositórios, então instalem o bigrepository-extras e acessem no painel de controle em sistema a parte de repositórios e usem o recomendado para poder instalar os outros pacotes e uns poucos ainda não instalam realmente.
É, mesmo fazendo o sugerido, alguns pacotes ainda estão com problemas para instalar.
Até que foi uma boa idéia fazer com que o bigcontrolcenter não instale todos os subpacotes de uma só vez, pois assim poderemos testar várias funções do painel, mesmo que um ou outro subpacote não esteja instalando. E o mais interessante do painel do Big é que ele só mostra os itens que estão corretamente instalados! Ficou muito bem feita essa parte, parabéns!
Já o Bibliotenk está fechando sozinho, principalmente na parte "Sobre o Bibliotenk". Já o conteúdo ficou muito bom.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

djdihengo
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por djdihengo » 17 Ago 2010, 16:28

que bom que o Big ganhou atualizações, e melhor ainda q o BigBruno tá por ae! :lol:

só que ... problema!
depois de atualizar os pacotes do Big control center e outros do big, o synaptic não está mais buscando todos os repositórios, só os padrão, eu acho, pq não busca mais nada no repositíorio do Big, nem get-deb, nada extra...
Centrium Fastline T4500 + biglinux 5 =D
http://www.projetoxdx.com - http://www.iurdtv.com

ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por ClaudioTécnico » 17 Ago 2010, 17:00

Olá pessoal, finalmente a seriedade voltou à esse fórum.

Só gostaria de comentar com os colegas que eu estava usando o Kubuntu 10.04 normalmente, e após adicionar o repositório do BIG a internet parou de funcionar, tanto via wireless quanto através do cabo.

O KNetworkmanager foi removido e fiquei sem opção de programa para gerenciar minha rede, e mesmo atribuindo IP fixo via terminal e reiniciando o módulo a internet não funciona nem via wireless e nem via cabo.

A situação ficou complicada porque no painel está me mostrando que nenhum dos programas de gerenciamento de rede está instalado, por isso não vou ter como configurar.

Gostaria de saber quais são os pacotes a serem instalados e suas dependências, para eu baixar nesse notebook que estou usando e depois copiar para o da HP que está com o BIG.

Abraços a todos,

Claudio

BIGBRUNO
BIG ADMINISTRADOR!
Contato:

Mensagem por BIGBRUNO » 17 Ago 2010, 17:48

Realmente esqueci de por como dependências os pacotes network-manager-gnome e wicd.

Acabei de atualizar os pacotes no repositório com essas dependências.

Atualizei também o pacote bigpartition que estava montando partições fat sem permissão de escrita e ext4 estava muito lento.

Adicionado o pacote big-kdm-fix que adiciona uma checagem simples, mas útil. Se a configuração de vídeo falhar após poucos segundos o sistema inicia o modo gráfico automaticamente utilizando o driver vesa.

Atualizado o pacote bigcontrolcenter-hardware-bluetooth porém para ser instalado é necessário adicionar esse repositório também: https://launchpad.net/~forger/+archive/testing

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 17 Ago 2010, 17:56

É, o Knetwork-manager foi removido e o network-manager foi instalado. Porém o network-manager não tem interface gráfica (o que tem é o network-manager-gnome). No meu caso a internet funcionou (via rede), porém a opção do BigControlCenter "Conectar à internet utilizando o Network manager" não responde. Acho que se você conseguir instalar o network-manager-gnome + libgnome-bluetooth7 + mobile-broadband-provider-info , você conseguirá acessar a interface gráfica e configurar sua conexão.

Tenho outro elogio a fazer sobre o BigControlCenter: a possibilidade de mudar a interface do BrOffice para Gnome, pois a do KDE está bugada, pois não oferece o submenu de mouse para copiar-colar na janela do "Localizar e substituir", além de travamentos na janela de diálogo de arquivos. Ficou excelente, resolveu meu problema no KDE4. (só falta agora o firefox se comportar direito no KDE4, pois aqueles diálogos do KDE tem hora que não aparecem)

EDIT: o BigBruno respondeu acima sobre o network-manager, é que ele enviou a mensagem enquanto eu digitava.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

ClaudioTécnico
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por ClaudioTécnico » 17 Ago 2010, 18:41

BIGBRUNO escreveu:Realmente esqueci de por como dependências os pacotes network-manager-gnome e wicd.

Acabei de atualizar os pacotes no repositório com essas dependências.

Atualizei também o pacote bigpartition que estava montando partições fat sem permissão de escrita e ext4 estava muito lento.

Adicionado o pacote big-kdm-fix que adiciona uma checagem simples, mas útil. Se a configuração de vídeo falhar após poucos segundos o sistema inicia o modo gráfico automaticamente utilizando o driver vesa.

Atualizado o pacote bigcontrolcenter-hardware-bluetooth porém para ser instalado é necessário adicionar esse repositório também: https://launchpad.net/~forger/+archive/testing
Obrigado pela pronta resposta BIGBRUNO.

Vou baixar os pacotes e instalá-los manualmente, depois posto os resultados.

Abraço,

Claudio

pedrohd
BIG BANG!

Mensagem por pedrohd » 17 Ago 2010, 19:25

É bom saber que as coisas vão de "vento em poupa". Após 3 anos de BIG atualmente estou só com o Epidemic linux, mais a midia ja esta comprada e o K3B engatilhado para quando sair o BIG5 FINAL.creio que o BIG BRUNO ja esta com o seu nome na historia do linux,ficarei torcendo para que tudo de certo e que venhamos a se tornar a distro mais usada do mundo.
Imagem®

juniorredhot
BIG MAN

Mensagem por juniorredhot » 17 Ago 2010, 21:59

BIG Bruno gostaria de saber como faço pra atualizar meu big linux 5 beta 1 (q n foi atualizado), sou usuario de linux iniciante e por isso tenho certo receio de fazer isso. No gerenciador de atualizações tem uma opção atualizar para o ubuntu 10.4 LTS, seria essa a forma correta de atualizar o sistema? se não vc poderia me dizer como eu faria dizendo passo-a-passo. Agradeço a paciencia e compreensão e parabens pelo seu BIG trabalho!!! viva o BIG!!!!
Imagem

Imagem

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 17 Ago 2010, 23:17

LordDan, o problema do Bibliotehk eu já conhecia e já tinha resolvido, mas não tinha enviado a versão corrigida para ele. Enviei ontem a noite e tô aguardando a confirmação de que corrige, conforme eu constatei na minha máquina, o problema.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

lord_stephen
BIG BANG!
Contato:

Mensagem por lord_stephen » 18 Ago 2010, 02:10

Seguinte, eu tou com o Kubuntu lucid aqui no bom e velho (bote velho nisso) Mortbook (configuração, vide assinatura) usando o KDE 4.5, então queria saber se vai ter algum problema pra fazer a BigTransformação. Se não tiver, ou se ninguém tiver feito ainda, eu 'arrocho o buriti' (do Piauiês: me arrisco)!

E caso haja uma incompatibilização muito severa, qual seria o melhor caminho: Downgrade para 4.4 e aplicação dos pacotes ou instalação limpa do big beta 1 e atualização?
!Moto=Liberdade=Linux!
8 anos de linux
_
-Mandriva 2010.1 - Mortbook| Celeron M 1.5GHz, 768Mb - 64Mb de vídeo, HD 60GB
-Ubuntu 11.04 - Desktop| Semprom 3000, 1,5Gb DDR1, GeForce 5500 - 256Mb agp , 590 GB em 3 HD's

→Só esperando o BIG estável...

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”