Big Linux sob ataque no GDH

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

vmcunha
Mini BIG

Big Linux sob ataque no GDH

Mensagem por vmcunha » 20 Jul 2010, 09:33

No Forum do Guia do Hardware ha um tópico novo, com muitos posts contra o Big Linux. (Acho que não seria o local ideal para isso. Qual a opinião de vocês?

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 20 Jul 2010, 13:26

Posta a url pra gente poder ver....
Imagem

vmcunha
Mini BIG

Mensagem por vmcunha » 20 Jul 2010, 20:47

O tópico é o seguinte:
"Big Linux - Um projeto falido?"

http://www.guiadohardware.net/comunidad ... x/1079123/

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 20 Jul 2010, 23:26

Já tinha visto este post no GDH, mas nem dei importância, simplesmente porque os caras baixam gratuitamente o sistema, usam, depois saem criticando só porque não foi lançado uma versão nova, se eles tivessem a mesma disposição pra ajudar o projeto, com certeza o Big 5 já teria sido lançado. Ah! E só pra informar o meu Big 4.2 tá rodando legalzinho :D
Não sei aonde que eles viram que está defasado..... :P
Imagem

clodoaldops
MUITO BIG

Mensagem por clodoaldops » 21 Jul 2010, 00:05

Linuxer tem um problema serio: sede por novas versões! mesmo se a anterior estiver redonda!

Não é à toa que ubuntu e fedora lançam 2 versões por ano e o mandriva lança uma.

BigBruno trabalha muito. Mas um só não dá conta de montar uma distro "excelente" em pouco tempo.

E, mesmo sendo beta o BL é melhor que o mandriva one e pclinuxos 2010.

BL só sairá do meu desktop se o projeto parar, o que creio e espero que nunca aconteça!

Vida longa ao BL!

BigNuno
BIG!!!

Mensagem por BigNuno » 21 Jul 2010, 00:10

Lordmetalex, é o que acabei de dizer em outro tópico recém criado http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... =25&t=9280 ( a minha é a 4ª mensagem). Se você instalar o Big 4.2 agora e atualizar o sistema, vai precisar baixar uns 300MB!!! Isso sem falar, firefox 3.0 já é muito velho (eu aqui instalei o 3.6!) E o Br Office atual é o 3.2, uma importante atualização que instalei no meu Big (acho que existe desde fevereiro essa versão!) Então, realmente o Big 4.2 ficou um pouco para trás, nada que não possa ser resolvido com o lançamento de uma nova versão 4.3. Mas isso eu não sei se é viável, pois lançar o Big 5 e ainda "relançar" o Big 4, é muito complicado. Eu deixei a sugestão, vamos ver se de repente o Big 4.3 aparece. Eu agora só estou usando o Big! Programas do Windows eu rodo no wine, e quando o wine não resolve, eu apelo para um windows instalado na VirtualBox, dentro do Big.
ASS: BigNuno!

Yes Big Linux!
No bugindows!

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hiltongil » 21 Jul 2010, 08:17

Na boa... tem certas coisas que eu não entendo. Até conseguiria pensar em reclamações devido ao sistema base do Big estar desatualizado e por isso não possibilitar o acesso a algumas coisas importantes. Para mim isso seria um motivo para querer uma nova versão atualizada. Mas na maioria das vezes vejo o mesmo "mimimi" porque ele não tem a última versão do Firefox, porque não tem a última versão do BrOffice, porque não tem a última versão daquilo... Para muitos usuários aqui vejo que o conceito de "sistema atualizado" é um sistema que tenha o software que eles usam na última versão lançada. Mas pergunto isso é inviável através da versão 4.2 do Big? Óbvio que não. Basta essas pessoas abrirem algumas páginas na internet e procurar como se faz... Uso o Big 4.2, tenho a última versão do Firefox para isso basta instalar um programa básico (ubuntuzilla) cada nova versão que sai eu apenas rodo o comando ubuntuzilla e "vói la" minutos depois tá instalada a última versão. O BrOffice basta ir no site baixar a versão e dar um "dpkg -i", ainda uso o Opera (que está muito bom), Beachbit (semelhante ao CCleaner), o Chrome... Vlc... Enfim a versão 4.2 não limita o usuário de manter o sistema atualizado. E tampouco é necessário um conhecimento super avançado para realizar isso, como eu disse basta apenas uma simples procura no Google. Agora com certeza fazer um S.O. com um acabamento tão polido como o Big 4.2, isso sim requer um conhecimento avançado, conhecimento este que eu gostaria muito de ter, o trabalho que o BigBruno realizou na versão 4.2 foi excelente um sistema com uma aparência estética excelente (ícones, layout), super otimizado (pouco gasto de memória e processador) e muito estável (até hoje não enchi uma mão contando as vezes que o sistema travou). Isso sem contar o diferencial oferecido pelo Big, os painéis de controle que tornam fácil a configuração do sistema para usuários leigos. A maioria das pessoas a quem eu apresentei o Big - em torno de 120 - ficou muito empolgada com os recursos em especial o Big Desktop, que permite mudar a configuração do Desktop com alguns clic's. Então penso que não vale a pena sacrificar a qualidade de um S.O. pela quantidade de versões lançadas.

