Modem HUAWEI E1553( 3G DA CLARO)

Idéias, metas e previsões para o Big Linux 5.0.

Moderador: Moderadores

Antonio
Ajudante BIG

Modem HUAWEI E1553( 3G DA CLARO)

Mensagem por Antonio » 17 Mai 2010, 20:28

Alguém sabe, por favor instalar este modem pelo instalador do BIG LINUX 5 beta 1?

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 21 Mai 2010, 21:38

Você deve instalar dois pacotes que talvez não estejam no sistema: usb-modeswitch e usb-modeswitch-data.
EDIT: use o programa synaptic para isso, não precisa do menu de controle do Big.
Reinicie o sistema e coloque o modem da Claro na USB. Depois que a luz indicadora do modem estabilizar, vá em editar conexões do network-manager e adicione uma conexão "banda larga móvel". Lá você ira configurar o seu 3G.
Depois que terminar sua configuração, não se esqueça de clicar com o botão esquerdo do mouse no ícone do network-manager e ativar a conexão 3G que você fez.
Usem Linux! O esforço para aprender compensa ao ver os benefícios.

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 21 Mai 2010, 23:11

LordDan

Essa dica serve também no Big 4.2?
Linuxuser #506065
Netbook HP Pavilion dv2-1110us AMD Athlon Neo 64

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 23 Mai 2010, 21:22

Não sei JorgeBadad, não tenho o Big 4.2 instalado para testar. Deve ser difícil para o Big 4.2 pois este tem um kernel (e os drivers) mais antigos. E mais, o Big 4.2 usa o gerenciador de conexão do KDE; pois não sei se ele serve para 3G. O network-manager do gnome (que foi usado no Big 5 beta 1) é melhor. Outra alternativa é aquele "wicd", mas não testei.
Eu não tenho internet 3G; eu aprendi porque fui instalar o Ubuntu no notebook da minha irmã que utiliza o 3G da Claro. Levaria meses para vê-la novamente e fazer mais experiências com internet 3G.

Outra coisa: já fica a sugestão para incluir os pacotes usb-modeswitch e usb-modeswitch-data na próxima versão do Big, pois sem eles, o sistema fica pensando que o modem 3G é um pen-drive. (assim eu pesquisei)

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 24 Mai 2010, 09:00

Realmente, provavelmente não funcione no Big 4.2......

Espero que o BIGBRUNO inclua esses esses pacotes na versão final...

Até lá o tópico ficará como fixo...
Linuxuser #506065

cleitonlima
MESTRE BIG
Contato:

Mensagem por cleitonlima » 24 Mai 2010, 22:49

LordDan, o sistema reconhece o modem inicialmente como pendrive (ou CD). Mas é só mandar ejetar que ele reconhece corretamente o modem. Não estou no Big no momento, estou no Fedora 13, mas por aqui a coisa sempre funcionou assim, desde o meu primeiro modem 3G.

Abraços.
Projetos em Andamento:

Blog Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/blog
Fórum Espaço Liberdade: www.espacoliberdade.blog.br/forum
Twitter Espaço Liberdade: www.twitter.com/espacoliberdade

LordDan
Big Moderador!

Re: Modem HUAWEI E1553( 3G DA CLARO)

Mensagem por LordDan » 25 Mai 2010, 13:23

É verdade cleitonlima. Já sabia disso. Só que com a instalação desses pacotes, que eu mencionei acima, não seria mais necessário "ejetar" para que o sistema passe tê-lo como modem 3g.
Porém, não testei como se comportam os pen drivers depois disso. Se alguém puder testar e postar o resultado aqui seria ótimo.

sandro_ventania
BIGzinho

Mensagem por sandro_ventania » 27 Mai 2010, 19:10

Olá pessoal,

Cansei de esperar a versão final e instalei o linux beta 1.
Para conectar com a internet uso um modem 3G ZTE MF622 da claro.
A questão é que ele só aparece como cd-rom e só na aba sobre performe e hardware, onde mostra todos os hardware...PCI, USB, Storage.
Ele aparece como storage, cd-rom.
O problema é que só ali ele aparace, lá em meu computador onde deveria aparecer junto com as partições do HD não tem nada, nem o cd-rom de verdade!!!
Como eu faço para achar ele (e o de verdade) e mandar ejetar para poder usa-lo?
SANDRO
GG97bm

LordDan
Big Moderador!

Mensagem por LordDan » 30 Mai 2010, 14:11

Para ejetar um dispositivo removível no KDE4... as opções que eu lembro (pois faz tempo que só uso Gnome) são:
* de abrir o Dolphin e ejetá-lo a partir do ícone mostrado na coluna à esquerda.
ou
* clicar no ícone de dispositivos removíveis que fica na parte inferior direita da tela do KDE, na barra de tarfefas. Ao clicar nele, surge uma lista com tudo que é dispositivo removível que está no momento. É só achar o simbolo do "eject" ao lado do nome do dispositivo e ejetar.