tigre[BR]
MUITO BIG

Mensagem por tigre[BR] » 21 Jul 2010, 09:45

Embora eu divulgue o BigLinux, tenho que reconhecer que a versão 4.2 esta ficando ficando defasada. A minha maior reclamação é quanto a instalação de novos periféricos como impressoras e scanners, claro que com algumas horas de pesquisa é possivel fazer os periféricos atuais funcionarem o problema é que eu não tenho algumas horas quando estou em uma lan house com cerca de 30 computadores que usam o BigLinux.

Quanto aos softwares, eu particularmente não me importo em ter ou não a versão mais recente, desde que o programa consiga suplir as minhas necessidades.

Tenho um carinho especial pelo BL, pois foi com ele que realmente ingressei na comunidade Linux, e aguardo com muita ansiedade o lançamento da versão 5. Mas estou aos poucos migrando para o UBUNTU e para o Mint.
Em busca do sistema perfeito!

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Mensagem por hiltongil » 21 Jul 2010, 11:58

Pois é caro tigre[BR], como você mesmo ressalvou em casos onde o sistema não supra as necessidades em razão de não oferecer drivers, penso que essa é uma razão que justifica uma mudança (ainda que temporária) até que o sistema seja atualizado. Mas como disse anteriormente olhando as postagem do forum as reclamações via de regra (friso via de regra) são aquelas que eu destaquei no comentário acima. Também tenho meus problemas com o linux e geralmente são pelos mesmos motivos que você falou (suporte a hardware), contudo o meu caso (maldito leitor de cartão 5x1 da ENE) não foi resolvido com as últimas versões do ubuntu razão pela qual não vejo motivos (por enquanto) para abandonar a versão 4.2. Mas é preciso fazer a ressalva de que cada usuário é um caso particular por isso a solução que muitas vezes satisfaz um talvez não resolva o problema dos outros.

Lordmetalex
BEST BIG

Mensagem por Lordmetalex » 21 Jul 2010, 12:37

Meu caro tigre[BR], concordo com você em parte, no caso de se instalar o Big em computadores mais novos realmente é um pouco complicado, mas o pessoal que está reclamando já tiveram o Big 4.2 instalado ( ou ainda tem ) nos seus pcs, ou seja ele sempre funcionou bem e mesmo assim os caras reclamam, será que esses reclamões de plantão se ofereceram para ajudar no projeto? Creio que não.
Desculpem minha ignorância (falta de conhecimento), mas para que atualizar o firefox, o office?
Imagem

hiltongil
CENTENÁRIO BIG!

Re:

Mensagem por hiltongil » 21 Jul 2010, 12:47

Lordmetalex escreveu:Meu caro tigre[BR], concordo com você em parte, no caso de se instalar o Big em computadores mais novos realmente é um pouco complicado, mas o pessoal que está reclamando já tiveram o Big 4.2 instalado ( ou ainda tem ) nos seus pcs, ou seja ele sempre funcionou bem e mesmo assim os caras reclamam, será que esses reclamões de plantão se ofereceram para ajudar no projeto? Creio que não.
Desculpem minha ignorância (falta de conhecimento), mas para que atualizar o firefox, o office?
Atualizações de browser (v.g. Firefox) são importantes porque possuem correções de segurança e bus. Inclusive saiu hoje a atualização para versão 3.6.7 do Firefox. já o BrOffice a versão 3.2 teve uma sensível melhora na velocidade de inicialização e aperfeiçoamento de outras funcionalidades. Então acho que são válidas sim a atualização de softwares, mas como disse antes isso pode ser feito de maneira rápida e fácil por qualquer usuário bastando uma simples consulta ao Google.

jluis
COMPANHEIRO BIG

Mensagem por jluis » 21 Jul 2010, 14:30

O assunto sobre a falência do biglinux já foi,esta sendo e continuará a ser questionado. Isso é bem compreensível quando uma distro demora a fazer o lançamento de uma nova versão que já esta bastante atrasado. Mas isso não significa que acabou ou vai acabar. Segundo informações as mudanças constantes no kde4 e alguns outros que o deixavam instável foi o responsável. Mas logo isso acabará pq uma nova versão esta prestes a ser lançada.

BarBoss
CENTENÁRIO BIG!

Re: Re:

Mensagem por BarBoss » 21 Jul 2010, 17:04

hiltongil escreveu:Atualizações de browser (v.g. Firefox) são importantes porque possuem correções de segurança e bus. Inclusive saiu hoje a atualização para versão 3.6.7 do Firefox. já o BrOffice a versão 3.2 teve uma sensível melhora na velocidade de inicialização e aperfeiçoamento de outras funcionalidades. Então acho que são válidas sim a atualização de softwares, mas como disse antes isso pode ser feito de maneira rápida e fácil por qualquer usuário bastando uma simples consulta ao Google.
Não vejo tanto problemas de segurança no Linux, mesmo com programas com versões antigas, mas é importante sim atualizar para usar novos recursos que possam ser criados e novas facilidades que possam existir!

Concordo com o Tigre[BR] no que se diz respeito a novos periféricos.
Mas também é bom lembrar que o BL4.2 é relativamente antigo, mesmo assim ainda é ideal para computadores mais lentos.

Acho legal a idéia de usar outra distro enquanto o BL não sai do forno, o problema é que as vezes a pizza mais elaborada e gostosa é também a que mais demora para ficar pronta (foi mal o tracadilho mas eu to com fome :oops: )...

tigre[BR]
MUITO BIG

Re:

Mensagem por tigre[BR] » 21 Jul 2010, 17:32

Não vejo problemas em se reclamar do Big Linux ou lançar alguma crítica, desde que respeitemos o cenário em que nos encontramos. O BigLinux que vejo em uso em grande parte dos casos é a versão 4.2, é um sistema operacional com limitação para a data atual, mas é estável e embora tenhamos problemas é uma distro competente e eu diria que cumpriu e ainda cumpri muito bem o seu papel.

Eu que nunca me arrisquei abandonar os sistemas da micro$oft, tive a oportunidade de quebrar o pre-conceito de que Linux é algo complicado. Claro que tive meus problemas que somente o bom terminal pode resolver e isso demandou um tempo de pesquisa.

Mas isso não tira o mérito do Big Linux, muito pelo contrário, só aumenta a responsabilidade do BigBruno, porque quando sair a versão 5 eu vou desejar que ela seja muito melhor do que o BigLinux 4.2, e isso é um desafio e tanto.
Em busca do sistema perfeito!

BigNuno
BIG!!!

Mensagem por BigNuno » 21 Jul 2010, 17:53

hiltongil, você tirou as palavras da minha boca! Hehe! Olha, além do que disse o hiltongil, se você instalar AGORA o Big numa máquina formatada, só de atualização de sistema são uns 300MB. Imagina isso numa conexão discada... Peço que dêem uma olhada no que escrevi nesse outro tópico para entenderem porque sugiro uma atualizaçao no Big (uma versão 4.3).

transcrevo aqui a "parte que interessa" do outro tópico!

Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para fazer um comentário... Sei que o Big 5.0 está por vir, que todos estão esperando ansiosos por ele, mas o Big 4.2 não pode morrer. Explico, o Big 5 será baseado no desktop KDE4, que é muito pesado para alguns computadores mais antigos, e o Big 4 será então o último a usar KDE3, que muitos irão preferir continuar usando! Eu até sugiro que seja lançado um BigLinux 4.3, com atualizações de sistema e programas (por exemplo, BrOffice 3.2, muito importante, pois está com suporte muito melhor para arquivos docx, pptx, etc... e abrindo muito mais rápido que versões anteriores. Outro exemplo, firefox 3.6.7 recém lançado (acho que foi hoje!), ou outra versão mais recente que vier. Firefox 3.0.x é muito antigo. Eu uso esses dois, BrOffice 3.2 e Firefox 3.6.7! São ótimos, quem também usa sabe! VirtualBox 1.5.6 já está muito defasado, mas eu ainda nao atualizei o meu por receio de perder o sistema já instalado nele...) Então, é isso, faz tempo que não sai versão nova do Big 4... Seria bom! Não deixar o Big 4 morrer! É isso.

Link: http://www.biglinux.com.br/forum/viewto ... =25&t=9280

Eu adoraria contribuir, mas não tenho conhecimento para ajudar a melhorar o sistema... Sou apenas usuário, entendo um pouco sobre "como" as coisas funcionam, muito embora não sei nada de programação, por exemplo.

E como usuário, acho que minhas sugestões podem ajudar a melhorar o sistema!

Não quero fazer reclamações, quero apenas ajudar!

Não acredito que o Big vai acabar, nem quero que isso aconteça! Acho que o pessoal de fora fica na expectativa de ver isso acontecer, pois viram o Kurumin ir embora, e ficam imaginando que outras distros brasileiras também irão acabar, mas é só elocubração, ninguém sabe de nada pra dizer que vai acabar. Ora, se esse fórum está de pé aqui até hoje, então o Big continua! E se tivesse mesmo que acabar, a gente ficaria sabendo...

De qualquer forma, VIDA LONGA AO BIG!!!!!
ASS: BigNuno!

Yes Big Linux!
No bugindows!

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”