O 3G está funcionando automaticamente no notebook da minha irmã, que tem o Ubuntu 10.04 (Gnome). Basta colocar o modem 3G que ele conecta sozinho, sem nenhum clique! (claro, depois que eu fiz todos os procedimentos que eu expliquei no segundo post desse tópico.) porém, eu ainda não testei no KDE.
Se bem, pelo que eu me lembre, o Big 5 beta 1 utiliza o network-manager do Gnome em vez do knetwork do KDE, o que me leva a pensar que funcionará no Big 5 também. :-) Porém preciso fazer testes ainda.

arcano_mephisto
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por arcano_mephisto » 01 Jun 2010, 18:55

Não tenho Modem 3G e não uso esse tipo de internet mas achei isso aqui lá no BR-Linux c/ Video aula pra exatamente esse modem.

http://br-linux.org/2010/video-aula-mod ... ntu-10-04/

Espero que ajude.
Arcano Mephisto(Laércio Carvalho)
Imagem Imagem Imagem

queensman
COMPANHEIRO BIG
Contato:

Mensagem por queensman » 06 Abr 2011, 10:46

Bom já faz um tempão que não posto algo, fiquei apenas observando os acontecimentos no fórum para ver como anda o sistema, mas vamos lá, no big beta 1 o sistema reconhecia meu modem huawei 226 da vivo numa boa, igual acontece no ubuntu, mas nesse beta 2, ta difícil, verifiquei os usb-modem switch e estão instalados, o que me acontece é o seguinte, assim que inicia o sistema ele nem vê o meu modem como pen-drive, eu preciso desconectá-lo e conectá-lo novamente para ai sim ele fazer a conexão, estranho que no beta 1 e no ubuntu lucid, a conexão era uma maravilha, agora ta dando esse problema, alguém ja passou por isso ou sabe o que acontece com esse beta 2, pra se comportar assim ?
processador intel dual-core E5700 3.00ghz
4 gigas memória ddr3 1.333mhz
placa de video nvidea gforce8400gs
2 hds 160/320
kubuntu 12.04
internet via rádio de 1mb

arcanjoebc
MUITO BIG
Contato:

Mensagem por arcanjoebc » 20 Jun 2011, 10:58

Antonio escreveu:Alguém sabe, por favor instalar este modem pelo instalador do BIG LINUX 5 beta 1?
Melhor baixar o BigLinux 5 RC 1, ou esperar um pouco e pegar o RC2 prometido pelo BIGBRUNO, pois no RC1, já é possível configurar muito facilmente esse modem. Eu tenho um e servi de cobaia para a instalação do driver no Big. Não tem mistério, basta fazer o seguinte:

1 - Clique, com o botão direito do mouse, no ícone ao lado do relógio, referente à rede;

2 - Escolha "Habilitar banda larga móvel";

3 - Siga o passo-a-passo mostrado pelo Big;

4 - Eis a configuração:

Número: *99#
Nome de Usuário: claro
Senha: claro
APN: bandalarga.claro.com.br
ID da Rede: (em branco)
Tipo: Dara preferência ao 3g (UMTS/HSPA)
Permitir Roaming se a rede doméstica estiver disponível: marcado
PIN: (em branco)

Para não ficar caindo, crie o arquivo /etc/ppp/ip-up.local com o seguinte conteúdo:

Código: Selecionar todos

#!/bin/bash

(ping -i 2 $5 &) >/dev/null 2>&1
Dê permissão de execução:

Código: Selecionar todos

$ sudo chmod +x /etc/ppp/ip-up.local
Pronto!!! Espero ter ajudado!

Everaldo
PROCESSADOR: PENTIUM DUAL-CORE E5400 2.70 GHz
PLACA MÃE : INTELBRAS MODELO IE-G41T-M7
MEM. RAM : 2 GB DDR2
HD : 320 GB
SO's : FreeDOS 1.0, WINDOWS SEVEN HOME PREMIUM 32bits, BIGLINUX 12.04 Final

Jorgebadad
Big Moderador!

Mensagem por Jorgebadad » 20 Jun 2011, 19:53

Grande dica arcanjoebc!

Esse script para não cair a ligação será de muita utilidade!
Linuxuser #506065

AIZEN
BEST BIG

Mensagem por AIZEN » 17 Mai 2012, 13:26

Otimo programa para o bigbruno adicionar no big linux 12.04 ou 6.0,eu uso muito o modem 3g,mas preciso mais ainda porque faço o desbloqueio de varios tipos e marcas de modem,ainda uso o windows por esse motivo e outro programa que recupera fotos e arquivos em cartoes de memoria chamado recuva,ganho dinheiro extra com esses programas,eu preciso ver a tela do discador e no linux nao aparece,e esse novo programa é otimo para o meu trabalho,espero que outras marcas como zte,onda etc,olhem um pouco mais com carinho para os usuarios que gostam de linux.

link: http://www.superdownloads.com.br/downlo ... ux-huawei/

Trancado

Voltar para “Big Linux 5.0”